Saiba qual é o valor de uma contabilidade digital nos dias atuais e porque em comparação com o modelo tradicional é muito mais vantajoso começar o processo de transformação digital hoje!

QUANTO VALE UMA CONTABILIDADE DIGITAL?

Você sabia que uma empresa de contabilidade digital vale muito mais do que uma empresa contábil tradicional?

Caso precise calcular os dois negócios hoje, com a intenção de venda, encontrará essa diferença notável de valores. Entre uma contabilidade digital e uma contabilidade tradicional que faturam a mesma coisa, por que a contabilidade digital vale mais?

Neste conteúdo, vai entender três motivos que fazem com que uma contabilidade digital tenha um maior valor e vai saber porque ter uma contabilidade digital é um bom negócio!

Atração de clientes

A atração de clientes e a sua capacidade de conseguir colocar clientes para dentro da sua base, além de fazer aquisição de novos clientes.

Quando tem uma contabilidade digital, o seu conceito de negócio é diferente.

Existe um processo de tração, onde você começa a focar na sua recorrência mensal gerada, que é o MRR (Monthly Recurring Revenue), em português, Receita Recorrente Mensal.

Essa recorrência mensal gerada dá um valor de mercado muito maior para o seu negócio do que o de uma carteira de clientes.

Nesse processo de tração você olha para o seu processo de recorrência de clientes e vê que todos os meses está aumentando a sua recorrência.

Se estiver colocando, por exemplo, 10 mil de recorrência todos os meses, ao passar 12 meses terá colocado cerca de 120 mil a mais.

Leve sempre em consideração que perder clientes faz parte do jogo! Mas está gerando mais recorrência. Isso você não tem em uma contabilidade tradicional, porque o crescimento é muito lento, não tendo  a capacidade de tração porque não consegue acompanhar essas possibilidades que a contabilidade digital acaba tendo.

Porque, fatalmente, uma contabilidade digital tem que investir mais em marketing contábil para que faça sentido todo o processo.

Conceito de escala

Uma contabilidade digital consegue escalar os seus clientes e tem uma curva de custos que não vai acompanhar a escalabilidade do cliente, a curva de custos é sempre menor.

Imagine um gráfico onde temos a entrada de clientes, e em determinado ponto a entrada de clientes começa gerar uma curva mais exponencial.

Valuation de uma contabilidade digital

É claro que o conceito de exponencialidade é variável, o importante é olhar o crescimento e perceber que os custos não vão crescer na mesma proporção.

Nós temos a curva de custos e temos a curva de crescimento de clientes, isso torna o negócio digital um negócio altamente atrativo, consequentemente o valor de mercado – o seu valuation – é maior.

Você não consegue ter esse tipo de escala quando olha para o negócio contábil tradicional, porque não temos a tecnologia, não há processos alinhados e não tem o terceiro aspecto.

Times profissionais

O negócio contábil digital tem um propósito, com condições de ofertar um plano de carreira diferenciado para quem trabalha dentro dele e com um processo de crescimento que abre oportunidades.

Analisando historicamente a Tactus Contabilidade Digital, em 2015 tínhamos 10 profissionais e hoje somos 80 profissionais aproximadamente e sempre temos vagas abertas para contratação.

Produtividade e resultados

Nós temos um processo de crescimento interno, há a possibilidade das vagas que estão abertas serem supridas por times internos, pessoas que vão se qualificando dentro do nosso plano de carreira para atingir determinadas oportunidades que surgem.

Esse tipo de oportunidade você não encontra facilmente numa contabilidade tradicional.

Aliás, parece que com o passar do tempo a contabilidade tradicional não consegue contratar ninguém, ficando com time que não tem a mesma performance dos times de uma contabilidade digital, com isso toda a experiência é diferente.

imagem que represente equipe contabilidade digital
Tudo isso torna a contabilidade digital muito mais valorizada

Nós estamos vivendo um processo, que tem se acentuado, de compras de empresas contábeis o que nós chamamos “Mergers and Acquisitions”.

Esse termo se refere a empresas que estão sendo fundidas em outras empresas 

A própria Tactus Contabilidade Digital fez isso, compramos uma empresa contábil em Minas Gerais com 300 clientes e trouxemos esses clientes para o nosso portfólio.

