6 vantagens de montar um serviço de contabilidade online

É importante que você leia esse artigo até o final, incluindo o vídeo gravado (cerca de 25 minutos)

Como começamos a atender o mercado de contabilidade online

Há quase dois anos atrás, após analisar novas modalidades de serviços contábeis na internet resolvi iniciar um projeto de atendimento virtual de novos clientes. Na verdade já fazíamos isso para alguns clientes pontuais, mas percebi que o negócio poderia ir bem além do que tínhamos até então.

Em 2014 passamos a atender 100% online uma indústria em Caxias do Sul, com grande volume de serviço, cliente que atendemos até hoje na mesma modalidade. Tudo é feito via sistema, sem troca de documentos físicos e inclui também a área de departamento de pessoal com cerca de 80 funcionários.

Quando realmente decidimos atuar virtualmente para outros mercados reformulamos nosso site, que já nos dava excelentes resultados e criamos uma estratégia de Marketing Contábil voltada ao mercado virtual.

As vantagens dessa modalidade de atendimento são muitas e beneficiam tanto as novas empresas quanto as empresas contábeis já existentes.

Assista o vídeo (15 minutos) antes de continuar a ler o texto:

O ano de 2015 foi impressionante para nós, simplesmente dobramos nossa carteira de clientes em número de empresas. Isso não significou que dobramos o faturamento, pois a medida que conquistávamos clientes no formato online, dispensávamos clientes no offline que nos geravam altos custos de atendimento e tinham uma relação risco-lucratividade pouco atraente.

Apesar de não faturar mais nós lucrávamos mais com menor estrutura física e equipe reduzida, com clientes de risco infinitamente menor. Isso foi um excelente benefício apresentado no vídeo.

Decisão de dispensar clientes

Decidimos que todos os nossos clientes de Lucro Real e alguns de Lucro Presumido pouco rentáveis seriam dispensados. Alguns desses clientes dependiam de mão de obra extremamente especializada e outros consumiam muito meu tempo pessoa. Eram reuniões e mais reuniões, muitas em Inglês com parceiros dos clientes em diferentes localidades. Como eu tenho uma limitação do meu tempo pessoal, não posso focalizar em uma estratégia que dependa muito de mim e não me permita tocar meus projetos, tais como as minhas palestras e cursos online.

Outro fator preponderante é que a minha vocação está ligada muito a parte comercial e não a técnica em si. Tanto que nem tenho o sistema de ERP Contábil instalado no meu computador. Enfim, são escolhas pessoais que fiz para minha carreira e empresa.

Abrir mão de clientes e focalizar na sua estratégia é fundamental para ser bem sucedido no mercado contábil!

O processo de dispensar clientes de alto valor de honorários (acima de 10 mil reais) fluiu bem, e apesar dos clientes dispensados nosso faturamento tinha crescido. A entrada dos clientes online já superavam a saída dos grandes clientes convencionais.

Mas, aconteceu algo errado no final do ano…

Perdemos nosso maior cliente

Em outubro de 2015 fomos chamados para uma reunião com o nosso até então maior cliente. Ele não seria dispensado, pois o grupo de empresas dele eram lucro presumido e simples nacional. Nessa reunião ele comunicou que fecharia as portas na virada do ano. Realmente os seus honorários eram muito representativo. Para suprir a saída dele precisaríamos de cerca de 60 clientes na modalidade online.

A empresa é muito conhecida no mercado, referência no mercado de alimentação, tanto que foi noticiada em diferentes veículos de comunicação.

dispensa-de-cliente

Voltei da reunião, me reuni com o financeiro e já providenciamos uma estratégia de intensificarmos nossa prospecção e reduzir parte dos custos. Bem, em cerca de 40 dias pegamos um número de clientes, que apesar de não ser os 60 necessários, nos permitiu equalizar nossa lucratividade com alguns ajustes, tais como um funcionário que dispensamos e que tornou-se desnecessário com a saída desse cliente.

