Saiba como o regime tributário mais rentável do País, o Lucro Real pode ser um bom negócio e quais os desafios pode encarar ao optar em se tornar um especialista.

LUCRO REAL: COMO SE TORNAR UM ESPECIALISTA

Você já pensou em ser especialista em Lucro Real? 

Você que é contador já pensou em operar com esse tipo de cliente?

Neste conteúdo eu vou mostrar para vocês algumas questões sobre o assunto, e que o Lucro Real pode sim ser mais uma oportunidade de negócio para você. 

Será que é um bom negócio?

Se sim, por quê?

Quais os desafios que você pode enfrentar atendendo Lucro Real?

Por que é um bom negócio?

Então, se quer ter resultados na contabilidade, vamos entender um pouco mais sobre o Lucro Real.

Você precisa considerar algumas possibilidades que o Lucro Real entrega, como por exemplo, a menor competição por clientes.

Sim, é claro que também terá menos clientes no Lucro Real, mas em benefício conta com a vantagem de clientes com tickets muito mais altos.

imagem que represente escolha cautelosa entre ter menos clientes e ticket mais alto
Normalmente no Lucro Real a empresa tem menos clientes, mas opera com um ticket muito mais alto do que Simples Nacional e Lucro Presumido

Existe também outra vantagem, não perder o cliente quando o Lucro Real se torna mais atrativo para ele. Se não atender o Lucro Real e seu cliente optar por esse regime, acaba perdendo-o para o mercado.

Isso porque nesse regime é possível uma redução tributária em muitos casos, as empresas que estão em Lucro Real não são somente aquelas que estão obrigadas ao Lucro Real, ou seja, muitas empresas optam por esse regime em razão da redução tributária que ele traz.

Consequentemente, essas empresas vão deixar um ticket mais alto nas suas respectivas contabilidades, mas terão um ganho tributário que realmente compensa a mudança.

imagem que represente contador especialista no Lucro Real
Lembre-se que a sua empresa contábil precisaria estar preparada para atender

Acompanhe este conteúdo e entenda melhor.

Contabilidade consultiva

O Lucro Real é um bom negócio, e um dos motivos é o ticket, além disso menos empresas estão disputando e existe uma amarração maior com o seu cliente, porque você se torna um contador consultivo.

O fluxo de troca de contabilidade em empresas do Lucro Presumido e do Simples Nacional é bastante alto. Quanto menor a empresa, maior a oferta e mais competição existe, o cliente do Lucro Real é mais difícil de “perder”.

Isso porque, neste caso, é necessária uma aproximação maior do seu cliente e uma entrega mais consultiva.

imagem que represente contador consultivo realizando atendimento
O contador precisa estar realmente próximo do cliente para ajudar na gestão do seu negócio

No Lucro Real como você já tem toda a parte contábil completa, consegue agregar muito mais valor, oferecendo coisas complementares como um dashboard que fará muito mais sentido na gestão do seu cliente.

Sua prestação de serviços vai muito além de pensar nos aspectos tributários, inclusive no mês a mês. E para que possa validar o imposto que ele vai pagar dependendo da situação que ele se enquadra no Lucro Real.

Ou seja, o Lucro Real proporciona essas vantagens.

Desafios da gestão tributária

Mas como nem tudo é feito só de vantagens, você também tem desafios..

E quais desafios são esses?

Complexidade operacional

O primeiro desafio que vai encarar é justamente por se tratar de uma operação mais complexa.

Nós não podemos deixar de considerar que o Lucro Real, por ser mais complexo, cria uma barreira de entrada maior das empresas contábeis.

É muito fácil uma empresa contábil atender a empresas de serviços no Simples Nacional porque as rotinas desse tipo de cliente são mais simples de serem dominadas, agora quando vai para o Lucro Real terá essa dificuldade e precisa entender que será indispensável se preparar.

Responsabilidades

A preparação se faz tão importante, pois além de ser mais complexa a operação, a sua responsabilidade é muito maior.

Se errar com um cliente do Simples Nacional, dependendo do faturamento dele, esse erro vai ocasionar uma multa, mas acaba sendo uma multa pequena.

imagem que represente multa fiscalizatória
Quando partimos para o atendimento de empresas do Lucro Real no caso de uma multa, isso é muito mais alto

Na Tactus Contabilidade Digital, atendemos Lucro Real durante um tempo antes de mudar nosso modelo de negócio. Uma vez erramos com um cliente na apuração do PIS e COFINS, somente a multa pelo atraso ultrapassou os 10 mil reais.

Nós calculamos a menor, esse valor foi para o cliente mas a multa pelo atraso, no caso, era nossa.

Esse é um risco que você corre e precisa considerar no momento de precificar para atender uma empresa no Lucro Real.

E quando existe um risco maior, obviamente, terá um faturamento maior para poder atender.

Qualificação de funcionários

Outra coisa que é preciso encarar como um desafio é que precisa efetivamente ter um time mais qualificado.

