Escritório contábil

O tamanho do Escritório Contábil ideal

Qual o tamanho ideal de escritório para uma empresa contábil?

O tamanho ideal de escritório para a sua empresa contábil depende de diferentes fatores. Um deles é justamente o tamanho do mercado disponível para atuação da sua empresa.

Se o seu escritório contábil for num bairro, por exemplo, qual o tamanho de escritório ideal? Muito provavelmente terá que oferecer suporte para o bairro que você está e outros bairros que estão próximos à você.

Escritório contábil
Meu escritório contábil na década de 90

Fica um pouco mais difícil a expansão do seu escritório para outras regiões. Então o tamanho do seu escritório será limitado pelo lugar que você está instalado.

Outro fator que deve ser considerado é o tamanho da sua cidade. Numa cidade onde o número de habitantes é pequeno terá o escritório restrito ao número de habitantes e a algumas cidades próximas e provavelmente as menores do que a sua.

Talvez com muito trabalho até consiga impactar empresas de outras regiões, mas o espaço do seu escritório dependerá do quanto pode crescer a região que você atua.

Se tiver como objetivo ter um escritório maior é importante que considere essa variável, pois ela será preponderante para decolar com o seu escritório.

Capacidade de atender o mercado

Mas outros fatores também podem influenciar. Outro fator é justamente a capacidade que têm de atendimento.

Se você, por exemplo, trabalhar sozinho, quantas empresas consegue atender? Essa questão vai determinar muito claramente qual o tamanho do seu mercado e qual o raio atingirá com o seu trabalho sozinho.

Veja o exemplo da Sabrina Carvalho – Natal RN

A Sabrina montou efetivamente seu escritório contábil em Natal há cerca de dois anos e já projetou uma estrutura que permita ter outros profissionais. O seu planejamento estratégico é crescer o escritório e para isso está investindo em Estratégias de Marketing Contábil tendo participado da Imersão de Marketing Contábil.

Sabrina Carvalho
Sabrina Carvalho – Contadora – Natal RN

Atualmente tem investido em estratégias de produção de conteúdo e engajamento, além de focar no processo de aproximação de clientes potenciais. Com o foco nessas estratégias, disciplina e ajustes sempre que necessários não tenho dúvida que ela vai conquistar ótimos resultados.

Com você não é diferente…

Se quer buscar resultados precisa estabelecer uma estratégia clara!

Pensando talvez no seu trabalho com duas ou mais pessoas, quantos clientes você consegue atender com esse grupo de pessoas? É preciso considerar que o tamanho do seu escritório será influenciado pela capacidade de atendimento através das pessoas que tem dentro da sua empresa.

Não existe nada de errado em ter um pequeno escritório, o que precisa considerar é que se efetivamente um escritório muito pequeno não vai influenciar diretamente no seu resultado futuro e quais são suas pretensões de crescimento.

Fusão de empresas contábeis

Por exemplo, hoje muitas empresas contábeis estão se juntando para poder formar escritórios maiores e com isso obterem mais força no mercado.

Pensando em três empresas contábeis onde cada uma tenha cerca de sete funcionários. Se elas se reunirem terão cerca de 20 pessoas trabalhando juntas. Essa ação pode reduzir o custo operacional, pois haverá unificação de gastos.

Elas terão, por exemplo, somente um departamento financeiro para atender a todas as empresas, elas terão melhores condições e menores gastos, sendo assim terão melhores resultados.

E isso pode fortalecer a atuação delas no mercado.

Então talvez um escritório de tamanho muito pequeno possa trazer alguns riscos. Por exemplo, se o mercado tiver uma queda e seu escritório tiver um número pequeno de clientes consequentemente pode ter problemas caso venha a perder esses clientes.

Curso de Marketing na Contabilidade
Cursos Presenciais com Anderson Hernandes

Quando o empresário tem um escritório maior ele minimiza esses problemas, desde que saiba administrar bem a sua carteira de clientes. No âmbito de administração de carteiras é importante que entenda que a sua administração tem que se coerente, desde o começo do seu escritório até quando tiver um escritório maior.

Se carregar problemas no seu dia a dia eles podem perdurar e consequentemente quando seu escritório crescer levará esses problemas junto com você. É importante buscar para a sua empresa um time com capacidade de atendimento amplo, uma equipe preparada atender grande demanda, gerir processos internos e etc. Isso vai te permitir atender melhor de maneira escalada o seu escritório.

Se existe uma estrutura interna que te permite atender um número maior de clientes a sua capacidade de atendimento vai definir até onde o seu escritório pode chegar.

Até onde pode crescer para alcançar seus resultados.

Posso usar como exemplo a minha empresa, a Tactus Contabilidade. Há alguns meses estávamos perto da nossa capacidade máxima de atendimento, com o nosso número atual de equipe e capacidade de espaço físico.

E para que pudéssemos continuar crescendo investimos em aumentar nosso espaço físico, o meu time e consequentemente poder ter condição de atender mais clientes.

Isso tem que ser considerado de maneira clara na sua estratégia.

No curso de Gestão de Empresas Contábeis eu produzi um Módulo sobre fusão de empresas contábeis com dicas práticas para ter melhores resultados!

É preciso considerar que com um time muito pequeno e muitos clientes terá dificuldades de prestar um bom atendimento. Porém se tiver um time muito grande com poucos clientes não terá rentabilidade na sua empresa contábil.

O Curso de Gestão de Empresas Contábeis está com um desconto de 57% por poucos dias. Acesse:

Por isso é importante que avalie claramente a sua capacidade para que ela possa comportar o crescimento que projeta para a sua empresa contábil.

Pensando nisso considere como fatores fundamentais para o resultado do seu negócio:

Crescer de acordo com a sua capacidade.

Se tiver grandes oportunidades mais ainda não tiver capacidade para crescimento é importante segurar um pouco para que possa crescer de maneira ordenada.

Um crescimento desordenado na sua carteira de clientes pode te trazer problemas e isso pode prejudicar o futuro do seu escritório contábil.

Nem sempre crescer é a melhor alternativa.

O segundo fator:

Projete a possibilidade de ampliação da sua empresa contábil

Para que possa ter melhor visibilidade no mercado.

Talvez dependendo da região que atua, um escritório pequeno pode representar um risco futuro para a sua carreira como empresário contábil.

È importante considerar de crescimento do seu escritório para que possa se fortalecer no mercado e ter melhores resultados.

E o último ponto é:

Nunca se esqueça da rentabilidade da sua empresa contábil

O que mais importa não é o tamanho da sua empresa contábil, mas o quanto ela é rentável no mercado.

Avaliando duas empresas contábeis que tem tamanhos diferentes, mas a mesma rentabilidade qual terá a melhor performance?

Aquela que fatura menos, com menor risco, mas com a mesma rentabilidade da outra.

Ou seja…

Não basta faturar alto e atender muitos clientes, quanto maior o faturamento e número de clientes consequentemente tem um maior risco no mercado.

E a sua rentabilidade tem que ser condizente com o risco que sua empresa contábil corre.

Todo negócio tem risco! Mas o mercado contábil trás mais ricos por causa atividade que exercemos para os clientes, e esse risco deve estar de acordo com a rentabilidade que temos.

Em grande parte das vezes termos uma empresa menor, mas que tenha uma rentabilidade menor é o melhor negócio.

Isso te trará maiores resultados.

Avalie sempre a condição da sua empresa, assim poderá garantir sua rentabilidade e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.