Resultado Exame do CFC 2017 para Profissional de Contabilidade tirar o CRC

No ano de 2017 quarenta e seis mil pessoas prestaram o exame do CFC, e desse número somente cerca de vinte e cinco por cento foram aprovados.

É um número bem baixo que conseguiu tirar o CRC.

Corresponde a 11.860 profissionais contábeis que ingressaram no mercado.

O que isso representa para esses profissionais?

Representa oportunidades e ao mesmo tempo incertezas.

Oportunidades na contabilidade

Oportunidades porque eles podem agora atuar nas suas áreas habilitados, melhorar as suas condições salariais dentro das empresas e podem ter mais chances no mercado.

Com essa formação também podem atuar como empresários contábeis.

Isso na minha concepção aumenta a chance deles comparados a profissionais contábeis que trabalham dentro de uma empresa e que ainda não construíram uma carreira sólida lá dentro.

Curso Exame CFC

É claro que existem muitas variações se compararmos essa pessoa que saiu “hoje” da faculdade, a um profissional que trabalha há alguma tempo numa empresa e conseguiu construir uma carreira, esse segundo terá algo uma posição à frente.

Mas estou falando para quem ainda vai começar ou que começou recentemente, essa pessoa terá degraus a mais a subir.

Mas se optar por ser um empreendedor e tiver o perfil de um, com certeza terá mais oportunidades.

Crise no mercado contábil?

E de outro lado vem as incertezas que todo profissional no começo da sua carreira irá enfrentar, elas virão em relação a valorização profissional.

Muitos se queixam que a desvalorização do profissional contábil tem aumentado, mas te digo com certeza que isso não é exclusivo da nossa profissão.

O próprio mercado enfrenta uma grande crise, e onde existe um número maior de pessoas desempregadas se aplica a lei da oferta e procura.

Acaba se tornando mais fácil para os empreendedores e para as próprias indústrias contratar profissionais que estão disponíveis, uns porque  perderam o emprego, outros por não ter experiência e serem recém-formados e acabados de tirar o CRC.

O poder de contratação para o empresário aumentou nesse sentido e consequentemente algumas empresas se fazem valer disso oferecendo salários mais baixos, mas isso não é uma realidade geral.

Ao mesmo tempo em que eu vejo empresas pagando salários bem baixos o que não é bom porque o profissional não é valorizado, eu vejo empresas que estão valorizando seus funcionários.

Aqui dentro da Tactus Contabilidade Online, por exemplo, nos buscamos valorizar os nossos profissionais, então cada empresa tem que fazer o seu papel nesse sentido.

Tirar o CRC é o começo

Agora cabe a cada profissional que conseguiu passar por esse exame do CFC 2017, definir a partir daí o caminho que vai trilhar para seu futuro.

Se tirou seu CRC apenas está no começo de uma nova jornada!

Não se enganem, pois grande parte dessa definição vem de dentro pra fora, não é o mercado que vai ditar isso, e sim você como profissional  com as habilidades adicionais que conseguiu construir.

Carteira do CRC

Quando constrói habilidades além da sua graduação “crua”, elas ajudam na sua valorização profissional.

O uso dos conhecimentos que você teve como contador na sua formação será usado de forma prática no mercado de trabalho.

Se escolher caminhos para tornar um empreendedor, tem que entender que se pretende ser um empreendedor bem sucedido tem que procurar estudar e estar plenamente habilitado pra isso.

A nossa profissão tem inúmeras possibilidades e diferentes formas de atuação.

A atividade contábil é muito ampla e o mercado do empreendedorismo hoje está bem aquecido.

Dentro desse mercado você vai encontrar diversos tipos de pessoas, alguma tem dificuldades, outras estão muito bem, vai encontrar pessoas que estão reclamando, e pessoas que estão elogiando, isso é normal dentro de qualquer segmento de mercado.

Você sempre vai encontrar as pessoas que choram e as pessoas que vendem lenço, isso faz parte.

Agora o que eu posso garantir a você é que se for um empreendedor e  se preparar para isso, conseguindo criar um processo para prospecção de clientes, se você tiver habilidades técnicas necessárias para atender ao mercado você será bem sucedido.

O papel do profissional contábil

E principalmente se você for um bom profissional com qualidade técnica e que sabe se vender.

Se você se tornar um profissional não reativo, mas sim um que constrói de fato o seu negócio.

Existem empresas que estão buscando por esse tipo de profissional sim, e muitas vezes tem dificuldade de encontrar, pois o mercado está cheio, mas falta especialização e qualidade.

Agora se for uma pessoa pessimista, que reclama de tudo, que não tem habilidades complementares, que tem dificuldades comportamentais, que só tem a formação principal e não conseguiu de nenhuma outra forma agregar conhecimento complementar, muito menos buscou experiências cuidado.

Não importa  o ramo que escolheu, se você será um dentista, médico, ou um contador, o perfil profissional conta muito.

Se está começando do zero você vai ter dificuldades da mesma maneira.

Porque todos os fatores que foram citados acima vão colaborar para a essência da sua profissão, e na profissão contábil isso não é diferente.

Otimismo na profissão contábil

O que eu quero dizer é para ser otimista e procurar fazer uma auto avaliação.

Encontre os pontos que precisa melhorar, para atingir resultados mais satisfatórios, procure mapear quais as opções de carreira você tem.

CONHEÇA O CURSO PARA EXAME DO CFC

Assim que visualizar focalize uma área, especialize-se nessa área e se torne o melhor. Busque uma pós-graduação ou uma formação complementar, que você pode fazer como forma de segunda graduação, talvez uma mais rápida do que a primeira, mas busque essas alternativas.

Se buscar essas alternativas, trabalhar a parte comportamental, conseguir construir uma marca pessoal forte e se vender no mercado como empreendedor ou como profissional você terá um grande sucesso!

Eu tenho certeza disso.

Estou na torcida pelo seu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.