O que é Marketing Contábil

Entenda nesse conteúdo completo o que significa o marketing na contabilidade e como pode ajudar a sua empresa a ter melhores resultados!

O Marketing Contábil é o consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para empresas de contabilidade que permitem atrair e gerar conversão de clientes.

É de conhecimento geral que a cada dia mais as pessoas preferem contratar serviços pela internet, isso porque vivemos numa sociedade “sem tempo para perder tempo”.

Estou no mercado contábil há mais de 20 anos e já passei por diversas fases, mas, tudo mudou com a chegada da internet e mais ainda quando comecei a me interessar por marketing e perceber como isso poderia mudar meu negócio.

O marketing contábil está presente na minha vida há alguns anos, e muitas pessoas acabam se perguntando: 

Por que estudo tanto o assunto e ainda produzo conteúdos direcionados para empresas aprenderem a fazer o marketing na contabilidade?

A resposta é quase simples, quase.

O mercado contábil mudou e não podemos ser amadores quando o assunto é estratégia de negócios contábeis

A entrega hoje vai muito além de prestar um bom serviço, existem outros pontos importantes que devem ser considerados para crescimento de um negócio.

E o marketing contábil acontece na contabilidade como um dos principais pontos a ser considerados para o crescimento.

O marketing tem se popularizado no meio contábil, mas o que podemos analisar é que até hoje não é a grande maioria contadores que sabem como aplicar o marketing e obter resultados.

Isso também é um problema pra você?

Neste conteúdo você vai entender como pode aumentar seus resultados utilizando estratégias eficientes na aplicação do marketing..

Quem é Anderson Hernandes

Eu Anderson Hernandes acredito que não há como obtermos o sucesso sem a inovação, e eu sempre utilizei esse princípio na minha carreira.

Não é permitido ter medo do novo ou do desconhecido quando a meta é atingir o sucesso.

Desde o início da minha vida profissional eu entendi que era preciso trabalhar muito, estudar mais ainda e principalmente ter um diferencial na entrega dos meus produtos e serviços.

Quando eu tive contato de forma mais profunda com o marketing digital entendi que ele faria a diferença no mercado contábil.

E os primeiros estudos efetivos do termo marketing contábil sugiram do meu trabalho pessoal.

A partir de muita pesquisa eu reuni técnicas presentes no marketing digital, e com isso acabei criando a possibilidade de utilizar a internet para gerar condições ideais de conquistar clientes e apliquei essas técnicas dentro do marketing contábil.

A referência ao termo marketing contábil digital é, na verdade, um fragmento das estratégias de marketing na contabilidade.

Certificado de Pós-graduação de Anderson Hernandes

Existe muito mais que pode ser feito, além de usar a internet, o marketing tem uma relação bastante grande com o sucesso de um negócio e isso pode e deve ser explorado.

A referência usada atualmente é muito importante para conquistar clientes e contribui grandemente com a escalabilidade, mas de certa forma, hoje no mercado contábil muitos estão observando o sucesso que envolve o marketing contábil digital e acreditam que vender serviços contábeis é como vender um produto digital.

Não se enganem, não é bem assim que tudo isso funciona!

Vejo muito empreendedores levando ao pé da letra a história que basta criar uma carta de venda para convencer o seu cliente e recheá-la com uma série de gatilhos mentais, essa seria a fórmula infalível, para que o cliente compre o serviço que oferece.

Você acha que isso realmente basta?

Não! É preciso ir além para criar um processo de convencimento do seu cliente através das estratégias de marketing digital.

O empreendedor não vai obter sucesso nos seus números sem entender que, de forma fundamental, o mercado contábil tem particularidades e que elas devem ser respeitadas.

O marketing exige estudo e teste, é preciso pesquisar e entender o assunto de forma plena para aplicar no seu negócio.

Assim que concluí minha graduação em Marketing e posteriormente meu MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) passei um tempo estudando e aplicando as estratégias de marketing de serviços profissionais.

O marketing contábil vende serviços e este tipo venda é intangível, isso aumenta a complexidade da venda e traz a dificuldade que muitos empreendedores contábeis tem para agregar valor.

O que todo mundo deve saber é que existem particularidades claras e distintas para a aplicação do marketing dentro da contabilidade que devem ser amplamente respeitadas.

Além disso para aplicar o marketing no seu negócio contábil existe também a necessidade de seguir as regras são determinadas pelo nosso Conselho Federal de Contabilidade.

Desde 01 de Junho de 2019 entrou em vigor o Código de Ética Profissional do Contador com objetivo de adequar a nova realidade da profissão contábil.

O código redefiniu aspectos relacionados com propaganda e divulgação dos serviços de contabilidade aplicados aos contadores e os técnicos em contabilidade.

Como você pode perceber o processo não é simples.

E mesmo com todas as particularidades existentes a grande verdade é: o marketing contábil digital é fundamental para que uma empresa obtenha resultados.

Nossa empresa contábil, a Tactus Contabilidade Digital, utilizamos de maneira constante o marketing contábil digital de forma estruturada para obter resultados melhores com o passar de cada dia.

É importante ressaltar que para atingir esses resultados a inovação é indispensável, investimos na tecnologia o quanto for possível na nossa empresa.

Você sabe qual a importância de ter um sócio no seu negócio? Com cautela a escolha do seu sócio permitirá melhores resultados e divisão de responsabilidades. Confira!

Estratégias de Marketing na Contabilidade

Um assunto muito difundido nos eventos atualmente defende uma posição que abordo há anos e sempre permeou as minhas decisões dentro da minha empresa: quando a manada está indo para uma determinada direção eu tomo a direção oposta.

É preciso ter sensibilidade para perceber o momento no qual todo mundo está fazendo a mesma coisa, perceber isso significa mudança imediata e que eu preciso ser diferente.

Esse senso de mudança, de virada de chave, sempre esteve presente na minha carreira, não é possível se destacar ou se diferenciar quando todo o mercado oferece mais do mesmo.

O empreendedor deve saber a hora de mudar e de inovar.

Na nossa trajetória sempre foi assim: buscamos inovar o máximo nas nossas estratégias. A opção pela inovação sempre nos ajudou a ter bons resultados e estar sempre um passo à frente.

Buscando essa inovação e mudança encontramos diferentes nichos, que ainda não tinham sido explorados e diferentes abordagem para a conquista de clientes.

Palestra de Anderson Hernandes

No nosso negócio usamos hoje estratégias de abordagem de clientes que nunca foram utilizadas antes no mercado contábil.

Um dos nossos diferenciais, por exemplo, é contar com uma página e um vídeo de vendas para vender serviço de contabilidade, isso nunca tinha usado no serviço contábil.

Até que a Tactus tomasse a iniciativa e inovasse essa abordagem só tinha sido feita através de um vídeo de animação, que contemplava alguém falando sobre o serviço de contabilidade de forma explícita e informativa, não existia a abordagem que utilizamos hoje.

Outra proposta de inovação adotada por nós é a utilização da estratégia de funil pós compra de cliente, esse é um diferencial que também não tenho relatos da utilização anterior dentro do mercado contábil.

Além disso nós temos estratégia de onboard de clientes, a estratégia consiste em organizar os passos e orientar o cliente para alcançar seu sucesso. Nossa equipe é capacitada para oferecer um treinamento orientado para cada um dos nossos clientes, e isso faz toda a diferença.

De fato eu observo muito o mercado e estou atento, e quando as pessoas estão indo para um lado e procuro ir para um lado completamente contrário.

Se a sua busca é por resultados utilizando o marketing precisa entender para isso precisa construir uma abordagem e ser diferente. 

Para obter resultados com o marketing é preciso pensar a frente, fora da caixa.

Site da Tactus Contabilidade

Aprenda o Marketing Contábil

Como dito acima, o marketing ainda é tabu para grande parte das empresas contábeis e muitos empreendedores não sabem por onde ou como começar.

Partindo do princípio que é um assunto denso e deve ser explorados criamos cursos e programas que ensinam o passo a passo para conquistar clientes contábeis.

O principal programa que existe no mercado acontece na nossa sede e chama-se Imersão de Marketing Contábil e Vendas.

E nele oferecemos aos alunos as diretrizes mais recentes no mercado e todo o nosso material e conteúdo é disposto de forma prática.

Eu abro a minha empresa e mostro com meus números como é possível chegar ao sucesso utilizando o marketing contábil.

Meus alunos têm muito mais do que um material exclusivo, o que já é bastante importante, eles contam com o respaldo e eu tenho prazer de ajudá-los e acompanhar seu percurso e ver que estão inovando no mercado.

Não restam dúvidas que as empresas que têm sucesso são aquelas que inovam os processos e estão em constante aperfeiçoamento. 

Recentemente foi criado a Comunidade de Marketing Contábil e Vendas que mostra de forma prática o passo a passo para aplicar o marketing na contabilidade na sua empresa. 

Assista agora essa aula completa:

O Site contábil é a sua vitrine

Tenha em mente que é preciso sempre se aprimorar e andar contra a maré, somente assim será um destaque no seu ramo de atuação.

Existem alguns fatores que são altamente preponderantes nos seus resultados de marketing na contabilidade.

Um dos principais erros que o empreendedor comete está no seu site, que deveria justamente ser a porta de entrada para o cliente.

O site é a cara da sua empresa, é no momento do acesso, olhando a sua página pela primeira vez que o seu cliente decide se vai ou não ficar.

O seu site precisa da sua atenção!

Site Contábil Responsivo

Analisando o mercado concluímos que cerca de 90% dos sites não estão plenamente preparado para converter, isso  porque não atendem as recomendações de uma página de serviços ideal.

O que deve ter uma página de serviços ideal?

A página deve conter, dentre outras coisas (clique nos links para ver como fazemos no nosso site):

  • Soluções entregues ao mercado e não descrição de departamentos;
  • Conteúdo relevante em forma de blog contábil e dentro do site, nunca direcionado para fora dele;
  • Recursos visuais tais como imagens, vídeos, infográficos e etc;
  • Página de planos de serviços de contabilidade;
  • Páginas de aberturas de empresas;
  • Páginas segmentadas para seus mercados-alvos;
  • Ferramenta de automação de marketing para captura de leads;
  • Ferramenta de contato via WhatsApp web;
  • Projetado considerando a experiencia do usuário;
  • Materiais complementares tais como ebooks, planilhas e etc;
  •  Página de contato.

Site para contabilidade

Se reunir todas essas variáveis acima você terá melhores condições de converter clientes.

Mas… Você precisa ter visitas no seu site!

Os artigos e conteúdos relevantes ainda são a principal fonte de tráfego (visitas) orgânico (não pago) para o seu site.

Portanto, quando for produzir o seu conteúdo tenha cuidado com a linguagem, a disposição do texto, tamanho e principalmente: não copie conteúdos de outros sites.

A quantidade de participantes da imersão de marketing contábil e vendas que contratam serviços de produção de conteúdo não-autoral e copiado em dezenas de sites contábeis é significativa. 

Isso derruba suas possibilidades do seu site aparecer na primeira página do Google e gerar visitas orgânicas.

O Google pune sites com conteúdos duplicados, por isso nunca contrate esse serviço!

Muitas pessoas tem dificuldade em produzir conteúdo escrito, mas isso não justifica publicar uma série de coisas sem sentido e muito menos copiar de outros sites.

Crie um método para produzir conteúdo escrito, pesquise e elabore. É preferível uma cadência menor de conteúdos com qualidade do que um monte de conteúdo copiado ou desconexo.

É preciso ter conteúdo de qualidade no seu site.

Este conteúdo é analisado pelos algoritmos do Google e ele identifica plágio, se isso acontecer seu site terá uma posição ruim.

Chegamos a levar 3 horas apenas para fazer uma postagem voltada ao SEO (Search Engine Optmization)

É claro que devida nossa demanda temos pessoas dedicadas a isso na nossa empresa, mas, mesmo com uma empresa pequena é possível organizar-se para produção de um bom conteúdo e um bom posicionamento SEO.

Redes sociais para contabilidade

As redes sociais são uma ótima estratégia para escalar e ter resultados.

Muitos escritórios de contabilidade estão investindo e começando a ter resultados expressivos através das redes sociais.

Você sabe como ter resultados em redes sociais?

Não é tão simples assim e nesse ponto que acaba se instalando o principal problema de uma estratégia de Facebook.

Mas fique tranquilo, você pode aprender tudo isso!

Pensando neste e em outros problemas dentro na imersão de marketing contábil e vendas eu dedico um tempo considerável tratando de estratégias de redes sociais.

E é fundamentar entender um princípio básico das redes sociais (Facebook e Instagram): Você precisará patrocinar suas postagens!

Por isso que na imersão eu ensino de forma prática como fazer uma campanha otimizando seus resultados. Meus alunos saem da formação compreendendo plenamente os elementos primários para uma boa campanha.

Facebook para Contadores

Instagram

Outra dúvida comum é sobre como usar o Instagram para ter resultados.

Com isso surgem perguntas:

  • O Instagram pode me trazer clientes?
  • Por onde começar?
  • Como definir meu público?
  • Posso usar meu Instagram pessoal?

