Busque melhorar seu conhecimento, aptidões e competências através do aprendizado contínuo

Formado em Contabilidade Não vai Parar de Aprender

O que vai acontecer quando você se formar em ciências contábeis?

Se você se formou recentemente, o que acontece na sua vida a partir deste ponto?

Se está com estes questionamentos o conteúdo abaixo é pra você!

E mesmo que você atue na área já algum tempo, sabe qual a nova postura que nós temos em relação aos aspectos do aprendizado que se aplicam ao mercado contábil?

Existe um termo hoje que está se aplicando ao mercado contábil que é o lifelong learning.

A aprendizagem ao longo da vida é definida como “todas as atividades de aprendizagem realizadas ao longo da vida, com o objectivo de melhorar os conhecimentos, aptidões e competências numa perspectiva pessoal, cívica, social e / ou relacionada com o emprego”. (Wikipedia)

Trata-se de um termo que fala sobre aprendizado contínuo, ao longo da vida.

No mercado contábil o que significa?

Se você se formou agora, ao invés de considerar a sua formação como um ponto onde você chegou, ela deve ser considerada como um lugar onde tudo começa e não um fim.

O início de um novo processo começa com a sua formação.
Sua formação é apenas o início de uma longa jornada

Você entende a diferença em ver a sua formação como algo que te fez chegar em determinado lugar e ver a sua formação como parte do início de um novo processo?

Dentro do conceito lifelong learning é preciso entender que está começando um processo de aprendizado que não vai mais parar.

As empresas contábeis, as profissões ligadas a contabilidade, as pessoas que trabalham hoje num negócio contábil em diferentes segmentos que existem, e também, os profissionais contábeis estão vivendo um processo de transformação.

Desenvolva novas habilidades

Esse processo envolve a transformação digital que está acontecendo e exigindo o desenvolvimento de novas skills.

As skills são habilidades que o profissional não desenvolveu na universidade ou num curso regular.

A mudança constante e o mercado atual exige que essas novas habilidades estejam presentes.

E essas novas skills daqui, a dois ou três anos, vão enfrentar novas mudanças.

Nós entramos em um ciclo de reaprendizagem contínuo, e este ciclo não vai mais parar.

Muitos profissionais pensam que ao fazer uma pós graduação terão o conhecimento necessário para os próximos dez anos, sem precisar se preocupar mais. Será este o caminho?

A pós graduação vai te entregar um conhecimento das coisas que aconteceram até então e este conhecimento pode estar desalinhado com a realidade de mercado e com o que está para acontecer no futuro.

De modo algum estou minimizando a importância da pós graduação. Ela tem o seu valor significativo no seu currículo e devemos estudar sempre.

O que estou querendo dizer é que se optar por fazer uma pós graduação ela deve ser o início também de um novo aprendizado, a partir dela é preciso continuar estudando, sempre.

Estamos em constante aprendizado e temos que considerar a importância do ciclo de aprendizado contínuo.

Considere a importância do aprendizado contínuo para inovar e promover novas habilidades.
A busca pelo aprendizado deve ser constante

Talvez, depois da sua graduação, seja mais interessante focar em cursos que trarão a você um conhecimento específico e prático, com profissionais que estão ativos no mercado e fazendo acontecer seja o caminho.

Este tipo de curso é muito mais rápido que uma pós graduação, este tipo de curso pode ter a duração, por exemplo, de um final de semana ou, então, de dois ou três dias.

Este tempo relativamente curto pode trazer mais resultados a você do que um curso longo.

Isso porque um curso longo pode te alinhar a bons profissionais, mas que podem estar desalinhados com a realidade atual do mercado.

Sabemos que um recém formado em ciências contábeis não tem a experiência que o mercado necessita, isso porque na universidade o conteúdo que aprendem não é aplicável na prática na sua totalidade no mercado atual.

As pessoas que chegam a uma empresa contábil ao sair da universidade precisam passar por um processo de readequação para trabalhar na área, precisam se integrar da realidade do mercado.

E isso não será diferente ao longo do tempo, em tudo que fazemos, e só terá sucesso quem se conscientizar deste conceito de aprendizagem contínua.

Lifelong learning é o termo que você precisa guardar, pois ele fará grande diferença no seu sucesso.

Se você não gosta de continuar aprendendo terá dificuldades no novo mercado, mas se gosta de aprender continue buscando informação constantemente e esteja próximo de pessoas alinhadas com as novas tendências.

Esse tipo de pessoa pode te ajudar a entender o que pode fazer, o que é melhor estudar e em que você pode apostar para ter melhores resultados.

Se você é do mercado contábil e não leu ainda meu livro “Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis” leia hoje mesmo.

Independente de ter ou não uma empresa ele vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de mudança e transformação que estamos vivendo.

Investir no seu conhecimento é a melhor coisa que pode fazer por você e pela sua carreira.


Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de