A contabilidade online e os resultados para a sua empresa contábil

Não existe dúvida que a contabilidade online é um assunto polêmico no mercado contábil. Não se pode negar que ela está diante dos olhos das empresas contábeis, principalmente liderados por empresas que massificaram o serviço no mercado, assunto esse que já abordei em outro artigo.

Leia também: A massificação dos Serviços de Contabilidade Online [AQUI]

Mas, qual é a realidade dessa modalidade? É o que vou te mostrar nesse vídeo e artigo. Primeiramente separe um pouco mais de 30 minutos para aprender muito sobre esse assunto.

Assista o vídeo:

Por que existe um movimento contrário em relação a contabilidade online?

Vamos aos fatos:
A quem interessa um modelo de negócios em que o preço baixo é considerado uma grande ameaça, em um mercado em que existem empresas, tradicionais e com estruturas gigantescas e onerosas?
Pense no empresário contábil que sempre acreditou que contabilidade só se vende por indicação, que tem perdido mais clientes do que tem conquistado e que observa um novo modelo de empresas com estrutura enxuta e que prospecta 100% pela internet com campanhas de marketing.

Não resta dúvida que é um cenário ameaçador e que não interessa a parte da classe empresarial contábil. E diante desse cenário, tenho observado influenciadores que afirmam que esse modelo não prosperará e que o cliente não compra serviços de contabilidade pela internet. Mas, qual é a realidade?

A realidade da Contabilidade Online

Em marketing existe o que chamamos de lei de mercado. São leis que não são regulamentadas por entidades de classe e não são tampouco controlada por empresários. Podem ser influenciadas, mas não controladas. Por exemplo, a “Lei da Oferta e da Procura” é uma delas. Ela está além da capacidade regulatória contábil.

Mas existem outras leis de mercado. Se uma empresa cria uma nova demanda, diferentes personagens desse mercado se manifestam, tais como os Early Adopters que são os primeiros que testam, aprovam, tornam-se fans e recomendam o serviço no mercado.
No começo dos serviços contábeis de 49 reais observei muitos Early Adopters falando positivamente do serviço, com base na percepção deles. Isso não é controlado por você empresário ou entidade contábil.

Nos meus estudos de Marketing Contábil eu mostro como as leis de mercado influenciam as empresas de contabilidade.

Outra lei de mercado é a da diminuição de preços e serviços. Há 20 anos atrás era quase impensável uma empresa de contabilidade oferecer serviços a valores inferiores a um Salário Mínimo vigente. Hoje, temos uma situação bem diferente com a diminuição dos custos de execução dos trabalhos contábeis. Mas, Anderson hoje não temos muito mais obrigações acessórias a cumprir nas pequenas empresas? Bem, olhar somente o lado do aumento das obrigações acessórias é uma visão míope do processo.

Conescap-2015-anderson-hernandes

Quando abandonamos a escrituração manual contábil e fiscal pela computadorizada a proporção de lançamentos era de 1 para 6 (nós medimos isso na época). Para cada lançamento manual era possível fazer até seis lançamentos digitados. Ou seja, um aumento significativo de produtividade. Mas, as melhorias não pararam por ai. Como as notas fiscais hoje são arquivos digitais, esse input de dados não é necessário, ou seja, o foco não é mais esse.

A importação de dados, especialmente contábeis é a nova onda que tem atraído empreendedores com visão mais prática para o mercado de contabilidade online. Com ela torna-se desnecessário digitar as despesas do cliente, conciliar os bancos e digitar cada movimentação bancária. Com base nisso tudo, temos uma terceira lei de mercado, a que rege tendências, o Marketing Trends:

Uma nova tendência de mercado

Não se pode negar que a contabilidade online é uma nova tendência de mercado. Apesar da massificação dos serviços de preço baixo ela está apenas começando e haverá muitos ajustes desse mercado. Com base nos meus estudos, análise dos grandes players e atuação da minha empresa nessa modalidade posso garantir que a demanda só tem aumentado.

