WORKSHOP CONTABILIDADE ONLINE E DIGITAL

Você sabe como garantir que a sua empresa contábil continue existindo nos próximos anos?

Você está preparado para o processo de transformação que o mercado vem enfrentando e suas novas tendências?

Não?

Então você precisa acompanhar o conteúdo a seguir, pois, nele vai entender como acontece o processo de transformação e também como preparar a sua empresa contábil para ele. Além disso, vai entender como ter resultados e não correr o risco de desaparecer neste mercado.

Mas, antes de tudo vou descrever uma situação hipotética para elucidar o que quero que entenda…

Imagine que estamos em uma uma maratona e dentro dela contamos com 04 categorias diferentes de participantes, e eles são:

imagem que represente corredores de maratona
Com qual grupo você se identifica mais?

Grupo 1: Esse grupo é composto por maratonistas, eles estão no pelotão da frente. 

Essas pessoas são profissionais e estão disputando o primeiro lugar. 

Assim que a corrida inicia eles “voam” e estão à frente dos demais.

Grupo 2: Este grupo é composto por pessoas que não são maratonistas mas que são fisicamente muito bem preparados. 

São os amadores que treinam todos os dias e tem o hábito de correr e estão trabalhando para chegar no fim da corrida no menor tempo possível, esse segundo pelotão também concluirá a corrida.

Grupo 3: Neste terceiro grupo temos as pessoas que não são profissionais, mas tem preparo físico, que fazem academia com frequência e vão completar o percurso.

Mesmo que que parte desse percurso seja feito através de caminhada.

Grupo 4: Esse grupo é composto por pessoas totalmente despreparadas, em todos os sentidos. 

Eles estão na corrida mas não estão levando a sério, ficam conversando, começam a corrida dispersos e etc. 

Esse grupo não está preparado para chegar ao fim dessa corrida, e este quarto pelotão não vai chegar a tempo. 

Toda corrida tem um tempo e a dado momento ela deixa de existir, a corrida vai acabar e eles não vão completar.

E qual a relação dessa história com a nossa realidade no mercado contábil?

Dentro do mercado contábil também temos 4 diferentes grupos de profissionais e empresas, preste atenção e tente entender de qual dos grupos você faz parte.

Vou relacionar os grupos na mesma linha que fiz com a história da corrida.

Grupo 1: Comparando aos maratonistas preparados são as empresas contábeis que estão à frente dos aspectos de envolvimento com a tecnologia e muitas delas criaram as suas próprias soluções ou estão conectadas diretamente com empresas de software que estão testando novas soluções.

São empresas que estão à frente e são precursoras no uso de uma série de coisas que fazem grande diferença como a robotização e inteligência artificial.
Essas empresas estão altamente preparadas para as evoluções dentro deste mercado de contabilidade e irão chegar na frente das outras.

Grupo 2: São as empresas que não desenvolvem suas próprias soluções, mas estão preparadas para acompanhar de perto as soluções existentes no mercado. 

Essas empresas muitas vezes não podem dispor de grande investimento, mas estão acompanhando o que está acontecendo  e não vão ficar para trás, mesmo que ela chegue num segundo pelotão dessa corrida.

Grupo 3: Esse grupo reúne as empresas que estão “acordando agora”, são aquelas que estão vendo outras empresas performando e estão buscando informações

É um grupo de empresas que está vendo que o mercado está mudando rapidamente e já estão atentas a essa nova realidade e estão começando e avançando no processo de transformação.

Este grupo de empresas também chegará “ao fim da corrida”, mesmo que um pouco depois.

Grupo 4: Esse grupo detém as empresas que mal sabem o que está acontecendo, parece que elas vivem uma vida paralela ao que está acontecendo no mercado.

Elas ainda utilizam seus sistemas internos ultrapassados e não tem familiaridade alguma com as novas possibilidades de arquivamento de documentos, ainda estão afundadas em documentos físicos. 

São coisas que não fazem sentido porque elas não conseguem ter um processo preparado para os novos desafios presentes hoje na contabilidade

Esse grupo ficará tão atrás dos demais que simplesmente não haverá tempo de chegar ao final dessa corrida.

Em qual grupo a sua empresa contábil se encaixa?

Se você chegar a conclusão que a sua empresa contábil está no quarto grupo, você tem pouco tempo para começar esse processo de transformação.