Sim o Instagram, se utilizado da maneira assertiva ele poderá te gerar resultados.

A nossa empresa contábil utiliza o Instagram (Conheça o Instagram da Tactus) para gerar novos interessados, porém tudo é feito com muito critério.

Nós investimos nas nossas postagens, e temos como premissa postar com critério e objetivo, pois apostar somente no orgânico não funciona como uma estratégia de marketing efetiva.

Para que você tenha resultados e consiga clientes no Instagram deve entender que isso não será “de graça”, efetivamente e será preciso pagar por isso, por essa divulgação.

Um ponto importante que observamos é que o público que figura no Instagram não é o mesmo do Facebook e tampouco como os do Google AdWords.

Ou seja…

Cada rede social tem um público diferente!

A aplicação das etratégias de marketing contabilidade e redes sociais devem ser ajustadas em cada negócio contábil.

Por exemplo…

No nosso caso o Facebook acaba proporcionando uma maior influência no processo de conversão de clientes enquanto o Instagram permite maior negociação direta com os interessados na contratação de serviços.

Como chegamos a essa conclusão?

analise de seo contabilidade

Teste tudo e sempre!

Sim, faça testes, muitos testes!

O marketing não é uma ciência exata e exige dos seus utilizadores paciência e análise.

Você deve sim testar a utilização de cada rede social para entender qual traz melhor resultado, e ver onde o seu público está.

Para qualquer investimento maior é preciso identificar onde seu público está te esperando e isso só é possível depois de testes.

Assim reunimos diferentes estratégias que permitem resultados incluindo o remarketing.

Remarketing

O remarketing é feito de todas as pessoas que já visitaram o seu site, páginas específicas, listas de leads, pessoas que interagiram com suas publicações e que assistiram seus vídeos.

Como isso funciona?

Remarketing em site contábil

No momento que o lead acessou seus artigos e seus links, o pixel do facebook instalado no seu site monitora esse visitante e você poderá impactar ele com uma campanha específica.

O remarketing é muito poderoso!

Através desse remarketing você vai direcionar uma nova campanha para este público específico, ele já está “pré-selecionado”, essas pessoas já demonstraram interesse anterior nos seus serviços ou conteúdos.

E com essa campanha é possível gerar conversões.

Conheça seu público

Instagram da Tactus Contabilidade

Para fazer um marketing contábil efetivo em redes sociais é preciso alinhar o conteúdo com o seu público alvo.

Lembre-se que para qualquer conteúdo é preciso postar de modo que faça sentido a audiência, portanto toda postagem deve ter foco e objetivo.

Não caia na armadilha de postar deliberadamente em quantidade acreditando que assim está fazendo campanha, a estratégia não funciona deste modo.

Você deve ter como ponto de partida a importância em escolher um público que interage com essa rede.

Poste conteúdos para quem tem interesse neles! Assim terá resultados melhores.

Seguindo essas dicas será mais fácil mensurar os seus resultados e futuramente atingir o público que realmente te interessa.

Mas cuidado…

Você não pode só depender de redes sociais!

As redes sociais são um terreno alugado e portanto você precisa capturar os leads que visitam o seu site.

E para isso você usa uma ferramenta de automação de marketing.

Automação de e-mail Marketing

A estratégia muito utilizada há algum tempo, mas que gera muito resultado de conversão é o e-mail marketing.

Muitas empresas contábeis estão apostando nela.

Mas como ter os leads para se relacionar com eles por meio do e-mail marketing?

Uma das primeiras lições que que você precisa aprender é que nunca você deve comprar listas de e-mail.

Esse tipo de investimento não funciona por uma série de motivos e um deles é por isso será considerado SPAM.

Conquiste a sua lista de clientes, isso é possível através do oferecimento de um material relevante (como um e-book) onde o lead insere o seu e-mail para baixar o conteúdo gratuito.

Uma vez estando dentro da sua lista de e-mails o lead deverá sempre ter o controle dos conteúdos que deseja receber.

Então sempre a opção de se descadastrar da sua lista, conhecida como Opt-out, deve estar disponível em cada mensagem enviada.

Observe o exemplo a seguir:

email marketing

Qual ferramenta de e-mail utilizar?

Existem dezenas de ferramentas de e-mail marketing e na nossa operação usamos o LeadLovers [CLIQUE PARA CONHECER] e tem nos atendido muito bem as nossas demandas já há alguns anos.

Enfrentando a concorrência

É comum no mercado contábil ouvir queixas constantes dos empreendedores relacionadas a perder clientes por causa do preço.

Você tem esse problema? 

Veja algumas dicas importantes para que tenha menos problemas quando o assunto for preço.

Evento Inbound Marketing

A primeira dica é: pare de reclamar!

Sinceramente não importa se o concorrente está cobrando um valor mais baixo e muito menos se o Conselho Regional de Contabilidade estaria atuando para “resolver” isso, ficar chorando pelos cantos porque o seu concorrente fez isso ou aquilo não vai mudar a sua situação.

A situação é sua, e não do seu concorrente, ele está usando as estratégias que tem disponível. 

Ele está “roubando” seus clientes? Isso só acontece quando a percepção de valor dos seus serviços não está adequada.

Quando o cliente parte para a compra de serviços mais baratos é porque ele só te enxerga como um emissor de guias e não como um solucionador de problemas.

Se o seu cliente te enxerga apenas como emissor de guias, se não mudar essa imagem, pode gastar todo o seu capital em marketing que não terá resultados.

Durante todo o tempo que está perdendo com reclamações poderia fazer algo para mudar o seu negócio.

O seu cliente deve precisar de você, ele tem que ser seu fã, entender que você é o melhor para o negócio dele e que seus serviços são indispensáveis.

Sem essa relação de “paixão” você não tem nada, tem uma carteira instável e que pode sair da sua base a qualquer tempo, pois, pra ela você é só mais um.

Não é fácil para você assim como não é fácil para mim, por isso estou sempre aprendendo mais sobre o Marketing inclusive participando de eventos internacionais como o Inbound Event que acontece em Boston nos EUA  

Pare de perder clientes

Como criar uma barreira de saída de cientes e aumentar sua carteira?

Sim pode…

Mas, somente depois de ter plena compreensão do que está acontecendo com o mercado o empreendedor terá condições de estabelecer estratégias para proteger os seus clientes da concorrência.

Portanto, faça um trabalho prol a sua empresa.

Se esse trabalho de blindagem existir em relação aos seus clientes, vai evitar que eles saiam em razão do preço mais baixo, o processo de blindagem te torna essencial para o seu cliente e isso ajuda muito a proteger o seu negócio.

Obviamente todo o processo de marketing contábil é bastante denso e será preciso contar com um orientador para seu negócio.

E se você entender este conteúdo já tem um ponto de partida e eu tenho certeza para melhorar os seus resultados.

Consequentemente depois se aplicar as técnicas de marketing de forma correta poderá aumentar a sua carteira de clientes e ter mais sucesso na sua empresa.

Algumas variáveis serão diretamente proporcionais aos seus resultados.

Curso com Anderson Hernandes

O que você está fazendo para mudar?

Pare um pouco e pergunte-se:

  • Você já viu a quantidade de informações disponível hoje em relação a esses assuntos?
  • Você está atento as tendências e mudanças do mercado contábil?
  • Qual a última vez que você investiu no seu conhecimento para aprender estratégias de marketing na contabilidade?
  • O que você fez para não depender só de indicação de clientes?

Se ficou em dúvida nestes questionamentos é hora de acordar e buscar conhecimento!

Se você não aprender como fazer estratégias efetivas de marketing o seu negócio contábil vai ficar para trás.

Deixe te ajudar a mudar!

Dezenas de empreendedores contábeis já transformaram seus negócios contábeis com a minha ajuda nos meus programas de imersão de marketing contábil e vendas e também temos a comunidade de marketing contábil e vendas.

Venha aprender com a gente!

Nós testamos as variáveis de mercado o tempo todo e podemos ajudar você a entender o que mais dá resultados.

Você pode ter acesso a diferentes temas:

  • Como fazer seu site contábil ter resultados;
  • Quais são as melhores estratégias de marketing para o seu negócio;
  • Como criar um processo de atração e conversão de clientes;
  • As melhores estratégias de geração de tráfego pago;
  • Como melhorar seu posicionamento no Google. 

E muito mais…

Além disso, em 2020 nós produzimos o maior evento de marketing contábil do Brasil. 

Marketing Contábil Summit ocorrerá novamente em 2021 nos dias 04 e 05 de Fevereiro e vai receber cerca de mil profissionais contábeis de todo o Brasil. 

Qualquer dúvida de como o marketing pode ajudar a sua empresa de contabilidade entre em contato com a nossa equipe para te orientar o melhor programa de curso, eventos e mentoria para você.

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