Negociação prática

NEGOCIAÇÃO PRÁTICA

 Abordaremos nesse artigo sobre a temática negociação prática juntamente com o palestrante Márcio Miranda, especialista em vendas e em negociação, atuando há mais de 30 anos com essa temática como palestrante, professor MBA, workshop de consultoria e treinamento.

Marcio Miranda tem atualmente quatro livros publicados e menciona que o forte sempre foi a produção de dvd, muito consumido pelo público.

A transmissão ao vivo começou a acontecer cerca de 15 anos atrás e lembramos como era difícil contar com a qualidade da internet e dificuldades eram passadas.

Nos dias de hoje, com apenas um celular você consegue gravar e transmitir sem problemas.

Diante desse cenário, vamos abordar o que mudou na negociação nos tempos de hoje. Fico interessado (a)? Acompanhe esse artigo!

O que mudou?

O formato como fazemos negociação mudou. Hoje conversamos com pessoas pelo instagram, fazemos a produção de conteúdos através da internet, como essa live, por exemplo.

Predominantemente, a forma como fazemos as negociações sofreram mudanças quando passamos a usar o celular e todos negociam muito mais pelo celular do que pessoalmente, o que antes era algo que ninguém cogitava como uma possibilidade.

Acredito que meu nível de percepção mudou quando eu vi uma pessoa de 93 anos comemorando uma festa de aniversário através da ferramenta Zoom, minha ficha caiu total – ressalta Márcio.

imagem que represente call de mentoria Anderson Hernandes
Adaptamos constantemente nossos processos para facilitar a comunicação com todos

Cada vez mais as pessoas passarão a usar o facetime, skype e outras plataformas para poder negociar.

Algumas pessoas pessoalmente podem parecer desinibidas e totalmente confiantes de si, mas ao se deparar com uma câmera, a pessoa se transforma e perde a espontaneidade.

A arte de negociar

Como saber negociar com outro meio como a videoconferência?

Cada vez mais a prática de negociações for feita, melhor serão os seus resultados. O treinamento é necessário para que você desenvolve melhor suas habilidades e consiga atingir seus objetivos com o cliente.

Temos a percepção de que o tempo hoje é muito valioso, portanto, após esse período de crise passar, enfrentaremos uma escassez de mão de obra e pessoa com mais tarefas para realizar do que anteriormente. As conversas passarão a ser mais objetivas em termos de negociação.

É preciso estar pronto para negociar!

O uso da tecnologia como um fator de apoio dentro de uma negociação virtual é fundamental! E há formas de usar isso ao seu favor, você pode:

  • Incluir o testemunho de um cliente;
  • Mostrar um tutorial;
  • Seu produto em ação.

Na venda de serviços a tecnologia pode diferenciar seu negócio e deixar mais concreto. Utilize a tecnologia ao seu favor!

A percepção do cliente mudou também, no novo cenário que estamos enfrentando e os profissionais precisam estar preparados para essa jogada nova. Inclusive, muitas chamadas de videoconferência podem ser substituídas por uma ligação normal de celular, portanto é essencial consultar a necessidade e o melhor meio para se comunicar nesse momento.

O digital a favor do seu negócio

O processo de negociação no meio digital é feito da mesma forma. 

No caso de apresentar um documento que seria feito pessoalmente, você pode disponibilizar antecipadamente pelo meio digital. O que muda nos dias de hoje é o formato da proposta e quanto mais você pensar em facilitar a comunicação e o acesso a informações entre você e o cliente, maiores serão suas chances.

O fato de estar a distância reflete que o processo de tomada de decisão ocorre quando você não está. Portanto, sua proposta precisa ser convincente o suficiente por si só.

imagem que represente reunião comercial
O cliente está em busca de respostas rápidas e eficientes

Você não pode demorar para reagir! 

No momento de crise, devemos aproveitar para estudar, aprimorar e desenvolver nosso conhecimento. Use o tempo de forma produtiva e entenda que a partir deste momento estamos em fase de adaptação e quem não mudar poderá ter mudanças para toda a vida.

“Na vida você não ganha o que merece, você ganha o que consegue negociar.” afirma Márcio Miranda.

Confira na íntegra essa live através do canal do Youtube:

4
Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
paulo eduardo

precisamos preparar nosso cliente para o futuro implantar a governança nos pequenos e medios, pq em breve poderão ser adquiridis por empresas maiores

paulo eduardo

entregar/antecipar

paulo eduardo

marcio vc não acha que outro meio fica mais facil a negativa, jormas de quebrar o gelo que estão sendo usadas na presencial linguagem corporal etc…

paulo eduardo

som ok

WhatsApp chat
Telegram