Uma dúvida comum de muitos empreendedores é sobre contratar ou não uma agência de Marketing para a sua contabilidade.
E através deste conteúdo, buscamos esclarecer se você deve ou não terceirizar o serviço de marketing da sua empresa, com o intuito de te mostrar o que faz ou não sentido, que uma agência cuide para você.
Fique ligado! E vem com a gente.
O que preciso para ter um marketing efetivo?
É necessário que você trabalhe diversos aspectos e áreas para crescer com eficiência, sempre voltado para a necessidade do seu consumidor também.
Existem 4 áreas que você precisa trabalhar para realmente chegar ao resultado que espera, que seriam:
- REDES SOCIAIS (INSTAGRAM)
- PLATAFORMA DE CONTEÚDO (YOUTUBE)
- SITE DA EMPRESA
- GERAÇÃO DE TRÁFEGO
Para criar conexão com seu cliente, esteja onde ele está. Produza conteúdos relevantes e conecte ele às soluções que você pode entregar.
Isso significa que você precisa estar atento a cada uma das áreas e trabalhar elas de maneira estratégica.
REDES SOCIAIS (INSTAGRAM)
Através do Instagram, temos diversas opções de geração de conteúdo e criação de relacionamento com o cliente, como o Feed e o Reels.
Porque o Instagram é uma rede social, uma rede social é sempre feita de pessoas para pessoas! É preciso criar conexões verdadeiras para engajar.
O Feed é um dos pontos mais relevantes que pode ser considerado como uma vitrine e porta de entrada para novos seguidores.
Ao navegar pelo Instagram, você se depara com diversos conteúdos e perfis diferentes e se aquele conteúdo entregue for atrativo para você, você irá entrar no perfil dessa pessoa ou empresa e, de cara, irá olhar como está estruturado o Feed.
E é um fato, você não começará a seguir um perfil se ele não trazer algum tipo de valor para você, você não terá tanto interesse em continuar a acompanhar o perfil, porque acredita que ele não vai agregar tanto a você ou ao que busca.
O conceito de criar valor, também está totalmente atrelada a forma das imagens, textos, comunicação com o possível lead etc.
E em agências de Marketing, normalmente você está correndo risco de que, tanto as publicações quanto as imagens, fiquem padronizadas demais e sem humanização, a famosa “cara de agência”.
Por isso, você precisa analisar se valerá a pena terceirizar TODO seu Instagram e se não seria mais estratégico, você ainda ter algum tipo de conexão mais próxima com seus clientes ou possíveis clientes.
Como utilizar a agência de forma estratégica no Feed?
Você pode usar uma agência, para fazer criativos estratégicos ou ajudar na copy da postagem, por exemplo.
Mas, o que mais gera conexão é justamente usar as imagens (falando sobre criativos e imagens) que se conectam com pessoas.
Normalmente essa conexão só acontece através de imagens reais, que você mesmo faz ou que alguém faça para você, mas que tenha a sua cara e a do seu público.
Essas imagens – reais – podem ter uma conexão maior com seu público com o apoio de uma agência, isso porque um especialista design usará tudo de forma estratégica.
Lembre-se que faz sentido usar a agência como apoio, mas a construção de relacionamento com seu cliente deve ser pessoal.
Existe mais uma ferramenta de atração que são os Reels.
E como ter resultados usando agência para fazer reels?
Quando utilizamos vídeos curtos, ter conteúdos que sejam relevantes, mas ao mesmo tempo, que tenham relação com os nossos serviços, pode fazer uma grande diferença.
Hoje, tanto na Tactus quanto na AH, temos uma equipe própria que fica responsável por cada uma das partes do processo de criação/produção, assim como os cortes para reels de conteúdos.
Porém… quando falamos sobre Instagram, é preciso que você, gestor, esteja presente para fazer com que este conteúdo tenha verdadeira relevância e que seu público se identifique com ele.
No Instagram do Anderson Hernandes, ele é quem abre as caixas de interação, pois para ele, ao deixar estas atividades na mão de uma agência, será bem possível que ele poderia perder a identidade e o timing das coisas.
Um conselho que damos é: A verdadeira diferença entre agência ou equipe interna está na velocidade de execução e entrega do que precisa.
Mas ao mesmo tempo, é indispensável que você tenha uma equipe caso opte por não contratar agência, afinal, sozinho, você limita onde pode chegar.
Porque você possui mais força quando alguém te ajuda, sobretudo na edição de vídeo.
PLATAFORMA DE CONTEÚDO (YOUTUBE)
Partindo para o papel dos vídeos… Temos a mais conhecida plataforma, Youtube. Temos nele a postagem dos vídeos e junto a isso, toda a parte de SEO, descrição do vídeo, postagem e capa.
No caso da Tactus e da AH, como possuímos time interno, a única preocupação do Anderson é produzir o conteúdo e disponibilizar nosso time para que ele organize e dê sequência.