Criamos um processo de sinergia entre as duas empresas e diminuímos muito os custos da filial em Belo Horizonte.

A empresa estava perfumando, porém não no ritmo que nós estamos e percebemos que havia possibilidade de um processo de complementaridade para nossa empresa contábil e fizemos o processo de aquisição e podemos fazer mais.

imagem que represente reunião entre sócios da Tactus contabilidade
Nossas reuniões sempre são estratégicas e tem um propósito para tomada de decisões

Isso tem acontecido com grande frequência no mercado.

Valor para empresas de contabilidade

Chegou o momento de falarmos sobre a diferença! Uma empresa contábil tradicional muitas vezes vale entre 7x ou 10x o valor da carteira. Ou seja, para saber quanto vale, basta pegar o valor mensal que é gerado de faturamento de honorários mensais e multiplicar para ter uma ideia de valor.

Hipoteticamente, vamos imaginar que seja 100 mil reais, sendo assim essa empresa vale 700 mil reais ou no máximo um milhão de reais.

O presente e o futuro contábil é digital

Nós ainda não temos cases das empresas contábeis online, que foram investidas – Contabilizei, Conube e outras e não temos nenhuma situação do Exit, que é quando os seus fundadores fazem a saída deles do negócio e fazem a venda final das cotas que sobraram.

Conforme eles vão recebendo investimento, essas cotas vão sendo lapidadas e o percentual que fica é pequeno, mas é um percentual pequeno de um valuation muito alto.

Mas existem empresas contábeis de porte muito maior que já recebem hoje oportunidades e ofertas para ter essa questão do valuation. Consequentemente, é muito claro que o valor de uma empresa contábil tradicional  é muito menor do que o de uma empresa contábil digital.

Ofertas para nossa empresa contábil

Imagine que nós temos de um lado a empresa que vale 7x (Tradicional) e de outro lado temos uma empresa que vale quanto?

Podemos pensar em 24x – pelo menos – que seria equivalente a 2 anos de operação.

Na Tactus Contabilidade Digital já recebemos uma oferta muito maior do que as empresas contábeis tradicionais e para nós não faz sentido!

Isso porque eu olho o que está acontecendo na minha empresa, o que estamos conseguindo conquistar, o que estamos gerando de recorrência todos os meses e o crescimento que nós temos.

Eu olho para o meu caixa e sei os resultados que a minha empresa está entregando.

Mesmo que a oferta fosse bem interessante, ao ponto de eu não precisar me preocupar com mais nada sob o ponto de vista financeiro, para mim não faz sentido, porque nós temos um propósito muito maior de chegar muito mais longe do que isso.

Para mim não faz sentido nenhum, nesse momento, pensar nesse tipo de situação.

Pode ser que no futuro aconteça?

Nós nunca sabemos!

Toda a empresa deveria ser constituída com a finalidade de um dia ser vendida, pois isso traz governança, profissionalismo na gestão e muito mais.

Quando você sabe que alguém vai olhar os seus números, isso traz muito mais profissionalismo e nós temos este conceito para nós na Tactus Contabilidade Digital. Mas isso não significa que nós estamos à venda, ainda que tenhamos tido essa oferta.

Se eu tivesse recebido essa mesma oferta há 6 anos atrás, quando a minha contabilidade ainda era tradicional, provavelmente a oferta seria de 10x e pelo o que tinha na minha empresa contábil, provavelmente teria vendido.

Há 10 anos nós compramos uma carteira de clientes de uma empresa contábil por 6x.

Entenda que temos a possibilidade, com a contabilidade digital, de ir muito mais longe.

Mas, como transformar a minha empresa contábil numa empresa de contabilidade digital?

É possível fazer essa transformação de empresa sendo tradicional?

É possível começar um negócio com contábil digital?

Participe do programa que ajuda sua empresa a construir conceito de time e resultados no seu negócio
Participe do programa que ajuda sua empresa a construir conceito de time e resultados no seu negócio

É possível sim fazer esse processo de transformação!
Para saber mais, clique na imagem acima e saiba como transformar sua empresa contábil do modelo tradicional para o digital.

Você pode sim transformar a sua empresa contábil digital, só precisa aprender com quem já chegou aonde quer chegar. Confira!

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores