Qual o segredo do sucesso das melhores empresas contábeis do Brasil?

O sucesso é determinado por muitas variáveis, porém contratar profissionais excelentes é uma variável determinante.

Atualmente temos à nossa disposição sistemas e tecnologias de ponta, mas as pessoas que compõem a equipe da empresa são um grande diferencial no mercado. E essa equipe de base pode ou não garantir o sucesso da sua empresa de contabilidade.

Por isso você precisa aprender sobre gestão de pessoas de um escritório de contabilidade!

Retenção de talentos

A contratação de pessoas excelentes vem junto com a necessidade de mantê-las dentro da sua organização. Como empreendedor só vai manter essas pessoas se tiver um processo de retenção de talentos.

O processo de retenção de talentos na sua organização pode ser feito de diferentes maneiras.

Inicialmente é necessário apresentar para eles um plano de carreira interessante e mostrar claramente como a performance de cada um vai garantir o sucesso na carreira dentro da sua organização contábil.

Equipe de empresa contábil
Parte da Equipe da Tactus Contabilidade

Se você tem uma empresa contábil que não apresenta diferenciais de carreira e não consegue oferecer nada de diferente para esses talentos você atingirá um dos dois resultados: Os profissionais deixarão a sua empresa por não apresentar perspectiva futura ou simplesmente vão entrar numa zona de conforto, e nenhuma das duas opções é interessante para você!

DICA 1:
Ter pessoas excelentes numa equipe de empresa contábil não é algo simples. Por isso contrate bem e tenha um processo de retenção para manter as pessoas na sua organização.

Para trazer essas pessoas para sua equipe e mantê-las você deve ter um processo de seleção rigoroso, onde possa perceber se o colaborador se enquadra na cultura instituída pela sua empresa. O processo de cultura instituído deve ser atraente a essas pessoas, por isso é importante que esteja alinhado com o tipo de pessoas que traz para a sua organização.

Na nossa empresa, a Tactus Contabilidade Online, identificamos os fatores culturais mais relevantes para a nossa equipe e procuramos trabalhar de forma diária esses fatores, alinhando a mente dos nossos colaboradores dentro da nossa cultura para que eles possam se sentir satisfeitos com o que ofertamos.

Não existe empresa contábil perfeita, mas o aprendizado que eu trago de diferentes empresas, prestando consultorias para inúmeros empresários me fornece uma bagagem satisfatória para criar uma cultura válida aplicada ao nosso negócio.

Dentro de todas essas empresas e clientes que passei aprendi algo, e o que encontrei de aplicável eu trouxe adaptado de certa forma para utilizar na minha empresa, e com isso criamos a nossa própria cultura.

Crie a sua Cultura organizacional

É importante que você também crie sua própria cultura e a partir daí vai criar condições de alinhar as pessoas para que se conectem ao seu negócio contábil, procurando assim formar uma equipe de alta performance. Por isso é tão importante apresentar a essas pessoas um futuro dentro da sua organização.

DICA 2:
Você precisa aprender como criar a sua cultura organizacional e como fortalecer ela com a decorrência do tempo para que seja plenamente reconhecida

Por exemplo, na Tactus temos um crescimento que não é exponencial como de uma startup, mas é um crescimento formatado ao nosso modelo de negócio. Trata-se de um crescimento bem acentuado quando comparado com escritórios tradicionais.

Fazemos várias contrações na decorrência do ano e os nossos colaboradores percebem o crescimento do número de clientes, os resultados que estamos tendo e a procura de novas empresas pelos nossos serviços.

Os colaboradores observam isso, e ainda mais aquilo que pontuamos como melhorias internas, o aumento do espaço, coisas desse tipo que mostram que eles estão numa empresa que está em crescimento.

É uma situação completamente oposta a uma empresa que está decaindo ou perdendo os seus clientes. Quando os colaboradores percebem problemas financeiros e queda de clientes, criam uma conexão contraria a aderência com a empresa.

Dentro de uma empresa em crescimento eles têm mais interesse em continuar investindo o seu tempo para poder ser um talento dessa empresa e alcançar maiores níveis de resultados profissionais.

É preciso estabelecer uma cultura forte, criar programas de retenção de talentos e trabalhar uma condição adequada para os seus colaboradores se sentirem felizes por trabalhar com você.

DICA 3:
Você precisa projetar a sua empresa para um crescimento contínuo e sustentável no mercado.

É preciso que eles olhem para o seu negócio hoje mas enxerguem onde ele pode chegar e como estarão inseridos na sua organização daqui alguns anos. Sem essa visão eles facilmente deixarão a sua empresa.

