Saiba qual é a importância da gestão de processos e pessoas para o seu negócio? Vamos compartilhar quais os desafios estão envolvidos nesse processo e como você pode contar conosco para preparar sua empresa também.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA CONTABILIDADE

Neste conteúdo vamos compartilhar exclusivamente com você o andamento das mudanças na unidade Tactus BH. Você vai entender os desafios existentes neste processo e como estamos procedendo com a gestão de pessoas para ter melhores resultados. Confira!

A Fernanda é nossa gestora de pessoas e está em contato constante com nosso time, neste momento de tantas incertezas achamos importante compartilhar com vocês esse processo de mudança e como lidamos com a gestão de pessoas e processos.

imagem que represente reunião entre sócios Tactus
Depois da aquisição da nova unidade estamos num processo de mudança de cultura

A unidade de BH antes de ser Tactus era uma “outra empresa”, existia uma mentalidade que queria ser digital, porém não tinham essa visão de processos e gestão de pessoas.

A função da Fernanda é enxergar o todo dessa nova unidade e suas necessidades, entendendo os detalhes e necessidades de todos os departamentos.

Foi preciso verificar como eram os processos e como eles poderiam ser aprimorados, utilizando toda experiência que ela já tem na unidade da Tactus de São Paulo, para aplicar tudo isso na nova unidade.

O grande desafio

A empresa já tinha uma forma de trabalhar e estava funcionando, com a aquisição foi preciso transpor uma outra metodologia, para um negócio diferente, que têm características próprias.

Como a empresa já existia e está em outro Estado, é importante considerar que existem situações específicas da região e tivemos que lidar com uma cultura que já existia.

imagem que represente pessoa analisando outra pessoa enquanto conversam
Tudo tem que ser verificado desde o perfil das pessoas até o perfil dos clientes

A cultura dos clientes e do time é diferente da nossa e estamos nos adequando.

Isso acontece com qualquer mudança, é comum que existam dificuldades e que alguns clientes e colaboradores não aceitem mudanças e para superar isso, é preciso trabalhar e analisar tudo corretamente.

No caso de BH, junto com o nosso sócio Bruno Lanna, é possível estipular qual é a melhor hora de mudar e como deve ser feito.

Ganhos positivos

Em março, a Fernanda assumiu a operação e afirma que já pode colher resultados positivos. Confira!

A primeira questão está nas ferramentas que foram implantadas tanto para gestão, quanto para operação. Um ponto que preocupava muito era o sistema que eles estavam utilizando, para o nosso ritmo era inviável, portanto, já estamos fazendo a migração.

Essa mudança fez com que a unidade tivesse ganho de produtividade, agora a rotina contábil acontece da melhor forma.

Toda adaptação é um pouquinho dolorosa, principalmente quando falamos de uma mudança de sistema.

Mas, tanto os colaboradores quanto os clientes, têm dado feedbacks positivos.

Os clientes perceberam que utilizamos ferramentas que de fato funcionam e que facilitam os processos.

Nossas ferramentas foram testadas na nossa unidade de SP, sabemos que são altamente funcionais e temos segurança para aplicar.

Mudança de planos

Inicialmente, o planejamento era que a Fernanda fosse para Belo Horizonte passar dias lá para ajustar uma série de coisas. Antes da fusão fomos até BH, mas não tivemos a oportunidade de conhecer o time.

Em razão a toda situação de pandemia, ainda não foi possível esse contato próximo.

Quando a Fernanda percebeu essa situação, teve que mudar completamente o seu planejamento e conduzir as coisas remotamente. E afirma com certeza que “Com ferramentas, tudo é possível!”

Tudo aconteceu ao mesmo tempo, a fusão e o início da pandemia.

Tivemos dificuldades por falta de tempo, no início por causa de todas as mudanças que estavam acontecendo em São Paulo devido a pandemia.

Passada a fase inicial, depois de ter todo nosso time de SP ajustado e trabalhando em casa, foi possível sim entrevistar as pessoas através de ferramentas e conhecer cada integrante do time de BH.

Entendemos plenamente os processos e juntos chegamos a aplicar as alterações necessárias, até mesmo em relação às pessoas.

imagem que represente pessoa insegura
Mudanças geram certo desconforto e incertezas, o bom gestor transmite confiança e auxilia que todos passem pela fase de adaptação

Todo mundo acabou ficando um pouco assustado do time de BH, eles não sabiam o que iria acontecer.

Mas nossa experiência e expertise falou mais alto, mesmo à distância, foi possível passar segurança para o time e entenderam que a mudança seria benéfica para todos.

É claro que neste processo de transformação, a experiência anterior que a Fernanda tinha da reestruturação feita há alguns anos na Tactus, fez toda a diferença.

Nós temos muitas situações de mudança, mapeadas.

Sabemos qual a hora certa, quanto tempo demora uma mudança, como lidar com uma pessoa que precisa se adaptar, como passar segurança para o time e tudo mais.

Com nossa experiência, sabemos reconhecer o perfil das pessoas e identificar o que fazer em diversas situações. Sabemos os atalhos e como agir para entender e até mesmo moldar as pessoas, conforme a necessidade da empresa.

Gestão de pessoas e processos

Sempre falamos que a questão pessoal só depende do colaborador. Nosso papel é mostrar e ajudar, mas fica a critério de cada um melhorar nesse sentido.

A gestão de pessoas e a gestão de processos, podem andar lado a lado?

Elas devem andar lado a lado. A Fernanda afirma que as duas coisas estão interligadas!

Como ter um processo que funcione se você não tem pessoas dedicadas a ele?

Tudo isso tem que estar sempre bem alinhado, caso contrário não vai conseguir que seus processos e prazos sejam cumpridos, sem isso viverá sempre no sufoco.

Recentemente nós lançamos o nosso curso de gestão de pessoas e processos.

Nós falamos sobre a relação com os gestores, sobre o processo de tomada de decisão, como coordenar gestores, como lidar com a parte de gestão de pessoas e processos e muito mais.

banner com divulgação do curso Imersão online de gestão de pessoas e processos
Garanta seu acesso ao curso!

A Fernanda tem cerca de 60 pessoas que respondem diretamente a ela e dentro do nosso curso, todos os processos estão detalhados na prática.

O curso conta com quatro diferentes encontros ao vivo, que ficarão disponíveis através de gravação feita exclusivamente para os alunos do curso. 

Tenha plena certeza de que esses atalhos que vamos passar para vocês que estarão conosco no curso, farão imensa diferença, principalmente neste momento que estamos vivenciando.

Se na Tactus não tivéssemos um time forte, processos alinhados e ajustados, tudo seria muito mais difícil. 

imagem que represente equipe Tactus reunida em dezembro
Temos certeza que independente de qualquer situação eles estariam junto conosco para passar por toda a fase de dificuldade

Nossa operação digital e os processos alinhados permitiram que isso acontecesse do modo mais tranquilo possível.

Nosso processo funcionou tão bem que por lei, já estamos autorizados a voltar às atividades presenciais, mas optamos por continuar protegendo nosso time e trabalhando à distância.

Tenha seu time preparado para qualquer tipo de mudança!

Esse é o cenário ideal: Não deixe para começar amanhã essa mudança, se a sua empresa ainda não começou, já está atrasada.

Vamos ajudar você a gerir pessoas e processos para ter um time campeão como o nosso.
Para conferir outros artigos do nosso blog clique aqui.

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp chat