Anderson Hernandes SAIBA TUDO SOBRE BPO FINANCEIRO

SAIBA TUDO SOBRE BPO FINANCEIRO

 

O BPO Financeiro vai além do que os escritórios contábeis tradicionais oferecem. Por se tratar da terceirização de processos complexos, o contador pode solicitar um valor mais alto pelo serviço. Outra vantagem é a fidelização do cliente. 

Isso porque, com um BPO Financeiro, o contador sai da posição de gerador de guias para pagamento de impostos. Com essa tendência, que ainda é nova no país, o profissional passa a ser responsável não só pela contabilidade, mas também pela gestão das finanças da empresa. 

Por meio de uma postura consultiva e de um serviço completo, manter e conquistar novos clientes fica muito mais fácil. Continue lendo para entender na prática o que é BPO Financeiro e veja como aplicar essa tendência para sair na frente no mercado.

 

Não fique de fora: o que é BPO Financeiro?

Antes de falarmos especificamente sobre BPO Financeiro, é importante entender o que significa BPO, que diz respeito à terceirização de processos de uma empresa. A sigla, que vem do inglês Business Process Outsourcing, significa terceirização de processos de negócio. 

Existem vários tipos de BPO, como:

  • BPO de Recursos Humanos;
  • BPO de Folha de Pagamento;
  • BPO de Tecnologia da Informação;
  • BPO de Saúde, voltado para healthtechs;
  • E o assunto deste conteúdo, o BPO Financeiro. 

Depois de tudo isso que falamos até aqui, fica mais simples entender o que é BPO Financeiro: trata-se da terceirização de todo processo financeiro de um negócio, desde a gestão das vendas até a contabilidade. 

Ou seja, ao invés de oferecer apenas as obrigações tributárias e fiscais, o contador venderá um serviço completo. No BPO Financeiro, a ideia é que o cliente apenas acompanhe e analise os resultados e a situação das finanças da empresa com o profissional contratado. 

Assim, o dono do negócio não precisará se preocupar com outras atividades inerentes ao processo, como folha de pagamento e gestão das compras. 

Como falamos no início deste texto, é possível cobrar um valor bem acima do mercado, pois se trata de um processo complexo. Mas, ao contar com a tecnologia no BPO Financeiro, fazer a gestão financeira e contábil fica mais simples. A lucratividade, neste caso, será bem mais alta

Isso significa contar com uma boa plataforma que contemple todos esses processos, de modo que você consiga fazer a gestão online. Afinal, tentar controlar o financeiro e a contabilidade no papel é bastante trabalhoso, sem contar com os riscos de erros. 

Atividades realizadas

O BPO é uma terceirização e o contador pode incrementá-la de acordo com as necessidades dos clientes. Mas, para ficar mais claro este conceito, entenda quais são as principais atividades que compõem este serviço. 

Controle do fluxo de caixa

Uma atividade fundamental do BPO Financeiro é o controle do fluxo de caixa da empresa do cliente. E, de preferência, em tempo real. 

Afinal, é possível identificar os gargalos da função e pensar nas soluções com agilidade. Com essas informações em mãos, o contador consegue orientar o cliente sobre determinadas tomadas de decisões com clareza, como investir em uma nova filial ou contratar mais funcionários. 

Gestão de contas a pagar e receber

Receber em dia, cobrar os clientes certos e pagar as contas no prazo: todos esses processos precisam de atenção, no entanto, muitas empresas têm uma certa dificuldade para gerenciá-los.

Com um BPO Financeiro, o escritório contábil fica responsável por toda a gestão das contas a pagar e a receber das empresas, liberando o empreendedor dessa atividade. 

Conciliação bancária

Os lançamentos da empresa precisam “bater” corretamente. Sem isso, clientes e contadores terão dificuldades em gerenciar essas operações, arriscando se perderem no extrato bancário, sem saber quem pagou o quê. 

O BPO Financeiro oferecido pelo escritório de contabilidade deve garantir a conciliação contábil. Para isso, contar com a tecnologia é indispensável. 