Seguindo esses passos firmará uma cultura capaz de captar talentos para a sua organização e também conseguirá reter esses talentos dentro da sua organização.

Sendo criterioso com a contratação formará uma equipe com excelência, garantindo assim mais resultados.

Como Fazemos a Gestão de Pessoas

Um dos grandes questionamentos que recebemos dentro dos nossos programas de imersão de diferentes modalidades é sobre nosso método de gestão de pessoas dentro do nosso escritório de contabilidade.

Possuímos uma estrutura atípica, que chama a atenção das pessoas que conhecem nosso trabalho, bem como a estrutura pra ofertar os nossos serviços com base no nosso modelo de negócio no mercado.

Existem alguns aspectos em relação a nossa equipe que falamos muito em nossos programas, um deles é a questão da liberdade que concedemos aos nossos funcionários.

Todos eles podem escolher como julgam melhor trabalhar, como desenvolver os seus projetos, e como se sentem melhor dentro do ambiente de trabalho. Podem ouvir música, assistir vídeos ou o que quiserem paralelos a sua atividade.

Profissional da Contabilidade 2018

Tem a sua disposição duas telas para desenvolver atividades simultaneamente.

Avaliamos constantemente a maneira que lidam com questão do atendimento ao cliente. Entendemos que muitos profissionais não têm a destreza ao se comunicar com o cliente da forma adequada. Por isso avaliamos as condições técnicas e as habilidades de cada um para poder para direcionar esses colaboradores nas funções adequadas a cada um deles e ao que podem entregar de melhor.

DICA 4
Coloque cada colaborador na função que ele terá melhores condições de performance baseado nas habilidades individuais do seu time

Ambiente de trabalho descontraído

Há também a questão da descontração do nosso ambiente de trabalho, procuramos manter o ambiente de trabalho de uma forma leve. Durante dia deixamos alguma alimentação a vontade, para que eles possam se sentir mais em casa e que nós como empresa prezamos pelo seu bem estar como pessoa.

Mantemos também um grupo de Whatsapp interno onde todos participam de forma igual com brincadeiras e bate papos, isso mantém a equipe integrada, e esse tipo de abordagem torna o ambiente mais tranquilo.

Nós focamos primeiramente em resultados, então não importa plenamente como o colaborador vai chegar lá, se ele fizer isso mais feliz escutando música ou vendo um vídeo não há nenhum problema, desde que ele entregue o resultado esperado e se atente as regras de convivência e nosso código de conduta.

Procuramos sempre facilitar, entendendo a questão do horário, tornando isso flexível e proporcionando sempre que possíveis folgas entre feriados.

Ensinamento nos cursos e palestras

Busco sempre mostrar na prática nos meus cursos Imersão de Marketing Contábil e Departamento Comercial na Prática como aplicamos nosso modelo de forma clara. Noto que muitos dos meus alunos têm receio, pois acreditam que a operações mais complexas esse tipo de liberdade pode atrapalhar o colaborador no seu desempenho.

A primeira coisa que deve entender é que isso se trata de um modelo nosso, não há como ser implantado integramente dentro de outra empresa, é como tentar implantar o modelo Google em qualquer lugar, podemos nos inspirar e criar um modelo e para que ele seja aprimorado a cada dia, mas não há como pegar um modelo pré-existente e aplicar dentro da empresa deliberadamente sem que sejam feitos ajustes de acordo com a realidade que é vivida.

A partir do momento que você tem acesso a outros modelos de gestão de pessoas é preciso fazer adaptações para aplicar na sua empresa de acordo com o seu mercado e base de clientes.

E isso se trata da visão essencial, voltada à satisfação do seu colaborador para que assim ele entregue o melhor para o seu cliente. Na minha experiência como empreendedor contábil não vejo o fato de um colaborador ouvir musica como interferência na entrega do seu trabalho desde que ela não prejudique a sua concentração e resultados.

Na Tactus Contabilidade Online também temos operações complexas e executamos uma série de trabalhos que exigem muito dos nossos colaboradores, e eles fazem tudo com liberdade.

Se você tem intenção de manter seus colaboradores em longo prazo na sua empresa deverá proporcionar um ambiente competitivo no sentido de cada um estar em busca do seu espaço, mas ao mesmo tempo agradável onde se cria a condição de entender que o trabalho não precisa ser algo maçante e chato.

DICA 5
Aposte na felicidade dos seus colaboradores e ganhe muito mais com isso no longo prazo do seu negócio contábil

Vou usar um acontecimento recente como exemplo de resultado desse tratamento e gestão de pessoas.