Se a sua empresa se encaixa no terceiro grupo, ou seja, já está acompanhando o que está acontecendo, mas sabe que precisa continuar evoluindo você também precisa avançar rapidamente neste processo, caso contrário, você pode se integrar ao grupo que ficará para trás.

Não há mais tempo a perder!

Estamos passando por um grande processo de transformação, e para que sua empresa não fique para trás diante desta realidade, terá que entender uma série de variáveis.

imagem que represente grupo de pessoas em reunião
Mantenha-se atualizado sobre o mercado para evitar a concorrência

Um fator presente diariamente na vida de muitas empresas é a ameaça da concorrência, e qual o grau de ameaça do que tudo o que está acontecendo no mercado no aspecto de transformação tem para o seu negócio contábil?

Responda sinceramente aos questionamentos abaixo:

  • Você se sente ameaçado por empresas que desenvolveram tecnologias ou que estão utilizando tecnologias e que se denominam como contabilidade online e estão praticando um preço muito mais baixo do que o seu?
  • A sua empresa está sofrendo ameaças dos seus clientes para baixar os honorários porque estão sendo impactados por outras empresas que já aplicam honorários mais baixos que o seu?
  • Olhando para a produtividade da sua empresa, você percebe que seu time poderia produzir muito mais, mas você não consegue alavancar processos de produtividade ou tem dificuldade de entender como transformar a sua empresa para ser mais produtiva e rentável para o mercado?
  • Você ainda trabalha com um número excessivo de papéis enquanto outras empresas praticamente eliminaram o uso de papel?

Se você respondeu “sim” para uma dessas perguntas é importante que você considere que a sua empresa se encontra sob ameaça no que envolve as mudanças tecnológicas.

E ninguém está salvo disso…

Até mesmo as empresas que já evoluíram nas questões que acabei de citar podem estar ameaçadas, pois, estamos vivenciando um processo de transformação muito rápido dentro da contabilidade e neste processo de transformação todas as nossas empresas precisam continuar evoluindo para se manterem vivas dentro deste mercado de maneira competitiva.

Estamos vivenciando um novo jogo e o que te fez chegar até onde está hoje não vai garantir que você chegue nos próximos níveis. Temos que nos preparar para chegar a outros níveis.

E como podemos nos preparar para outros níveis?

imagem que represente dados estatísticos
As evoluções são constantes e você não pode acomodar-se

A primeira coisa a fazer é: olhe o que está acontecendo em volta no mercado contábil, faça uma análise de dados, para poder entender claramente o que isso tem representado para o mercado.

Por que você acha que tantas empresas contábeis estão sendo investidas atualmente?

O que está acontecendo com essas empresas?

Elas estão se tornando cada vez mais empresas parecidas com as de tecnologia, mas até que ponto a sua empresa está nessa questão?

O que está acontecendo em relação a automações dentro do mercado ?

O que vai acontecer com os processos de automação dentro das empresas?

A pesquisa Gartner afirma que até 2022, cerca de 85% das empresas terão algum tipo de processo de automação.

Na contabilidade, se uma empresa não tiver processos automatizados ela não vai durar até 2022, sem esses processos a empresa não tem produtividade e não tem rentabilidade na prestação de serviços contábeis.

Esse processo de transformação que estamos vivenciando está sendo conduzido de forma acelerada.

É preciso pensar também em todo o processo de mudança que está acontecendo nas empresas de software. Essas que fornecem os sistemas que utilizamos nas nossas empresas contábeis, também estão passando por uma grande transformação e neste processo estão tendo que nos entregar soluções diferenciadas para mais produtividade nas nossas empresas.

imagem que represente inovação
Conte com os avanços tecnológicos a favor da sua empresa

Ou seja, as empresas estão tendo que se adequar a uma nova realidade de mercado.

Essa nova realidade resulta em empresas contábeis muito mais produtivas e digitais, com alto grau de automação para que os profissionais possam se dedicar em outras atividades.

Se a sua empresa não estiver alinhada a essa nova realidade estará de fato ameaçada.

Até que ponto a sua empresa contábil está alinhada a esta nova realidade?

Você sabe como conduzir este processo de transformação?

E você está investindo para não fazer parte do grupo que deixará de existir nos próximos anos?

Pode parecer catastrófico mas: algumas empresas contábeis que irão deixar de existir pois não serão mais competitivas porque não se alinharam às novas realidades de mercado.