Hoje, na Tactus recebemos solicitações de propostas em que o nosso prospect fala abertamente o interesse no atendimento modernizado e prático das soluções contábeis online. Como descrito em um das dezenas de e-mails que recebemos mensalmente:

contratar-contabilidade-onlineO mercado consumidor de serviços contábeis já compreende a contabilidade online como uma alternativa que apresenta vantagens para ele: Economia de Tempo (deslocamento), Rapidez de Resposta (tecnologia), Facilidade na Troca de Documentos (logística online) e Economia de Recursos (diminuição de preços). Isso não pode ser mudado por empresários ou entidades descontentes com esse novo modelo de negócios.
É o mercado que dita as regras de consumo de bens e serviços.

O mercado contábil tradicional vai acabar?

Essa é uma pergunta que permeia a mente de empresários tradicionais. Minha resposta: Não vai acabar (ufa), mas… como sempre em marketing temos um mas… ela vai transformar a atividade tradicional e vai exigir novas estratégias desse empresário tradicional.

Primeiro fato evidente é que muitos dos empresários tradicionais estão perdendo clientes e muitos desses estão perdendo vários clientes. Isso vai influenciar a estrutura física gigantesca de empresas que até então tinham ela como um diferencial de mercado. Portanto, aquela foto do seu prédio com mais de mil metros quadrados, com salas gigantes com apenas meia dúzia de mesas não é mais um motivo de orgulho, pois o nome do jogo é produtividade e redução de espaço ocioso e caro nas empresas.

Outro fator de mudança é o mercado de atuação. Para um escritório contábil tradicional sobreviver será necessário migrar para mercados menos sensíveis a preço, de maior complexidade de atendimento e de porte de empresas mais elevado. Ou seja, mercado em que a contabilidade online não tem penetração. Paralelamente, focalize mercados em que ainda é necessário uma maior interação física com o cliente, tal qual o outsourcing com alocação de pessoas, pois esse também a contabilidade online não tem penetração.

O mercado contábil tradicional não vai acabar, mas está passando por transformações influenciadas pela tecnologia cloud.

Diante de tudo isso, quando você estiver em um evento e um empresário contábil subir ao palco e dizer que a contabilidade online não é uma ameaça para o mercado de contabilidade tradicional peça que ele primeiramente fale qual é o mercado que ele atua e depois que apresente qual tem sido o crescimento de mercado dos últimos dois anos em mercados concorrentes com o modelo online. A realidade das empresas contábeis são diferentes. O mercado é tão amplo que não podemos comparar modelos distintos e um influenciador pode simplesmente passar a visão completamente distorcida de uma realidade de mercado.

CRC-go2

Mas Anderson, o que você tem contra as entidades contábeis. Absolutamente nada (vamos deixar claro isso). Sou contratado por elas, participo de eventos contábeis promovidos por elas em todo o Brasil e portanto o meu trabalho está ligado a elas. Mas, tenho a obrigação pessoal de mostrar ao empresariado contábil a realidade do mercado, algo que é fruto de muita análise, pesquisa e testes de mercado.

Eu sou empresário contábil e ensino o que aplico no mercado!

Quando falo que o cliente compra pela internet eu não digo isso por acaso, digo porque aplico no meu mercado (veja no vídeo acima). Quando falo que temos Startups que receberam milhões de investimento anjo é porque tenho acesso a números não divulgados abertamente por elas. Quando falo que existem empresas comprando meio milhão de mídia na internet em um único mês (você leu certo) é porque tenho ferramentas que mostram os investimentos de compra de tráfego. Ou seja, meu foco é mostrar a realidade de mercado.

Portanto, não se iluda: O mercado contábil está se transformando!

Posso copiar o modelo de 49 reais?

