Saiba como escolher qual o melhor investimento para alavancar os resultados do seu negócio contábil e tenha sucesso!

PRECISA DE DINHEIRO PARA EMPREENDER NA CONTABILIDADE?

Uma das dúvidas recorrentes de quem vai começar a empreender na contabilidade é se precisa de dinheiro para começar.

Sabemos que muitas pessoas começam sem ter um investimento inicial. Mas, o que precisa saber sobre esta questão de investimento, para que monte a sua empresa de contabilidade?

Venha descobrir neste conteúdo!

Investimento na contabilidade

A primeira coisa a considerar sobre essa questão de investimento: como qualquer outro negócio a contabilidade precisa de investimento.

Se você vai montar uma loja, comércio  de rua, uma empresa que vai prestar serviço específico de manutenção, por exemplo, você precisa de dinheiro, isso é fato!

Problema existente na contabilidade

O que era para ser um fator positivo, acaba se tornando um problema… Como a barreira de entrada é muito baixa, a pessoa pode começar sem dinheiro sim, porém, muita gente não se preocupa com isso.

E não entende que isso pode trazer alguns desafios complementares, o ideal é que tenha uma reserva inicial, para que possa começar a sua empresa de contabilidade.

Muitas empresas que não têm essa reserva inicial começam, mas elas acabam se tornando muitas vezes um “CLT” dentro de um negócio.

Nestes casos, os empreendedores acabam se tornando escravos do próprio negócio, numa fase inicial, quando não deveria ser assim para performar melhor.

O que fazer se não tem capital inicial?

Se não tem dinheiro, o que precisa fazer?

Você precisa ganhar o dinheiro agora para que possa se sustentar, manter as suas despesas pessoais e assim, acaba se tornando, empregado no seu negócio.

imagem que represente empreendedor confuso
Se precisa trabalhar para fazer um salário, não tem capacidade de investir e reinvestir e de evoluir o seu negócio

Evoluir o seu negócio depende de investimento financeiro e isso comprometeria o seu “salário”.

O ideal é que comece com algum tipo de valor inicial, para que tenha resultados.

Ponto de equilíbrio financeiro

O segundo aspecto que precisa considerar,  além desse investimento inicial, é o tempo que vai levar para atingir o seu ponto de equilíbrio.

Existe um tempo que vai levar para o seu negócio gerar o processo de tração de clientes que seja suficiente para ter um faturamento todos os meses.

Não dá para montar uma empresa de contabilidade pensando que vai pegar 10 clientes com honorários em média de R$300,00 e fazer R$3.000 por mês.
Isso não vale a pena!

Se a sua aspiração é essa, vale muito mais a pena trabalhar de contador numa empresa, assim vai ganhar mais do que isso e ainda terá todos os benefícios de ser CLT.

Trace um plano para o seu negócio contábil

Para montar um negócio de contabilidade é preciso encarar as coisas com um olhar muito mais amplo. Deve buscar metas audaciosas, como por exemplo, os seus primeiros 20 mil de faturamento por mês e subir essa meta.

Quando chegar a 50k terá um faturamento considerável, ainda que tenha despesas, é claro que não terá esse valor líquido.

Esse é um nível de faturamento de uma empresa que consegue levar com uma ou duas pessoas para te ajudar, usando ferramentas para facilitar o dia a dia e sobra dinheiro todo mês.

Mas até chegar neste ponto existe uma jornada, que consiste em formar uma carteira e manter o negócio funcionando até chegar a um faturamento bacana.

Considerar que precisa ter um capital é fundamental para ter resultados.

Entenda a importância do marketing contábil

Você também precisa investir em marketing contábil e o dinheiro inicial que será fundamental para fazer esse investimento.

Esse é um erro muito comum que acontece com quem está começando a empreender: deixar o marketing contábil de lado.

Muitos empreendedores não entendem de marketing, não investem em marketing, depois que abrem a sua empresa acabam se passando um ou dois anos e não conseguem evoluir.

imagem que represente crescimento estático
Até existe um crescimento, porém sem o investimento em marketing, o crescimento é orgânico e leva muito mais tempo para resultados

O crescimento orgânico é muito lento, consequentemente vai demorar muito mais tempo para colocar minimamente uma carteira de clientes na sua base e gerar um retorno financeiro para o seu negócio.

É um diferencial ter capacidade de investimento no marketing.

Obviamente tendo capacidade de investimento com o conhecimento necessário para tomar decisões mais assertivas em relação ao marketing, você vai ter resultados.

Quando consegue começar, os investimentos trazem mais clientes para a sua carteira e lá na ponta tem o resultado que é aumentar a receita do seu negócio.

Explore ao máximo recursos financeiros

O dinheiro é essencial para que tenha resultados, mas tão essencial quanto dinheiro é saber como utilizá-lo.

Decidir com assertividade como vai agir, fará uma grande diferença nessa fase inicial.

Tenho notado muita gente que se empolga dentro da contabilidade, quando começa o escritório acaba montando uma estrutura muito cara,  gasta muito com móveis,  compra equipamento que não vai usar naquele momento, acaba consumindo o dinheiro que depois faz falta para o que chamamos de “tempo de pista”.

 Afinal, o que é “tempo de pista”?

 É o tempo que precisa para o dinheiro acabar.

Vamos supor que consiga ter uma reserva de caixa para 12 meses, isso significa que tem 12 meses para esse dinheiro acabar até que tenha resultados no seu negócio.

É possível atingir um ponto de equilíbrio muito antes dos 12 meses, só que te dá segurança ter uma capacidade financeira inicial mais acertada do que aquela que não tem dinheiro nenhum e precisa vender todo dia recebendo para poder pagar o próprio sustento.

Existe um processo estratégico que tem que ser levado em consideração para que realmente tenha um retorno.

Como conseguir fontes de financiamento?

Como qualquer outra empresa, você pode ser o financiador do seu negócio.

Eu já fui mais uma vez, financiando o meu negócio e isso no mercado de Startup significa girar o seu negócio com investimento próprio.

Alternativas para renda financeira

É possível recorrer a um sócio. Você pode ser bom tecnicamente e ter uma pessoa que não é tão boa tecnicamente, mas que pode investir financeiramente.

Além disso, pode tentar conseguir um empréstimo.

Muitos cases de sucesso começaram com um empréstimo, e isso faz parte do jogo.

imagem que represente empreendedor contábil buscando conhecimento
No mundo dos negócios ou você joga o jogo ou sai do jogo!

Além do investimento, não fazer retiradas é fundamental.

Então você tem dois fatores que são relevantes: começar com uma grana inicial e ficar sem fazer retirada durante um tempo, isso é relevante.

Quanto mais dinheiro você tiver, mais consegue acelerar o processo de resultados. Mas precisa saber onde investir.

Você pode também recorrer a pessoas que queiram investir no seu negócio, ou seja, pode vender a sua ideia para alguém.

Muitas vezes alguém tem um recurso guardado e resolve arriscar, em troca dá um percentual do seu negócio para a pessoa.

Criando uma regra especifica se um dia a pessoa for sair, saberá como será recalculado o negócio.

Se tiver condições de um investimento inicial isso fará uma grande diferença para os seus resultados, mas nunca se esqueça da importância de saber onde investir o dinheiro, como vai alocar os recursos para que possa ter resultados.

Ao invés de focar em criar um negócio caro e investir em estrutura, foque na questão de tração de clientes através das estratégias de marketing contábil, isso fará uma grande diferença.

Para isso é imprescindível investir no seu conhecimento e neste ponto eu posso te ajudar!
Tenho conteúdos, cursos e materiais para que você tenha melhores resultados.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores