Ter escritório próprio ou uma franquia contábil

Vale a Pena a Franquia no Mercado de Contabilidade

Vale a pena adotar uma franquia na contabilidade?

Alguns empreendedores já tem um negócio, já tem uma empresa contábil e resolvem mudar apenas para o modelo de franquia.

Existem duas situações: uma empresa já estabelecida que resolve virar franquia e um profissional que é recém formado e está entrando no mercado, e faz isso através de uma franquia.

Cada uma dessas situações expõe necessidades diferentes e as realidades são diferentes.

Franquia ou escritório próprio

Para o profissional que está entrando no mercado, ao optar pela franquia, haverão alguns “benefícios”.

Sabemos que a realidade do mercado contábil mudou.

Hoje o empreendedor não tem mais como concorrente direto apenas outros contadores, é preciso entrar no mercado com mais do que somente a contabilidade.

Hoje o empreendedor precisa entrar no mercado com tecnologia, com expertise, com conhecimento técnico e essas são particularidades que o profissional que está ingressando no mercado geralmente não possui.

O empreendedor contábil precisa estar preparado para este processo de transformação
A evolução do mercado contábil exige um novo perfil dos contadores

Se ele no seu estágio ou anteriormente já trabalhou em alguma empresa contábil ele pode ter uma expertise em determinada área, mas quando você se torna dono do negócio é preciso ter uma expertise que englobe o negócio como um todo ou um valor de investimento significativo para estar na ponta em todos estes aspectos.

Gestão de franquia contábil

E nesses pontos a franquia ajuda este profissional, pois, as franquias já trazem o que o mercado tem de melhor, ela já vem com um bom sistema, uma ferramenta de gestão de processos, processos já mapeados e até mesmo a sua estrutura física, que vai servir para otimizar uma série de coisas.

O sucesso de uma empresa envolve muitos aspectos e numa franquia não haverá somente você pensando nisso, alguém já foi lá, já começou e formatou algo que vai atender aos aspectos que o mercado precisa.

Todo suporte é oferecido pela franquia garantido segurança no serviço prestado
As franquias são uma modalidade de negócios que oferece toda estrutura e suporte

Ser franqueado traz soluções no sentido de que o empreendedor não precisa inicialmente ter a expertise em todas as áreas da contabilidade, ele já te atende com isso.

Quem já é da área sabe da dificuldade de trazer pessoas para seu time, que se engajem na sua cultura, que atendam seus processos e muitas vezes quando uma pessoa está “pronta” para a nossa empresa ela resolve abrir um negócio próprio, resolve sair.

Então, a franquia pode atender desde os empreendedores iniciantes até aqueles que estão passando por um dissolução de sociedade, por exemplo, e precisam de estrutura para continuar no mercado.

E no caso do empreendedor optar por uma franquia, já estando no mercado de trabalho, pode trazer muitos benefícios também.

Como disse acima, o mercado mudou e busca outras habilidades de um contador, e o uso da tecnologia é um desses diferenciais.

Transformando o tradicional em franquia

No momento que uma empresa tradicional opta por se transformar em franquia uma das mudanças principais é o desuso do arquivo analógico e a adoção das ferramentas tecnológicas.

A franquia dispõe para o empreendedor uma série de ferramentas que automatiza todos os seus processos e essas ferramentas incentivam que o empreendedor cada dia mais abandone o uso de papéis.

E para quem está iniciando no mercado ou mesmo que já está no mercado, mas está com dificuldades de estabelecer processos e implantar tecnologia no seu negócio a franquia é uma alternativa.

Existe várias mudanças ao transformar o tradicional para uma franquia
O empreendedor deve estar preparado para as mudanças ao optar pela franquia

Uma das grandes questões é alinhar expectativas pois, no mercado percebemos que a franquia contábil ainda não é uma tendência dominante no Brasil ao contrário dos EUA, por exemplo, onde este tipo de empreendimento é líder de mercado.

No Brasil as franquias estão começando agora e têm menos de 10 anos. Acredito que hoje existam cerca de 100 unidades, e o processo de tracionamento é bem lento.

Modelos de franquia

Existem tipos de franquias no Brasil, e como escolher a melhor?

Tudo tem que ser feito a partir de análise. Cada franqueador tem no seu negócio as regras para que você se torne um franqueado e essa análise é muito importante.

  • Existem franquias que permitem que o empreendedor mantenha a sua marca, já outros não.
  • Algumas querem a taxa de franquia à vista e outras te trazem outras possibilidades.
  • Temos as franquias que trabalham de modo engessado, que farão o seu cliente mas 70% do honorário é dele e 30% somente fica com o empreendedor.

Essas são apenas algumas variáveis..

A franquia é um caminho dentro dessa realidade que vivemos, onde algumas oferecem a possibilidade de te colocar na ponta do negócio, pois têm força pra isso, já algumas ficam muito atrás no mercado.

Em minha opinião é importante inicialmente se preocupar em estar ao menos no intermediário.

Algumas pessoas entram no modelo de franquia e não conseguem se alinhar e saem da franquia, por isso, antes de pensar nisso é preciso avaliar a necessidade de uma predisposição para aceitar regras e normas que não são suas.

Para partir para a ideia de franquia é preciso saber que deverá se adaptar a muitas coisas.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by