É possível conquistar clientes durante o período de crise? Entenda quais decisões estratégicas favoreceram um case real para colher bons resultados e a importância de manter-se atualizado sempre.

É POSSÍVEL CONQUISTAR CLIENTES NA CRISE?

É possível conquistar clientes na crise? O artigo de hoje será com a participação da profissional Anne Monteiro – contadora e CEO da Atualize Contábil.

Muitas pessoas estão começando seus negócios nesse momento e estão em busca de estratégias de marketing. Vamos entender na prática o que a Anne está fazendo e com o compartilhamento dessas informações, você pode entender o que esperar dos resultados e como fazer para chegar em outros níveis também.

 

Segmentação de mercado

Nosso objetivo é levar a realidade para o nosso público, porque sabemos que as coisas não são fáceis e não tem um tempo determinado para acontecer, às vezes alguém leva um tempo para ter resultados que você pode conseguir conquistar em menos tempo, é algo relativo.

A Atualize Contábil trabalha com segmentos focados na saúde, beleza e bem-estar e primeiramente a Anne vai compartilhar que apesar de ter sido difícil, como foi o processo de marketing aplicado na sua empresa.

imagem que represente pessoa estudando e buscando informação
Apesar de ter acesso a alguns conteúdos de marketing, ela afirma que não foi o suficiente somente ler sobre o assunto

Os resultados passaram a acontecer quando ela começou efetivamente a estratégia focada no marketing contábil, e afirma que o processo levou cerca de seis meses. Há oito anos atrás, quando tudo começou, a Atualize já tinha um site e os conteúdos eram produzidos voltados para esse segmento, e sempre houve uma procura interessante a partir disso, tornando essas pessoas clientes, mas nunca havia sido elaborada uma estratégia especificamente para isso.

Multiplicando forças

Com a entrada de uma sócia, ela conta que conseguiu focar mais no marketing, porque agora havia outra pessoa responsável pelos demais departamentos, então a dedicação permitiu um trabalho feito de forma mais assertiva, sendo responsável pelo relacionamento com o cliente, marketing, comercial e a sócia cuidou da parte operacional.

imagem de mãos sobre as outras
Quando você tem pessoas de confiança ao seu lado, o cuidado para que resultados sejam alcançados passam a ser multiplicados

Conhecendo a jornada do Anderson Hernandes, ela e a sócia decidiram participar do programa de Imersão de Marketing e Vendas, acreditando que poderiam conquistar clientes por outros meios além da indicação, com uma estratégia efetiva de marketing e aprendendo com o programa o passo a passo.

O processo de evolução

A primeiro momento, elas tinham o Instagram, canal do Youtube e o site da Atualize. As pessoas que assistiam aos vídeos, eram convertidos como seguidores  no perfil pessoal da Anne, porque na época, o Instagram da Atualize era um perfil privado e as pessoas tinham que solicitar para seguir.

Em janeiro do ano atual, ela mudou o perfil da Atualize para o comercial e atualmente as pessoas que seguem ela no perfil pessoal estão sendo convertidos para o comercial, mas afirma que, o perfil dela apresenta um nível de engajamento maior.

O programa de Imersão foi como um divisor de águas para ela e a sócia, pois todo o direcionamento favoreceu para a formatação de uma estratégia e atualmente a Anne faz parte do programa de Mentoria comigo.

imagem que represente profissional fazendo pesquisa no computador
Busque conhecimento e informações constantemente

A forma como eram feitas as publicações teve que ser transformada, algumas publicações pessoais existem e apresentem bons resultados, mas com a conta comercial você pode analisar as métricas e saber qual estilo de postagem tem melhores resultados.

Pelo ponto de vista dela, as pessoas querem estar em uma rede social para interagir e socializar, intercalando conteúdos pessoais e sociais, permitindo uma conquista de seguidores totalmente orgânica e que apresenta crescimento constante.

A busca por conhecimento continua sendo parte da rotina da Anne, o estudo sobre o que o público dela está buscando gera uma conexão e as pessoas passam a acompanhar seus conteúdos.

Clientes

Perguntei para ela quantos clientes que atuam na área de beleza representam a sua totalidade?

Ela afirmou que cerca de 80% representam os que atuam na área de beleza, porém com o período de crise, entraram clientes da área da saúde e confessou que ficou desesperada, não sabia o que fazer.

Chegando a cogitar criar um novo nicho, pois o comportamento das pessoas foi mudado, os eventos foram cancelados perante o cenário de incerteza que se instaurou.

Com a indicação do Anderson para gravar vídeos, ficou pensativa com essa orientação e em meio a tudo isso, seus clientes estavam cogitando cancelar seus serviços ou solicitando descontos.

imagem que represente sinal de preocupação
Ao lidar com situações que fogem do seu controle, pense em estratégias para salvar o seu negócio

Então ela decidiu gravar vídeos sobre como seus clientes poderiam explorar as atividades executadas ainda que de portas fechadas, sobre as medidas provisórias e compartilhou nos grupos dos clientes e o resultado foi muito positivo: começaram a fazer contabilidade consultiva e destacaram-se perante seus clientes, agregando valor aos serviços prestados.

Alguns clientes tiveram seus segmentos impactos até hoje, como por exemplo, as academias, que conseguiram permissão para abrirem, mas as pessoas tem receio de voltarem suas atividades normalmente.

Captação de leads

Com a expansão dos clientes na área da saúde como fisioterapeutas e psicólogos, ela e a sócia resolveram focar nesse nicho e como estratégia elaboraram um e-book sobre regularização dos serviços desses profissionais, como estratégia para captação de leads, passando a dar um pouco mais de ênfase para esse segmento e apostando nos resultados.

As campanhas passaram a ser feitas tem cerca de um mês e no começo ela não entendia muito bem o termo “conjunto de anúncios” no Facebook… mas agora consegue entender melhor, e contou para nós que a sua experiência é baseada em tentativas e erros.

Evolução pessoal e profissional

A princípio, seus conteúdos eram somente no Instagram e com a minha orientação, começou outro aprendizado partindo para vídeos no próprio canal no Youtube.

Foi necessário testar e aprender sobre ferramentas específicas para conseguir ter resultados, porque além de exigir um esforço para elaborar o roteiro, gravar o vídeo e editar, a parte de SEO precisa ser elaborada de forma estratégica também.

imagem que represente pessoa gravando vídeos no Youtube
Explore ao máximo todas as possibilidades de gravar conteúdos para o seu canal, não há limites para criação!

Outro ponto essencial é sempre ter um Call To Action nos vídeos, estimulando que as pessoas que estão assistindo para darem likes e se inscreverem no canal, ajudando com que o algoritmo perceba que aquele conteúdo é relevante.

Além disso, você pode usar linhas de interação diferentes no Youtube, produzindo vídeos fora do convencional, porque as pessoas gostam de coisas diferentes, você deve considerar o que outros canais que não são do mesmo segmento e modelar para o seu negócio ideias que podem funcionar.

É normal que no começo você sinta vergonha, timidez ao gravar vídeos e você deve entender que tudo isso é um processo que faz parte e que você vai evoluindo ao longo do tempo, conforme você for praticando, vai se desenvolvendo e aprendendo cada vez mais.

Algoritmo da ferramenta

Você já deve ter percebido que apesar de seguir um número de pessoas, nem todas as publicações de quem você segue aparecem para você, isso porque, o sistema inteligente da ferramenta sabe de acordo com o seu comportamento, quais publicações são relevantes para você.

É por isso que a interação das pessoas em um storie ou em uma publicação é muito importante para o algoritmo, faz com que cada vez mais seu conteúdo apresente importância.

Quando você explora ao máximo as funções da rede social, seu retorno é ainda mais positivo. Por exemplo, existe uma função nova que permite que a pessoa te mande uma mensagem diretamente no direct através de um storie seu, permitindo a facilidade de comunicação entre ambas as partes.

Se você tem ainda alguma dúvida sobre aparecer ou não nos vídeos, saiba que ao explorar os conteúdos nesse formato, nada pode substituir você, então ao conversar com a pessoa que está do outro lado, é essencial para fazer algo com frequência significativa, nada substitui você aparecer no vídeo e vencer sua timidez.

Ao analisar a trajetória da Anne, ela afirma que os elementos que são essenciais para atingir o sucesso é estudar para aprender coisas novas, buscar fazer cursos como a Imersão e treinamentos para manter-se sempre atualizado.

Além disso, ter o acompanhamento de um mentor para dar um direcionamento sobre o trabalho que você está realizando.

Ao colocar em prática, você aprende com seus erros e acertos. Atualmente, nosso programa de Imersão está totalmente online, fizemos uma adaptação para um novo formato.

Em um período de crise, sem dúvidas é possível conquistar clientes! E isso depende exclusivamente de você e das estratégias que elabora para o seu negócio.

Preparamos exclusivamente para esse momento, um Plano de Retomada para que os donos de negócios estejam preparados quando tudo isso passar e possam colher bons resultados.

imagem que represente Banner de Imersão no Plano de Retomada
Venha aprender com quem está tendo sucesso, até mesmo na crise!

É muito gratificante ver meus alunos e mentorandos aplicando os conhecimentos obtidos e tendo resultados! Saiba que o processo de evolução é constante e requer tempo e dedicação e você pode contar comigo.

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