5 dicas para alcançar resultados com menor esforço

Se alguém dissesse que é possível alcançar resultados performáticos com menos esforço possivelmente você desconfiaria. O mundo dá ênfase na busca por resultados, mas a verdade é que as pessoas, não raro, se esforçam muito e nem sempre alcançam seus objetivos. Mas acha possível alcançar resultados com esforço reduzido? Considero que sim, por isso vou destacar alguns fatores que poderá ajuda-los nisso:

Talento pessoal

Muitos insistem em tornarem-se bons naquilo que com muito esforço só conseguirão ser medianos. É óbvio que a dedicação é fundamental para o sucesso em qualquer área, mas tornar-se-á mais fácil e demandará menor esforço, quando investimos nosso tempo e esforço naquilo que temos talento natural. As pessoas costumam gastar mais tempo no que não ruins, imaginando que assim poderão superar uma deficiência pessoal, do que investindo naquilo que são talentosas e alcançando assim resultados ainda mais significativos.

Foco

Pode parecer óbvio, mas as atividades se perdem por falta de foco. No dia a dia, grande parte do tempo é desperdiçado por não termos foco nas tarefas efetivamente importantes, ou seja, perdemos mais tempo com o que não precisa ser feito do que com aquilo que merece nosso esforço, gastando assim energia desnecessária.

Objetividade

A maior parte dos profissionais que conheço, tem falta de objetividade. Quando encontro pessoas objetivas ainda me surpreendo, pois elas ainda são exceção. Ser objetivo não é ser simplório, mas é ser capaz de ir direto ao ponto. Difícil não é escrever uma sequencia de sentenças para explicar algo, mas ser capaz de resumir tudo aquilo que precisa ser dito em apenas três linhas. Esse é o desafio!

Curva de experiência

A falta de conhecimento e experiência faz com que desperdicemos tempo e esforço demasiado na solução de problemas que poderiam ser resolvidos em minutos. Com experiência podemos a capacidade de solucionar questões rapidamente ou encontrar a saída que para muitos seriam difícil de encontrar. Lembrem-se, as coisas só são difíceis antes de se tornarem fáceis.

Raciocínio lógico

De modo geral, o mundo segue uma lógica. Quando buscamos seguir a lógica dos fatos nossas possibilidades de sucesso aumentam significativamente. Questione sempre que uma informação ferir o princípio lógico, pois na maior parte das vezes ela estará incorreta. As pessoas quase sempre ignoram a lógica e desperdiçam tempo e esforço insistindo em soluções que ilogicamente não dariam certo.

O segredo em alcançar os resultados desejados não está somente no esforço desprendido, mas na capacidade de direcionar o esforço necessário, na direção correta e do modo mais adequado e acima de tudo com inteligência prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.