Produção de conteúdo e suas técnicas

Produção de Conteúdo para Rede Social e Youtube

Você que é empreendedor e está informado sobre o que acontece no marketing digital e procura a cada dia novas estratégias para impactar o seu público sabe quais as melhores técnicas de produção de conteúdo?

Quer descobrir?

Acompanhe o conteúdo a seguir…

Tanto para a minha empresa a Tactus quanto para a minha marca pessoal são produzidos muitos conteúdos.

Essa é uma estratégia que eu utilizo e que me traz muitos resultados.

Para que tenha uma dimensão, apenas no blog da Tactus postamos 3 artigos por semana, e uma das primeiras perguntas que recebo dentro deste tema é: de onde vem a ideia para produzir estes conteúdos?

Criação de conteúdo

Basicamente as ideias surgem do que vejo no meu dia a dia. O tempo todo procuro estudar, trabalhar na minha mente o conhecimento que está ligado ao meu público e estar atento para o que o meu público pode precisar.

A nossa empresa é focada em mercados digitais, e dentro deste mercado temos uma infinidade de demandas diferentes, e a todo o tempo valido o que o mercado precisa.

Essas validações geram insights, que eu costumo organizar em mapas mentais para gerar um “estoque de ideias” para que elas proporcionem a possibilidade de gravar novos conteúdos.

Depois da gravação dos conteúdos passamos por um segundo processo que é o processo de escolha.

Gravar conteúdo para o mercado digital necessita de atenção e dedicação
A gravação de conteúdos exige estudo e atenção

Nele triamos os conteúdos que podem virar algum tipo de texto, conectando dois ou mais e mandando para a produção, e com isso geramos nossos conteúdos.

E trabalhando com muitos segmentos, como é o nosso caso, outra dúvida é como ter a “noção” de que tipo de vídeo gravar, qual ordem respeitar para gravar os temas.

Para ter essa noção conto com uma análise clara do que acontece no meu departamento comercial.

Conheça o seu público

A todo momento acompanho os nichos que estão com maior conversão e os leads que mais estão entrando na área de marketing.

Portanto, o departamento comercial e o de marketing andam alinhados para que com isso possamos fazer as melhores escolhas de conteúdo.

A depender do assunto eu exploro até mesmo com webséries que atendem o nicho que está com a demanda e junto a isso levar um conteúdo que possa gerar um engajamento para um processo inicial, dando um subsídio de conteúdo para quem está iniciando determinado processo.

E essa entrega cadenciada é roteirizada, levando o meu público alvo ao meu produto final.

E hoje existem diferentes canais e tipos de entrega de conteúdo. Qual traz mais resultados?

O público alvo é alcançado através de vários canais de distribuição
A distribuição do conteúdo deve atingir o seu público alvo

É difícil dizer que um canal ou outro traz mais resultados, ao olhar o fluxo do lead dentro do funil entendemos claramente em qual ponto ele “levantou a mão”.

Nós, particularmente, produzimos muito conteúdo em vídeo, e esses conteúdos ficam disponíveis no Youtube. Parte deste conteúdo vai para o Instagram no formato de Dark Post.

O que é dark post?

Dark Post são publicações patrocinadas que não aparecem para todo mundo, elas não aparecem no feed, aparecem somente para o público que determinamos.

E esses posts ficam correndo dentro do Instagram, do Facebook e em determinado momento um lead desses “levanta a mão”, e ele pode ter sido impactado por uma série de conteúdos anteriores, mas no momento em que ele sinaliza ele faz depois de um e-mail marketing. 

As publicações patrocinadas devem ser direcionadas ao público específico
As publicações patrocinadas são direcionadas para um público específico

Então a nossa ideia é fazer a Tactus ser lembrada para este público o tempo todo e em determinados momentos soltamos conteúdos estratégicos que permitam que ele levante a mão.

Defina suas estratégias 

Não é possível dizer qual intervenção traz mais resultados. Trata-se de um conjunto de ações e a ideia é que o público possa ser impactado pelo nosso conteúdo em diferentes locais.

Nós temos uma visão clara dos objetivos dos conteúdos e sabemos qual público atingir.

Sempre busco tomar o cuidado de produzir um conteúdo buscando além da visualização.

Visualizações não monetizam.

Preocupe-se em atingir o objetivo e não visualizações
Milhares de visualizações não significa objetivo atingido

Alguns vídeos que tem mais de 200 mil visualizações não nos geraram nenhum cliente, por isso penso em ser estratégico o tempo todo.

O primeiro cuidado para produção de conteúdo é esquecer o ego, não buscar visualizações, mas sim estratégia.

Conteúdos genéricos podem gerar muitas visualizações, mas na maioria das vezes não traz leads, que é o que buscamos.

O tempo todo é preciso pensar estrategicamente!

Monitoramento das Redes Sociais

Outro ponto importante é que é possível se distribuir conteúdos nas redes sociais, mas deve pensar que o alcance orgânico, como o do Facebook, é próximo de zero, só faz sentido a publicação se você fizer impulsionamento.

Mas para impulsionar é preciso investir e antes disso determinar que tipo de artigo você vai fazer, se vale a pena impulsionar e para quem impulsionar.

Mas nem todos os conteúdos impulsionamos, alguns tentamos postar pelo SEO com o objetivo do tráfego vindo do próprio Google.

Quando trata-se de marketing digital um fator importante é a cadência.

Algumas redes sociais tem particularidades que devem ser analisadas e consideradas.

As redes sociais devem ser monitoradas e analisadas para melhor desemprenho
O monitoramento das redes sociais é fundamental

Geralmente a cadência de postagem é diária, e muitas vezes deve ser feita mais de uma vez por dia. Já outras 1 postagem por semana é suficiente.

Na Tactus temos uma equipe e um suporte, o que me permite ter uma boa cadência de postagem, mas é preciso entender particularmente o que faz sentido para cada rede social.

E existe um erro muito comum que é cometido por produtores de conteúdo em vídeo no Youtube, que é produzir um conteúdo atrás do outro sem ter um processo de criação de audiência paralela, neste caso o produtor está falando para “ninguém”.

Ao produzir um conteúdo sempre considere trabalhar a distribuição. De nada adianta produzir 5 conteúdos por semana e não ter público.

Não é possível determinar uma cadência mínima, mas, não podemos espaçar demais as publicações.

Fatores de ranqueamento

E quais os critérios para ranquear um conteúdo?

Esse é um assunto bastante amplo, mas pensando nele de forma orgânica dentro do blog ou site, temos o ranqueamento de palavras que envolve a entrega de produto e a de palavras que envolve a entrega de conteúdos.

O ranqueamento depende tecnicamente de uma boa hospedagem, entrega de velocidade, qualidade do conteúdo, como é postado, o SEO, a discrição, o título, a URL deste conteúdo, as palavras chaves, a densidade do texto, quantidade de palavras chave dentro do texto e etc.

E outros aspectos que fogem disso, como os links que você recebe oriundos de outros sites, a qualidade desses sites, da experiência do usuários, do tempo de permanência do cliente do seu site e muito mais.

Trata-se de centenas de fatores de rankeamento que são levados em consideração pelo Google.

Não é uma situação isolada, mas é claro que existem coisas que podem destruir o seu ranqueamento e é preciso estar atento.

E quanto a interação do seu público com o seu conteúdo ela é muito importante.

As redes sociais são controladas por algoritmos, e eles levam em consideração o engajamento e isso envolve a questão a interação.

Se você não responder os comentários do seu conteúdo isso pode ser um fator negativo, se for investir nisso é preciso entender que isso demanda tempo e etc.

Produção de vídeo

E para quem vai começar agora essa produção de conteúdos, independente da rede, eu aconselho apostar em vídeos.

Estudar o seu público o tempo todo e entender o que ele precisa são peças chaves para um bom resultado.

Crie conexão com o seu público
Desenvolva uma relação com o seu público

E quem está começando agora com produção de vídeos deve saber que a pessoalidade é muito importante, seu público precisa criar uma conexão com você, seu eu real.

Quando tratamos de produção de conteúdo devemos construir uma boa audiência e também ter paciência, os resultados não vem de um dia para o outro.

E lembre-se ao publicar um conteúdo seja original, não há problema em se inspirar em outros conteúdos, mas suas publicações não podem ser cópias, isso é plágio!

E é muito negativo, pois isso derruba o seu ranqueamento, o Google sabe quem postou primeiro.

A produção de conteúdos envolve uma série de fatores, é preciso estudar e entender todos os aspectos para que tenha resultados satisfatórios.

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