Como a minha equipe salvou nossa empresa

Recentemente estávamos com nosso grupo de imersão no nosso andar térreo onde temos uma sala e recebo os empreendedores de todo o Brasil. Na manhã do dia desse curso apresentei a minha empresa aos meus alunos, que se espantaram ao ver como os funcionários estavam trabalhando, com fone de ouvido, duas telas onde em uma delas estava sendo exibida uma série e etc.

Muitos não entenderam como eles conseguiam produzir com aquela “distração”, e minha própria equipe explicou que dessa maneira se sentiam mais satisfeitos e felizes e produziam mais. As pessoas que vem nos visitar conseguem comprovar que a nossa produtividade é bastaste alta.

Curso de Gestão de Empresas Contábeis
Curso de Gestão de Empresas Contábeis

No final da tarde desse mesmo dia na cidade de São Bernardo do Campo, onde está localizada a minha empresa, caiu uma chuva de granizo de densidade incalculável, e esse granizo bloqueou a passagem de água que possuímos no prédio, isso fez a água entrar de forma torrencial em nosso escritório.

O programa de imersão de marketing contábil tinha se encerrado naquele momento e quando o pessoal da equipe me chamou, tudo estava sendo tomado pela água.

DICA 6
Forme uma equipe que tenha comprometimento e satisfação com a sua empresa

Quando cheguei ao local a minha equipe tinha salvado os equipamentos e mesmo diante do volume da chuva perdemos apenas dois monitores, pois eles rapidamente puxaram tudo, conseguiram salvar e proteger os equipamentos da nossa empresa e não foi só isso, passado o susto da invasão da água quando parou a chuva e o granizo eles começaram a puxar a água e com rodos, vassouras e panos, uma hora depois tínhamos secado tudo.

Viemos no sábado para por em ordem, e no nosso grupo do Whatsapp do escritório as pessoas se disponibilizavam para ajudar a reorganizar as coisas. Essa foi a maior resposta que eu poderia ter referente ao modo com que são tratados. Essa atitude reflete que os colaboradores felizes são mais engajados com o seu negócio.

Assista:

Se você não tem colaboradores felizes provavelmente eles não se preocupam plenamente com a empresa e muito menos com o seu negócio ou o prejuízo que ela poderia ter num caso como esse. Não tenho dúvida que o reflexo da liberdade que a minha equipe tem foi demonstrado com a preocupação e esforço que tiveram pra evitar o prejuízo.

Sou grato à atitude que cada colaborador teve ao gesto que cada um prestou a empresa salvando cada coisa!

Estamos num processo de transformação

As empresas contábeis estão se transformando, a tecnologia está cada vez mais presente permitindo que seja produzido muito mais com menos pessoas, e elas terão mais tempo livre para desenvolver outras habilidades.

Proporcionando um ambiente criativo onde as pessoas podem dar o seu melhor e se sentir em casa mesmo no trabalho, isso pode fazer uma grande diferença na entrega do seu produto final.

É por isso que pra mim não é fator relevante se meu colaborador está de social ou de bermuda, caso um cliente chegue a minha empresa é assim que vai conhecê-lo e vamos simplesmente explicar que adotamos um estilo mais despojado, tal qual adotados por empresas de tecnologia.

DICA 7
Acompanhe as mudanças do mercado e tenha um ambiente moderno alinhado com o seu mercado

Isso faz parte da nossa cultura e continuaremos a apostar nela! E a sua empresa, tem um forte cultura organizacional?

As empresas contábeis hoje precisam valorizar os seus colaboradores, sem eles não há sucesso de sucesso nos próximos anos, essa valorização não está ligada somente ao ponto de vista financeiro, as pessoas precisam ser tratadas como seres humanos pensantes, com sentimentos e particularidades, isso vai definir o bem estar do seu colaborador.

ONDE APRENDER MAIS:
Você pode participar dos programas presenciais:
[IMERSÃO DE MARKETING CONTÁBIL] (2 dias)
[DEPARTAMENTO COMERCIAL NA PRÁTICA](1 dia)

Quanto mais humana a sua abordagem, mais humano e dedicado será o eu colaborador e melhores serão seus resultados.

Aposte nisso e colha os resultados construindo uma empresa contábil de sucesso!


Anderson Hernandes

Anderson Hernandes é palestrante especializado em empreendedorismo e marketing contábil com mais de 800 eventos realizados em todo o Brasil, escritor de 10 livros, formado em Contabilidade, Marketing e MBA em Gestão de Negócios. Possui mais de 2000 vídeos gravados em seus cursos online e também para o YouTube