Marketing Contábil Digital

Como o Marketing Contábil pode mudar o rumo do seu escritório de contabilidade?

Porque estudo tanto o assunto e produzo conteúdos para empresas de contabilidade?

Nesse conteúdo você vai entender como pode aumentar seus resultados.

Anderson Hernandes como referência

Não há como obter o sucesso sem a inovação, e eu sempre utilizei esse princípio na minha carreira.

A primeira vez que foi utilizado o termo marketing contábil digital, ele partiu de Anderson Hernandes.

Comecei a pesquisar as atividades de marketing contábil e percebi que poderia unir o aspecto digital a elas.

Desse modo reuni técnicas do marketing digital, com isso criando a possibilidade de utilizar a internet para gerar condições de conquistar clientes e apliquei essas técnicas dentro do marketing contábil.

Anderson Hernandes

Essa referência do marketing contábil digital é na verdade um fragmento das estratégias de marketing na contabilidade.

Existe muito mais que pode ser feito além de usar a internet.

A referência usada atualmente é muito importante para conquistar clientes, mas de certa forma, hoje no mercado contábil muitos estão observando o sucesso que envolve o marketing contábil digital e acreditam que vender serviços contábeis é como vender um produto digital.

Levam ao pé da letra a história de criar uma carta de venda para convencer o seu cliente e recheá-la de uma série de gatilhos mentais para que o cliente compre o serviço que oferece.

Sendo assim criar um processo de convencimento do seu cliente através das estratégias de marketing digital, sem simplesmente entender que o mercado contábil tem particularidades específicas e elas devem ser respeitadas.

Assim que concluí minha graduação em Marketing e posteriormente meu MBA pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) passei um tempo estudando as estratégias de marketing de serviços profissionais.

Marketing de Serviços Profissionais Philip Kotler

 
O marketing contábil vende serviços que são intangíveis, assim existem particularidades claras e distintas dentro da contabilidade que devem ser amplamente respeitadas, além do fato de que existem regras que devem ser seguidas, e essas regras são determinadas pelo nosso Conselho Federal de Contabilidade, sendo assim a grande verdade é que o marketing contábil digital é fantástico para que obtenha resultados.

A Tactus, nossa empresa contábil utiliza de forma constante o marketing contábil digital como alternativa ao marketing convencional, mas para atingir esses resultados é preciso entender que a inovação é indispensável.

Inovação nas estratégias

Um assunto muito difundido nos eventos atualmente cobre uma pauta que abordo há anos e sempre permeou as minhas decisões dentro da empresa, quando a manada está indo para uma determinada direção eu tomo a direção oposta, pois se todo mundo está fazendo a mesma coisa isso significa que eu preciso ser diferente.

Sempre foi assim, procuramos inovar nas nossas estratégias e a inovação sempre nos ajudou a ter bons resultados.

Com essa abertura encontramos diferentes nichos que ainda não tinham sido explorados, diferentes abordagem para a conquista de clientes, usamos hoje estratégias de abordagem de clientes que nunca foram utilizadas dentro do mercado contábil.

Contamos por exemplo com uma página e um vídeo de vendas para vender serviço de contabilidade, isso nunca tinha usado no serviço contábil.

Isso até então só tinha sido feito através de um vídeo de animação, alguém falando sobre o serviço de contabilidade de forma explícita e informativa, não existia.

Também utilizamos a estratégia de funil pós compra de cliente, sobre isso também não tenho relatos da utilização anterior dentro do mercado contábil.

Estratégia de Escritório de Contabilidade


Nós temos estratégia de onboard de clientes que consiste em
organizar os passos e orientar o cliente para alcançar seu sucesso é oferecer um treinamento orientado.

Eu observo quando as pessoas estão indo para um lado e procuro ir para um lado completamente contrário, se procura ter resultados de marketing precisa entender para isso precisa construir uma abordagem e ser diferente.

Curso de Marketing Contábil

Imersão de Marketing Contábil

Meus alunos contam com esse respaldo e eu tenho prazer de ajudá-los e perceber que estão inovando no mercado.

As empresas que têm sucesso são as que inovam os processos e estão em constante aperfeiçoamento. Não pare no tempo, procure se aprimorar e andar contra a maré sempre, assim será um destaque no seu ramo de atuação.

Alguns fatores são altamente preponderantes nos seus resultados de marketing na contabilidade.

97% dos sites não estão preparado para converter porque não atendem as recomendações de uma página de serviços ideal.

A página deve conter, dentre outras coisas:

Feito isso você terá melhores condições de converter clientes.

Os artigos e notícias ainda são a principal fonte de tráfego orgânico (não pago) para o seu site.

É preciso ter conteúdo de qualidade no seu site.

Chegamos a levar 3 horas apenas para fazer uma postagem voltada ao SEO (Search Engine Optmization)

Facebook

Os escritórios de contabilidade estão investindo e começando a ter resultados expressivos.

