Anderson Hernandes COMO CRESCER EM CENÁRIOS INCERTOS

COMO CRESCER EM CENÁRIOS INCERTOS

Há 2 anos, estamos inseridos em diversas mudanças, seja na tecnologia, quanto, principalmente, na saúde e quando pensamos no nosso negócio, existe algo que nós, empresários, não podemos negar: somos obrigados a trabalhar – mais do que nunca – considerando um cenário de incertezas.

Toda essa incerteza mudou a forma estratégica que precisamos ter para lidar com nossos negócios.

Por isso, quero te mostrar como lidar e não correr riscos nesse cenário de incertezas.

Qual a sua estratégia para um cenário de incertezas?

Pessoasplanejando
Grupo de pessoas planejando as próximas ações do negócio.

É impossível prever quando enfrentaremos alguma adversidade nos negócios, mas, precisamos estar atentos para criar novas ações estratégicas em pouco tempo.

A primeira coisa a se considerar num cenário de incertezas é que você não pode administrar o seu negócio com apenas visões de longo prazo.

Deste modo, é necessário, também, estabelecer planos de ações pontuais de curto prazo, pois tudo pode mudar de uma hora para outra.

De forma prática, quando falamos de planejamento a longo prazo, trata-se de algo superior a 12 meses.

E quando digo que não há como trabalhar apenas a longo prazo é porque, num cenário de incertezas, não há como planejar algo entre 24 e 36 meses, porque não sabemos o que pode acontecer entre hoje e o próximo mês.

Por isso, ao mesmo tempo que estabelece um plano de ação para além de 12 meses, é preciso designar formas de análise contínua, nas quais, revê as ações conforme faz a leitura do cenário atual, isso é fundamental.

No início da pandemia, por exemplo, no imaginário empresarial, se pensava que a situação duraria no máximo 3 meses e hoje, não temos ideia de quando vamos sair dela.

Vivenciamos momentos completamente diferentes no percurso dessa pandemia, momentos de total incerteza e de incerteza parcial, o que acabou influenciando diretamente no sucesso do meu e do seu negócio.

Ações, como priorizar dentro das mudanças repentinas de cenário?

metas_objetivos
É importante ter metas e objetivos que se pretende alcançar dentro de um negócio.

Não dá para investir em ações que não farão sentido numa troca de cenário.

Imagine que estabeleceu uma ação focada na questão do crescimento físico de unidade (construção ou ampliação), mas percebe que as empresas começaram a fechar por qualquer razão? Como sequenciar uma ação como essa, se não está num cenário propício para este tipo de movimento? Ao ler o cenário, conseguirá enxergar um possível benefício com a volta das atividades presenciais, neste caso, pode estabelecer um plano de retomada e se beneficiar.

Era inimaginável pensar no que vivemos nos últimos anos, e sim, iremos experimentar outros cenários desafiadores, portanto, é preciso que saibamos priorizar e entender o momento de agir em cada um dos nossos planos.

O que eu e você, como empreendedores, precisamos saber?

O que precisamos saber é que, não importam os desafios que iremos enfrentar, o mais importante é que não andaremos para trás, por isso, temos de pensar estrategicamente em como passar por essa situação da melhor forma possível.

Para viver situações adversas, é necessário que coloquemos importância em alguns pontos, por exemplo, o de contingência.

A importância de um plano de contingência

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Estar junto para planejar os planos futuros e de contingência para a empresa.

O plano contingencial pode preparar a sua empresa para viver cenários incertos, pois, quando não possui um, – considerando a possibilidade de não conseguir o seu plano principal – viverá em constante risco nos cenários voláteis.

Dessa maneira, o mais importante no empreender é olhar para o seu negócio e para o cenário que está inserido e acima de tudo entender o quanto você consegue criar ações estratégicas que te protejam de riscos caso haja uma situação específica.

Na Tactus, por exemplo, temos um plano contingencial de home office e nosso time está completamente preparado para isso.

O fato de ter aprendido com o que aconteceu em 2020, me possibilitou criar um plano para que não fosse necessário virar o time novamente para home office.

Nossa estratégia permite virar essa chave, de forma tranquila, entre presencial e home office em 24 horas.

Outro aprendizado importante que esse percurso nos trouxe é o de, atualmente, o que quebra as empresas num cenário incerto é a falta de caixa.

Falta de caixa, o que fazer, como se preparar?

Nesta pandemia, ficou muito claro que não dá pra ter uma empresa com risco iminente de quebra por falta de caixa.

Pois, sem caixa, basta ter uma situação pequena que a sua empresa quebra.

Temos que estabelecer dentro do nosso negócio, um caixa que nos dê segurança para que num momento de crise ou situação adversa, consigamos nos proteger.

Se você está num cenário ruim e tem uma queima de caixa para poder manter seu negócio acelerado, é preciso criar uma prevenção em relação à falta de caixa e diminuir os seus custos para mantê-lo.

Por exemplo, se você tem um caixa atual para três meses em uma crise, deve alongar isso.

Para alongar, será preciso diminuir seus custos variáveis e consequentemente, diminuir seus custos fixos, criando assim um cenário muito mais favorável diante de incertezas.

Diminuindo os custos, conseguirá alongar o caixa para que não tenha o seu negócio em risco.

Perfis de empreendedores durante e após a mudança de cenário:

Independente do negócio que está inserido, temos dois perfis de empreendedores.

Aqueles que conseguiram olhar tudo o que aconteceu e aprender com o que vivenciaram desde 2020 e aqueles que não aprenderam absolutamente nada.

E quando pensa no sucesso do seu negócio, se você pôde ter o primeiro perfil de empreendedor, com plena certeza, terá condições de consolidar um negócio que vai perdurar e ter sucesso, gerando a você, excelentes resultados em todos aspectos.

Agora, o segundo perfil, que não aprendeu nada e que segue cometendo os mesmos erros que antes, estão vulneráveis nesse cenário de incertezas do momento ou quaisquer cenários futuros.

Todos nós, tivemos a grande chance de aprender com o que vivenciamos!

O que aconteceu e, também, deixou de acontecer, vai nos ensinar a lidar com nosso negócio e com outros cenários incertos que por ventura venhamos a ter no futuro.

Ser empreendedor, atualmente, significa saber navegar em cenários de incerteza, por mais que nosso desejo seja previsibilidade do nosso negócio, não vamos conseguir nunca prever todos os aspectos.

É preciso estar sempre preparado!

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