O QUE VEM ANTES DA VENDA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

O que vem antes da venda de serviços contábeis? E porque essa temática acaba sendo muito importante?

Vejo muitos alunos que chegam na nossa empresa e pessoas que me abordam em momento aleatórios com a afirmação de estarem montando um departamento contábil, procurando aplicar técnicas de venda e etc. A pergunta que eu faço é: qual a demanda que você gerou para pensar nesse processo de vendas efetivo?

Você não pode gerar uma expectativa errada em relação a uma realidade de mercado. A venda é a ponta do que acontece no processo de conversão.

Antes da venda de fato ocorrer é preciso considerar que você precisa gerar a demanda de vendas.

Aquisição de clientes 2019

Na Tactus, por exemplo, tivemos em 2019 três meses que se destacaram e que se superaram. Foram os meses de Janeiro, Maio e Outubro. 

Conseguimos bater a meta em 2019 em Outubro de 400 clientes convertidos.

O grau de complexidade de tudo isso é muito alto. Em 2018 convertemos 187 novos clientes, e em 2019 fomos além do dobro desse número.

Em 2018 já tínhamos tido um ganho significativo comparado a 2017, isso devido a uma mudança na nossa operação significativa para chegar nisso.

E para 2019 para chegar a este número de conversões tivemos que fazer mudanças ainda maiores para atingir esses resultados.

Hoje nosso fluxo de clientes compõe 15% de migração e 85% de novos clientes e conversão de empresas de outros regimes para o Simples Nacional.

O processo de aquisição na prática

Você acaba vendo quais os resultados conquistados, é natural que você tenha essa visão.

O mercado enxerga em relação a Tactus por exemplo é que em 2019 tivemos mais de 400 clientes convertidos, e por trás disso há muito mais.

O que você está fazendo diante de tudo o que pode fazer com o marketing contábil para gerar demandas para que possa ter processos de conversão efetivo?

Imagem que represente pessoa pensativa
Mudar o processo operacional para atingir resultados

Na Tactus recebemos em torno de 3000 solicitações de propostas para chegar as 400 conversões de clientes recorrentes, além de clientes que contratam nossos serviços que não são recorrentes.

E como chegamos a estes números?

Vou pontuar ações que praticamos na nossa empresa para que consiga mensurar nossa atividade antes de uma venda de serviços contábeis.

Ajustes frequentes no nosso site contábil

No início do ano fizemos algumas mudanças para permitir que o nosso site tivesse mais velocidade e também fizemos ajustes para proporcionar melhor visibilidade nas regras de SEO.

Para quem não sabe SEO é a engenharia de tráfego do Google, é o que você faz para ser indexado pelo Google em determinada palavra-chave.

O nosso foco estratégico é de segmentação de mercado. Não temos altas demandas de visitas em palavras muito abertas. Mas temos demanda significativa em diversos temas de cauda longa que estão alinhados com o nosso público-alvo e isso nos gera resultados.

Produção de conteúdos em forma de artigo

Comparando com 2018, nós mais que dobramos a quantidade de artigos produzidos para 2019. Nós temos uma redatora que produz exclusivamente artigos para a Tactus e ela já produziu mais de 500 artigos.

E esse ano aumentamos muito a produção para obter os resultados que tivemos.

E não basta criar um artigo, é precisa saber como postar um artigo.

Muitas vezes gastamos mais tempo na postagem do artigo, do que na própria produção dele. Esse é um fator relevante dentro da nossa estratégia.

Produção de vídeos para Youtube

Uma das mudanças que fizemos para 2019 foi dobrar a nossa produção de conteúdo para youtube.

Em outras mídias que não estávamos produzindo como Instagram adotamos a produção em 2019.

Produção de E-books

Um dos grandes trabalhos que fizemos foi converter um dos meus livros em formato E-book e fazer a distribuição gratuita.

Parcerias de conteúdos

Começamos a abrir possibilidades novas de parcerias de conteúdos, inclusive co-labs. 

Co-lab é quando você produz o vídeo em outro canal que está fora do seu, fazendo a parceria com outro Instagram por exemplo.

Estamos com uma demanda de co-labs bastante significativa. O número de pessoas que querem fazer essa parceria só aumentam.

Utilização de palavras-chave

Nós estamos otimizando novamente algumas palavras-chave para que tenhamos ganho no nosso SEO.

Whatsapp

Melhoramos muito nosso trabalho de Whatsapp. Introduzimos uma ferramenta para ter mais ganho nesse processo e hoje ele é bem significativo no nosso processo de conversão.

Conteúdos para Facebook e Instagram

Hoje investimos no Facebook com conteúdos pagos. Utilizamos muito o dark post, que são posts que ficam circulando mas não ficam visíveis no feed do Facebook.

E conteúdos para o Instagram que ainda investimos no conteúdo orgânico, pois ele ainda performa organicamente.

Anúncios no Google Ads

Nós usamos a estratégia de anúncio, não tão forte como temos em outras mídias.

No Ads do Facebook e Instagram acabamos investindo mais, pois como já geramos dentro da nossa estratégia um público significativo para estes conteúdos, acabamos impactando eles mais trabalhando nas redes sociais.

Palestras e eventos

Foi um setor que investimos muito em 2019 e abriu novas frentes que trouxe bons resultados. Criamos uma estratégia que envolvia uma temática para o nosso público-alvo e isso nos trouxe parcerias e resultados.

Estandes

No ano de 2019 dobramos o nosso investimento em estandes. Estudamos os eventos que seriam interessantes para o nosso negócio e estivemos presentes neles.

Aprendizados para o seu negócio

E dentro de tudo isso o que se aplica ao seu negócio?

Primeiro você precisa entender que o marketing não é uma ciência exata.

Observando a quantidade de variáveis que indiquei acima o que daria mais resultado para você?

No marketing tudo é muito mutável, você pode ter um bom resultado numa estratégia e a mudança de um algoritmo traz preponderância em outra área.

Não dá pra prever o que vai gerar melhores resultados para o seu negócio e nem o que vai continuar gerando.

É preciso sempre validar novas possibilidades.

Nós temos que ser rápidos para aproveitar novas oportunidades sempre, não podemos deixar o tempo passar.

Para gerar demandas é preciso estar atento a tudo o que acontece à nossa volta.

Imagem que representa pessoa estudando
Para aproveitar as novas oportunidades você precisa manter-se atualizado

Novas possibilidades para novos resultados

Como dito acima temos inúmeras técnicas de venda para ter resultados e retorno, mas se você não gerar uma demanda muito maior em relação às vendas, para entrar no seu funil, não terá resultados.

E muita gente acaba cometendo esse erro, focando apenas em departamento comercial, em montar equipe de vendas sem ter demanda específica para isso.

Inclusive, contratamos mais um profissional para nossa área comercial para que ele consiga atender nossas demandas em 2020. 

E além disso o marketing tem que ser atendido.

Existem maneira para fazer o marketing contábil, o marketing como um todo deve ser aplicado em qualquer tipo de negócio.

Ao olhar para o marketing de serviços profissionais temos uma estratificação das estratégias de marketing focadas neles, em todos os serviços inclusive os contábeis.

Quando olhamos o marketing contábil ele é uma estratificação das estratégias de marketing focada nos serviços profissionais.

As regras próprias do Marketing Contábil

O marketing contábil tem aspectos próprios e eu venho durante a minha carreira entendendo, estudando e aplicando o marketing contábil.

Isso mudou toda a história da nossa empresa, transacionamos para outras áreas e adaptamos as regras constantemente no nosso negócio.

Eu estudo constantemente e participo de programas internacionais buscando certificações para aplicar no meu negócio e passar para meus alunos.

O meu trabalho no marketing contábil é reunir tudo o que eu aprendo e mostrar ao meu público que ele pode ter resultados e performar.

Mas se você não se der conta que precisa efetivamente investir no aprendizado do seu marketing contábil você terá muitas dificuldades.

Imagem que represente pessoa confusa e com dificuldade
O marketing requer aprendizagem constante

O marketing contábil não pode ser feito por qualquer pessoa de maneira amadora. É preciso ter experiência para trabalhar com marketing e entender todo o processo.

Existe muita coisa envolvida no marketing, muita mesmo.

E como aprender a trabalhar com o marketing contábil?

É preciso muito estudo e dedicação para aprender aplicar efetivamente o marketing contábil na sua empresa.

E mesmo para contratar uma empresa, meu conselho é que você aprenda o que você pode cobrar de uma empresa.

Como investir no meu aprendizado?

No dia 14 de fevereiro de 2020 acontecerá o maior evento de marketing contábil do Brasil. Esse evento vem sendo programado e estruturado há mais de um ano.

Esse evento vai reunir uma quantidade significativa de palestrantes, os nossos participantes são empreendedores e cases de sucesso, e tem resultados comprovados nas suas atividades.

Neste evento essas pessoas darão insights significativos para que você entenda como você pode fazer o mesmo na sua empresa.

Além disso, palestrantes que são profissionais de outros mercados que trarão um conteúdo exclusivo para nosso público, agregando valor no aspecto de vendas, estratégias, comunicação e muito mais!

Além disso o ingresso VIP dá o direito de uma mentoria comigo! 

Você vai ficar fora dessa? Para saber mais clique aqui.

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Anderson Hernandes
7 meses atrás

Show, e muito sucesso. Tenho objetivo de palestrar em Angola

Destino Calhão
7 meses atrás

Boa tarde prezado Anderson
eu sou o Destino só Angolano e vivo em em angola esta ser bom acompanha-lo ate porque 2020 pretendo abrir o meu escritório contábil e estou obter muitos conhecimentos que realmente não tinha no que tangi o marketing contábil e esta ser um grande investimento no meu aprendizado.
Cumptos. e Abraços

Editor

Obrigado por acompanhar o nosso trabalho!
Sucesso!!!

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