Conheça os mitos e as verdades do mercado de afiliados

O mercado digital ganhou destaque como uma opção empreendedora da atualidade e tem atraído muitos em busca da tão sonhada independência profissional e financeira. Mas enfim qual é a verdade desse mercado? Nesse artigo, baseado na minha experiência pessoal tanto no mercado on-line como no off-line, espero auxiliar profissionais interessados em atuarem quer como vendedores de produtos digitais, conhecidos como afiliados, bem como os produtores digitais, os chamados infoprodutores.

O mercado digital permite ter independência profissional
Verdade
Atuando no mercado digital você pode trabalhar exclusivamente nele e não são poucos os que conseguiram isso. No entanto, recomendo que você migre gradativamente da sua carreira atual para a carreira digital caso não tenha recursos para se manter no mercado digital até alcançar os resultados necessários.

O mercado digital permite ter independência financeira
Mito
Ter independência financeira significa gerar fluxo financeiro mensal em volume suficiente para seu padrão de vida desejado, por toda a vida ou pelo resto dela, sem depender de trabalhar. Assim, confundir rendimentos alcançados das vendas de produtos digitais com a independência financeira é um erro pois a continuidade de geração de caixa depende de você trabalhar em prol dele. Porém, isso não significa que você não possa acumular riqueza suficiente para ter independência financeira. Por isso, na minha opinião, o correto é dizer que com o mercado digital você pode acumular recursos que permitiria você gerar investimentos fora do mundo digital para ter a sonhada independência financeira.

O mercado digital permite trabalhar onde desejar
Verdade
Como praticamente todo o trabalho é digital ele permite que você faça isso onde quiser, utilizando as ferramentas disponíveis. Mas isso não é diferente do que acontece em muitas profissões que usam a tecnologia e internet. Mas, trabalhar viajando pelo mundo pode ser bem mais desafiante se você não tiver disciplina.

O mercado digital permite você trabalhar menos e ter tempo livre
Em partes
Eu diria que o mercado digital dá muito mais liberdade, mas dizer que você vai trabalhar menos nem sempre seria uma afirmação correta. Olhando a produção dos principais nomes do mercado digital observa-se que para terem os resultados que têm eles trabalham muito. Agora, dizer que trabalham com muito mais prazer e liberdade seria, na minha opinião, a definição mais clara desse negócio.

O mercado digital permite ter uma empresa totalmente no automático
Mito
As ferramentas disponíveis permitem você automatizar inúmeras tarefas, tais como respostas automáticas, integração de vendas com produtos digitais, meios de pagamentos independentes e muitas outras, mas elas exigem que você atue diretamente estrategicamente e na elaboração de páginas de vendas, campanhas de marketing, blogs, cartas de vendas, programação de e-mails, criação de funis de vendas, administração de listas de e-mail e suporte a clientes, o que por si só, representa muito trabalho. Um negócio próprio não roda automaticamente todo o tempo ainda que tenha grande parte das tarefas automatizadas.

O mercado digital permite ganhar muito dinheiro
Verdade
O mercado digital permitirá que você ganhe muito dinheiro, mas você precisa saber que poucos alcançaram rendimentos de 5 ou 6 dígitos mensal. Então por que a cada dia surgem novos “gurus” com promessas de que você pode ganhar milhares de reais por mês? A resposta é simples: Eles querem vender produtos que dependem de novos entrantes nesse mercado. Não estou dizendo que os cursos vendidos não dão resultados, mas é preciso ter uma visão realista sobre ganhar muito dinheiro. A grande maioria ganhará cerca de 4 dígitos mensal, um número menor alcança 5 dígitos mensal. Os que alcançam 6 dígitos mensal, porém, são poucos, muito poucos. E mesmo assim, manter-se nesse nível de faturamento por um longo período depende de muita estratégia, conhecimento de mercado, nicho bem escolhido e investimento em propaganda.

O mercado digital tem pouco risco
Verdade
Do ponto de vista do empreendedorismo, os investimentos e riscos envolvidos para entrar no mercado digital é bem menor quando comparado com outros negócios físicos. A taxa de retorno também é bem atrativa. Mas, isso não significa risco e investimento zero. A geração de vendas vem, maior parte pela compra de tráfego através de campanhas que exigem investimentos de recursos. Os principais ativos de um afiliado são sua lista de e-mails responsiva e ter essa lista não é uma tarefa fácil. Como qualquer outro negócio exige-se qualificação empreendedora e nesse sentido investir recursos em cursos também é fundamental. Como existem várias opções de cursos nesse mercado a escolha não é tão simples assim. Outro fator importante é que o que funcionou para um não necessariamente funcionará para outro e os resultados não são garantidos. Um aspecto muito positivo nesse mercado é que o compartilhamento de informações é grande e você pode aprender muito acompanhando grupos especializados.

O mercado digital gera receita recorrente
Verdade
Mas a receita recorrente não é sinônimo de receita infinita. Essa receita precisa ser realimentada para que continue a ser gerada. Por melhor que seja um produto digital, como todo produto no mercado precisa ter evolução constante e isso envolve investimentos de tempo e recursos.

O mercado digital tem um “segredo” de sucesso em vendas
Mito
O comportamento do consumidor de produtos digitais não é um padrão imutável em que basta aprendemos um segredo, como uma receita de bolo, e assim conquistarmos vendas e mais vendas. Os mais renomados afiliados e produtores digitais reaprendem a cada dia, renovam suas estratégias continuamente e sabem que manter-se no topo não é uma fórmula mágica, mas uma combinação de metodologia, conhecimento, experiência, criatividade e muito trabalho. Por isso, não acredite em promessas de resultados garantidos ou segredos descobertos, mas busque respaldo em profissionais que desenvolveram metodologias e adapte-as ao seu nicho de mercado para ter sucesso em vendas.

O mercado digital permite qualquer produto ser um sucesso em vendas
Mito
Existe uma premissa que a combinação de uma boa copy de vendas, com uso dos gatilhos mentais certos, uma página de vendas e um bom vídeo é capaz mover as pessoas a comprarem um produto. Mas isso não é totalmente verdade, pois no mercado on-line há uma garantia de devolução que permite arrependimentos e quando o produto não atende os requisitos do cliente ele simplesmente pede o reembolso. Bem, é óbvio que assim como a venda por impulso acontece no mercado off-line, no mercado on-line ela também existe e dependendo do produto a taxa de reembolso é alta. Por isso, selecionar bem os produtos que você vai vender ou produzir produtos de alta qualidade caso seja produtor, são fatores imprescindíveis para o sucesso. Um outro aspecto em relação aos processos de vendas é que os métodos estão se tornando muito repetitivos e isso tende a causar menos efeito na decisão do consumidor. Não raro recebo e-mails praticamente iguais de produtos diferentes.

O mercado digital é uma das melhores oportunidades empreendedoras da atualidade
Verdade
Eu pessoalmente acredito tanto nesse mercado que tenho investido muito meu esforço e recursos nele. O mercado digital está apenas começando no Brasil e tem espaço para muitos produtos em nichos pouco explorados e consequentemente é uma porta de oportunidades para empreendedores conscientes que assim como em outros empreendimentos, estão dispostos a trabalhar, adquirir experiência e criar estratégias de negócio.
Se você está ou pretende entrar nesse mercado só posso desejar muito sucesso e espero ter contribuído para você esclarecendo mitos e verdades do promissor mercado digital. 
Não se esqueça de deixar seu comentário com sua opinião do artigo!

Cadastre-se e receba informações