CURADORIA DE CONTEÚDO VS CONTEÚDO DUPLICADO

CURADORIA DE CONTEÚDO VS CONTEÚDO DUPLICADO

Há alguns dias eu publiquei um vídeo que gerou certa “polêmica”.

Neste vídeo eu falei sobre uma estratégia utilizada por empresas contábeis e agências que atendem o mercado de contabilidade que consiste em pegar um artigo de uma fonte e republicar em um site contábil.

Nessa estratégia dezenas de sites contábeis possuem conteúdos iguais.

A polêmica aconteceu, pois eu disse que isso não gera resultado e pode, segundo o próprio Google, prejudicar os aspectos do posicionamento orgânico do site contábil.

Muitas pessoas me chamaram para falar sobre seus casos e sobre não estar tendo resultados. Além disso, especialistas se manifestaram dizendo que fazem na verdade curadoria de conteúdo.

Para facilitar seu entendimento sobre esse assunto, produzi este conteúdo para explicar melhor esse ponto. Vamos nessa?

Entenda a diferença

O que é na verdade curadoria de conteúdo?

Segundo Neil Patel que é uma referência em SEO, e tem um trabalho bastante desenvolvido no Brasil, diz o seguinte sobre o tema:

“Curadoria de conteúdo é, em sua essência, a apresentação de informações relevantes, inicialmente dependendo da compilação de conteúdo de alta qualidade de outras pessoas.
Mas minha definição de curadoria de conteúdo eficiente vai além de apenas compilar o conteúdo de outras pessoas e vomitá-lo em seu blog ou redes sociais.
Para aproveitar o máximo desse processo, você precisa focar na apresentação desse conteúdo.
Pegar aquele conteúdo que você encontrou e aproveitá-lo para criar um novo conteúdo que oferece uma perspectiva pessoal única.”

https://neilpatel.com/br/blog/como-usar-curadoria-de-conteudo/ acessado em 28/09/2020 às 16:00

Portanto, se você pegar um conteúdo e baseado nele fizer uma publicação no seu blog – onde vai inserir sua perspectiva ou trechos do conteúdo em forma de citação e inserir informações que se aplicam ao seu público-alvo – essa é uma estratégia completamente válida na minha experiência de marketing contábil.

A própria Tactus Contabilidade faz isso nos seus conteúdos.

Na minha visão isso é completamente diferente de pegar uma fonte de conteúdo e ter um contrato com dezenas ou centenas de sites contábeis e, como disse Neil Patel, vomitar esse conteúdo nos blogs.

Ou seja, inserir simplesmente este conteúdo sem critério e sem dar tratativa alguma.

Você está nessa situação?

Acompanhe o conteúdo, darei dicas práticas sobre o que pode fazer, inclusive com a própria agência que faz esse tipo de serviço para você nos dias atuais. Vou te dizer como pode mudar essa questão do seu site.

3 passos para curadoria

A Rock Content é uma conceituada empresa especializada na produção de conteúdo, e em um dos seus materiais ela fala sobre “Três passos para Curadoria de Conteúdo”:

1 – A primeira delas é a pesquisa, que consiste no acompanhamento de notícias e artigos e na identificação das melhores fontes.
2 – A segunda etapa é a contextualização. Como já dito, é importante que se dê um sentido ao que é publicado, de acordo com os interesses da empresa e o perfil do público-alvo.
3 – Por fim, e não menos importante, vamos à fase do compartilhamento, e aqui é preciso definir por meio de quais canais ele será realizado.

https://rockcontent.com/br/blog/curadoria-de-conteudo/ acessado em 28/09/2020 às 16:05

Sempre falo que no marketing contábil é preciso pensar nas duas pontas, conciliar os interesses da empresa com o do público-alvo é uma relação bilateral de ganhos.

Quando falamos de curadoria de conteúdo isso não necessariamente se aplica somente a questão do blog, você pode fazer em redes sociais a curadoria de conteúdo.

Alguns influenciadores usam a estratégia de curadoria:

O influenciador contábil Pedro Nery comumente pega uma notícia ou artigo específico, posta no seu Instagram e faz comentários criando uma correlação. Baseado nisso, ele agrega valor para o mercado contábil. 

Isso é na minha visão o sentido certo sobre a curadoria de conteúdo!

Outro exemplo de estratégia de curadoria de conteúdo é o Roberto Dias Duarte em parte do seu conteúdo – ele tem muito conteúdo autoral – traduz e comenta artigos internacionais. Ele faz a adaptação do conteúdo para o mercado contábil e agrega valor ao mercado. 

