Saiba quais são os três conceitos dentro da contabilidade que precisa dominar para ter uma empresa contábil digital e entenda a diferença entre transformar sua empresa e ter uma contabilidade digital.

CONTABILIDADE DIGITAL NÃO É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ENTENDA A DIFERENÇA

Dentro da contabilidade digital existem dois conceitos que o empreendedor precisa dominar, se quiser realmente ter uma empresa contábil digital.

Neste conteúdo vai conhecer esses dois conceitos, e vai entender porque muitos contadores estão sendo “iludidos” acreditando que estão construindo uma contabilidade digital.

Diferenças entre contabilidade e transformação digital

Os conceitos que precisam ser compreendidos são a diferença entre uma contabilidade digital e um processo de transformação digital.

imagem que represente sinal negativo com as mãos
Tem muita empresa contábil que está no processo de transformação digital e acredita que está construindo uma contabilidade digital

É claro que o processo de transformação de fato vem antes, mas você não pode se enganar em achar que simplesmente transformando digitalmente sua empresa contábil vai ter uma empresa de contabilidade digital.

Isso parece meio confuso?

Mas acredite, não é!

Vamos entender algumas diferenças entre os dois conceitos de quem está transformando sua empresa e de quem tem uma contabilidade digital.

Captação de clientes

Uma das principais diferenças está na captação de clientes. Numa contabilidade digital todo o processo de captação de clientes vem através da internet, ainda que tenha influência através de algumas atividades fora da internet.

Essa estratégia é utilizada por empresas de contabilidade online e pela própria Tactus Contabilidade Digital, nós sempre que possível fazemos a participação de eventos, com processo de influência.

Mas, a negociação de contrato e todo o trâmite que se segue dentro da jornada do cliente, acontece na internet.

Quando falamos de uma empresa no processo de transformação digital, ela pode ter negociações e reuniões presenciais para fechar com clientes e isso não acontece na Tactus Contabilidade Digital.

Mas isso é comum quando temos uma empresa em processo de transformação.

Como ela está se transformando, também começa a negociar de forma online, ou seja, começa a agregar outras formas de fechar clientes através da internet.

Site contábil

Além disso, ela já tem um site que ajuda no processo de venda do serviço.

Pode ser um site preparado para a conversão mas é diferente de um site como o da Tactus Contabilidade Digital.

No site da Tactus, nós aplicamos um esforço muito grande dentro dele, para que ele possa gerar resultados. Isso porque toda nossa estratégia gira em torno de fazer as pessoas chegarem ao site.

O site da Tactus Contabilidade Digital e seus resultados são frutos de um processo de geração de tráfego, conteúdos para conversão, estratégias de SEO e otimização o tempo todo.

É muito complexo.

Eu analiso até mesmo o tempo de carregamento das páginas e como isso pode influenciar no nosso processo de conversão.

Contabilidade digital: Entenda o jogo

Quando falamos em contabilidade digital, é um jogo diferente, porque na contabilidade digital é preciso ter crescimento acelerado e um tipo de serviço que te permita se deslocar dos seus custos, com relação ao número de clientes atendidos.

Toda empresa contábil hoje que não se transformar digitalmente perde muito espaço no mercado, por que isso acontece?

Porque se a empresa, por exemplo, mantiver arquivos físicos a gestão, custo e administração desses arquivos implica em gasto de energia, tempo e recurso, com algo que não agrega mais valor.

Neste caso, ela precisa digitalizar o seu arquivo, sair do papel e melhorar esse fluxo documental.

imagem que represente mural de ferramentas utilizadas na Tactus
Já numa empresa de contabilidade digital não existe fluxo físico de documentos

Trabalhamos na Tactus Contabilidade Digital com dezenas de novos clientes todos os meses, sem ter uma circulação de fluxo de documentos.

Exceto quando a gente pensa no caso da abertura de empresa, que ainda exige que um documento físico a ser assinado, dependendo da situação.

Mas, não há fluxo de documentos físicos na jornada do nosso cliente e todo o processo é transformado em relação a isso.

Conceito de contabilidade digital

Muitas empresas estão pregando uma história errada, fazendo com que contadores acreditem que terão uma contabilidade digital pura e simplesmente por adotar uma única ferramenta.

E não é isso que acontece na prática…

Para ter uma contabilidade digital precisa ter um conceito de negócio digital!

Não será uma ferramenta que vai transformar a sua empresa contábil em uma contabilidade digital.

A ferramenta faz parte de um processo de muitas ferramentas e sistemas alinhados com o modelo digital para ter uma contabilidade digital.

Então, você precisa entender que essas ferramentas precisam andar orquestradas junto com outros elementos para de fato ter uma contabilidade digital.

