CONTABILIDADE ONLINE COM PREÇO BAIXO: VALE A PENA?

Vamos falar sobre concorrência e preço baixo de serviço contábil.

Para isso vou usar um exemplo de um case que está acontecendo no mercado.

A Amazon Prime lançou recentemente serviços para concorrer diretamente com a Netflix e, neste serviço, ela inclui uma série de entregas por um preço muito atrativo no valor de R$ 9,90.

Essa situação me lembra muito as empresas de contabilidade online que praticam preços muito baixos.

E quando fazemos a conta, de gente que cobra por exemplo R$ 24,00 por serviços contábeis, você vê que a conta não faz sentido e não “fecha”. 

empreendedor descontente e preocupado com questões comerciais
Reduzir os valores dos serviços prestados é uma armadilha

Analisando o case

Uma empresa como a Amazon que é dona de um conglomerado de negócios e agora concorre diretamente com a Netflix é uma empresa que queima caixa para buscar usuários.

E é muito semelhante a própria estratégia que a Contabilizei utiliza, que foi investida, e que durante um bom tempo conseguiu alavancar com um preço baixo, aumentando gradativamente, mas conquistou milhares de usuários praticando um preço baixo.

E para quem é uma empresa que demandou de um capital investido e que precisa crescer o número de usuários, uma estratégia de levar essa empresa para um preço baixo isso de fato é uma opção válida e comum dentro do mercado.

Fazer a alavancagem de usuários do sistema de recorrência através da estratégia de preço baixo.

Mas quando você não é investido, buscar este tipo de estratégia coloca o seu fator num risco muito elevado.

Tomada de decisões

Quando você cria uma base de preço muito baixo você nivela a mente dos seus consumidores aquele preço.

Quando você chegar a conclusão de que aquilo é inviável, de que não torna o seu negócio rentável e muitas vezes te coloca operando com prejuízo e você for pivotar essa estratégia vai enfrentar problemas significativos.

Para quem tem uma estrutura de marketing, para contornar esse processo pode ser realmente um problema gigantesco.

grupo de pessoas em tomada de decisão estratégica
Defina um planejamento estratégico para interagir com o seu mercado

Usando de exemplo a própria Contabilizei quando ela pivotou a sua estratégia de preços e de entrada, e hoje já trabalha com outras estratégias onde ela dá mais serviços para o usuário e cobra por isso até se igualando a vários serviços de contabilidade digital que temos no mercado.

Mas, quando ela mudou do valor de R$ 49,00 ela teve um número elevado de reclamações diante o aumento significativo de valor e alegando que aquilo estara fora de contrato.

Os consumidores não estavam olhando que estavam pagando R$ 40,00 reais a mais e sim o percentual de diferença entre um serviço e outro.

Isso porque ele foi condicionado a pagar um preço muito baixo no início.

E esse é um fator que você precisa tomar cuidado, pois, uma mente depois de expandida não volta ao seu estado original.

Conheça as melhores práticas

Esse conceito de marketing trabalha fortemente as questões relativas a preço, entrega, serviços, e tudo o que você coloca dentro dos seus serviços.

Você não precisa hoje se sujeitar a aplicar um preço tão baixo no mercado contábil para alavancar o seu negócio.

parceria estabelecida com confiança e respeito
O sucesso do seu negócio é estabelecido com parcerias de confiança

Nós na Tactus conseguimos, com um ticket excessivamente superior a este mas inferior as contabilidades tradicionais, alavancar nossa carteira de clientes usando estratégias de marketing que ajude o cliente a entender o valor diferenciado dos nossos serviços comparados a outros que estão no mercado sem desmerecer o serviços de ninguém.

A Tactus é especializada em nichos de mercado e isso faz diferença para o nosso público e para o nosso cliente. E outras empresas também conseguiram alavancar dessa forma.

Então muito cuidado ao tomar decisões estratégicas em relação ao preço.

Você não tem a estrutura de uma Amazon que pode brigar com a Netflix.

Antes de qualquer decisão considere claramente como vai estabelecer a sua estratégia de preço.

Se você colocar um preço muito baixo no mercado para depois remodelar este preço terá grandes dificuldades pois os clientes não aceitam facilmente pagar mais a não ser que ele no início já tenha sido condicionado a isso.

Eu tenho claro que se a Contabilizei tivesse lançado um serviço a R$ 99,00, nós não tínhamos referência de preço nessa proporção antes, que seria o dobro do valor que foi lançado eles teriam colocado um valor certeiro.

Porque mudar o preço depois de um tempo acaba trazendo problemas muito grandes e resistência do público.

profissional recebendo suporte e se sentindo seguro
Uma operação bem estruturada preza pelo bom relacionamento com os clientes

A capacidade de crescer atendendo às demandas

Quando você chega a um ponto percebe que a escalabilidade que você conquistou não paga toda a estrutura, num primeiro momento parece que está vendendo a contabilidade à distância, ferramentas e processos automáticos, mas há um limite de escalabilidade sob o ponto de vista do fator humano.

O cliente precisa de suporte e de atenção. Ele não quer trabalhar somente no auto serviço, ainda que ele aceite isso num primeiro momento.

Muito cuidado no momento que fizer a sua estratégia de preço e não caia numa armadilha que pode minar todo o seu negócio.

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