Anderson Hernandes Marketing na contabilidade - Serviço contábil gratuito

Marketing na contabilidade – Serviço contábil gratuito

O que você pensa da gratuidade do serviço contábil e dos serviços contábeis de baixíssimo valor? Considera uma estratégia de marketing na contabilidade válida?

Atualmente existem algumas empresas contábeis que se posicionam no mercado com um baixíssimo valor de honorários, em patamar de preços abaixo de R$ 100,00 ou até menor que R$ 50,00 em alguns casos. Obviamente a tecnologia permite baratear os custos de atendimento a clientes de baixa demanda de serviços contábeis e em consequência disso é possivel ter rentabilidade nos serviços contábeis a preços mais atrativos e condizentes com determinados nichos de mercado. Porém a pergunta é: Qual o limite de preço?

A estratégia de cobrar um preço baixíssimo, na minha experiência de marketing contábil é um estratégia perigosíssima por diversos motivos. Primeiro porque o cliente que acostuma pagar pouco não aceitará pagar muito mais pelo seu serviço prestado e consequentemente se essa empresa decidir reposicionar o seu preço no mercado ela perderá muitos clientes, por isso pense nisso.

O segredo no mercado contábil para ganhar dinheiro com um escritório de contabilidade é encontrar o equilíbrio entre preço de serviços que permita rentabilidade. Atrair puramente clientes por preço, pode trazer uma qualidade de empresas cuja única percepção em relação ao serviço contábil seja como um mal necessário e isso poderá ser um grande tiro no pé. Assista o vídeo:

É óbvio que o assunto preço é muito polêmico e por conta desse fator há uma mobilização da classe contábil em prol de combater a concorrência desleal no mercado, mas meu papel nesse artigo não é entrar no mérito da ética, mas no ponto de vista estratégico. Nesse sentido defendo que tanto quem decide abrir um escritório de contabilidade como quem possui uma empresa contábil e deseja investir na prospecção de clientes focalizem um negócio sustentável e rentável e não somente número de clientes. Isso não é nada utópico e é factível para qualquer empresa contábil, mas exige muita estratégia de gestão e de marketing contábil.

Há mais de vinte anos atuando como empreendedor contábil já vivenciei inúmeros cenários nesse mercado e posso garantir que apesar da crise econômica brasileira o mercado está muito bom para novos empreendedores contábeis.  Em momentos de crise há uma migração de dinheiro e geração de oportunidades, especialmente devido a novos empreendedores que buscam a abertura de um negócio próprio como forma de recolocação no mercado de trabalho. Nesse ponto empresas contábeis são beneficiadas com abertura desses novos negócios.

Por exemplo, na minha empresa contábil o número de aberturas de empresas no primeiro trimestre de 2015 foi quase três vezes maior do que no mesmo período em 2014. Por que apesar da crise obtivemos melhores resultados? Porque buscamos seguir o dinheiro no mercado e identificamos áreas de crescimento no mercado. Posso garantir que muitas áreas, por incrível que possa parecer, estão crescendo apesar da crise.

Alguns exemplos podem ser citados para ajudar você a entender a migração do dinheiro. Enquanto os restaurantes enfrentam quedas de movimento, os supermercados tiveram alta, face a mudança de hábitos familiares. As pessoas não deixam de comer, mas buscam alternativas para continuar consumindo de forma consciente.

Os investimentos em qualificação por meio de treinamentos diminuiu e as empresas migraram parte desses recursos para outras formas de treinamento, tais como o o treinamento online. O crescimento da demanda dessa modalidade de treinamento cresceu substancialmente e os empresários podem atualmente contar com eventos de qualidade, totalmente virtuais, sem a necessidade de deslocar-se e com a possibilidade de treinar grupos de colaboradores com baixo investimento.

É como se diz o ditado, “enquanto uns choram outros vendem lenços”. O segredo é buscar sempre “vender os lenços” no mercado empresarial. No mercado contábil não é nada diferente, por isso repense o seu negócio e determine o que pode ser mudado, invista no tema de marketing contábil e aprenda a conquistar clientes com técnicas que superam a crise.

Se o seu concorrente está oferecendo serviços contábeis de graça deixe-o e focalize no seu mercado. De modo geral, mais vale cuidar de um cliente que paga 500,00 do que 10 que pagam 50,00. Diversifique a sua receita, busque novas maneiras de gerar receita no mercado. Talvez para isso seja necessário mudanças, portanto saia um pouco da rotina e busque novas idéias. Isso faz toda a diferença.

Fazem mais de dez anos que não tenho sequer o sistema contábil instalado no meu computador. Isso é um risco? Na visão de muitos sim, na de outros não. Mas eu prefiro me dedicar na estratégia e na gestão e não saber imprimir um relatório contábil não significa que não conheça profundamente meu escritório. Por exemplo, na última quinta-feira, um dia antes do feriado (1º de maio) nosso servidor teve um sério problema e o escritório parou. Nosso TI tentou e nada, a equipe ficou perdida e como já era final do dia simplesmente arranquei o servidor e levei para casa. Em questão de minutos identifiquei o problema, fiz a manutenção necessária e na segunda ele funcionava perfeitamente. A que se deve isso? A experiência e a visão sistêmica do meu negócio. Ninguém pode conhecer o todo do meu negócio mais do que eu!

Você pode não saber como extrai um relatório contábil até porque para isso você tem pessoas que realizam esse trabalho muito bem. Porém, você precisa saber interpretar o documento e acima de tudo conhecer o todo do seu negócio contábil e nesse sentido ninguém pode conhecer melhor que você.

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Luciana
8 anos atrás

Como sempre um ótimo vídeo , parabéns !!!!

Guilherme Aguiar
8 anos atrás

Engraçado, esses dias estava pensando “poxa meu escritório tem apenas alguns meses e devido a crise no país talvez pudesse deixar ele quietinho e depois da crise econômica eu volto”
Mas ontem pensei justamente em aproveitar a crise para prospectar os clientes que estão se adaptando a crise. E esse ditado de que enquanto uns choram outros vendem lenços foi ótimo, preciso identificar as oportunidades em meio às adversidades.
Agradeço pela partilha de experiências.

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

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