Como o Marketing Contábil pode mudar o rumo do seu escritório de contabilidade?

Porque estudo tanto o assunto e produzo conteúdos para empresas de contabilidade?

Nesse conteúdo você vai entender como pode aumentar seus resultados.

Anderson Hernandes como referência

Não há como obter o sucesso sem a inovação, e eu sempre utilizei esse princípio na minha carreira.

A primeira vez que foi utilizado o termo marketing contábil digital, ele partiu de Anderson Hernandes.

Comecei a pesquisar as atividades de marketing contábil e percebi que poderia unir o aspecto digital a elas.

Desse modo reuni técnicas do marketing digital, com isso criando a possibilidade de utilizar a internet para gerar condições de conquistar clientes e apliquei essas técnicas dentro do marketing contábil.

Anderson Hernandes

Essa referência do marketing contábil digital é na verdade um fragmento das estratégias de marketing na contabilidade.

Existe muito mais que pode ser feito além de usar a internet.

A referência usada atualmente é muito importante para conquistar clientes, mas de certa forma, hoje no mercado contábil muitos estão observando o sucesso que envolve o marketing contábil digital e acreditam que vender serviços contábeis é como vender um produto digital.

Levam ao pé da letra a história de criar uma carta de venda para convencer o seu cliente e recheá-la de uma série de gatilhos mentais para que o cliente compre o serviço que oferece.

Sendo assim criar um processo de convencimento do seu cliente através das estratégias de marketing digital, sem simplesmente entender que o mercado contábil tem particularidades específicas e elas devem ser respeitadas.

Assim que concluí minha graduação em Marketing e posteriormente meu MBA pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) passei um tempo estudando as estratégias de marketing de serviços profissionais.

Marketing de Serviços Profissionais Philip Kotler
marketing de serviços profissionais

O marketing contábil vende serviços que são intangíveis, assim existem particularidades claras e distintas dentro da contabilidade que devem ser amplamente respeitadas, além do fato de que existem regras que devem ser seguidas, e essas regras são determinadas pelo nosso Conselho Federal de Contabilidade, sendo assim a grande verdade é que o marketing contábil digital é fantástico para que obtenha resultados.

A Tactus, nossa empresa contábil utiliza de forma constante o marketing contábil digital como alternativa ao marketing convencional, mas para atingir esses resultados é preciso entender que a inovação é indispensável.

Inovação nas estratégias

Um assunto muito difundido nos eventos atualmente cobre uma pauta que abordo há anos e sempre permeou as minhas decisões dentro da empresa, quando a manada está indo para uma determinada direção eu tomo a direção oposta, pois se todo mundo está fazendo a mesma coisa isso significa que eu preciso ser diferente.

Sempre foi assim, procuramos inovar nas nossas estratégias e a inovação sempre nos ajudou a ter bons resultados.

Com essa abertura encontramos diferentes nichos que ainda não tinham sido explorados, diferentes abordagem para a conquista de clientes, usamos hoje estratégias de abordagem de clientes que nunca foram utilizadas dentro do mercado contábil.

Contamos por exemplo com uma página e um vídeo de vendas para vender serviço de contabilidade, isso nunca tinha usado no serviço contábil.

Isso até então só tinha sido feito através de um vídeo de animação, alguém falando sobre o serviço de contabilidade de forma explícita e informativa, não existia.

Também utilizamos a estratégia de funil pós compra de cliente, sobre isso também não tenho relatos da utilização anterior dentro do mercado contábil.

Estratégia de Escritório de Contabilidade
estratégia de escritório de contabilidade

São estratégias de marketing digital que aplicamos dentro do nosso mercado contábil.

Nós temos estratégia de onboard de clientes que consiste em organizar os passos e orientar o cliente para alcançar seu sucesso é oferecer um treinamento orientado.

Todo esse processo e inovação eu explico na prática para o grupo de mentoria, essas pessoas têm mais contato com as minhas estratégias mais elaboradas.

Eu observo quando as pessoas estão indo para um lado e procuro ir para um lado completamente contrário, se procura ter resultados de marketing precisa entender para isso precisa construir uma abordagem e ser diferente.