Esses dois casos são diferentes de pegar um conteúdo e replicar – sem fazer nada neste conteúdo – em dezenas de sites contábeis. Completamente diferente, não é mesmo?

Prejudica ou não o SEO?

Essa resposta divide especialistas. Há os que defendem que conteúdo duplicado penaliza o site e os que dizem que não.

Pessoalmente, já vi sites que foram penalizados por usarem conteúdos duplicados integralmente sem a utilização de estratégias adequadas de curadoria. O famoso “copiar e colar” mencionando a fonte.

Há também conteúdos que foram copiados e que são indexados em posição melhor que o original. Nesses casos existem outros aspectos a serem levados em consideração como a qualidade técnica do site e autoridade do domínio.

Falando especificamente sobre os conteúdos replicados de forma igual e indiscriminada em dezenas de sites contábeis, neste caso é inaplicável o Google posicionar todos esses sites nas primeiras posições se eles tem o mesmo conteúdo.

O que dizem especialistas

O especialista em SEO Rodolfo Sabino em uma live recente disse enfaticamente que devemos partir do princípio que conteúdo de curadoria não vai ranquear para nada e que pode ser utilizado para outras finalidades como anúncios e relacionamento com o cliente. Ele também disse categoricamente que conteúdo curado não pode ser sua única estratégia de conteúdo, você precisa ter conteúdo autoral!

imagem que represente acesso a site
Se você não consegue posicionamento orgânico do conteúdo, pelo fato dele ser duplicado, obviamente não terá visitação orgânica

Na minha opinião não faz sentido usar um conteúdo integralmente copiado de outro site como campanha de marketing sem que seja adaptado para um objetivo que vai favorecer a conversão de clientes. Considere que campanhas de marketing custam caro!

Sobre uma possibilidade de punição do Google o próprio Neil Patel explica o seguinte:

“Sim, o Google se reserva no direito de penalizar seu site por ter conteúdo duplicado, mas apenas se você está copiando excessivamente conteúdos e tentando manipular os resultados de busca.
Você precisa manter-se atento e garantir que obtenha o máximo de benefícios a partir do seu conteúdo de qualidade. Finalmente, lembre-se que o Google está do seu lado e “ladrões” podem até ser completamente removidos dos resultados do gigante das buscas.”

https://neilpatel.com/br/blog/seu-conteudo-foi-duplicado-por-alguem-veja-como-lidar-com-as-pessoas-que-copiaram/ acessado em 28/09/2020 às 16:10

Ou seja, tecnicamente falando o Google pode penalizar um conteúdo duplicado! Cabe lembrar que isso não significa que ele fará isso, mas que ele, conforme Neil disse, se reserva ao direito de penalizar o site.

A definição em relação a isso não depende de nós ou de uma agência, isso é definido através do algoritmo do Google, que considera dezenas de fatores de ranqueamento.

Isso se aplica a qualquer site, não está restrito ao segmento contábil, não existe uma situação específica que se aplica somente a sites contábeis.

Não vou entrar em um debate sobre isso porque não penso que vai agregar ao leitor. Tenho a minha posição definida que aplico na minha empresa contábil. Considere apenas os interesses comerciais que influenciam a indicação dessa estratégia.

Minhas recomendações

A primeira é relacionada a sua agência.

Se você tem um pacote de serviços que incluem a replicação de conteúdos e está chegando à conclusão de que não está gerando valor e não está te dando resultados, o que fazer?

Contrato com agência

Você pode conversar com a agência e propor a mudança na forma de pacote.

Se hoje você paga X para ter esses serviços pode propor um orçamento por um serviço de conteúdo exclusivo, mesmo que diminua a cadência, mas que tenha mais qualidade.

O conteúdo deve ser feito para gerar valor ao público-alvo, o trabalho pode ser feito a quatro mãos: onde o empreendedor define qual o público-alvo e a agência faz um trabalho específico para o seu site.

imagem que represente repetição, coisas iguais
Ela para de replicar no seu site o que ela já postou em dezenas de outros

Se você chegar à conclusão que esse trabalho cabe no seu orçamento, mesmo que a cadência de postagem diminua, é a melhor opção!

É importante dizer que nós não temos nenhuma pretensão de vender esse tipo de serviço para o mercado contábil, o único serviço que temos é a elaboração de sites para contabilidades sem assessoramento aos serviços de produção de conteúdos.

Ensino meus alunos que eles podem contratar os conteúdos exclusivos diretamente de redatores e poderá encontrá-los no Workana sem precisar contratar uma agência para esse trabalho.

