A evolução contábil atual é indiscutível.
A internet e o investimento em marketing trouxeram mudanças significativas para esse segmento. Em nenhum momento no passado foi investido tanto dinheiro na prospecção de clientes contábeis através de marketing contábil digital como atualmente.
Segundo nossos estudos de mercado, as empresas contábeis estão investindo em Marketing Contábil muito mais desde 2017 do que em qualquer outro período anterior!
Essa mudança tem levado várias marcas de contabilidade a outro nível, antes inimaginável. Esse nível atinge milhares de prospects e gera um processo de prospecção ativa que traz dezenas e até centenas de clientes mensalmente para uma empresa de contábil.
Por outro lado empresas de contabilidade de pequeno porte começaram a surfar também fortemente nessa onda. Essas empresas nem sempre dedicam um investimento fixo mensal comparadas algumas startups contábeis.
O que é Startup Contábil?
São empresas que fizeram captação de investimentos para criarem negócios contábeis escaláveis com milhares de clientes na sua base dedicando-se na maior parte dos casos no modelo de negócio de contabilidade online
O fato é que os escritórios de contabilidade têm investido muito e isso tem proporcionado toda essa prospecção de clientes pela internet. Cabe ressaltar que o Marketing Contábil em seus processos de investimentos envolve a compra de tráfego com propagandas dentro de redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram além de investimentos no Google Adwords e etc.
Esse processo leva as marcas contábeis a outro patamar. Hoje as marcas contábeis conseguem até competir com marcas de outros segmentos e inclusive tem maior visibilidade do que muitas marcas, que antes as superaram. Isso tem diretamente relação com todo esse esforço de marketing.
Maior competição no mercado
O marketing na contabilidade também trouxe uma mudança no mercado, por exemplo, nunca foi tão difícil posicionar determinados termos na internet como hoje. Consequentemente as empresas contábeis começaram a investir muito mais tempo na geração de conteúdo.
Algumas empresas tem inclusive contratado redatores e profissionais de SEO altamente qualificados para administrar a gestão de conteúdos em algumas empresas de referência. E então estabelecem uma forte briga posicionamento na primeira página e até mesmo nos primeiros lugares em determinados termos na internet.
Essas ações têm feito com que muitos sites que antes estavam bem posicionados perdessem a suas posições em determinados termos. E outros que buscam posicionamento não estão conseguindo chegar longe. E tudo isso por conta dessa competição que aumentou.
Há também um aumento na estratégia de compra de tráfego em algumas plataformas.
O que é compra de tráfego?
Para levar visitantes ao seu site você pode contar com visitas orgânicas em que a pessoa naturalmente vai para sua página ao te encontrar no Google ou pode comprar espaços no próprio Google ou em outros sites e redes sociais direcionando seus visitantes para as páginas que deseja.
Por exemplo, termos que custavam menos de um real em média no Google Adwords e hoje em dia custam três reais ou até mais por clique. Algumas pessoas chegam a “comprar termos” por quatro reais por clique, para que possam aparecer na primeira página do Google em determinados momentos do dia e garantir visitas patrocinadas.
No próprio Facebook Ads, que é alternativa que temos ao Google o custo aumentou de modo significativo. O que estamos vivendo hoje no mercado contábil é por conta de todo esse trabalho que tem se intensificado. Isso envolve tanto a compra de tráfego para visitas pagas quanto a produção de conteúdo para buscar posições orgânicas.
Nós vivemos um processo onde empresas contábeis que fazem um bom trabalho estão obtendo os melhores resultados. E empresas que estão fazendo um trabalho razoável estão conseguindo resultados, porém não tão bons. Já as empresas que não estão fazendo nada estão ficando para trás.
O que você fará em relação ao seu marketing na contabilidade?
Existe muita coisa a fazer levando em consideração estratégias de marketing que são pouco exploradas. Não é necessário especificamente gastar milhares de reais mensalmente. Mas sem investimento também não irá a lugar algum.
O cliente tem reclamado
Todo esse trabalho que vem sendo feito tem levado as marcas contábeis a um processo de alta discussão sobre a credibilidade e qualidade. As marcas hoje são discutidas em postagens no Facebook. Por exemplo, se o serviço que é entregue é realmente efetivamente como estão prometendo.
Reclamações de Clientes
A empresa contábil campeã de reclamações já soma mais de 400 registros no principal site de reclamações do Brasil.
O consumidor impactado por campanhas de marketing tem se posicionado quanto a sua insatisfação nos serviços prestados.
Ou seja, os próprios consumidores estão se tornando mais criteriosos em relação às propagandas.
Consequentemente as marcas estão passando por um processo de funil decisório feito pelo próprio consumidor. Isso no sentido de identificar quais estão efetivamente entregando aquilo que estão prometendo no mercado.
Competição por buscas orgânicas
É importante entender o que está acontecendo em relação aos termos pesquisados na internet. Para constatar isso basta fazer algumas procuras. Usando o planejador de palavras chaves do Google terá condições de validar o custo de determinados termos na internet hoje.
“Abertura de empresas, contabilidade online, abertura de empresas em SP, contabilidade para médicos, etc”.
Inicie observando o quanto custam nomes de empresas com marcas reconhecidas. Analise também a relação compra de tráfego e geração de conteúdo. Uma das empresas de contabilidade já batem hoje cerca de um milhão de views no seu domínio. Um tráfego de mais de um milhão de visualizações dentro de um site contábil era impensável no mercado há cinco anos.
Antes não existia tamanha relevância. E hoje temos dezenas de sites que conseguem ter milhares de visitas. O mercado cresceu muito no que diz respeito a investimento de tráfego, geração de leads e o investimento de mover o consumidor a determinadas marcas.
E a cada dia essa concorrência é maior. Esse é o momento que deve pensar o que é o que vai fazer na sua empresa contábil. Se estiver feliz com a sua carteira de clientes e do que jeito que está não precisa pensar em investir nisso.
Isso é uma opção de cada um, mas se quer alavancar seus resultados é bom repensar sua estratégia.
Mas se quer efetivamente fazer um trabalho de marketing contábil digital, existe muita coisa que terá que fazer para obter os resultados que precisa. Terá que investir em compra de tráfego através das redes sociais, em produção de conteúdo, produção de materiais e produção de conteúdos voltados a nichos de mercado.
Será preciso um trabalho diferenciado para concorrer nesse mercado onde alguns fazem marketing na contabilidade de qualidade. Se eu analisar o início da minha carreira como profissional de marketing, há mais de 10 anos atrás, desde quando escrevi o meu primeiro livro, falar sobre internet nessa proporção parecia algo inatingível.
Conseguir centenas de clientes pela internet? Era impensável e hoje as coisas mudaram completamente. Tudo que se falava há dez anos acontece hoje de maneira massiva com muitos outros incrementos. O marketing mudou muito com o tempo.
Antes um site ou fazer um trabalho feito sem tanto empenho já criaria alguma demanda. As coisas estão muito mais intensas. O empreendedor contábil acaba se destacando pelos detalhes. O mercado de contabilidade hoje através das estratégias de marketing digital passou por um processo de revolução.
E este é o momento para pensar na sua empresa. E como se apropriar desse conhecimento?
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Estudo todos os dias e aplicar esse conceito na minha empresa contábil. Todas as informações pinceladas acima serão detalhadas passo a passo. Isso fará que entenda a metodologia que trará resultados hoje na prospecção de clientes pela internet.
E vou orientar como fazer isso sem tanto investimento.
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