Emissão de boletos

Uma grande parte dos pagamentos feitos e recebidos pelas pessoas jurídicas se dá por boletos. Nesse sentido, é necessário garantir que o valor cobrado, data e remetente estão corretos, além de acompanhar se o pagamento foi realizado ou não. 

O BPO Financeiro também é o responsável por este fluxo, desde a emissão do boleto até a cobrança. 

Emissão de Nota Fiscal

Para muitos empreendedores, o processo de emissão de nota fiscal é tido como complicado e burocrático. Isso sem contar com o tempo que pode levar essa operação quando feita manualmente. 

O que não acontece quando se tem um BPO Financeiro com o apoio da tecnologia, onde a nota emitida já é registrada nas finanças da empresa do cliente e na contabilidade automaticamente. 

Gestão de documentos financeiros

Alguns escritórios contábeis até organizam e armazenam os documentos fiscais e financeiros do cliente, mas nem sempre isso é responsabilidade deles.

Com o BPO Financeiro, essa atividade passa a fazer parte do rol (Retorno sobre o Aprendizado) de serviços do contador. É importante ressaltar que essa tarefa deve corresponder com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Relatórios financeiros

Lembra que falamos que, no BPO Financeiro, o cliente deve se preocupar apenas em analisar a situação da empresa? Pois bem, essa análise é feita a partir dos relatórios

Mas não estamos falando de gráficos complexos, que o empreendedor tem dificuldade em compreender. No BPO Financeiro, o contador atua como consultor do cliente, explicando os resultados de forma didática e indicando as melhores alternativas para a empresa. 

Reunião_consultor
Quando o cliente se foca somente em analisar a situação da sua empresa, o contador consegue exercer uma função nova: a de consultor.

Ofereça BPO Financeiro com o apoio da tecnologia 

O BPO Financeiro é um serviço complexo que traz inúmeras vantagens para o escritório. Uma delas é a vantagem competitiva. Basta parar e pensar: “quantas empresas eu conheço que oferecem BPO?”

Perceba que essa é uma oportunidade não só para conquistar novos clientes, como também para manter os atuais. 

Porém, para oferecer um BPO Financeiro com qualidade, atender as expectativas e necessidades da clientela, é indispensável contar com o apoio da tecnologia. 

Sabe quem pode te ajudar a oferecer um bom serviço de BPO? A Conta Azul Mais, plataforma para gestão da carteira de clientes de contabilidade.

As principais vantagens da Conta Azul Mais são: 

  • Integração da folha de pagamento a outras rotinas do escritório;
  • Acesso ao balancete, geração da DRE contábil, individual ou em lote e emissão do Livro Razão em tempo real;
  • Emissão de nota fiscal de serviço, produto e de consumidor;
  • Recebimento e gestão das solicitações dos clientes. Você pode, inclusive, fazer reuniões pela plataforma sem precisar instalar nada.

O melhor de tudo é que os contadores parceiros da Conta Azul ainda ganham uma série de vantagens exclusivas, como:

  • Posição de destaque na página Encontre um Contador;
  • Acesso à Universidade Conta Azul;
  • Descontos para oferecer aos seus clientes a Conta Azul Pro, plataforma para gestão de micro e pequenas empresas. Você também ganha bonificação em cashback a cada nova empresa conectada. 

Com a Conta Azul Mais, você economiza o seu tempo e dos demais colaboradores do escritório, além de eliminar várias falhas manuais. Erros na digitação de documentos e pagamentos de multas por atraso, porque esqueceu de pagar uma conta, são alguns deles. 

Ofereça um BPO Financeiro com quem entende do assunto e aumente o seu faturamento: clique aqui para se tornar parceiro da Conta Azul! 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2 meses atrás

Facebook’ta, takipçi, beğeni, sayfa beğeni, video görüntülenme ve yorum gibi hizmetler sunan takiple.com.tr, şirketlerin ve bireylerin platformdaki etkileşimlerini artırarak marka bilinirliğini artırabilir.

11 meses atrás

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores