Comprar ou alugar um imóvel?

Vale a pena ter Sede Própria em Empresa de Contabilidade

Vale a pena ter uma sede própria ou alugar um imóvel para o meu negócio contábil?

Essa é uma questão que gera polêmica, pois é muito comum pensar sobre a importância da sede própria.

Se voltarmos um pouco ao tempo vamos entender que a sede própria sempre foi considerada como um diferencial.

Antes, o fato de ter uma sede própria era colocado no cartão de visitas, exposto ao cliente na negociação, inserido no site e etc.

Diferencial para os clientes

Estou me expressando no tempo do “passado”, mas isso não significa que isso não seja feito ainda hoje.

A sede própria, por um bom tempo, foi vista como um diferencial, mas as coisas mudaram em relação a isso.

Hoje para o nosso cliente não importa se temos ou não um sede própria: o que importa realmente é a entrega efetiva do trabalho que nos propomos a fazer.

Um atendimento diferenciado é o que importa para o cliente
O cliente deseja um atendimento efetivo

Então quando pensamos que ter uma sede própria hoje é um diferencial para o mercado é um pensamento errado, pois as coisas mudaram.

Há 10 ou 15 anos atrás isso poderia sim ser visto como um diferencial, mas hoje não é mais.

Isso não faz diferença real para o mercado, bem como não faz diferença todas as certificações que nós possuímos no nosso negócio como o ISO, se a entrega do serviço não for a melhor possível.

A sede própria não é relevante ao ponto de manter um cliente em sua carteira. O cliente permanece na sua empresa se entregar valor para ele e atender as necessidades dele, isso é o mais relevante.

Vantagens e desvantagens 

Outro fator que deve ser levado em consideração é que a sede própria traz à empresa benefícios, porém traz também alguns problemas.

Nós na Tactus temos parte do escritório como sede própria e parte locada. Assim, vivemos os dois lados da situação.

Quando a sua sede é própria uma das vantagens é modificar o imóvel a medida das suas necessidades.

Mas, pensando na nossa situação, se comprássemos o espaço que utilizamos que é locado teríamos que investir alguns milhões, o que resulta perguntar: será que isso seria o melhor para a minha empresa?

O que será melhor para sua empresa
Analise realmente qual é a necessidade do seu negócio

Eu congelaria um valor significativo que poderia ser utilizado para outras finalidades como o crescimento da minha empresa contábil. 

Estamos num tipo de negócio, que é a Contabilidade Digital, que tem como característica um crescimento bastante acentuado.

Todos os meses colocamos em nossa base, através de estratégias de marketing, uma quantidade grande de clientes, muito mais que algumas empresas colocam por ano nós conseguimos colocar num único mês.

Investimento

Mas para isso acontecer eu preciso, dentre outras coisas, de dinheiro para investir, o investimento é essencial para que as coisas aconteçam.

E eu tenho um retorno do meu investimento que leva uns meses, ou seja, eu preciso mobilizar um dinheiro nesse processo de crescimento.

E a falta de caixa para uma empresa contábil escalável é um fator que pode agir negativamente, pois vai impedir o crescimento.

Numa empresa escalável é preciso investir para colher depois o retorno deste investimento com o decorrer do tempo conforme o cliente for se pagando dentro da operação.

Se eu imobilizar o meu dinheiro eu posso perder o caixa, posso perder essa força.

Qual vale mais a pena: a valorização de um imóvel ou de uma empresa contábil?

Hoje uma carteira, não muito boa, de uma empresa contábil vale no mínimo 10x o valor do faturamento dela.

Então se você investiu num imóvel que não vai valorizar 10x o seu valor e pode, até mesmo, perder valor empatou o seu dinheiro, não consegue tracionar e, portanto, está perdendo dinheiro.

Planejamento será decisivo para um investimento correto
Elabore um planejamento para investir corretamente

Hoje temos locações num preço bastante razoável e se uma pessoa está iniciando um negócio é muito difícil também que ela entre num processo de financiamento , porque ela não vai ter capacidade de prever o resultado que esse negócio dela vai gerar e a locação é a melhor opção.

E além disso ela pode se prender a um imóvel pequeno e precisar crescer num curto espaço de tempo, que é o problema que tivemos na Tactus: precisamos alugar mais salas para dar vazão ao que eu precisava dentro do meu negócio.

Eu tenho o meu imóvel há 12 anos. Nesse tempo enfrentávamos um outro cenário, nós quase não tínhamos imóveis disponíveis na minha região o que é completamente diferente. Imóveis que oferecem uma estrutura muito melhor e moderna.

Mas estamos presos ao nosso imóvel por fatores como: o número de empresas que estão lotadas na nossa sede virtual.

Antes da decisão : Reflita

Então, o que você precisa levar em consideração é a sua situação. 

Não quero que enxergue somente pelo lado negativo, mas o importante é que fique bem claro que em minha opinião é mais negativo do que positivo ter uma sede própria.

Cada um deve estabelecer uma linha de pensamento e avaliar, é preciso refletir sobre o assunto, pois a compra de um imóvel pode ser muito mais emocional do que racional.

Sob o ponto de vista emocional é muito legal ter a sua própria sede, mas racionalmente isso não é muito relevante.

Você acha que é tão relevante assim para o seu mercado, para o sucesso do seu negócio contábil, para o seu crescimento e para seus resultados ter uma sede própria para a sua empresa contábil?

Reflita sobre essa questão para te ajudar nessa decisão da compra do seu imóvel.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by