Como funcionaria o papel de uma agência neste caso?
Quando se contrata uma agência, você produz o conteúdo e manda para a agência para eles darem sequência nas partes acessórias (Legenda, descrição, SEO, capa).
Então… No caso da Produção de conteúdo para vídeos, é preciso avaliar o custo benefício total, claro que há muito mais velocidade com um time interno, mas é necessário entender se haverá demanda suficiente para tal.
SITE DA EMPRESA
Um dos maiores exemplos de atividades que facilmente poderiam terceirizadas para agência é o site.
Porque fazer um site internamente (ter um designer/programador próprio) não valeria a pena se as demandas são baixas para este tipo de serviço dentro do negócio.
Afinal, tanto design, hospedagem, manutenção e/ou segurança, a agência, dentro do contrato que você estabelecer, poderá cuidar e entregar uma qualidade muito boa em relação a isso.
Mas é bom lembrar que, todos os sites precisam ser atualizados, não basta você simplesmente agendar uma atualização automática.
Por isso, um dos primeiros passos caso esteja contratando uma agência, é entender quais serviços serão entregues (se também é incluído a parte de SEO) e como funciona o suporte deles para sua empresa.
Ter ou não, um Blog de conteúdo dentro do meu site?
Alimentar o blog do site do seu negócio com conteúdos relevantes para o público que você atende, é um fator que pode ser considerado um diferencial.
Além de que, você poderá facilmente contratar alguém para escrever o seu conteúdo e uma para ficar responsável por postar dentro do blog.
E é mais uma das atividades que fazem sentido serem terceirizadas, logo que, as postagens não precisam ocorrer todos os dias.
Até hoje – com toda a produção de conteúdo que temos – os artigos são feitos por uma redatora terceira.
E já foram produzidos mais de 1000 conteúdos, entre as duas empresas, AH Educação e Tactus Contabilidade.
Inclusive, este foi o tema de uma palestra no Marketing Contábil Summit 2022, que é o nosso evento focado no mercado de contabilidade.
Nela, a palestrante, nossa redatora terceira, contou sobre os aprendizados com a produção de mais de 1000 conteúdos.
Pensando nisso, ao terceirizar o conteúdo, você elimina uma tarefa que poderia te “estacionar” e ao mesmo tempo, ganha mais tempo para pensar em outras estratégias para continuar gerando engajamento do seu público.
Mas será que somente através de conteúdos gratuitos (ebooks, artigos) você conseguirá atrair os possíveis clientes para o seu comercial?
Não, você precisa também patrocinar esse conteúdo, ter uma estratégia de remarketing e uma série de coisas.
TRÁFEGO PAGO
Tráfego pago é um dos meios mais utilizados para impulsionar um conteúdo na internet, é uma maneira de patrocinar um conteúdo para que ele atinja determinado público (que você pode ou não, segmentar).
E caso no seu processo inicial você vá investir pouco, nem será preciso um conhecimento profundo sobre as plataformas.
Inclusive, é uma ótima opção para ficar mais próximo dos tipos de métricas e resultados que você pode obter.
Até o momento, o Anderson toma conta de toda parte de tráfego pago da AH Educação e da Tactus Contabilidade em plataformas como o Google Adsense, Meta Ads etc.
Mas é claro que também é possível terceirizar esta tarefa, existem agências que realizam o serviço de tráfego pago para outras empresas.
Porém, é bem difícil conseguir mensurar uma tarefa que depende de diversas variáveis como o quanto gasta com cada anúncio, para quem está sendo direcionado, como está a campanha, teste de criativos etc.
Uma dica do Anderson para você é: saiba minimamente fazer isso, assim, você conseguirá ter mais clareza se valerá ou não a pena, terceirizar o serviço.
A FORÇA DE UM TIME NO CONTEÚDO DE VALOR
É importante que você construa uma conexão contínua entre a gestão e o marketing, se você não tiver isso quer seja com agência ou com um time interno, não adianta nada.
Tanto na Tactus quanto na AH Educação, existem times próprios de Marketing.
O time realiza todas as atividades de conteúdo, e tudo que é feito, passa por uma revisão final feita pelo Anderson ou os coordenadores dos times.
Afinal, não é a atitude mais correta entregar todo o marketing da empresa como responsabilidade de apenas uma pessoa.
Dessa forma, você precisa ser o maior influenciador do seu próprio negócio para ter resultados, estar ao lado, ser mais uma mão para que se possa contar.
Sendo assim, estamos chegando à conclusão que…
A AGÊNCIA VAI TE AJUDAR, MAS CUIDADO
Grande parte das atividades que influenciam na geração de conteúdo e conexão com seu cliente, pode ser feita por uma agência.
Entretanto, você precisa entender que uma agência atuando sozinha, não faz milagres e que, para ter resultados, você precisa trabalhar a quatro mãos (você e a agência).
Assuma o seu papel para o crescimento do seu negócio, investindo em Marketing.
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