Medidas de cautela que as empresas contábeis devem ter para salvar o seu negócio.

MOMENTO DE CAUTELA PARA EMPRESAS CONTÁBEIS

Em algumas cidades já está acontecendo a flexibilização da quarentena, com isso o comércio volta a funcionar, respeitando algumas regras específicas.

Diante de tudo o que estamos vivendo, este é um cenário otimista, mas que também nos leva a pensar de forma mais cautelosa. Confira o vídeo que aborda sobre esse tema:

Nós não sabemos exatamente o que é que pode acontecer, vivemos total incerteza em relação às decisões, ao achatamento da curva de contágio e assim por diante.

Antecipação não é uma boa escolha

Uma das coisas que tem se falado e temos visto em outros países é que pode existir uma quarentena intermitente.

Ou seja, é liberado funcionamento dos comércios, o contágio começa a crescer, os sistemas de saúde começam a colapsar e voltamos para uma nova quarentena.

Isso efetivamente afeta as empresas contábeis, à medida que o seu cliente é afetado.

Então, nesse momento de cautela, é importante que esses locais onde foi permitido voltar a funcionar, as empresas continuem olhando para aspectos relativos ao caixa.

imagem que represente pessoa fazendo pesquisa no celular ou computador
O cenário atual reflete diretamente nas escolhas que você faz para o futuro do seu negócio

As empresas acabam se sentindo menos afetadas à medida que elas voltam a funcionar, mas é preciso continuar atento e fazer a leitura do que está acontecendo nas outras cidades.

Em cidades maiores, como é o nosso caso, permanecemos com os comércios fechados.

Nós não sabemos ainda por quanto tempo isso vai perdurar, o governo do estado já colocou um aumento da quarentena que vai até 11 de maio, e não sabemos se isso pode se estender até o final do mês ou não.

Como eu disse: vivemos um cenário de incertezas.

É preciso considerar que em outros estados a pandemia está muito no início, e existem algumas que sequer foram afetadas.

Tudo isso requer que sejamos mais cautelosos em relação a tudo.

A cutela aumenta em relação a nossa empresa contábil, ao nosso negócio, ao nosso caixa e as ações que vamos fazer em relação ao marketing.

O que mudou na nossa empresa?

No primeiro momento nós tínhamos diminuído totalmente nossas campanhas de marketing, paramos nossas campanhas, e gradativamente voltamos a liberar as campanhas, mas em um volume muito menor.

Nos últimos dias, olhando o número do comercial e analisando o que está acontecendo, aumentei um pouco mais valor das campanhas gradativamente.

Todo o trabalho em relação a aproximação de clientes que iniciamos em razão da pandemia continua.

Nós continuamos dando orientação ao nosso cliente, fazendo um processo de aproximação, entendendo a possibilidade de alternativas que temos para ajudar o nosso cliente e assim por diante.

Nós já identificamos empresas que não vão continuar existindo pois, não conseguiam passar por esse primeiro momento.

imagem que represente eventos
Um dos mercados que mais sofreu impactos foi o de eventos

Outras empresas por natureza de segmento sequer terão possibilidade de operar nos próximos meses.

Consequentemente, nós já temos clientes que estão e encerrando suas atividades e clientes que estão entrando em estado de inatividade total.

Tudo isso impacta diretamente a nossa recorrência de honorários.

Estrategicamente de uma forma cautelosa, estamos buscando alternativas para “queimar” menos caixa possível e gerar um resultado maior.

Buscamos um ROI melhor na aquisição de clientes.

No cenário anterior, nós arriscamos muito mais e hoje a ordem é agir com cautela.

Continuamos mantendo todo processo de restrição em relação aos gastos, tudo isso no Brasil só está começando.

Olhando para cenários internacionais, como o caso dos EUA, todo o crescimento de emprego gerado nos últimos 10 anos foi jogado pela janela em poucas semanas.

Não sabemos como será a curva de contágio, na incerteza, devemos ser mais cautelosos.

A direção certa

Quero deixar de mensagem para você consumir conteúdos que possam te dar direcionamento estratégico.

Consuma conteúdos de quem tragam uma visão realista, de pessoas que realmente estão aplicando na prática nas suas empresas.

O que eu tenho buscado trazer para meu público?

Nós estamos realizando lives semanais com empreendedores contábeis, nessas lives eles contam o que estão fazendo, como montaram um processo de gestão de crise na prática, tudo isso trazer insights para o meu público.

Também o compartilhamento de informações novas, compartilhamos com nosso público tudo o que está acontecendo dentro da nossa empresa e em outras empresas que eu tenho contato.

Mantenho diariamente um processo de networking para ter base e discutir o cenário dia a dia, consigo entender cada mudança de cenário que nós temos.

Esse tipo de informação é útil para o empreendedor, a antecipação de cenário vai te ajudar a proteger o seu negócio.

Além disso, é possível olhar para as grandes metrópoles e fazer uma previsão de cenário, para quem não está nelas.

imagem que represente jogo estratégico de tabuleiro como o xadrez
O momento pede raciocínio estratégico e que pense na proteção do seu negócio

Eu não quero que as empresas contábeis deixem de existir por ignorar o que está acontecendo à nossa volta.

Não ignore que está acontecendo, continue trabalhando fortemente, continue sendo estratégico que vamos passar por essa crise com plena certeza.

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