Muita gente fica presa por um tempo sem resultados. Preparamos para você um guia completo para SEO de sites contábeis. Confira!

Analise seus Resultados

Se você quer ter resultados específicos pense no seu público-alvo e trabalhe um conteúdo que faça sentido para eles.

Já me disseram: “Anderson, mas desse modo eu estou tendo resultados”, será que está mesmo?

Se analisar o site que tem conteúdos duplicados e ao mesmo tempo conteúdos autorais. O conteúdo duplicado teve algum tipo de visitação orgânica? Obteve posicionamento na primeira página do Google?

Melhore sua posição orgânica!

Dentro do Google Search Console você tem uma área chamada “Desempenho dos Resultados de Pesquisas”. Lá você vai encontrar os termos e os cliques gerados por essas pesquisas.

Para saber o seu posicionamento orgânico real você precisa utilizar uma ferramenta que mede essa informação. Utilizo muito o Ubersuggest do Neil Patel. Nela eu insiro os termos que vamos monitorar e ela informa a Serp (posição orgânica) para esse termo.

Por exemplo, um dos termos que posicionamos é o “6 em 7” muito aplicado no nosso mercado. Esse termo tem segundo o Ubersuggest o volume de buscas mensal de 4.400 em pesquisa no Google.

Com um artigo autoral muito bem feito conseguimos a posição 2 na Serp:

Imagem extraída do site Ubersuggest
Nosso site localizado na segunda posição no ranqueamento Google Serp

Somente esse artigo nos garante centenas de visitas todos os meses.

Para ter resultados efetivos você precisa ter uma estratégia de marketing contábil. Por isso a minha recomendação é revisar o que tem feito em relação aos conteúdos do seu site contábil.

Você pode até mesmo dentro de um funil fazer a pessoa passar por este conteúdo, em um processo específico de estratégia de e-mail marketing.

Mas este conteúdo foi a porta de entrada para o seu lead?

A porta de entrada do seu lead pode ter sido uma página, um conteúdo autoral, algo que efetivamente você teve uma posição orgânica que te colocou na primeira página.

Para avaliar realmente os resultados analise você mesmo um lead e o caminho que ele fez da primeira página visitada até a conversão. Isso foi orgânico ou através de conteúdos duplicados?

Até o momento não validei com os meus alunos que esse tipo de estratégia de replicar conteúdos massivamente tenha gerado resultados reais e efetivos para uma empresa de contabilidade.

Mas obviamente a escolha de como investe seu dinheiro e esforço é sua e a minha função neste conteúdo é compartilhar a minha opinião sobre o assunto.

Em nenhum momento eu digo que o serviço da agência não é importante para o seu site, eu estou dizendo que o serviço correto da agência tem relevância.

Existe uma diferença muito grande.

Essas estratégias de colocar notícias, no meu primeiro livro em 2010, eu já falava sobre isso.

Quando eu comecei meu trabalho no marketing contábil analisei mais de 1000 sites e o meu trabalho foi mostrar para o mercado que efetivamente os sites estavam fazendo uma estratégia que não era voltada a um processo de conversão.

Como fazemos na Tactus

A nossa empresa contábil sempre investiu no site contábil como estratégia de conversão de clientes.

Na Tactus Contabilidade utilizamos fortemente a produção de conteúdos.

Temos uma redatora exclusiva que produz, somente para o site da Tactus, cerca de três artigos por semana.

Parte desses conteúdos visam posicionamento orgânico e parte deles visa utilizar estrategicamente em nosso funil de conversão.

Eu pessoalmente decido quais conteúdos vou investir em patrocinados e utilizo a curadoria de forma assertiva conforme citado acima.

Um conteúdo autoral dará muito mais resultados do que essas estratégias de replicação em massa sem identificação com o público.

imagem que represente Anderson Hernandes dando aula para alunos
Eu passo para os meus alunos e para o meu público, somente o que eu já validei e o que gera resultados positivos para a nossa empresa

Para coordenar todo esse trabalho temos uma agência que faz parte do jogo, a Tactus também é cliente dessa agência que eu sou sócio, e eu como CEO da Tactus tenho que validar todos os conteúdos mais estratégicos que são postados dentro do site.

Valide os conteúdos que vão para o seu blog, ele é sua vitrine digital.

Invista no seu site de forma assertiva!

Se você quer aprender todas as técnicas que geram resultados para a sua empresa de contabilidade conheça a nossa Imersão de Marketing Contábil e Vendas!

Se desejar entre em contato conosco que a nossa equipe irá atendê-lo.

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