Se na sua região a maioria dos empreendedores está investindo na mesma coisa, com a mesma história de sempre para vender contabilidade, é hora de mudar o seu pensamento e ir para outro lado.

Curso de Marketing Contábil

Essa atitude fará grande diferença, e em minhas formações e cursos eu posso te ajudar bem como dar ideias através dos conteúdos.

Imersão de Marketing Contábil

No curso de marketing contábil são apresentadas inúmeras possibilidades de construir uma estratégia, reunindo tudo pode aplicar essas ideias, testar e sendo meu aluno pode pedir a minha opinião sempre que achar necessário.

Meus alunos contam com esse respaldo e eu tenho prazer de ajudá-los e perceber que estão inovando no mercado.

Obviamente quando aprende algo novo e não tem toda experiência e a bagagem necessária precisa de uma série de ajustes para caminho que vai tomar.

As empresas que têm sucesso são as que inovam os processos e estão em constante aperfeiçoamento. Não pare no tempo, procure se aprimorar e andar contra a maré sempre, assim será um destaque no seu ramo de atuação.

 

Conheça o programa de imersão de marketing contábil :

 

Dicas de Marketing Contábil

Alguns fatores são altamente preponderantes nos seus resultados de marketing na contabilidade.

Um desses é ter um site preparado para conversão de clientes.

97% dos sites não estão preparado para converter porque não atendem as recomendações de uma página de serviços ideal.

Como é essa página?

A página deve conter, dentre outras coisas:

  • Nome do serviço contábil
  • Porque ele é relevante
  • Porque o cliente precisa dele
  • Quais benefícios a sua empresa entrega
  • Quais as imagens e vídeos você vai usar
  • Testemunhos e depoimentos dos clientes satisfeitos

Feito isso você terá melhores condições de converter clientes.

Artigos

Os artigos e notícias ainda são a principal fonte de tráfego orgânico (não pago) para o seu site.

Para conquistar relevância nos buscadores você precisa ter um bom planejamento de termos e palavras-chaves aplicados ao seu negócio, uma boa otimização de site.

É preciso ter conteúdo de qualidade no seu site.

Parece simples, mas não é.

Chegamos a levar 3 horas apenas para fazer uma postagem voltada ao SEO (Search Engine Optmization)

Exige a aplicação de uma metodologia e de disciplina para que os resultados comecem a aparecer.

 

Facebook

Das redes sociais da atualidade o Facebook é a que tem maior relevância nas estratégias de negócios.

Os escritórios de contabilidade estão investindo e começando a ter resultados expressivos.

O Facebook possui um algoritmo que controla a exibição de conteúdo no Feed de Notícias de modo a restringir que as publicações da sua página sejam vistas por cerca de até 5% daqueles que curtiram a sua página.

Como ter resultados no Facebook?

Patrocinando seus posts.

Facebook para Contadores

Após efetivar uma publicação você será convidado pelo próprio Facebook para impulsionar a sua publicação.

E é nesse ponto que está o principal problema de uma estratégia de Facebook.

Você precisa aprender como fazer uma campanha que proporcione resultados.

No meu curso de marketing contábil eu ensino de forma prática como fazer uma campanha otimizando seus resultados.

 

E-mail marketing

Não é de hoje que o e-mail marketing tem sido utilizado por empresas contábeis.

Essa estratégia pode ajudar a sua empresa na prospecção, mas para isso é necessário que você entenda como usar o e-mail marketing corretamente.

A primeira lição que você precisa aprender é que nunca você deve comprar listas de e-mail.

Primeiro porque o resultado obtido na prática de Spam é muito limitado, além do efeito contrário que você terá ao enviar um e-mail não solicitado para uma empresa oferecendo os seus serviços.

LeadLovers Marketing
Ferramenta de e-mail marketing

Também nunca faça uma oferta de serviços contábeis no primeiro contato.

É preciso criar um relacionamento com o lead.

Outra lição importante que você precisa saber é que a opção de receber seus e-mails deve partir do da pessoa que se cadastra, conhecido como Opt-In, e só depois dela dar esse sinal verde você pode iniciar um relacionamento com ela.

Sempre a opção de se descadastrar da sua lista, conhecida como Opt-out, deve estar disponível em cada mensagem enviada.

Instagram para empresas contábeis 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilização do Instagram para a divulgação da sua empresa ou produto.

Essa ferramenta realmente é eficaz?

O Instagram pode me trazer clientes?

Qual o melhor método de utilização?

Por onde começar?

Devo publicar como patrocinado?

Como definir meu público?

Esses são alguns exemplos de perguntas que recebo no meu canal.

Assista:

Muitas pessoas me perguntam se o Instagram é um bom método e se pode ser utilizado para conseguir clientes através das redes sociais.

Sobre o Instagram…

A nossa empresa contábil utiliza o Instagram sempre, porem com muito critério.

Primeiramente pelo fato de estar pagando para usar o Instagram como campanha.

Nós investimos nas nossas postagens, por isso postamos com critério e objetivo.

Eu não estou me referindo a uma postagem social que tem meia dúzia de curtidas.

Pois isso não funciona como uma estratégia de marketing.

É uma postagem normal por mais que seja composta pelo conteúdo que você quer divulgar, sem investimento e sem direcionamento não funciona.

Para que tenha resultados e consiga clientes no Instagram precisa efetivamente pagar por isso, por essa divulgação.

Agora, antes de pagar é importante entender que só compensa pagar por aquilo que será efetivo para atingir o seu público alvo.

O que temos notado é que o público que figura no Instagram não é o mesmo do Facebook e tampouco como os do Google AdWords.

Custo por Clique Escritório de Contabilidade
campanha de Adwords

Lembrando que todos esses recursos são pagos.

O perfil das pessoas que acessam é Instagram é um pouco diferente do perfil do público do Facebook.

No Facebook há maior disseminação de conhecimento e de conteúdos através da rede, bem maior do que no Instagram.

Mas isso não significa que não deva usá-lo.

Você deve sim testar a utilização.

Mas é preciso ser muito pontual nos seus testes.

É necessário olhar inicialmente se o seu público realmente está no Instagram.

E se realmente há um público que interage com essa rede bem como se é interessante para você trabalhar para o público específico que escolheu dessa forma.

Outro fator interessante é trabalhar o remarketing no Instagram.

O que é remarketing?

O remarketing é feito de todas as pessoas que já visitaram o seu site.

Onde fez uma marcação do pixel dela quando passou pelo seu site.

Por exemplo, você capturou um público específico que visitou uma página de outra campanha que fez.

Vamos imaginar que fez uma campanha para um artigo e teve um número de pessoas que visitaram aquele artigo ou um grupo de artigos.

Todos aqueles artigos, aqueles links, você marcou o pixel deles.

E então as pessoas que visitaram geraram um público no Facebook.

Facebook Ads
Campanha de Remarketing

Assim você consegue criar uma campanha dentro do Instagram para esse público que visitou o Facebook num primeiro momento.

E com essa nova campanha direciona as pessoas para uma página de vendas específica.

Agindo desse modo terá maiores resultados.

Agora quando fizer as suas campanhas o ideal e que faça uma separação.

Criando uma campanha para Facebook e uma para Instagram.

Caso utilize o Stories é bom que faça a separação da linha do tempo normal que existe no Instagram e das postagens normais patrocinadas.

Dessa maneira terá diferentes formas de medir seus resultados.

Campanha de Facebook
campanha de Facebook

Assim como no Facebook fará as campanhas separadamente para Mobile e para Desktop.

Procedendo assim torna-se mais fácil a análise de resultados e saber qual traz mais retorno.

Portanto o Instagram deve ser usado com muito cuidado.

Não adianta postar deliberadamente achando que está fazendo campanha, as coisas não são assim.

É preciso investir para efetuar testes.

E escolher um público que interage com essa rede.

Esse público será normalmente um público de remarketing. Que são pessoas que já passaram pelo seu site.

Assim terá resultados melhores.

Ao fazer suas campanhas separe cada uma por público.

Seguindo essas dicas será mais fácil mensurar os resultados futuramente e atingir o público que realmente te interessa.

Preço de serviços contábeis

Muitos empreendedores contábeis reclamam por perder clientes por causa do preço, esse conteúdo segue com algumas dicas importantes para que tenha mais sucesso em relação a esse assunto.

A primeira dica é para de reclamar em relação a concorrência.

Não importa se o concorrente está cobrando um valor abaixo de tabela e que o Conselho Regional de Contabilidade não faça nada para “resolver” isso, a primeira atitude que deve tomar é parar de reclamar, porque isso não vai mudar a sua situação.

Reclamar não faz com que a sua empresa saia do lugar, para isso você deve olhar para dentro da sua empresa e entenda o que é que está fazendo e o que precisa fazer, ficar reclamando não vai resolver o seu problema.

O tempo que está perdendo com reclamações poderia estar fazendo algo para mudar o seu negócio.

A segunda dica é, entenda o que está acontecendo no mercado.

Você já viu a quantidade de informações disponível hoje em relação a esse assunto?

Quando foi a última vez que você participou de um evento dentro do mercado contábil?

Qual a última vez que você investiu no seu conhecimento para entender o que está acontecendo no mercado.

Vender Serviço Contábil e o Preço
vender serviço de contabilidade

Qual foi a última vez que analisou o que está mudando em relação aos processos automatizados dentro do mercado contábil?

Toda essa informação está disponível, mas você precisa correr atrás de tudo isso porque essa informação vai fazer a diferença na sua estratégia não há como lidar com o que não conhece e o mercado está em constante mudança sempre.

A Terceira dica é, crie um processo de blindagem em relação a sua clientela, não podemos impedir que um cliente saia da nossa empresa para pagar mais barato em outra.

Mas é possível criar um processo de proteção agregando valor ao meu serviço para que ele não saia.

A medida que o empreendedor entende o que está acontecendo com o mercado tem condições de estabelecer estratégias para proteger os seus clientes da concorrência.

Esse processo de proteção funciona da seguinte maneira, se você faz uma comunicação frequente com o seu cliente mostrando que existe um aspecto concorrencial mas esse aspecto é diferente daquilo que você oferece, o cliente não vai se enganar facilmente ou migrar pra outro contador quando alguém oferecer uma contabilidade por R$ 100,00 .

Se esse trabalho de blindagem existir em relação aos seus clientes, vai evitar que eles saiam por conta de preço e isso ajuda muito a proteger o seu negócio.

Então, num geral você deve parar de reclamar e fazer algo pelo seu negócio, deve entender melhor a concorrência, e essa informação está disponível dentro do mercado, basta que você a procure, não pode deixar de criar um processo de proteção na sua empresa, proteja o seu para que ele não saia da sua carteira, isso vai ajudar a evitar baixa de clientes para a concorrência, mesmo que eles ofereçam serviços com um valor bem mais baixo.

Fazendo isso eu tenho certeza de que vai melhorar os seus resultados e consequentemente aplicando técnicas de marketing pode aumentar a sua carteira de clientes e ter mais sucesso na sua empresa.

Como conquistar resultados

Algumas variáveis serão diretamente proporcionais aos seus resultados.

A primeira delas é usar as ferramentas certas.

Para fazer o marketing contábil você precisará de algumas ferramentas que lhe proporcionem informações sobre o mercado e se suas estratégias estão dando certo.

O segundo aspecto é ter uma metodologia de marketing contábil. Você não precisa perder tempo com estratégias equivocadas.

Nós testamos o tempo todo e podemos ajudar você a entender o que mais dá resultados.

Os atalhos pode encurtar os caminhos na conquista de clientes.

Nesse sentido você pode participar de diferentes programas:

Curso online de marketing contábil

Um conteúdo 100% online com aulas práticas para você aplicar no seu negócio imediatamente

Se inscreva agora no Curso de Marketing Contábil Avançado

Curso presencial de marketing na contabilidade

Um curso que vai te ensinar:

  • Porque a maior parte dos sites contábeis não dão resultados
  • Quais são as melhores estratégias de marketing
  • Como criar um processo de atração e conversão de clientes
  • As melhores estratégias de tráfego pago
  • Como melhorar seu posicionamento no Google

Invista na preparação profissional para buscar resultados em Marketing Contábil e conte com Anderson Hernandes e sua equipe de profissionais.