Outro segmentos que ignoraram o processo de mudança e as novas necessidades deixarão de existir.

A sua empresa contábil não pode ser uma delas! Continue acompanhando o conteúdo e entenda como preparar a sua empresa para ser um negócio mais digital e ter mais resultados.

Quais são os aspectos fundamentais para ter sucesso numa empresa contábil digital?

O primeiro deles é olhar para a sua operação e entender que o processo operacional de uma empresa digital é totalmente diferente de antes.

A operação é o coração da entrega do produto contábil ao mercado, sendo assim é preciso entender que ela comanda vários aspectos do sucesso de uma empresa.

Um dos pontos importantes é como está sendo processualizada a sua operação e como você criou processos que fluem de forma diferente?

Na mudança para o digital é preciso saber que ter um processo que flui é fundamental, tudo neste mercado é muito dinâmico e requer mais produtividade.

Sem a produtividade, seu negócio fica ameaçado pois a competitividade só cresce.

Sobretudo para atender a pequenas empresas, como é o nosso caso na Tactus, nós atendemos essencialmente empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido com uma operação muito específica.

Temos que deixar muito claro como é nosso processo interno, para que toda a equipe tenha o conhecimento das etapas com o objetivo de ganhar produtividade e ter rastreabilidade de tudo o que acontece na operação.

Dentro do negócio digital é preciso olhar para todos os aspectos que influenciam uma operação e isso inclui as ferramentas que são utilizadas dentro da operação.

Isso significa que você tem que entender quais as ferramentas que fazem sentido para o seu modelo de negócio.

Hoje temos ferramentas que permitem robotizar uma série de processos dentro de uma empresa contábil.

Elas fazem a função de um profissional, ao invés de fazer input de dados ele é feito de forma automática dentre outros processos manuais.

Elas conseguem interpretar e baixar documentos e cada vez esse processo toma conta de atividades rotineiras dentro de uma operação.

Se você nunca vivenciou isso antes, as coisas vão muito além do que você pode imaginar. Entenda o que tem à disposição dentro desse mercado e quais os tipos de ferramenta que pode aproveitar dentro da sua operação, e qual o impacto que elas terão dentro do seu negócio.

imagem que represente funcionário passando orientação para outro
Profissionais adeptos aos recursos tecnológicos favorecem o bom funcionamento da empresa

Depois de tudo isso, é possível fazer o processo de implantação.

A implantação de ferramentas não é tão simples pois ela traz uma porção de desafios, relacionados à equipe, mudanças e etc. e isso deve ser conduzido por quem coordena a sua empresa para aprender quais as ferramentas certas e como fazer com que essas ferramentas sejam inseridas dentro da sua organização.

Vamos falar sobre as pessoas…

E falando em profissionais esse é um outro aspecto presente na transformação pois o tipo de profissional exigido para essa nova realidade de mercado ainda está em processo de formação.

Imagine o profissional que se dedicou sempre ao input de dados e agora tem que desenvolver novas habilidades para atender às necessidades do mercado.

Todo este desafio nos traz  uma nova realidade nas empresas contábeis que é: uma empresa contábil com uma gestão diferenciada, muito distinto de anos atrás.

Hoje para ter sucesso no mercado é preciso uma gestão muito digital, produtiva e alinhada aos interesses dos nossos clientes, mais focada em nichos e segmentos de mercado e mais tecnológica.

A medida que as ferramentas vão tomando conta e os processos são robotizados, a inteligência artificial vai fazendo parte da nossa empresa como um todo e temos o desafio: o que as pessoas vão fazer que vai agregar de fato valor para nosso cliente dentro do nosso mercado?

E como essas pessoas passam a fazer a entrega delas no seu dia a dia.

Como dito acima, elas irão passar a desenvolver novas habilidades.

Será que você está preparando o seu time para o que o mercado vai exigir no futuro?

A medida que as empresas contábeis deixam de ser apenas empresas de contabilidade e passam a ser empresas de tecnologia, nós vivemos uma nova realidade na gestão de pessoas.

Entender como funciona esse processo de gestão fará uma grande diferença, portanto, você precisa entender como transformar sua empresa também na gestão de pessoas.

imagem que represente líder e colaboradores conversando ou treinamento
Os colaboradores são o grande diferencial para inovar com sucesso

Como preparar os colaboradores para essas novas habilidades e como fazer com que eles estejam alinhados com o seu propósito, tornando a sua empresa mais competitiva utilizando pessoas como diferencial?

Se a ferramenta que eu utilizo é a mesma que você utiliza qual o diferencial entre a minha e a sua empresa? As pessoas!

Por isso é preciso entender essa nova realidade de gestão de pessoas.

Outro aspecto presente numa empresa online/digital de sucesso é a gestão estratégica.

Em uma empresa digital as coisas são mais dinâmicas e por isso você depende mais dos  aspectos de gestão do que dependeria numa empresa contábil tradicional.

Numa empresa digital é preciso olhar outros aspectos que vão além de cumprir legislação.

Quando tudo isso passa a ser feito através de ferramentas, é preciso ampliar o seu olhar.

A visão que você tem sobre o seu mercado de atuação implica no seu negócio.

Com o uso da tecnologia e com mudanças mais aceleradas, o mercado evolui de forma mais rápida e os processos concorrenciais são mais efetivos na nossa empresa.

A medida que adquirimos clientes através da internet, quebramos uma barreira de saída desse cliente, como eles entram mais facilmente, podem sair da mesma forma.

A sua visão estratégica, de crescimento, de tracionamento de carteira e a forma de tomada de  decisões, farão grande diferença.

Você se sente preparado para ser um novo tipo de gestor que este mercado exige?

Como você pode desenvolver essas atividades e dominar essas novas habilidades criando uma visão estratégica do seu negócio?

Costumo dizer que as empresas contábeis digitais devem seguir padrões estabelecidos pelo mercado de startups. 

E dentro do mercado de startups você tem diferentes fases que passa numa empresa envolvida com tecnologia.

Toda a empresa contábil da atualidade deveria ser criada ou transformada para a qualquer momento ser vendida, isso envolve todas as técnicas de gestão, ou seja, a forma como trabalha a sua empresa e controla seus dados.

Caso precise mostrar os números da sua empresa para um investidor ou um possível comprador você teria esses números disponíveis?

Essas e outras coisas no papel de novo gestor de empresas digitais você precisa conhecer.

Provavelmente você se dará conta que tem um longo caminho para aprender uma nova maneira de gerir o seu negócio e isso fará grande diferença

Como preparar minha empresa para a nova realidade?

A Tactus cresceu exponencialmente nos últimos 05 anos, mas isso foi um processo que não ocorreu da noite para o dia.

Foi um processo construído nos últimos anos através das estratégias que desenvolvemos para a contabilidade digital da nossa empresa.

E a sua empresa também tem potencial para crescer!

Abaixo você vai encontrar uma série de perguntas e respostas que são valiosíssimas para quem quer entender como ter sucesso no mercado online e digital.

1) Se você tiver uma empresa de contabilidade pode transformá-la para contabilidade digital?

R.: Transformar para contabilidade digital você realmente pode, mas deve analisar se vale a pena transformar todo o seu negócio ou se vale a pena criar um novo negócio

Para entender o que é mais vantajoso dentro do nosso programa de contabilidade online digital, no nosso encontro presencial, analisamos diferentes possibilidades existentes.

2) Quero abrir minha empresa contábil: devo começar com a contabilidade digital?

R.: A melhor alternativa para quem está começando é sim a contabilidade digital. Isso porque já vai começar com um serviço que está alinhado com o que mais cresce no Brasil hoje.

Além disso você terá uma empresa com mais produtividade, que vai trabalhar com menor custo e te permite conquistar clientes através da internet.

É possível agregar muito mais valor sendo consultivo no meio digital, ele permite transacionar muitos modelos.

Basta que você encontre o que trará mais resultados para você.

3) Preciso investir em ter uma ferramenta própria para lançar um serviço digital?

R.: Não é preciso ter um ferramenta própria, será preciso sim investir no seu site contábil e mantê-lo preparado.

Ter um sistema próprio pode ser muito oneroso, hoje no mercado existem possibilidades de ferramentas para utilizar e tornar a sua empresa digital.

Dentro do nosso programa, no encontro presencial, mostramos as ferramentas que utilizamos e disponibilizamos para teste para que você possa iniciar a sua empresa digital.

4) Meu sistema contábil atende um serviço de contabilidade digital?

