Como transformar sua empresa contábil com a tecnologia

O que está acontecendo com as empresas contábeis em relação a tecnologia? O que os aprendizados de mercados mundiais podem ensinar para as empresas contábeis brasileiras?

Nesse conteúdo vou compartilhar com vocês um pouco sobre o processo de transformação digital que estamos passando e como você pode transformar sua empresa contábil.

Accountex USA 2018 e a evolução tecnológica

Em 2018 participei de diversos eventos de tecnologia contábil incluindo a Accountex 2018 e tive a oportunidade de participar de palestras incríveis.

Neste evento é possível perceber como o mercado avança ano a ano. Ter a oportunidade de participar desse tipo de evento é fundamental para perceber os avanços tecnológicos e como isso implica nos negócios contábeis.

A tecnologia é essencial, mas com ela é preciso também construir métodos para a sua aplicação. 

Accountex USA 2018

Assisti a palestras muito interessantes nesse sentido. Palestras que tem como tema a evolução tecnológica.

Essa evolução chegou!

  • Você sabe o que pode fazer na sua empresa contábil?
  • O que pode fazer com o tempo livre proporcionado com a automação de dados?
  • O que pode fazer como tempo que gastaria digitando?
  • Quais novos serviços poderá oferecer ao seu cliente?

Em uma das palestras que assisti, o que chamou muita atenção é que a palestrante disse que, se acreditamos que hoje as transformações estão aceleradas daqui pra frente a tendência é ser cada dia mais acelerado o processo de transformação.

Time de profissionais na contabilidade

A palestrante deu dicas referentes a contratação de pessoas. Disse que se na sua empresa contábil você não tem pessoas da geração Y (milênio) e Z é melhor começar a pensar em trazer essas pessoas.

Geração Contábil
Geração de Empreendedores e acesso a Tecnologia


Por que atrair profissionais de gerações mais jovens? Porque o Mindset dessas pessoas é diferente.

Comparando este profissional da geração Z ou Y com outros encontramos muitas diferenças especialmente na adoção as novas tecnologias.

A geração Z é nativa na internet e todo o seu pensamento tecnológico é diferente. 

Assim entendemos o que esses profissionais  podem agregar a nossa empresa contábil, seja do ponto de vista de trazer inovação, pensar em rápido crescimento ou evolução.

Muitas vezes um profissional de outra geração anterior tem um pouco mais de dificuldade de conseguir se adaptar a alguns aspectos.

Contabilidade em Tempo Real

Hoje tem se falado muito em ser um profissional contábil consultivo ou fazer a contabilidade consultiva, mas para que isso de fato ocorra existe uma etapa anterior que é abraçar as tecnologias existentes para ganhar eficiência  e também para ter informação.

Com essa inovação o papel do contador muda. Ao invés de ser um preparador de informação ele vai passar a ser um analista da informação, para devolver para o cliente a recomendação.


O trabalho de preparar a informação já pode ser automatizado. Tanto no Brasil como em outros países podemos observar o surgimento de muitas plataformas onde o dono do negócio e o contador pode trabalhar com a mesma versão de dados.

Com isso surge no mercado contábil um novo conceito o da Contabilidade em Tempo Real.

O que é Contabilidade em Tempo Real?

Estando o contador e o cliente na mesma plataforma e a mesma base de dados o serviço contábil passa a ser amplamente automatizado e pode ser realizado em tempo real.

A contabilidade em tempo real é uma nova forma de realizar nossos serviços usando a tecnologia cloud acounting permitindo que o cliente tenha acesso as informações para gestão e tomada de decisão em tempo real.

A contabilidade nas nuvens vai transformar sem dúvida a forma como realizamos a contabilidade dos nossos clientes nos próximos anos.

Habilidades profissionais

Diante de todo esse cenário, o contador não deve focar somente na tecnologia e em como lidar com ela, ele tem que pensar em aumentar a sua eficiência, pois em dado momento ele vai precisar da competência de relacionamento interpessoal.

A partir do momento que se ganha em eficiência, em paralelo, é preciso começar a formatar algum tipo de serviço que o cliente está demandando.

O cliente vai precisar de serviços para desenvolver o seu negócio, para reduzir riscos e etc., esses são serviços muito mais consultivos.

O contador já pode estar ofertando em paralelo a adoção da tecnologia para ganho de eficiência.


E vocês devem refletir sobre quais as habilidades a desenvolver para esse novo modelo de negócio da sua empresa contábil.

Na Accountex USA 2018 foram feitas algumas comparações das mudanças desse modelo de negócio, qual é o processo da remodelagem dessa mudança de negócio, como fazer isso e como isso realmente impacta no dia a dia da empresa contábil.

Ou seja…

Essa não é uma coisa que você vira a chave da noite para o dia, tudo isso se trata de um processo de transformação digital.

E esse processo de transformação envolve vários aspectos, desde recursos humanos, o tipo de cliente que você atende a segmentação que vai adotar a tecnologia que vai utilizar enfim, todos esses fatores juntos terão um papel importante no seu resultado daqui para frente.

E o lado comportamental é fundamental visto que muitos profissionais têm medo do futuro. Isso porque a mudança de hábito é difícil e leva um tempo.

É muito fácil dizer que o futuro está aqui e apresentar o primeiro passo, só que na prática sabemos que não é assim.

O papel de educar e levar informação para o mercado é muito importante, somente com muita orientação e esclarecimento as pessoas vão começar a tomar coragem para seguir.
O empreendedor precisa abrir a sua mente, precisa sair daquela operação que o sequestrou muitas vezes, para olhar para essas tecnologias e olhar para o modelo de negócio.

E essa transformação eu iniciei na minha empresa, a Tactus, há aproximadamente cinco anos.

Lá começamos um processo de transformação que ainda não acabou. Continuamos a transformar a nossa empresa diariamente e vamos transformar cada vez mais, devido a tudo o que vemos.

Nosso objetivo é introduzir cada vez mais inovação na nossa empresa.

Treinamento de Tecnologia na Tactus Contabilidade
Treinamento de Tecnologia na Tactus Contabilidade

É um processo que não acaba, mas é preciso que tenha início. E se estiver no meio desse processo tem que saber a importância de continuar.

A mudança de hábitos é justamente isso exige persistência, há uma dificuldade muito grande em mudar.

E olhando para a nossa empresa, a cultura, a conjuntura organizacional, processos internos, adoção de sistemas e etc., tudo isso foi uma mudança bem significativa que levou tempo.

E a principal barreira para outras empresas pode ser o medo de falhar, mas a falha faz parte do processo. 

Utilizando a analogia do fumante, cada fumante quando para de fumar tenta quatro vezes e dos 80% dos que querem parar de fumar apenas 20% aproximadamente conseguem. 

Medo do Futuro Contabilidade
Medo do Futuro Contabilidade abordado na Accountex USA 2018

E conseguem depois de muitas tentativas e falhas, é indispensável entender a falha como parte do processo. 

Toda mudança é um desafio, e todo desafio traz muito medo.

Mas você não pode deixar de iniciar a mudança na sua empresa porque tem medo de errar. As falhas vão existir, e somente com elas você poderá ajustar o seu negócio.
Procure estudar e entender esse novo mercado. 

Com dedicação, persistência e paciência, é possível transformar a sua empresa!

Como transformar a sua empresa contábil?

Nos últimos meses eu me dediquei muito em reunir informações práticas de como a tecnologia está mudando as empresas contábeis.

O resultado desse trabalho é o meu novo livro, lançado no ContaAzul [CON] 2018 que em menos de um mês já está completando mil unidades vendidas em todo o Brasil.

Livro Tecnologia Contabilidade
Clique na Imagem para Acessar Página do Livro

Você já adquiriu o seu exemplar? Se chegou até aqui e ainda não comprou precisa garantir acesso imediato a essa obra diferenciada para ajudar o seu processo de transformação digital na contabilidade.

Faça sua compra agora nesse [LINK]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.