Como ter resultados no Facebook?

Facebook para Contadores

E é nesse ponto que está o principal problema de uma estratégia de Facebook.

No meu curso de marketing contábil eu ensino de forma prática como fazer uma campanha otimizando seus resultados.

Não é de hoje que o e-mail marketing tem sido utilizado por empresas contábeis.

A primeira lição que você precisa aprender é que nunca você deve comprar listas de e-mail.

É preciso criar um relacionamento com o lead.

Sempre a opção de se descadastrar da sua lista, conhecida como Opt-out, deve estar disponível em cada mensagem enviada.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilização do Instagram para a divulgação da sua empresa ou produto.

O Instagram pode me trazer clientes?

Por onde começar?

Como definir meu público?

Assista:

Muitas pessoas me perguntam se o Instagram é um bom método e se pode ser utilizado para conseguir clientes através das redes sociais.

A nossa empresa contábil utiliza o Instagram sempre, porem com muito critério.

Nós investimos nas nossas postagens, por isso postamos com critério e objetivo.

Pois isso não funciona como uma estratégia de marketing.

Para que tenha resultados e consiga clientes no Instagram precisa efetivamente pagar por isso, por essa divulgação.

O que temos notado é que o público que figura no Instagram não é o mesmo do Facebook e tampouco como os do Google AdWords.

Custo por Clique Escritório de Contabilidade

Lembrando que todos esses recursos são pagos.

No Facebook há maior disseminação de conhecimento e de conteúdos através da rede, bem maior do que no Instagram.

Você deve sim testar a utilização.

É necessário olhar inicialmente se o seu público realmente está no Instagram.

Outro fator interessante é trabalhar o remarketing no Instagram.

O remarketing é feito de todas as pessoas que já visitaram o seu site.

Por exemplo, você capturou um público específico que visitou uma página de outra campanha que fez.

Todos aqueles artigos, aqueles links, você marcou o pixel deles.

E com essa nova campanha direciona as pessoas para uma página de vendas específica.

Agora quando fizer as suas campanhas o ideal e que faça uma separação.

Caso utilize o Stories é bom que faça a separação da linha do tempo normal que existe no Instagram e das postagens normais patrocinadas.

Procedendo assim torna-se mais fácil a análise de resultados e saber qual traz mais retorno.

Não adianta postar deliberadamente achando que está fazendo campanha, as coisas não são assim.

E escolher um público que interage com essa rede.

Assim terá resultados melhores.

Seguindo essas dicas será mais fácil mensurar os resultados futuramente e atingir o público que realmente te interessa.

Muitos empreendedores contábeis reclamam por perder clientes por causa do preço, esse conteúdo segue com algumas dicas importantes para que tenha mais sucesso em relação a esse assunto.

Não importa se o concorrente está cobrando um valor abaixo de tabela e que o Conselho Regional de Contabilidade não faça nada para “resolver” isso, a primeira atitude que deve tomar é parar de reclamar, porque isso não vai mudar a sua situação.

O tempo que está perdendo com reclamações poderia estar fazendo algo para mudar o seu negócio.

Você já viu a quantidade de informações disponível hoje em relação a esse assunto?

Qual a última vez que você investiu no seu conhecimento para entender o que está acontecendo no mercado.

Vender Serviço Contábil e o Preço

Qual foi a última vez que analisou o que está mudando em relação aos processos automatizados dentro do mercado contábil?

A Terceira dica é, crie um processo de blindagem em relação a sua clientela, não podemos impedir que um cliente saia da nossa empresa para pagar mais barato em outra.

A medida que o empreendedor entende o que está acontecendo com o mercado tem condições de estabelecer estratégias para proteger os seus clientes da concorrência.

Se esse trabalho de blindagem existir em relação aos seus clientes, vai evitar que eles saiam por conta de preço e isso ajuda muito a proteger o seu negócio.

Fazendo isso eu tenho certeza de que vai melhorar os seus resultados e consequentemente aplicando técnicas de marketing pode aumentar a sua carteira de clientes e ter mais sucesso na sua empresa.

Algumas variáveis serão diretamente proporcionais aos seus resultados.

Para fazer o marketing contábil você precisará de algumas ferramentas que lhe proporcionem informações sobre o mercado e se suas estratégias estão dando certo.

Nós testamos o tempo todo e podemos ajudar você a entender o que mais dá resultados.

Nesse sentido você pode participar de diferentes programas:

Um conteúdo 100% online com aulas práticas para você aplicar no seu negócio imediatamente

Curso presencial de marketing na contabilidade

  • Porque a maior parte dos sites contábeis não dão resultados
  • Quais são as melhores estratégias de marketing
  • Como criar um processo de atração e conversão de clientes
  • As melhores estratégias de tráfego pago
  • Como melhorar seu posicionamento no Google