Somente a carreira contábil não seja o suficiente para desenvolver todas as suas habilidades aposte em uma carreira paralela

Carreira Profissional Paralela a Carreira Contábil

Vocações: sobre a segunda carreira!

Hoje muitos profissionais que atuam nas mais diversas áreas têm uma segunda carreira.

Os motivos que justificam que profissionais atuem em diferentes áreas ou carreiras podem ser bem distintos:  profissional procura mais segurança financeira; desejo de executar um projeto para quando se aposentar ou, ainda,  trata-se de uma busca de satisfação pessoal.

Nós somos seres únicos, mas podemos ter diferentes vocações e, por isso, ter somente uma carreira poderá não ser suficiente para satisfazer o talento e as habilidades de muita gente.

Assim, a carreira paralela acontece para completar o profissional em diversas esferas.

É possível ter uma carreira paralela e ainda ter sucesso?

Ter uma carreira paralela à carreira contábil é cada dia mais comum e é de fato algo que pode trazer muitos resultados ao empreendedor.

Para levar duas carreiras de modo concomitante o empreendedor deve procurar a melhor forma de conduzir esse processo paralelo, entender como ele pode lidar com as diferentes situações e desafios que as carreiras trarão. E mais: ter sucesso!

Eu mesmo tenho uma carreira paralela. Tenho a minha empresa contábil, a Tactus,  há mais de vinte anos e tenho outras empresas e negócios paralelos.

Uma das minhas empresas é a minha marca Anderson Hernandes. Dentro dela eu entrego conteúdo diariamente aos meus seguidores através de vídeos e artigos que constroem a minha autoridade no mercado.

E atrás da minha marca eu tenho essa outra empresa, outro negócio, que contam com outros profissionais que trabalham pra mim.

Na minha empresa Anderson Hernandes entrego produtos como:

O meu conhecimento foi transformado em produto que vendo para outros profissionais.

E este conhecimento específico está conectado com a experiência que tenho dentro do empreendedorismo contábil.

É totalmente possível ter duas ou mais carreiras. O desafio é descobrir como ter sucesso nesses negócios que vai empreender.

É preciso desenvolver habilidades para conduzir, para atuar em dois ou mais negócios simultaneamente.

Se você for um empreendedor contábil, por exemplo, você pode dedicar parte do seu tempo para seu negócio contábil e parte para outros negócios.

Todavia, isso exigirá um bom planejamento e uma boa gestão para ter sucesso dentro de todas as atividades.

E você não vai conseguir sozinho! É fundamental que tenha um time com pessoas capacitadas e que possam apoiá-lo tecnicamente.

Um bom time torna possível a gestão de várias empresas e consegue levar paralelamente seus negócios com você.

Como escolher uma segunda carreira?

Cada vez mais as carreiras são transformadas. Aquilo que fazíamos há anos atrás mudou muito e nosso futuro acompanha essa mudança.

Essas mudanças ocorrem em razão da tecnologia, do processo de transformação digital que estamos vivenciando e das atividades que deixarão de existir em razão da robotização de inteligência artificial.

Tanto esses quanto outros inúmeros fatores vão transformar as carreiras, também, dentro do mercado contábil.

Com a transformação tão latente que vivemos, consequentemente, o empreendedor atual desenvolve outras habilidades que colaboram para que ele tenha sucesso em outras áreas que podem ou não estar relacionadas diretamente ao mercado contábil.

O empreendedor contábil pode, por exemplo, utilizar o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo, através do seu trabalho dentro do mercado contábil, para ter outra carreira paralela auxiliando pessoas a gerirem o seu negócio, seja ele contábil ou não, mesmo que não tenha relação direta com o mercado que está habituado.

Ao decidir por uma carreira paralela use suas habilidades para treinar seus colaboradores
Utilize o seu conhecimento contábil para ajudar as pessoas do seu time a conduzir seu novo negócio

Ele pode usar esse conhecimento como fonte para mostrar como ser um exímio gestor do seu negócio e ter sucesso.

Talvez seja necessário que o empreendedor desenvolva uma carreira paralela para que seja possível proporcionar resultados dentro da sua própria carreira contábil, mesmo que a segunda não tenha ligação direta com o mercado contábil.

Você pode, por exemplo, desenvolver uma carreira na área de tecnologia e usar a tecnologia paralelamente ou conectada diretamente com a contabilidade.

É o meu caso: fui estudar marketing e assim que comecei a fazer alguns cursos sobre o assuntos, há muitos anos atrás, gostei muito e vi que queria trabalhar com o assunto, mesmo que paralelamente eu já tivesse a minha empresa contábil, que é uma área que eu também gosto muito de trabalhar e empreender.

Vi a chance de desenvolver minha carreira no marketing.

E para que eu pudesse trabalhar as minhas duas paixões ao mesmo tempo uni o marketing com a contabilidade, e comecei a desenvolver o tema marketing contábil no Brasil.

O empreendedor deve enxergar possibilidades de carreira como essa, pois, são também oportunidades de ter sucesso dentro do mercado.

Nós vivemos um momento de transformação onde ninguém mais é obrigado a fazer a mesma coisa durante toda a vida, uma vez que é possível transitar em diferentes carreiras durante a vida profissional.

Na Tactus, por exemplo, temos alguns profissionais que transitaram de carreira, pessoas que começaram na área administrativa, foram para a área financeira e hoje estão na área de vendas e podem ainda transitar por outras áreas. Todas são áreas completamente distintas.

O processo de transição de carreira pode ser contínuo, isso porque o tempo e a evolução de mercado nos obriga a desenvolver novas habilidades, e durante o tempo que um profissional está ativo no mercado de trabalho ele encontra inúmeras possibilidades e nichos de atuação.

Acompanhe o desenvolvimento e a tecnologia para a evolução e desenvolvimento de novas habilidades
Desenvolver novas habilidades permitirá evoluir e atuar em diferentes mercados

Não sabemos se vamos continuar fazendo, em 10 anos, o que fazemos hoje. Isto porque não temos claro o que vai acontecer com o mercado, sob o ponto de vista de transformação.

Daqui alguns anos, tudo pode mudar e as funções que exercemos hoje podem não existir mais ou sofrer transformações completas.

Para sobreviver a este cenário o empreendedor deve entender como tirar o máximo do conhecimento que ele tem para criar novas carreiras, permitindo assim que elas se transformem durante o tempo e continuem tendo sucesso.

É importante ao empreendedor atual desenvolver a skill de transitar em diferentes carreiras e ter a mente aberta para entender que não é preciso fazer o que fazemos hoje durante toda a sua vida.

COMO CONDUZIR A CARREIRA PARALELA

Os profissionais devem realmente fazer o que gostam. Trabalhar com prazer permitirá que entregue resultados cada vez melhores e fará grande diferença para a sua felicidade.

Com todo o momento que vivemos, onde a estimativa é que trabalhemos cada vez mais alta, onde a expectativa de vida é cada dia maior e as pessoas permanecem ativas no mercado por muito mais tempo é importante saber que temos a chance de tentar novos rumos sempre.

As nossas carreiras mudarão muitas vezes e isso não é diferente no mercado contábil.

Você que é contador não deve se preocupar muito com o futuro da contabilidade, mas sim com o futuro das suas habilidades, do seu conhecimento.

Avalie a sua preparação para o futuro e o que efetivamente está construindo hoje para que amanhã tenha um futuro brilhante.

Nós construímos o nosso futuro e nossas habilidades diariamente, pois a mudança para melhor só depende de nós.

O que vai acontecer com a nossa carreira em 05 ou 10 anos?

A contabilidade vai continuar existindo com certeza, completamente transformada, mas não vai deixar de existir.

O que vai mudar é o que fazemos dentro da contabilidade.

Seguramente isso pode ser completamente diferente e cabe a nós nos adaptarmos a tudo isso e continuarmos a ter sucesso no mercado.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by