Quando bem executado a produção de conteúdo em vídeo poderá atender várias funções

Produção de Conteúdo em Vídeo

É indiscutível que os conteúdos em vídeo são extremamente relevantes para o posicionamento de uma empresa.

Quando investimos em marketing contábil digital essa é uma realidade que deve ser explorada e trabalhada da melhor forma possível.

Muitos empreendedores não têm uma grande facilidade para gravar vídeos, muitas pessoas são tímidas diante de câmeras e outras não têm a expertise de produção e edição.

Neste conteúdo darei algumas dicas sobre como aproveitar um material em vídeo para várias formas de publicação.

Objetivo do vídeo

Quando o empreendedor decide gravar um vídeo a primeira coisa que ele deve fazer é definir um objetivo claro. Ele deve saber:

  • O que ele quer com o vídeo;
  • Qual o grupo de pessoas que quer impactar;
  • A qual ação o vídeo pode levar.

O conteúdo em vídeo, quando bem trabalhado, acaba tendo para várias funções.

Definindo o seu objetivo conseguirá produzir um conteúdo para várias funções
Definir o seu objetivo é o primeiro passo para a produção de conteúdo em vídeo.

Conteúdo para diferentes canais

A partir de um único vídeo é possível fazer diferentes postagens em diferentes canais, como Youtube, Instagram, Site e Facebook.

Lembre-se: cada uma dessas redes sociais exige um formato diferente de postagem e este formato vai ser obtido através de uma edição satisfatória e, por vezes, específica.

Postagem de vídeo no Youtube – O formato para youtube dentro da Tactus é um dos mais importantes, pois ele vai gerar o nosso artigo posteriormente.

Depois de feita a publicação do vídeo no nosso canal do Youtube disponibilizamos este material na planilha de criação de conteúdos. Tendo-os como ponto de partida a nossa redatora produz nossos artigos.

A produção do artigo é feita baseada no vídeo, o que pode ser uma estratégia para quem não tem facilidade na produção de conteúdos: um único conteúdo servirá de base para outro.

É importante também considerar se este vídeo será publicado junto com o artigo ou separadamente.

Por exemplo, como nós fazemos o disparo de conteúdos para nossos clientes da Tactus, normalmente fica mais interessante direcionar a visita deste cliente que vai assistir ao nosso vídeo para o artigo e fazer um sincronismo da publicação do vídeo com o artigo.

Essa publicação embutida traz muitos resultados, ou seja, publicar um artigo e vinculado a um vídeo.

Considere publicar o  vídeo e o artigo juntos , a publicação embutida pode gerar bons resultados
Publicar um artigo vinculado ao vídeo poderá ser uma estratégia eficiente

Com isso ao invés de direcionar o prospect que foi atingido através de email para o vídeo no Youtube direcionamos ele para o site da Tactus.

E qual a vantagem deste tipo de manobra?

Estratégia de Conteúdo

No site é possível trabalhar melhor a questão da interação com o prospect.

Na produção do seu artigo existe a possibilidade de colocar uma call to action, gatilho para levar a pessoa a alguma ação, e também inserir imagens que aumentam a questão da autoridade e levar tráfego para o site.

Imaginando que você faz um disparo e mandou o link dentro do e-mail marketing para determinado público e obteve por exemplo 700 clicks. Se eles forem para dentro do site a manobra vai gerar 700 visitas e interações internas dentro do site e essas interações vão gerar mais algumas páginas de visualização por exemplo.

E para o empreendedor que quer tracionar a sua empresa e aumentar a sua autoridade acaba sendo mais interessante ter a interação no site do que no Youtube.

Aproveite o seu conteúdo com uma boa estratégia e utilização de ferramentas
Utilize estratégias e ferramentas certas para as suas campanhas

Quando alguém assiste a um vídeo, mesmo que ele esteja embedado no site, são geradas também visualizações no youtube.

A utilização do conteúdo deve ser feita pensando em formas estratégicas de atrair o maior público qualificado possível.

E como disse acima, este mesmo vídeo também pode gerar leads em outros formatos.

É possível formatar o vídeo para envio no Instagram, desde que haja uma adaptação deste conteúdo.

Não é possível pegar o mesmo vídeo de quatro minutos, por exemplo, que foi postado no Youtube para fazer a postagem no Instagram, na íntegra e no mesmo formato.

Edição e Postagem

É neste ponto que entra o importante papel da edição, a capacidade de usar o mesmo vídeo e recortar ele em partes.

É possível pegar o vídeo que gravou de alguns minutos por exemplo e dividi-lo em vídeos de 1 minuto reunindo os aspectos principais. Ou pegar o vídeo completo e cortá-lo com cortes secos, deixando ele com menos de 1 minuto para fazer a publicação no feed.

E depois faremos uma campanha de impulsionamento deste vídeo especificamente para o público que nos interessa.

Com as ferramentas certas o empreendedor consegue fazer com que este vídeo seja visto especificamente pelas pessoas que interessam.

O formato 1×1 também pode ser utilizado, é possível colocar o vídeo no meio do quadro e utilizar as bordas para escrever algo relevante.

Para a postagem tenha sempre o cuidado de deixar ele no formato que fique melhor visível para quem está no Instagram.

O objetivo da edição de um vídeo é fazer um aproveitamento do conteúdo que foi produzido para utilizar também no Instagram.

Este mesmo vídeo pode ser utilizado para postagem de stories do Instagram assim como no Facebook.

Analise sempre se é possível  editar o vídeo que foi usado anteriormente, sem perder o conteúdo, como estratégia. O reaproveitamento poupará muito o trabalho do empreendedor.  

Para aproveitar este vídeo para as redes é possível pegar o vídeo que está com o plano aberto e ir com a câmera acompanhando, fazendo os cortes e deixar na posição vertical, se conseguir fazer este tipo de edição e cortar isso também para o stories do Instagram vai facilitar.

Isso porque de um único vídeo pode ser extraída uma sequência de 1 minuto que gera até 4 stories no Instagram e ainda é possível separar isso em 4 vídeos e fazer um sequência de conteúdo.

Avalie sempre a questão da dinâmica do vídeo para utilizar então o melhor formato.

O trabalho que vai envolver a sua edição, o aspecto da sua postagem, a capa que vai utilizar dentre outras variáveis, tem que andar sincronizado.

Este tipo de trabalho, para funcionar, exige organização e foco tanto dos profissionais que vão editar o conteúdo quanto do profissional que vai produzi-lo.

Os profissionais envolvidos na produção devem ser organizados e em sintonia
Para uma produção eficaz todos os envolvidos devem estar sincronizados

A gravação de conteúdos em vídeo traz muito resultado para uma empresa, e por mais difícil que possa parecer é uma questão de “costume” e de algumas técnicas.

Mesmo que para o empreendedor este seja um “lugar desconhecido” vale a pena se dedicar à produção de conteúdos e utilizá-los de diferentes maneiras para objetivos diferentes.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by