R.: Nem todos sistemas contábeis estão preparados para atender de forma digital, os sistemas que dispõem de ferramentas para atender digitalmente, na maioria dos casos não está adequado para as necessidades que uma empresa digital tem dentro desse mercado.

A nossa recomendação é que você utilize o seu sistema contábil, talvez você tenha que repensar se ele está preparado para aquilo que você precisa.

Tudo isso discutimos de forma muito clara no nosso encontro presencial.

5) É possível mudar meus clientes para atender de forma digital?

R.: Precisamos entender que da mesma forma que algumas empresas contábeis não se adaptam a realidade de tecnologia, a nova forma de lidar com seus clientes e vender o seus serviços e essas empresas contábeis estão ameaçadas, temos clientes que não vão se adaptar.

A maioria, de forma mais rápida ou mais lenta, acaba se adaptando e você precisa ajudar seu cliente no seu processo de adaptação.

Existem técnicas que podem tornar esse processo mais práticos, e nós usamos elas na nossa operação, e no nosso programa compartilhamos essas técnicas e ferramentas que apoiam o processo de transformação.

6) Tenho uma enorme dificuldade de fazer o marketing: como posso mudar?

R.: Primeiramente, o marketing faz parte de uma empresa de contabilidade online digital, sem ele não é possível criar um processo de crescimento.

O processo de crescimento da Tactus só foi possível através de estratégias de marketing, sem elas isso não seria possível.

Dentro do nosso programa presencial eu compartilho estratégias de marketing que utilizamos e os aspectos fundamentais no nosso processo de mudança.

E para isso temos também uma imersão de marketing, se você não aprender como fazer o marketing da sua empresa você não terá resultado em nenhum modelo de negócio contábil.

7) A gestão de uma empresa contábil digital é diferente de uma empresa tradicional?

R.: Sim, é diferente! E você precisa entender quais são essas diferenças.

Dentro de uma empresa digital você precisa olhar muito mais de perto os números do seu negócio.

O que você tem de vantagem é que você consegue criar métricas que te permitem olhar de perto os números do seu negócio.

A visão de uma empresa digital é diferente da tradicional em muitos sentidos. 

E presencialmente nos meus programas eu vou preparar você para encarar essa nova realidade.

8) Como você fez para adaptar seus profissionais para a contabilidade digital?

R.: Em 2015 tínhamos apenas 10 profissionais e eu fui contratando mais ao longo do tempo, todos que estavam comigo em 2015 passaram por um processo de transição.

Você ajuda os profissionais a entender que vivem uma nova realidade e dá ferramentas para que eles se integrem a isso.

Os profissionais devem estar preparados para ter bons resultados, essa é mais uma informação que será compartilhada com você nos nossos programas.

9) Existe um limite de clientes que é possível atender digitalmente?

R.: Baseados em nossa realidade, se existe este limite a Tactus ainda não descobriu. Mas a sua empresa contábil deve ser estruturada baseada nos clientes que vai atender.

Todo o seu negócio deve andar concomitante ao crescimento da sua carteira de clientes.

Esse é um desafio que aprendemos a conduzir de forma adequada para ter condições de atender nossos clientes com segurança e qualidade.

 imagem que represente curso presencial na sede Tactus
Profissionais em busca de conhecimento estão um passo à frente

E para que você faça também essa estruturação, nossas dicas práticas serão de extrema importância para você.

Essas são as respostas para as principais perguntas que recebemos com frequência na nossa empresa.

E essas entre outras dúvidas precisam ser esclarecidas para adaptar a sua empresa às novas realidades de mercado.

Para entender tudo isso e muito mais você precisa participar da nossa próxima turma de Contabilidade Online e Digital.

Mas, muita atenção, essa turma é limitada!

Isso porque ela é composta por uma parte online e uma parte  na nossa sede, por isso tenho uma limitação de espaço.

Caso você demore muito para fazer a sua inscrição vai ficar fora dessa.

No nosso primeiro lançamento, em apenas 9 minutos esgotamos todas as nossas vagas, você não tem um longo tempo para tomar essa decisão.

Não perca essa oportunidade de participar desse programa!

Ele é o caminho para preparar a sua empresa para o futuro!

Transforme e aprenda como criar um negócio contábil novo através do modelo digital que é o modelo que mais cresce e em 2020 será um modelo de destaque.

Venha transformar a sua empresa contábil conosco! 

Aprenda na prática com quem já tem resultados!

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
WhatsApp chat
Telegram