Anderson Hernandes 5 REGRAS PARA JOGO DO EMPREENDEDORISMO CONTÁBIL

5 REGRAS PARA JOGO DO EMPREENDEDORISMO CONTÁBIL

Você montou uma empresa contábil e tem dificuldade de ter sucesso?

Muitas vezes isso acontece porque não está jogando conforme as regras do jogo do empreendedorismo contábil.

Neste conteúdo vai conhecer cinco regras do jogo, que precisa saber, pois são essenciais para que tenha sucesso. Vamos nessa?

Atualização constante

Nós, contadores, temos um tipo de serviço prestado no mercado onde exige-se muito o conhecimento atualizado.

A impressão que eu tenho é que muitos empreendedores cansam de atualizar-se, ou simplesmente não gostam de estudar e consequentemente tem problemas.

imagem que represente Anderson Hernandes buscando conhecimento
No jogo da contabilidade você precisa estar sempre atualizado

 Se não se atualizar corre alguns riscos, podendo:

  • Causar algum tipo de problema para o seu cliente;
  • Cometer algum tipo de erro que comprometa o seu próprio negócio.

Quando eu falo de atualização não me refiro somente atualização técnica mas a atualização como um todo: do mercado e das informações do que está acontecendo dentro do mercado contábil.

Se você não for uma pessoa que fica atualizada sempre, será difícil que tenha sucesso.

Inclusive, a atualização engloba também o aspecto de tecnologia, que está avançando rapidamente, e muitas empresas contábeis não estão acompanhando isso.

Rotinas Contábeis

As rotinas fazem parte do jogo de uma empresa de contabilidade.

São repetidas as mesmas rotinas mensalmente e anualmente com fechamentos e entrega de obrigações.

Você precisa entender que isso faz parte do jogo!

Muitos empreendedores contábeis acabam se cansando desse processo rotineiro, consequentemente a motivação e o volume de entrega de qualidade caem e isso começa a comprometer o resultado.

imagem que represente profissional cansado da rotina contábil
Não desanime com a rotina da contabilidade, isso faz parte do jogo!

Se quer realmente atuar e ter sucesso no mercado contábil, precisa entender que esse fator de rotina faz parte do jogo.

Essa é uma regra que precisa seguir, se tem dificuldade de lidar com aspectos rotineiros terá dificuldade de lidar também com entendimento contábil.

Processo de competição

Tenho uma empresa contábil há mais de 20 anos e não tenho nem como comparar como as coisas foram mudando em relação a isso.

Mas, analisando os últimos 10 anos, podemos ver que esse processo de competição aumentou significativamente.

Há um pouco menos de 10 anos, com o advento da tecnologia, empresas foram investidas e criaram um conceito de contabilidade online, tornando o processo competitivo ainda maior.

Modelo contabilidade online

Isso porque, com a estratégia online, você tem um preço mais baixo.

Surgiu uma pressão para que possa ser muito mais impactado por uma questão relacionada a preço e consequentemente se torna muito mais complexo para trabalhar.

Entenda de uma vez por todas: essa é a regra do jogo agora!

Muita gente fica reclamando dessa regra do jogo, alegando que a classe é desunida, nutrindo reclamações desnecessárias que não vão servir para nada e não resolvem.

Nós estamos falando de negócios, isso não tem a ver com classe, como em qualquer outro negócio existe a competição.

imagem que represente competição entre gestores
Todo mercado tem competição, por que na contabilidade seria diferente?

Existe sim competição, e agora nós temos uma competição mais acirrada: você precisa considerar esse fator pois ele é determinante para o seu resultado.

Aprender a jogar o jogo da competição é essencial.

Riscos na contabilidade

Como uma atividade profissional a contabilidade também tem riscos, da mesma forma que o médico tem um risco de inclusive causar a morte de um paciente.

Uma empresa contábil e os seus representados podem cometer erros que não são tão fatais como a morte de alguém, mas vão causar danos financeiros aos seus clientes.

Existe um processo de corresponsabilidade, inclusive tendo que pagar por esses erros.

A nossa empresa contábil já pagou muito por erros, com 25 anos de mercado nós já cometemos vários erros.

O que pensar em relação a regra do jogo?

Para isso precisa ter tecnologia, processos desenhados e maneiras de fazer um processo de conferência para mitigar os riscos e ter menos problemas em relação a isso.

A nossa empresa contábil hoje – em razão de todos os processos que nós temos de tudo que construímos – apesar de ter uma carteira de clientes extensa – comete poucos erros que causam prejuízo financeiro.

Acredite, percentualmente falando é realmente muito baixo, principalmente comparado com anos atrás. 

O que mudou no cenário?

Hoje podemos:

  • Investir mais em tecnologia;
  • Treinar o time;
  • Padronizar as coisas.

Dentre essas há uma série de ações que fizeram a grande diferença em relação a isso. Vamos falar sobre a última regra a seguir. Continue acompanhando!

Clientes na contabilidade

A relação com o cliente não é e nunca será fácil.

Percebo que muita gente que ainda não entendeu essa regra de jogo: não entendeu que o cliente é difícil de lidar.

Isso acontece porque as pessoas criam  suas próprias expectativas em relação ao que elas esperam.

Muitas vezes existe um grande desalinhamento entre a expectativa do cliente e a entrega que efetivamente vamos fazer como contadores.

E não existe nada de errado nisso, entenda que simplesmente o cliente tem uma expectativa sobre o serviço de contabilidade ser uma coisa, mas quando é entregue outra não significa que o seu serviço não tem qualidade.

Expectativas do cliente: Como lidar

Para saber como lidar com as expectativas que o cliente tem sobre o seu serviço, separamos algumas dicas. Portanto, determine:

  • Tempo e trabalho através de um contrato de prestação de serviço;
  • Tome cuidado em relação a informação que é prestada;
  • Não permita que seu cliente faça o que ele quer;
  • Não permita que o seu cliente não pague o seu serviço de contabilidade.

É muito comum que as pessoas não joguem o jogo como tem que ser jogado em relação a cliente, alguns contadores parecem ter medo de cliente.

Você não precisa ter medo de cliente, é preciso respeitar a posição do cliente e dar sempre o seu melhor.

Entregar de fato um serviço que faz sentido para ele e uma solução que atenda exatamente a necessidade que ele tem.  

Mas ao mesmo tempo você tem que monetizar, por isso, tem que receber em dia e estabelecer quais são os critérios dessa relação.

Deixe claro os limites contratualmente escritos sobre essa relação para que você não tenha problemas futuros.

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1 mês atrás

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9 meses atrás

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