Mais de 100 solicitações de propostas por mês

Atualmente temos todos os meses pelo menos 100 solicitações de propostas por mês. Nos primeiros 14 dias de janeiro, mês tipicamente de menor movimento, já nos proporcionou mais de 50 solicitações de propostas. Num único dia de janeiro fechamos 4 aberturas de empresas.

Confira a lista de propostas solicitadas nos primeiros 14 dias de Janeiro (somente via formulário do site isso sem contar as recebidas via Facebook):

resultados-de-marketing-contábil

Alguns dos e-mails trocados:

propostas-contabeis

Esse ano muito provavelmente terá uma demanda ainda maior, mantendo nossa taxa de crescimento com as novas áreas de atendimento que a Tactus vai proporcionar. E a crise? Acredito que a crise vai impulsionar ainda mais o empreendedorismo. As pessoas buscam alternativas e tem crescido muito o volume de pessoas que investem em um plano b, paralelo a uma atividade como empregado.

Além disso existem nichos que estamos bem posicionados e que não foram afetados ou até foram beneficiados pela crise. Portanto, se você quer conquistar mercados precisará aprender algumas estratégias de marketing contábil, dentre elas a de atuar em nichos de mercado.

Como seria sem o Marketing Contábil?

Uma coisa é certa para a nossa empresa contábil. Sem investimento de marketing e o lançamento do nosso serviço de contabilidade online, teríamos muitos problemas em manter nossa lucratividade nas operações. Os frutos que temos hoje vem de ações que plantei, junto com a minha equipe, a cada dia nos últimos anos e meses. Isso faz total diferença.

Não existem milagres em marketing contábil, o que existem são estratégias e ações que proporcionam clientes!

Diariamente recebo e-mails de empresários contábeis que me fazem a mesma pergunta: “Como conquistar clientes para meu escritório de contabilidade?” Bem, o grande problema em quem não conquista os resultados esperados está na falta de ações efetivas de marketing contábil, ações que realmente dão resultados. Não se trata simplesmente de fazer cartões de visita ou distribuir panfletos, mas ações efetivas.

Nos últimos dois anos eu investi o meu tempo no lançamento de 3 cursos que estão mudando a realidade de dezenas de negócios contábeis:

1 – COMO MONTAR UM SERVIÇO DE CONTABILIDADE ONLINE (clique para saber mais)

2 – MARKETING CONTÁBIL ESSENCIAL (clique para saber mais)

3 – MARKETING CONTÁBIL AVANÇADO (clique para saber mais)

O seu resultado em marketing contábil está diretamente ligado ao seu aprendizado prático de estratégias que geram resultados efetivos na prospecção de clientes contábeis!

Tenho investido meu tempo em ajudar meus alunos a terem uma estratégia de prospecção de clientes efetiva. Tanto que quando lancei o curso Contabilidade Online, 77% das primeiras vendas foram feitas para meus alunos do curso Marketing Contábil. Pessoas que já se beneficiavam do meu curso de marketing contábil e passaram a contar com esse novo conteúdo.

Se você quer realmente aprender os segredos do Marketing Contábil eu te convido a assistir os vídeos do meus cursos e decidir pelo conteúdo(s) que farão a diferença na sua empresa contábil. Sem investir seu tempo e parte dos recursos será difícil conquistar os resultados que almeja.

Pense nisso e conte comigo!

Anderson Hernandes

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3 Comentários

  1. Fabiana Rezende

    Estou terminando a faculdade, ja fiz a prova do crc. Em junho quero abrir meu escritório por onde devo começar? Moro em uma cidade que tem muitos escritórios, seria melhor on line?

    Aguardo,

  2. Maria Auxiliadora Borba Barretto

    Como fazer contabilidade on-line? Esse é meu sonho. Tenho estudado o assunto para fechar de vez meu escritório contábil que conta com 25 anos de atuação.

  3. Excelente. Pretendo entrar no mercado fe Contabilidade on-line. Mais, como???

    Sdcs.

    Carlos Moraes.

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