Você precisa conhecer profundamente os seus concorrentes, mas não copiar o que eles fazem. Isso não será a sua garantia de sucesso. Tenha o seu modelo próprio de negócios contábeis, crie uma estratégia própria e aprimore ela a cada dia. Gestão e Estratégia é a regra do jogo no mercado contábil da atualidade. Se você copiar os outros não terá vantagem competitiva. Como já dizia Philip Kotler o papa do Marketing:

If you have the same strategy as your competitors, you don’t have a strategy. If the strategy is different, but easily copied, it is a weak strategy. If the strategy is uniquely different and difficult to copy, you have a strong and sustainable strategy
(KOTLER, Philip. Marketing Insights from A to Z: 80 concepts every manager needs to know 2003, p. 171).

Em suma, tenha a sua estratégia diferenciada e que não possa ser replicada facilmente pela concorrência. Existem muitas falhas nas estratégias contábeis de baixíssimo preço (abaixo de 50,00). São com base nessas falhas que há um campo fértil para a sua empresa estabelecer a sua estratégia e fugir da guerra de preço.

Quais são os passos a tomar?

Se você sente que o modelo de contabilidade online de baixo preço é uma ameaça este é o momento de fazer algo bem relevante pela sua empresa. Você precisa enxergar o que a sua empresa precisa mudar e essa mudança precisa ser feita logo.

Comece por aprender como é esse formato de negócios online, compreendendo como a sua empresa pode se posicionar melhor no mercado ou até ingressar com serviços em novos mercados. Eu fiz isso na minha empresa e em alguns anos de muito trabalho reposicionamos completamente o nosso negócio :).

O meu conhecimento é compartilhado com você em diferentes modalidades que vou te apresentar:

Meu Programa de Mentoria

Esse é sem dúvida o meu produto premium!
É o único produto que tenho em que o aluno conta com a minha consultoria pessoal e a experiência de um grupo de mentorados que tem alcançado ótimos resultados no mercado. O programa tem a duração de um ano e durante esse período temos três diferentes encontros com dois dias cada, a consultoria individualizada e os encontros online ao vivo em grupo.

mentoria-anderson-hernandes

QUERO SABER MAIS SOBRE A MENTORIA

Como Montar um Serviço de Contabilidade Online

Um curso que é estritamente necessário para quem quer ingressar nesse mercado. Foi lançado em 2015, teve acréscimos de diferentes conteúdos novos e nesse momento está sendo regravado para uma nova versão ainda mais abrangente e prática. Se você assinar o curso agora terá acesso garantido a essa nova versão sem qualquer investimento adicional.

banner-contabilidade-online-2

QUERO APRENDER AGORA

Curso de Gestão para Empresas Contábeis

O meu curso de gestão de empresas contábeis, conhecido como a Fórmula do Negócio Contábil é um produto que simplesmente não existe nada semelhante no mercado. Um curso de gestão prática gravado em 9 países, com cenários incríveis e um aprendizado rico de estratégia. Nele você vai aprender sobre modelos de negócios e como ter sucesso no seu mercado.

gravação-em-budapeste

QUERO APRENDER A GERIR A MINHA EMPRESA

O que você vai fazer?

Você não chegou até aqui a toa. Se investiu pelo menos 30 minutos do seu tempo lendo o artigo e assistindo o vídeo é porque quer ir mais longe. Bem, eu posso te ajudar, tenho feito isso com muita dedicação no mercado, mas você precisa fazer algo pelo seu negócio. Não sou eu que vou transformar a sua empresa, mas é você!

Faça algo pelo seu negócio contábil agora!

As mudanças de mercado estão aí. A Contabilidade Online pode ser uma ameaça ou uma oportunidade. Mas a realidade é que ela existe e está transformando o mercado das empresas contábeis. Comece já a transformar a sua empresa e conte comigo!

Anderson Hernandes

Cadastre-se e receba informações

1 Comentário

  1. Rogério Alencastre

    Sobre não poder ter atuar tanto no Online, quanto no Offline, ficou uma dúvida. Se eu tiver equipe preparada e logicamente, uma estrutura para isso, não posso separar essa equipe só para o online e o restante continuar com o offline?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.