Você é um profissional liberal ou possui uma empresa de serviços?

Recentemente numa consultoria de marketing notei a dificuldade do meu cliente em identificar a si mesmo como um profissional liberal ou empresa de serviços profissionais. Baseado nisso decidi publicar um artigo para ajudar você a identificar a sua forma de atuação no mercado.

Antes de tudo, quero deixar claro ao leitor que não estou tratando de aspectos tributários, por isso mesmo o profissional liberal aqui mencionado pode ser representado por meio de uma pessoa jurídica.

 

Foco profissional

O foco de um profissional liberal é dado no nome dele e não na empresa. Fica claro que o contratante está contratando os serviços deste profissional ainda que ele utilize ajuda de profissionais para auxilia-lo.

 

Tamanho do negócio

Um profissional liberal pode possuir uma pequena equipe para dar apoio aos seus serviços realizados com o cliente sem deixar de ser um profissional liberal. Quando essa equipe incluem outros profissionais que realizam serviços técnicos o enfoque passa a mudar para empresa de serviços.

 

Limitação de atendimento

Uma empresa normalmente não terá limitação de atendimento no mercado, podendo ampliar a sua base profissional caso deseje crescer, já um profissional liberal não tem como atender mais do que a sua capacidade pessoal lhe permita.

 

Personificação

Se o cliente o identifica como peça chave de atendimento e serviço prestado provavelmente você se enquadra como profissional liberal. Por exemplo, o meu cliente contrata os meus treinamentos e consultorias e nunca de um profissional representado por mim, mesmo que eu esteja representado por uma pessoa jurídica.

 

Cabe lembrar que o sucesso tanto de uma empresa de serviços profissionais como de um profissional liberal depende de estratégias de marketing acertadas e aplicáveis a cada tipo de empresa. Por isso não deixe de estudar o assunto e conte comigo com a ajuda necessária para o seu sucesso profissional.

Se você apreciou esse artigo compartilhe nas redes sociais e sucesso!

 

SOBRE ANDERSON HERNANDES

Anderson Hernandes é especialista em marketing e marca profissional, formado em contabilidade e marketing, palestrante e escritor de sete livros, incluindo duas grandes referencias no mercado: “Marketing Contábil – Estratégias para Empresas de Contabilidade” e “O Poder da Marca Pessoal nos Negócios – 10 armas poderosas para o seu marketing pessoal”.

 

INFORMAÇÃO A IMPRENSA:

Disponibilidade de entrevistas com Anderson Hernandes

(11) 3458-7367 / 98288-3004

www.andersonhernandes.com.br

contato@andersonhernandes.com.br  

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores