O Marketing Contábil Digital é atualmente o termo responsável pela venda dos serviços dos escritórios de contabilidade.
Nesse artigo vou te contar porque…
Antes de tudo vale relembrar o cenário da profissão contábil.
Contando com mais de 20 anos de experiência dentro do mercado contábil, passei por uma fase que muitos nem chegaram a conhecer, onde todo o preenchimento dos livros fiscais e contábeis eram feitos manualmente.
Era assim na época que fazíamos quase tudo manualmente:
(Tactus que se chamava-se Hernandes Assessoria Contábil no ano de 1999)
Com a chegada da tecnologia veio a economia de tempo para executar tarefas e isso consequentemente trouxe melhorias.
Essa fase digital que surgiu revolucionou a prestação de serviços contábeis.
A Revolução Digital e o Marketing Digital
Da mesma forma que houve a revolução com a parte digital contábil o marketing digital vai revolucionar a conquista de clientes e a maneira de relacionamento e divulgação dentro do mercado de serviços contábeis.
Isso envolve desde a proposta de serviços, a comunicação, a abordagem dentre outros fatores, eles têm uma nova roupagem no mercado, é fundamental adaptar a empresa contábil a esse novo cenário para conquistar novos clientes.
É exatamente nesse respeito que o marketing contábil digital tem a maior influência, na conquista de novos clientes.
A nossa empresa tinha limites de atuação e conquista de clientes…
… Com a revolução digital não temos mais 🙂
O marketing contábil digital pode proporcionar um fluxo de empresas interessadas nos serviços e consequentemente em propostas de serviços contábeis.
Mas, esse pode parecer um processo simples, mas não é.
O site contábil sozinho não vai fazer chover clientes na sua empresa contábil.
Com o uso de uma metodologia aplicada é possível criar uma estratégia de marketing contábil digital para sua empresa.
Vamos falar sobre os elementos essenciais…
Elementos do Marketing Digital
O marketing digital é composto por alguns elementos.
Estamos falando de um processo que envolve a jornada de compra de um cliente.
Conhecer quais são os caminhos que um prospect (quem ainda não seu cliente) percorre até o momento da compra é essencial.
Na Tactus nós temos traçado a jornada de compra desde a atração que fazemos até o pós-implantação do cliente, o que chamamos de onboard do cliente.
Estudamos cada detalhe…
Site contábil
O site contábil, na minha opinião, aparece como base da estratégia de marketing contábil.
Se houver algum erro nesse elemento ele desestabiliza toda estratégia.
Os artigos e notícias são a principal fonte de tráfego orgânico (não pago) para o seu site.
É importante ter um bom planejamento, pensando em todas palavras chaves e nos termos, uma otimização de site, geração de conteúdo próprio e consistência nas publicações.
Esse processo exige metodologia e disciplina que quando aplicadas de maneira correta trazem resultado, é necessário investir um pequeno tempo diário para que tenha resultados a longo prazo.
Oriento meus alunos que você precisa separar no minimo 20% do seu tempo para suas estratégias de marketing na contabilidade.
Isso envolve um dia inteiro da semana ou dois meio meio períodos ou duas horas diárias.
Não existe milagre, precisa se dedicar se quer ter resultados!
Redes Sociais
O Facebook é atualmente a rede social mais atuante e que demonstra maior relevância nas estratégias de negócio contábil.
Muitos escritórios de contabilidade tem tido bons resultados, enquanto outros não atingiram resultados relevantes.
O Facebook possui um algoritmo que controla a exibição de conteúdo no Feed de Notícias, conseguindo assim restringir que as publicações da página sejam vistas por menos de 3% daqueles que curtiram a sua página.
Muitos tem apostado em suas páginas pessoais para fazer publicações para venda de serviços de contabilidade.
Sempre recomendo meus alunos a focalizar suas ações nas páginas profissionais, ou seja as fanpages, pois elas apresentam muitas vantagens de controle de conteúdo, métricas e profissionalização de postagens.
Vale a pena conferir esse artigo Facebook para Contadores
Assim, com mil curtidas de página, uma publicação aparecerá no Feed de Notícias de cerca de 50 pessoas e o número de pessoas que terão interesse por ela pode ser próximo de zero.
Mas isso não significa que você não terá resultados no Facebook, só será mais difícil de obtê-los sem que você faça pagamentos por publicação patrocinada.
E ela funciona assim, quando efetiva uma publicação a pessoa é convidada pelo próprio Facebook a impulsionar essa publicação, com um investimento diário baixo, cerca de R$ 10,00 por dia, buscando ter um engajamento.
Mas fazer uma campanha não é algo tão intuitivo assim…
Assim que surge o principal problema dentro estratégia de Facebook.
É preciso aprender a como fazer uma campanha que traga resultados.
No meu curso de marketing contábil eu ensino de forma prática como fazer uma campanha com baixo investimento.
São muitas variáveis relevantes no resultado, elas vão desde a escolha das imagens, primeira linha do anúncio, descrição, chamada de ação, posicionamento e decisão entre CPC (custo-por-clique) ou CPM (custo por mil impressões).
Não faça um anúncio antes de saber de fato o minimo que precisa saber para elaborar um.
Aprenda para depois fazer…
E-mail marketing
Há muito tempo o e-mail marketing é utilizado por empresas contábeis.
Mesmo assim, utilizar essa estratégia de forma correta não tem sido uma prática tão simples.
Para que ela te ajude é necessário que você se apegue a uma metodologia.
Nunca compre listas de e-mail (espero que tenha entendido).
O resultado obtido na prática de Spam é muito limitado, além do efeito contrário que terá ao enviar um e-mail não solicitado para uma empresa.
É de extrema importância que aprenda como “vender sem vender” (essa é uma técnica matadora que ensino para meus alunos).
Se torne atrativo para o mercado sem se oferecer seu produto diretamente para ele.
Criar essa linha de atração fará com que o mercado solicite propostas a você.
Geração de leads
A pessoa que se cadastra que deve ter a opção de receber seus e-mails, esse é um processo conhecido como Opt-In.
Só depois desse primeiro aceite pode ser estabelecido um tipo de relacionamento com ela.
Para dar respaldo as regras acima temos uma metodologia.
Ela se dá início na atração do Lead para entrar na sua lista por meio de uma isca digital.
Depois disso pode passar a relacionar-se disponibilizando conteúdo de qualidade.
Com isso deve entender o que eles precisam e o que de fato é relevante, gerando conteúdo direcionado a isso.
Deve-se visar estratégias que trazem resultados como a produção de conteúdo que interessa de fato quem precisa das orientações, não é preciso se ofertar nesse conteúdo, apenas mostrar que pode ajudar.
Se houver bom relacionamento alguns leads demonstrarão interesse pelos serviços e vão solicitar proposta passível a negociação, que não é algo simples.
É necessário a criação de e-mails persuasivos que gerem maiores resultados.
Usar ferramentas específicas de e-mail marketing e autoresponders para que o processo ocorra de forma automática.
Nas campanhas da Tactus utilizamos o LeadLovers como ferramenta de e-mail marketing que inclui funcionalidades de qualificações de leads.
O LeadLovers possui planos para quem tem poucos leads e está começando sua estratégia de marketing na contabilidade.
Saiba mais [AQUI]
Essa estratégia de e-mail marketing será um elo presente na estratégia de marketing contábil digital, por isso aprender qual metodologia deve usar e como executá-la deve fazer parte dos seus planos.
Vídeo Marketing
A maioria das pessoas já assistiu um vídeo com o intuito de aprender algo, tirar dúvidas, conferir um tutorial ou até para descontrair.
Os vídeos trazem uma proposta mais prática tanto para quem assiste quanto para quem transmite um conteúdo.
No mercado contábil eles ainda estão sujeitos a muitas explorações, afinal temos poucos canais no YouTube de empresas e profissionais da contabilidade.
(aposto sempre que possível na produção de vídeos em cenários alternativos)
É possível que um escritório tenha bons resultados com o uso de vídeos, na prospecção de clientes.
Canal Sevilha Contabilidade
É o mais relevante canal de empresa contábil no Brasil com atualmente quase 12 milhões de visualizações.
Esse feito não foi por acaso, pois o Vicente Sevilha construiu sua audiência com nada mais nada menos que mais de 1.150 vídeos.
Uma marca incrível que demonstra a determinação profissional.
Uma das características do canal do Sevilha é o enfoque nos aspectos técnicos.
Ele é um ótimo professor e sua audiência não é composta apenas de empreendedores, mas de profissionais contábeis.
Toda essa audiência também ajudou no processo de franquear a marca da sua empresa no mercado de contabilidade.
Você precisa acompanhar o trabalho dele se quer atuar com vídeos 🙂
Canal Soluzione Contábil
O canal da Soluzione Contábil é um outro exemplo de sucesso.
Altair Alves, principal articulador do canal e da empresa tem feito um trabalho interessante na produção de conteúdo.
Atualmente o canal possui 2,7 milhões de views conquistados com mais de 800 vídeos.
Altair é outro exemplo de determinação e disciplina, afinal não faz muito tempo que ele tem seu canal e não para de produzir conteúdos.
Praticamente ele tem conteúdos diários!
Seus conteúdos estão ligados ao empreendedorismo e dicas sobre contabilidade e tributos.
Ele é apaixonado pelo empreendedorismo e isso fica evidente em seus vídeos.
Atualmente tem produzido conteúdos com suas sócias Rose Almeida e Querlen Amback.
A Querlen também tem um canal, mas atualmente está focada no canal da Soluzione fortalecendo ainda mais os conteúdos.
Com certeza o canal é um case de sucesso no mercado contábil.
Canal Tactus Contabilidade
O canal da Tactus Contabilidade é o terceiro destaque nessa lista e também é um exemplo para os aspirantes a vídeomakers no mercado contábil.
Bem, obviamente estou a frente da estratégia do canal.
Atualmente temos 2,3 milhões de views e mais de 900 vídeos.
O canal está dedicado a conteúdos sobre empreendedorismo, assuntos contábeis e tributários, sempre focados nos nichos de mercado que atuamos.
Os resultados que temos com o canal são significativos.
Apesar de não ter uma audiência tão expressiva, em mais de 90% dos casos, os novos clientes que conquistamos tiveram contato com um vídeo nosso.
O poder dos vídeos é incrível para ajudar a conversão!
Lembra-se do que falei sobre jornada de compra do cliente?
Então os vídeos são alinhados estrategicamente nessa jornada 🙂
Canal Prèzzo Contabilidade
O Canal do Paulo Oliveira a frente da Prèzzo Contabilidade é um exemplo de canal recente no mercado que faz sucesso.
Faz menos de um ano que o Paulo começou a gravar e já possui mais de 60 mil visualizações.
Você até pode achar pouco, mas estamos falando de canais nichados e te garanto, não é pouco!
Se você quiser saber mais sobre o Paulo Oliveira poderá ler o artigo produzido [AQUI]
Vale a pena conferir depois de terminar esse artigo.
Canal ACCE Contabilidade
A ACCE Contabilidade do Bruno Lanna é a personificação de que o sucesso de um canal não feito somente de visualizações.
Seu contato com o uso de vídeos é recente, mas seus resultados em 2017 são representativos.
Um dos fatores que ajudaram o Bruno foi que desde o começo ele aprendeu com quem já faz isso e também ele tem uma habilidade natural de conversar com a câmera.
Isso é natural no Bruno (parabéns!).
O Bruno além de participar do meu programa de mentoria também virou um parceiro estratégico da Tactus, mas isso é assunto que será tratado adiante aqui no blog.
Recentemente um dos seus vídeos sozinho alcançou a marca de 33 mil visualizações, o que representa mais de 50% da audiência total do canal.
O fato está diretamente relacionado ao uso de trends marketing, uma técnica ensinada na minha imersão de marketing contábil um programa de dois dias com estratégias que inclui o vídeo marketing.
Canal Sandrival Matos
Sandrival Matos também tem produzido conteúdos relevantes no seu canal do YouTube com objetivo de aumentar resultados da sua empresa contábil.
Ele está a frente da Equality e produz conteúdos ligados a finanças, tributos e empreendedorismo.
Tivemos a oportunidade de produzir um conteúdo em vídeo em que falamos sobre a trajetória da sua empresa e seu canal do YouTube.
Assista o vídeo [AQUI]
O Sandrival se destaca pelo esforço que tem e a dedicação e pesquisa dos conteúdos publicados.
Também não mede esforço em fazer parcerias de conteúdo, uma estratégia interessante que não pode ser ignorada.
Poderia citar mais…
Mas, reuni aqui alguns dos que tem feito um bom trabalho e que os acompanho de perto.
Muitos outros estão também se dedicado e deixo a todos meus votos de sucesso!
Mas, vamos lá que tem outros fatores importantes…
Uso de vídeo marketing
O vídeo pode ter vários fins, como institucionais, transmissão de conteúdo, isca digital, apresentação e venda de serviços, treinamento de clientes, hangouts e outras aplicações.
As apresentações podem ser feitas com o uso de câmeras e captura de telas do computador.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais equipamentos usar para fazer as gravações, o mais importante é a qualidade do imagem e áudio capturado.
A qualidade da imagem dependerá muito da iluminação utilizada e da câmera.
Para começar basta utilizar um bom celular (iPhone 6 em diante e S7 em diante dão conta do recado)
O áudio é aconselhável que seja capturado separadamente via gravador ou com microfone conectado na câmera.
Não use o áudio captado direto da câmera para não ficar um eco chato 🙁
Muitos que me procuram estão excessivamente preocupados com os equipamentos de gravação.
É desnecessário se preocupar excessivamente com os equipamentos no momento de começar, pois essa é parte mais simples de um projeto de canal no YouTube.
Comece com o mínimo, faça suas gravações iniciais e com o tempo busque equipamentos melhores.
Essa dica vale ouro 🙂
Alinhar o vídeo com o áudio é relativamente simples num programa de edição.
Com o passar do tempo, a evolução na qualidade dos vídeos é notória e o segredo está na consistência de gravação, uma vez que os resultados demoram para ocorrer se você não for consistente em continuar a gravar e acreditar nos resultados eles nunca acontecerão.
E existem técnicas que fazem diferença nos resultados.
Nem tudo dá para contar nesse artigo, mas te garanto que o sucesso está nos detalhes…
Cabe ressaltar que a hospedagem dos vídeos deve ser feita no YouTube preferencialmente em formato Full HD.
Página de vendas de serviços contábeis
Uma das estratégias novas para o mercado contábil é o uso da página de vendas.
Nela você colocará a maior parte das informações necessárias para conversão de um cliente.
Os itens mais recomendáveis para constar numa página de vendas são:
- Vídeo de vendas no topo da página;
- Campo de captação de e-mail;
- Quadro comparativo de serviços;
- Headline impactante;
- Quadro de benefícios;
- FAQ´s (Frequently Asked Questions) Perguntas frequentes
Esse tipo de página dá bons resultados mas ainda não é muito utilizada no mercado de contabilidade.
A Tactus há muito tempo usa páginas de vendas em seus projetos, tanto no nosso site como nos clientes que desenvolvemos o site de contabilidade.
Você precisa capturar e-mail no site
A estratégia de e-mail marketing está atrelada a captura de e-mail.
Para isso há um recurso que se chama squeeze page ou página de captura.
No LeadLovers você pode criar suas páginas de captura diretamente pela plataforma e já incluir os leads em um funil de conversão.
A ferramenta possui modelos para facilitar o trabalho de criações de páginas.
Trata-se de uma página única, focada em trocar o e-mail do seu visitante por uma isca digital, ela deve conter um formulário simples, preferencialmente com no máximo dois campos (e-mail e nome) e um botão com uma chamada para ação.
Veja esse exemplo do site da Tactus:
Para ter resultados você precisa:
- Ter uma headline (título) impactante;
- Uma imagem de fundo ou da isca digital;
- Um botão que contraste com o fundo de modo a destacar a chamada para ação;
- A interligação com um sistema de autoresponder para entregar automaticamente a recompensa digital.
Existem diferentes métodos para alavancar vendas usando estratégias digitais.
Obviamente para poder tirar o máximo deles é necessário saber como aplicar as possibilidades que tiver em mãos.
Há um universo de possibilidades para alavancar as vendas dos serviços contábeis.
A recomendação é o uso de estratégias combinadas ao invés de focar uma única estratégia.
A única que não pode faltar é o Site Contábil.
Em marketing contábil digital tudo o que projetar estrategicamente terá o site como parte integrante da ação, o site é uma pedra fundamental na estratégia.
Inicialmente as coisas podem parecer difíceis, mas encare isso como uma antecipação da facilidade.
Mesmo os maiores empresários dentro do marketing digital passam por problemas e dificuldades, e há a necessidade de que façam vários cursos de aperfeiçoamento para que apliquem de forma efetiva no mercado contábil.
A grande vantagem é que quem vai usar isso hoje pode aprender com quem já faz.
Nesse caso temos um amplo trabalho testado e aplicável para uma empresa contábil.
É muito mais fácil aprender com quem já tem experiência no mercado e sabe o que fazer para o caminho do sucesso.
Nesse caso você pode contar com os meus programas online e presenciais e conhecer de perto os segredos para uma estratégia de marketing bem sucedida!
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks.
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Amor pela sua metodologia, confiança no seu trabalho e crença em suas estratégias são alguns dos sentimentos q possuo pelo seu trabalho que vivenciei ter realmente resultados. Parabéns pelo profissional, pela pessoa maravilhosa e pela sua predisposição em nos auxiliar para podermos alcançar voos mais altos. Gratidão Mestre.
Sempre surpreendendo. Gratidão pelo seu trabalho.
Ótimo Artigo, um pouco de tudo para quem quer aprender extrageias de Marketing e não sabe por onde começar, sou prova deste trabalho por que tenho esta dificuldade e hoje sou aluno de cinco de seus cursos!
Parabéns!!!! Sucessos!!!