Uma dificuldade evidente nas empresas de contabilidade é a de encontrar profissionais qualificados para atender as necessidades do mercado contábil.

Atualmente as universidades são responsáveis pela formação dos profissionais contábeis, porém esses profissionais não têm experiência.

E a dificuldade de encontrar esses profissionais com experiência no mercado se mostra cada dia maior.

A busca poderia ser por profissionais que na verdade já trabalharam em empresas contábeis, que já formaram e amadureceram o seu conhecimento em outras empresas. Agregando experiência a sua formação de forma a contribuir com o seu conhecimento.

Profissional da Contabilidade 2018

Mas na verdade nem sempre isso é possível.

Algumas empresas fazem um processo de preparação desses profissionais, mas para isso precisam de uma estrutura.

Para ter condições de trazer profissionais sem experiência primeiro é necessário um processo de preparação que vai elevando o nível da equipe.  

Selecionando e Formando

A sua formatação de contratação deve levar em consideração que estará admitindo profissionais para que evoluam de forma constante dentro da sua empresa.

Já os profissionais que já estão na sua escala de trabalho na sua empresa contábil vão continuar sendo preparados para crescer.

Não se pode parar de crescer profissionalmente!

O profissional sem experiência pode iniciar como auxiliar, depois tornar-se assistente, analista e assim a sua empresa segue formando profissionais capacitados.

Claro que futuramente sua empresa pode perder esse profissional para o mercado, mas se a sua empresa ofertar uma condição boa de trabalho, e um ambiente agradável, um salário compatível com a função e com o mercado, vai evitar que esse profissional saia.

Isso é uma coisa que pode te ajudar muito.

Contratação de Funcionários
Contratação de Funcionários da Tactus Contabilidade Online

Na nossa empresa contábil, a Tactus Contabilidade Online, quando passamos por processos seletivos recebemos para uma vaga de assistente cerca de 100 currículos.

Nós temos condições de contratar pessoas que já trabalham em escritórios e inclusive utilizam o nosso sistema contábil pessoas que já estão preparadas para poder atender às nossas necessidades.

Mas nós também fazemos um processo de formação nossa empresa, contamos com vários profissionais que foram formados na Tactus, que exercem funções bem interessantes como a própria coordenadora de duas equipes.

Temos um curso que explicamos como fazer um processo seletivo para equipes de empresas contábeis

Saiba Mais [AQUI]

Ela ingressou como estagiária e ganhou toda experiência que necessitava e assim foi evoluindo até chegar onde está.

Esses são exemplos de pessoas formadas em empresas contábeis.

E a empresa contábil acaba sendo uma escola, para o resultado que pode ter dentro do seu negócio não só para o mercado.

A dica é: se não consegue encontrar os profissionais que precisa, forme esses profissionais dentro da isso fará parte da sua estratégia.

Assista o vídeo:

Como atrair talentos?

Há grande preocupação dos empreendedores contábeis com as grandes empresas e as condições de trabalho que elas podem oferecer.

Muita gente me pergunta como concorrer com grandes empresas na atração de talentos.

A nossa empresa é uma empresa pequena com um número limitado de colaboradores e pode oferecer algo que uma grande empresa de contábil não poderia oferecer.

Que é um tipo de abordagem de gestão de pessoas humanizado e é um diferencial para os nossos colaboradores.

Temos uma colaboradora que era da Tactus, saiu , foi para uma grande empresa e retornou para a nossa.

Tactus Contabilidade Online
Tactus Contabilidade Online

Ela viveu uma realidade bem diferente da que enfrentou aqui, uma grande empresa contábil com mais de 150 funcionários.

E porque ela voltou?

Liberdade e Clima Organizacional

Segundo ela, uma empresa como a nossa proporciona mais liberdade e enfrenta tipos diferentes de clientes, mas o colaborador acaba ganhando.

Ela disse que as liberdades existentes entre os colaboradores e as brincadeiras tornam o ambiente de trabalho mais leve sem perder a responsabilidade, onde cada um sabe o seu papel dentro da empresa tornando, tudo muito mais fácil.

Ela observou que na outra empresa o ritmo de trabalho era bem diferente do que tem na nossa empresa, onde a cobrança era maior por conta do nível de clientes que atendiam.

Tudo era mais difícil e burocratizado, clientes, horários, cobrança, vestimenta e etc.

Ela fez um comparativo de como a Tactus evoluiu com gestão de pessoas com o tempo, disse que saiu de uma empresa e voltou para outra, o que se tornou um atrativo, a forma que lidamos com nossos colaboradores.

Assista:

É importante para ela vir trabalhar todos os dias contente e sentir liberdade para expor seus problemas num ambiente que sabe que terá auxílio.

Na Tactus entendemos que o ambiente de trabalho é a extensão do nosso lar e estamos sempre disponíveis a colaborar e ajudar, pois somos reconhecidos por isso, tudo é feito de forma muito colaborativa.

Procuramos proporcionar a melhor condição de trabalho possível, e isso é refletido em situações onde a empresa precisou dos colaboradores e eles não hesitaram nem por um segundo a ajudar.

Por isso é importante entender o que as grandes empresas de contabilidade oferecem, levando em consideração o aspecto salarial, entender que também existem outras a oferecer na sua empresa contábil que podem ser diferenciais atrativos na vida dos seus colaboradores.

Invista nas equipes da sua empresa contábil e colha os resultados!

Anderson Hernandes


Anderson Hernandes

Anderson Hernandes é palestrante especializado em empreendedorismo e marketing contábil com mais de 800 eventos realizados em todo o Brasil, escritor de 10 livros, formado em Contabilidade, Marketing e MBA em Gestão de Negócios. Possui mais de 2000 vídeos gravados em seus cursos online e também para o YouTube