Não se esqueça: não será uma ferramenta que transforma a sua empresa.

Para ter uma ideia, dentro da Tactus Contabilidade Digital, em toda nossa jornada – que vai desde o processo de atração e todo o processo de operação atendimento do nosso cliente – nós utilizamos mais de 60 ferramentas.

É claro que temos muitas ferramentas de marketing, mas todas as nossas ferramentas são online, todos os sistemas são online.

Quando tem uma empresa em um processo de transformação digital, não necessariamente terá ela toda online e não necessariamente ela utiliza um sistema na nuvem.

Ela pode utilizar ou não.

Nesse momento que estamos vivendo esse home office, no nosso caso, o servidor é todo web.

imagem que represente pessoa trabalhando de home office
Meu time está trabalhando de casa, sem problema algum

Nós temos mais de 70 pessoas nesse momento trabalhando para Tactus Contabilidade Digital de casa, isso só é possível porque nosso sistema é online.

Numa contabilidade que está num processo de transformação essa realidade pode não acontecer ainda.

Talvez a empresa utilize outras maneiras para ter acesso ao sistema, mas não é uma empresa que tem a “pegada” 100% digital.

Pense estrategicamente no seu negócio

Ter um negócio contábil digital exige uma estrutura diferenciada e conhecimento mais apurado.

Nos últimos anos, desde quando transformamos a Tactus Contabilidade Digital numa empresa de contabilidade digital, de fato, aprendemos muito diante desse processo.

imagem que represente equipe atual Tactus Contabilidade
Diante desse processo, construímos um negócio que é escalável e que se multiplicou

Olhando para 2015 nós tínhamos 10 profissionais, e hoje temos mais 70.

Fora a nossa carteira de clientes, que naquela época era pequena e composta por empresas que não tinham fit com o digital.

Hoje nossos clientes são 100% digitais e estão alinhados com o digital.

Mas nós passamos por um processo de transformação para que isso de fato pudesse acontecer.

Não foi da noite para o dia que nos tornamos de fato uma empresa contábil digital.

Contabilidade tradicional: Principais características

Será que a sua empresa ainda é tradicional? Confira as principais características da contabilidade tradicional:

  • Olha para dentro da sua sede e vê um arquivo físico;
  • Nota que seu time não está preparado digitalmente;
  • Não usa quase nenhuma ferramenta;
  • Tem muito trabalho manual, repetitivo e desnecessário;
  • Na sua operação percebe que seus processos não estão alinhados.

Se a maioria dos itens acima corresponde a realidade do seu negócio, significa que você está muito mais próximo do tradicional do que do digital.

Portanto, você não tem estabelecido um modelo de fato para ganhar mais produtividade.

Fuja do modelo de contabilidade tradicional

O caminho é iniciar um processo de transformação digital, e conduzir sua empresa para sair do tradicional, que está super ameaçado.

Isso porque o tradicional não consegue ter o preço mais competitivo, ele não é produtivo, tem o cliente totalmente desalinhado, consequentemente você precisa migrar isso.

E aos poucos agregar os aspectos digitais…

Para isso você pode começar fazendo um atendimento para o seu cliente via WhatsApp, que é básico e todos deveriam ter, mas ainda algumas empresas de contabilidade estão patinando numa coisa tão básica como essa.

Aos poucos você começa a adotar algumas ferramentas de automação e evoluir aos poucos a sua empresa num processo de transformação digital.

Metodologia Anderson Hernandes

Agora para construir um negócio contábil digital de fato, você precisa agregar os três elementos da minha metodologia para a contabilidade digital, que são:

Gestão de processos

Gestão de pessoas

Sistemas e ferramentas

Esses três elementos quando andam de forma síncrona alinhados com o digital permitem que inicie o processo de construção de uma empresa contábil digital.

A sua empresa contábil digital não é digital pura e simplesmente porque fez um site, adotou uma ferramenta ou eliminou os papéis.

Você precisa alinhar os três elementos citados acima.

Como alinhar elementos da contabilidade digital

Você pode aprender tudo com o que eu mostro dentro da minha metodologia.

Participe do nosso Programa de Contabilidade Digital e entenda na prática o que nós fizemos para transformar a Tactus Contabilidade Digital!

Participe do programa que ajuda sua empresa a construir conceito de time e resultados no seu negócio
Participe do programa que ajuda sua empresa a construir conceito de time e resultados no seu negócio

Você saberá como conseguimos multiplicar nossa carteira de clientes atendendo digitalmente, quais as ferramentas que utilizamos, como ajustamos processos, como organizamos a nossa empresa para ter mais produtividade e como é que fato se constrói uma empresa no modelo de contabilidade digital.

Gostou do artigo? Deixe um comentário para nós e confira outros conteúdos de valor aqui.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores