Emitir decore para clientes de contabilidade

Olá pessoal

Hoje nesse vídeo vamos falar sobre você ter um arquivo e conhecimento documental das transações do seu cliente. Porque que isso é importante? E porque eu quero falar sobre esse assunto?

Eu acabei de gravar um vídeo pra o meu canal da Tactus, que é da minha empresa contábil, onde eu falo sobre a transação de aumento de capital. O que é interessante é que nesse vídeo venho mostrar justamente para nosso cliente o que fazer quando acontecer uma situação semelhante.

Assiste o vídeo da Tactus:

O importante é que tenhamos uma documentação para comprovar, para lastrear o que foi realmente declarado através por exemplo de um aumento de capital no caso do contrato social ou outras situações que nós temos no nosso dia a dia, lembrando que se você não assinou o canal da Tactus assine!

Os cuidados documentais que você precisa ter

Observe a seguinte situação, transcrevi um texto de um vídeo onde o sobrinho do Lula foi interrogado a respeito de um capital social:

A = O senhor diz que abriu essa empresa aqui com que capital?

Sobrinho do Lula = Dois milhões e meio

A= Com esse capital o senhor tem 49% das cotas da empresa.

Sobrinho do Lula =  Essa é uma pergunta pra se fazer para a contabilidade , não faço a mínima ideia.

A= Pra contabilidade? o senhor tem que pagar para entregar os dados.

Sobrinho do Lula = Mas veio o dinheiro de Portugal para montar a cede.

A= Eu estou falando do Senhor não da parte deles!

Sobrinho do Lula = Da minha parte não teve.

A= Não teve dinheiro? Estranho né presidente? Ele abre uma firma com 2,5 milhões , tem 49 % do capital e não teve um tostão do senhor?

Sobrinho do Lula = Nenhum centavo .

A= Olha eu acho que a receita deve ver isso.

Olha só a situação, foi aberta uma empresa com o capital de dois milhões e meio, ele tem 49% das cotas dessa empresa não tem nenhum lastro para poder justificar esse valor todo, que dá cerca de um milhão e duzentos mil reais, e ai?

Gente isso é muito comum que aconteça, e são nos pequenos descuidos que essas coisas acontecem, por exemplo, quando chega um cliente pra nós pedindo pra fazer um DECORE (sistema eletrônico para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) , que ele chama de “papelzinho” ou “declaraçãozinha”, que é aquilo que o banco e que o gerente dele pede falando assim :  Retira lá com o seu contador uma “declaraçãozinha” do valor dos seus rendimentos pra a gente possa aumentar o seu limite aqui, para poder aprovar o seu cadastro , seu financiamento coisa e tal.

E essa “declaraçãozinha”, esse “papelzinho” aí na verdade pode te colocar numa situação grande de problema. Deixa eu contar pra vocês, faz cerca de 4 anos que nós não emitimos um Decore aqui na Tactus, nós não emitimos Decore para cliente.

Não emito Decore para clientes

Recentemente aconteceu uma situação onde o cliente precisava de um Decore e eu expliquei toda a situação pra ele, mostrei a ele tudo que tinha que ser feito de forma documental com imposto de renda, para que a situação fique regular, para que ele pudesse ter ali a comprovação de renda.

A Decore é utilizada por profissionais liberais e empresários para a comprovação de renda junto a instituições do sistema financeiro. Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, “a emissão da Decore, após a implantação do sistema, está mais controlada, pois temos a capacidade de filtrar quais são os profissionais que emitem maiores quantidades da Decore e com valores mais relevantes em tempo real”, afirma.
(
Conselho Federal de Contabilidade)

Nós estamos na entrega do imposto de renda, fazendo isso para todo cliente. O cliente só não faz IR se ele realmente não quiser fazer, porque nós explicamos a ele que o IR vai ser importante, ele vai precisar do IR pra fazer qualquer tipo de comprovação.

foto pro site

E é interessante, até eu estou sendo fiscalizado como sempre sou pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) , eles mandam uma carta via AR solicitando uma série de documentos , e a partir do momento que eu recebo tenho 15 dias para responder. Sabe o que acontece? Não tem nenhuma menção de Decore, eu não emito decore então eu não preciso prestar contas pro CRC.

O CFC elaborou um manual, disponível no site da entidade, com orientações detalhadas sobre o novo sistema que explica todos os passos necessários para a emissão da Decore.

“Após um ano com o sistema no ar, conseguimos conscientizar um pouco mais os profissionais sobre a importância da emissão, obtendo um resultado efetivo com o trabalho da fiscalização e um retorno positivo para a sociedade de forma mais fidedigna”, finaliza Luiz Fernando.
(
Conselho Federal de Contabilidade)

Veja bem eu não estou dizendo que está errado você emitir Decore, até porque é um documento habilitado para o profissional da contabilidade. O que eu quero dizer é que você tem uma preocupação a mais fazendo isso com a documentação. Essa história do cliente falar :  vamos fazer um aumento de capital , vamos fazer um decore, vamos fazer uma carta de faturamento do valor que é o faturamento da empresa , por favor não caia nessa, se tiver um problema o que vai acontecer é isso ai que te mostrei acima, a culpa vai cair sobre a contabilidade e é você que vai ter que explicar .

O sistema também exige a certificação digital. “Com certificação, os documentos que são anexados no momento da emissão, juntamente com a Comunicação de Não Ocorrência de Operações ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) que é feita para a Receita Federal, os profissionais estão reavaliando e ponderando mais criteriosamente antes da emissão das Decores”, avalia Nóbrega. (Conselho Federal de Contabilidade)

Você precisa saber como explicar para o seu cliente. Você não pode ser responsabilizado por uma coisa que não é culpa sua, se ele não declarou certo o faturamento, se ele não declarou o rendimento dele certo, se isso ou aquilo não é culpa sua, e consequentemente você não pode ser responsabilizado por isso. Mas você precisa tomar os devidos cuidados também.

O vídeo que mencionei estará no link que vou deixar abaixo, assista!

https://www.youtube.com/channel/UCx6t6VvD_cEp5ZBf5n6JwMw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.