Quando você trabalha sozinho até consegue atender com a sua especialização, mas à medida que precisa escalar o atendimento das empresas e diminuir o seu risco, precisa pensar especificamente em montar um time qualificado.

Carteira de clientes pulverizada

Uma coisa que tínhamos no passado, que foi complicado para a gente quando atendemos empresas de Lucro Real, era a concentração de receita.

imagem que represente gráficos de crescimento empresarial
Esse é um conselho que dou: se montar uma carteira de Lucro Real, ela não pode ter concentração

Se tiver apenas 3 clientes de Lucro Real, eles representam 80% do faturamento, se der algum problema com esses clientes, perde o seu negócio.

Você precisa pulverizar a sua carteira ou ter várias empresas de Lucro Real, neste caso será necessária uma estrutura maior, ou ter um núcleo de empresas de Lucro Real mas ter outras empresas para minimizar o risco, caso algo aconteça.

Você pode considerar sim como uma alternativa atender Lucro Real dependendo como está a sua jornada hoje.

Contato próximo com cliente

Outro desafio que enfrentará é que precisa ter muito mais aproximação com seu cliente, e isso também gera um custo.

Você precisa estar muito mais disponível, ter alguém disponível para te ajudar e isso pode ser desafiador.

É preciso ter um software a altura do serviço que está prestando, que faça essa escrituração da empresa de Lucro Real.

Alguns softwares são muito bons para atender suas atividades de Simples Nacional e Lucro Presumido, mas quando parte para o Lucro Real talvez esse software pode não entregar o suficiente e você analisar se ele vai te atender e entregar o que precisa.

Como em qualquer outro negócio existem oportunidades e desafios. Todo negócio contábil será composto por oportunidades e desafios, então vale a pena pensar no  Lucro Real como uma possibilidade de caminho.

O que saber para começar

A primeira coisa que precisa pensar é como vai construir esses clientes.

Você precisa pensar estrategicamente, estabelecer uma página dentro do seu site ou estabelecer um site que demonstra o que faz para as empresas de Lucro Real, é importante deixar isso muito claro.

Você precisa produzir conteúdos que ajudem a afirmar a sua experiência em Lucro Real e converta clientes.

imagem que represente contador com domínio sobre assunto
Mesmo que não tenha tanta experiência pode produzir conteúdo com base no que aprendeu, independente de já estar atendendo

E a partir daquilo que aprendeu sobre a parte de legislação, precisa criar um portfólio de informações práticas para ter na mão tudo o que for preciso no processo negocial, é importante falar a língua do cliente. 

Você precisa estar disposto a ir presencialmente no cliente, a maioria das pessoas que vai contratar o Lucro Real espera uma visita técnica.

No caso da Tactus – como atendemos outro modelo de negócio – negociamos a distância com o cliente, numa empresa de Lucro Real será mais complexo, fazer esse tipo de negociação.

Não significa que você não faça, é claro que dá para fazer, mas você pode ser mais assertivo presencialmente quando fecha um contrato de ticket mais alto.

É muito importante pensar nesses aspectos sob o ponto de vista de marketing contábil e do ponto de vista técnico.

Seja um especialista em Lucro Real

Para atender ao Lucro Real é importante estar preparado.

E como fazer isso?

A melhor maneira para se preparar para atender a Lucro Real é ter acesso ao conhecimento através de quem faz  O Lucro Real na Prática.

Nada melhor do que aprender os conceitos e aplicações práticas com cases reais. Eu estudo e pesquiso muito o mercado, no Brasil considerando tudo o que já validei, não encontrei nenhum curso mais completo sobre Lucro Real do que a da Roit.

A Roit é uma empresa especializada no mercado de Lucro Real, eles têm uma carteira de clientes gigantesca e preponderante.

Além disso, a Roit tem um sistema de inteligência artificial para facilitar todo o processo, inclusive de atendimento a empresas de Lucro Real, outras empresas contábeis já estão utilizando.

O sistema da Roit faz um processo de robotização e facilita muito o atendimento dessas empresas e eles têm agora um EAD específico voltado para o Lucro Real.

banner de divulgação do curso O verdadeiro Lucro Real
Aprenda com especialistas atuantes no mercado, e destaque-se no mercado contábil

Neste curso vai encontrar:

  • Conceitos sobre Lucro Real;
  • Práticas eficientes de apuração;
  • Incentivos fiscais para essa modalidade;
  • Oportunidades de negócio.

Esses são apenas alguns pontos!

Você terá acesso a informações práticas de como fazer o atendimento completo das empresas de Lucro Real.

Portanto, se quer ingressar nesse mercado precisa se preparar tecnicamente – você e seu time – não perca mais tempo.

Conte com um curso completo, com materiais de aula disponíveis para apoio e aprenda a ter ou sugerir as melhores estratégias na crise.

Acesse agora mesmo o curso da Roit e tenha mais informações sobre como começar a atender as empresas de Lucro Real.

O mercado está mudando, você está preparado?

5 1 vote
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
PAULO CESAR DOS SANTOS
1 mês atrás

quero participar do curso

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores