Certamente o mercado contábil passará por transformações e nesse artigo abordaremos sobre o home office e a contabilidade digital após o período de pandemia. Confira!

HOME OFFICE E A CONTABILIDADE DIGITAL

Como será que vai ficar o mercado contábil, depois que passar essa pandemia, sob o ponto de vista de trabalho remoto?

Vamos falar sobre como o Home Office vai mudar as possibilidades dentro da contabilidade digital.

Tenho conversado muito com os meus amigos, que também são empreendedores contábeis, vou contar um pouco para você o que nós temos discutido em relação a isso.

O meu objetivo é que você tenha uma base e consiga dimensionar como estão as empresas essa ideia sobre o novo normal e o que é a tendência pós-pandemia.

Nossa fase de adaptação

A nossa realidade atual é que estamos trabalhando em Home Office total.

Até por ser uma necessidade, trabalhar completamente em home office não estava nos planos da Tactus Contabilidade Digital, para nós não era uma “realidade”.

Nós sabíamos que era possível trabalhar desse modo, mas nunca pensamos em trabalhar com o time todo e nesta modalidade por um tempo tão longo.

imagem que represente call com pessoas do time
Nossa comunicação e forma de trabalhar na modalidade de home office precisou ser adaptada

Eu trabalhava bastante em Home Office, pois acabo fazendo isso enquanto estou viajando e dentro da Tactus Contabilidade Digital alguns profissionais faziam isso, mas era uma coisa muito pontual. Não significava que nós tínhamos uma estratégia de home office.

Depois dessa experiência inicial, a primeira percepção que nós temos é que de fato nós podemos sim ter uma estratégia de home office e esse pode ser um diferencial competitivo no mercado.

Alguns dos colegas que eu tenho conversado, se colocaram na mesma situação e realmente viram que é possível trabalhar dessa forma.

Inclusive, tivemos algumas empresas contábeis de porte grande, do tamanho mais ou menos da nossa, que já anunciaram que não vão voltar mais presencialmente este ano.

Eu, particularmente, acho que é um pouco cedo para mirarmos esse tipo de situação. Para tomar essa decisão de permanecer até o final do ano em casa, precisamos entender o que isso significaria para o nosso negócio. É preciso pensar no time, muitas vezes pode existir um desgaste natural no home office.

Analisando todas as possibilidades

Devemos considerar que nem todo mundo tem as mesmas condições de trabalho em casa que nós podemos ter.

Algumas pessoas nesse período de home office estão passando por sérias situações de estresse nas suas casas. 

imagem que represente pessoa com distrações no ambiente de trabalho em casa
Na Tactus identificamos que algumas pessoas do nosso time estão vivendo essa situação

Sabemos que parte do time tem uma aderência muito boa ao Home Office, outra parte tem uma aderência parcial e gostaria de trabalhar assim somente em determinados períodos ou parte do tempo, já uma terceira parte do time não quer trabalhar Home Office, por vários motivos.

Algumas pessoas não têm espaço, não se sentem bem, não tem privacidade e consequentemente, a própria produtividade fica comprometida.

Tudo é complicado e deve ser analisado.

Resultados de entrega

Sobre essa questão da produtividade, nós conseguimos estabelecer um bom nível de produtividade com nosso time nessa pandemia, isso acontece em razão de todo o trabalho que nós temos feito com o time.

Conscientizamos sempre o time e se percebermos que alguém está se perdendo, em relação às entregas, fazemos um trabalho individual aplicando ferramentas para tudo isso.

Na Tactus Contabilidade Digital, fizemos um processo de adaptação para poder atender a essa nova realidade e consequentemente, conseguir manter o nível de atividade e qualidade.

Mesmo porque, o nosso negócio se trata de um negócio digital, nós temos uma demanda muito rápida, temos que produzir muito e sempre temos muita coisa nova acontecendo tempo todo com o nosso time operacional. Se o time não consegue entregar, ele compromete tudo nosso fluxo de entrada e atendimento de clientes.

Novas possibilidades

Hoje eu diria para você, com plena certeza, que você consegue começar uma operação de contabilidade 100% Home Office.

Para você que não tem uma empresa contábil, o home office é uma grande possibilidade.

É possível começar uma empresa sem precisar alugar um coworking, sendo possível empreender sem sair da sua casa.

Nós atendemos 100% dos nossos clientes de forma online, todos nossos profissionais são capacitados para atender as demandas dos nossos clientes através desse meio.

O Home Office é possível quando:

  • Consegue ter as pessoas trabalhando de forma remota;
  • Todos seus sistemas já estão na nuvem;
  • As ferramentas estão na nuvem;
  • Consegue ter processos já ajustados, mesmo trabalhando a distância com times grandes.

Trabalhamos hoje com um time de 60 pessoas completamente em Home Office, portanto, efetivamente é possível ter um negócio 100% digital sem ter uma presença física.

Porém, precisamos considerar que existem algumas coisas que nós naturalmente perdemos com a distância.

Uma das coisas que perdemos é a interação e o networking humano e essa parte a Tactus tem muito forte. Para poder driblar alguns problemas em relação a isso,  estamos fazendo algumas ações pontuais, para trabalhar essa distância física do time.

Uma das nossas estratégias é fazer muita call em grupos, além disso recentemente, enviamos um kit para cada profissional ao mesmo tempo, tanto em São Paulo quanto em BH.

imagem que represente expressão de alegria e surpresa
Optamos em surpreender nossos colaboradores e gerar uma interação com cada um deles

Tudo isso demandou um trabalho logístico grande, foi pensando em gerar um processo de integração e uma presença, mesmo vivendo uma situação 100% digital. Levando em consideração tudo isso, é uma situação muito possível começar a empreender nessa modalidade de negócio.

Transformação digital

Agora quem já tem uma empresa tradicional e uma sede física, é preciso repensar algumas coisas. No caso da Tactus Contabilidade Digital, nós trabalhamos com uma sede muito enxuta. Ou seja, nosso espaço tem um aproveitamento físico muito bom, diferente de outras empresas contábeis.

Muitas empresas têm uma área física muito grande e mesmo estando paradas,  geram custos para se manter como manutenção de IPTU e até mesmo de locação.

É importante considerar tudo, fazendo uma análise bem completa da situação.

A sede física neste momento pode estar em segundo plano, você pode se dar ao luxo de ter uma sede menor e ter algumas pessoas pontuais em Home Office, fazendo inclusive um processo de rodízio.

Esse esquema de rodízio está sendo cogitado e até utilizado em algumas empresas contábeis que a gente se relaciona. Portanto, temos sim uma nova realidade para o mercado contábil e eu acho isso muito legal.

Lembrando que para essa possibilidade, é preciso ter uma empresa que consiga operar no digital.

A sua empresa é uma empresa digital? Saiba que ela precisa estar no digital para que tudo isso faça sentido.

De modo geral, o Home Office é uma nova possibilidade, muito presente na contabilidade digital.

4.6 5 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Aparecido Andrade
28 dias atrás

Uma coisa que eu estou aprendendo na prática.

Seu como contador não tenho ou não posso ter um escritório, porque o meu cliente me contrataria ?

WhatsApp chat