Como Montar um Escritório de Contabilidade

Hoje estou aqui para falar com você que vai começar um escritório do zero e que quer saber por onde começar e quais são as principais dificuldades que você vai enfrentar.

Primeira coisa, não existe esse negócio de começar do zero, na verdade essa é uma expressão que usamos, mas ninguém começa do zero, você precisa ter um conhecimento mínimo, você já vem de uma formação para montar o seu escritório e já tem o seu registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), se esse não é o seu caso, o vídeo a seguir não está direcionado a você.

Conhecimento na Área Operacional

Vamos entender o primeiro requisito, que é o conhecimento da parte técnica, no vídeo acima vocês vão poder observar a área de operações da Tactus, aqui nós temos quatro áreas diferentes e dentro dessas quatro, temos em cada uma um grupo de pessoas. As áreas são as de Contábil e Fiscal, que no nosso modelo de negócio aqui na Tactus trabalham juntas, a área de Departamento Pessoal e a área de Legalização.

Desde que um cliente nos procura para a abertura da sua empresa e iniciamos processo dele aqui na Tactus, o dia a dia do fechamento desse cliente, a entrega do Livro diário, do Livro Razão, o balanço desse cliente, os impostos que ele tem tudo isso é processado dentro dessa área.

As pessoas que trabalham nessa área são profissionais que se especializaram ou já vieram preparados do mercado, eles conhecem as áreas onde atuam e as necessidades dentro do mercado contábil. Dentro de uma empresa de contabilidade essas áreas são muito especificas, bem delimitadas, então para que você tenha o seu escritório de contabilidade precisa ter o mínimo de domínio dessas quatro áreas.

Um fato recorrente são pessoas querendo montar um escritório de contabilidade e querendo no inicio atender um comercio de grande porte, ou começar a atender a uma atividade muito especifica que provavelmente tem uma legislação específica aplicada a ela, e assim não tem sucesso, por quê? Porque ela não foi preparada pra isso!

Então o primeiro conceito que você precisa entender é que a sua formação acadêmica não vai te dar os requisitos necessários pra que você possa montar o seu escritório, então você vai precisar buscar essa informação de modo complementar, uma formação prática, e pra que você encontre essa formação prática existem algumas alternativas no mercado.

hangout-com-anderson-hernandes

Uma dessas alternativas seria trabalhar numa empresa como a nossa, você poderia ser um dos nossos funcionários, mas obviamente que passaria por um processo seletivo, você seria questionado sobre o motivo para querer trabalhar aqui na nossa empresa, e trabalharia conosco somente se realmente pudesse contribuir com a Tactus, não haveria como trabalhar aqui apenas com o intuito de aprender.

Às vezes eu vejo as pessoas reclamarem que ninguém dá oportunidade para quem não tem experiência, oportunidades existem sim, é que hoje nós temos uma entrada anual muito grande de profissionais recém-formados e temos que fazer esse processo de seleção.

Mesmo que você trabalhasse em uma empresa contábil como essa, não teria todo conhecimento necessário, pois trabalharia especificamente em uma área. Não haveria como trabalhar, por exemplo, na área fiscal, na legalização e na área contábil; você não poderia passar alguns meses em cada uma das áreas para que pudesse então adquirir a experiência necessária em cada uma.

No mercado atual se quiser buscar essa oportunidade vai encontrar uma grande dificuldade, isso tem que ficar bem claro pra você. Existem profissionais que já são oriundos de algumas áreas, por exemplo, o profissional que trabalha aqui na área fiscal e resolve montar um escritório, ele tem um conhecimento na área fiscal, mas não tem o conhecimento nas demais áreas, nesse caso ele vai ter que buscar esse conhecimento complementar em cursos ou fazer uma aliança com profissionais que tem o conhecimento nessas áreas.

Montar um Escritório Contábil em Sociedade

Quando você começa seu escritório e tem mais uma pessoa junto a você, ou seja, um sócio, fica mais fácil essa divisão. Falamos que são quatro áreas, certo? Contábil, fiscal, trabalhista e legalização.

Vamos imaginar que de modo prático temos dois profissionais e um deles vai fazer o processo de abertura de alterações de empresas e tudo mais na área de legalização e o outro profissional vai cuidar da área fiscal e contábil e esse mesmo profissional da legalização vai atender as atividades do departamento pessoal e as atividades mais simples, por exemplo o pró-labore dos sócios.

Eu consigo montar um escritório com esses dois profissionais que tem esse nível de conhecimento?  Se você aprender a desenvolver as atividades nessas áreas dentro de uma empresa contábil, você pode montar sim! Mas ai você me diz: Anderson eu não tenho condições de trabalhar em um escritório de contabilidade, ninguém vai me dar essa chance. Nesse caso, terá que fazer cursos específicos pra isso.

Cursos para Área Operacional

Os profissionais que trabalham aqui na Tactus são especializados nas áreas que atuam, e são eles que vão ensinar a você o que fazer na prática. Agora se o seu objetivo é aprender como fazer para atender uma empresa que trabalha com Lucro Real terá que procurar outro lugar para aprender, na minha concepção e pela minha experiência de mais de vinte anos no mercado, uma pessoa que esta iniciando no mercado contábil não tem condições e nem deve se arriscar atendendo a uma empresa de Lucro Real.

Você sempre deve começar atendendo as empresas que tem operações menos complexas como o MEI, o Simples Nacional e empresas prestadoras de serviços. Depois de prestar um serviço satisfatório a esse tipo de empresa você deve começar a galgar outros conhecimentos específicos, como operações muito complexas e operações de atividades que envolvem muito mais conhecimento, esse não é o tipo de operação pra você que está começando.

CURSOS-PARA-EMPREENDEDORES-CONTÁBEIS

É importante que tenha consciência de que o mercado contábil é um mercado de muita responsabilidade, se você cometer um erro no controle da empresa do seu cliente terá uma situação que vai colocar em risco o seu registro, a sua atividade, a sua parte financeira e você pode inclusive ter que responder judicialmente por esse erro e perante o próprio conselho de classe, então você precisa ter muito cuidado com relação a isso.

Falarei com você sobre outra área importante, para que conheça e consiga montar o seu escritório de contabilidade.

Aprender a Captar seus Primeiros Clientes

O fato de ter aprendido a parte técnica é suficiente pra você ter sucesso como um empreendedor contábil? Infelizmente não. Não é somente a parte técnica que vai determinar seu sucesso como empreendedor, você precisa também dominar a gestão da sua empresa, precisa saber como captar os seus clientes e como atender os seus primeiros clientes.

Quando um cliente te procura para contratar os seus serviços, por exemplo, você precisa saber como vai negociar com esse cliente, como é que você vai lidar então com as perguntas e as dúvidas dele, como vai fechar o preço e dai por diante.

Se você olhar pra todo o universo de atividades que envolvem um empreendedor contábil vai enxergar vários fatores que precisa aprender, se eu falar pra você que é fácil ser um empreendedor será mentira. Mas Anderson é possível aprender como montar o meu escritório e ter sucesso no mercado? Sim, é possível, mas para que possa conquistar isso você precisa estar disposto a buscar o seu objetivo. Você vai levar sim vários meses pra estudar e ter o conhecimento mínimo necessário.

Aprendendo aos Poucos

Assim que conseguir começar o seu escritório, os primeiros clientes vão começar a te procurar, fique tranquilo você vai errar nas primeiras negociações, na primeira proposta que vai fazer para o seu cliente, ai você vai revisar o conteúdo que você aprendeu, vai ver o que você precisa melhorar e vai ajustando.

A parte técnica segue a mesma linha, quando surgir um cliente te fazendo alguma pergunta que você não sabe responder, não se desespere e busque a orientação da nossa equipe dentro dos cursos que você contratou pra que tenha uma resposta especifica, e assim possa orientar o seu cliente.

No meio desse caminho surgirão empresas que você não esta preparado para atender, e você vai aceitar atender esse cliente? Não! Você vai dizer não. Porque é assim que tem que ser, você não pode se empolgar e pegar segmentos de mercado para atender que você não tem domínio nenhum, onde não conhece a parte técnica.

background-anderson

 

Lembra o que eu falei sobre o Lucro Real? Pois bem, não é esse tipo de cliente pelo qual que você vai começar, para começar a atender o mercado você precisa ter o conhecimento amplo, mas um conhecimento muito específico e seguro para chegar a empresas desse porte, se é que você vai chegar.

Eu, por exemplo, aqui na Tactus não tenho interesse em atender esse tipo de empresa, nós já atendemos no passado, mas hoje não é mais nosso público. Existe mercado para todos esses segmentos, agora você precisa se preparar para tudo isso e obviamente o esforço que você vai empregar, e a dedicação junto com a determinação que você vai ter é o que vai influenciar realmente até onde você pode chegar.

Então, preste atenção, essa orientação para o caminho do sucesso eu posso te dar! Eu tenho a minha equipe, nós temos uma estrutura para te ajudar! Nossa empresa tem a vivência de mais de 20 anos como empresa contábil, dificilmente nós vamos encontrar uma situação trazida por nossos alunos que a Tactus já não tenha enfrentado.crc_montar_escritorio_frente

Portanto de um modo geral, pra você que esta ingressando hoje nesse mercado e precisa de bagagem de conhecimento, nós temos disponíveis os conteúdos mais atualizados e didáticos, agora cabe a você usar esse conhecimento, utilizar essa assessoria depende da sua força de vontade para estudar e do seu empenho em aprender, da mesma maneira que se empenhou pra adquirir conhecimento para que você pudesse se formar e se qualificar perante o CRC obtendo o seu registro como profissional.

 

Agora você tem um novo desafio, que é ser um empreendedor contábil.  Responda a você mesmo com sinceridade: Eu quero realmente ser um empreendedor contábil? Eu me sinto preparado pra isso? Se tiver certeza do que deseja e respondeu com “não” o segundo questionamento não se preocupe, eu estou aqui para te ajudar, pra auxiliar você a montar a sua empresa de contabilidade.

20170505_193538

Confie no nosso trabalho, na nossa equipe, e utilize os serviços que você a sua disposição. Seja nosso aluno! Com certeza aos poucos você vai aprender os passos necessários e vai conseguir um negócio contábil de sucesso.

ONDE OBTER AJUDA:

Combos de Treinamentos para Escritório de Contabilidade

 

 

1 Comentário


  1. Bom dia Anderson. Primeiramente quero te elogiar pelo excepcional serviço prestado, passei a te conhecer há pouco tempo e já sou seu fã por inúmeros fatores, PARABÉNS! Sou contador há 4 anos (formação) e já atuei por uns 5 na área fiscal de uma empresa Lucro Real (algumas rotinas). Hoje trabalho mais com a Gestão Administrativa da mesma empresa e estou um pouco desligado da contabilidade como um todo. Tento ler notícias, artigos, ver vídeos sobre o assunto para não me “perder”, porém pretendendo abrir mão do meu atual emprego (após boa reserva financeira) e ir trabalhar por alguns anos em escritório para adquirir uma boa bagagem e depois ter condições (técnica) de montar o meu. Já possuo um imóvel com condições mínimas de montar o escritório, ou seja, na prática só me falta atualização técnica. O que você me sugere levando em conta todas essas informações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.