INSTAGRAM PARA CONTADORES

INSTAGRAM PARA CONTADORES

Você é contador e quer utilizar o Instagram para ter mais resultados no seu negócio?  Neste artigo vamos falar sobre o uso de Instagram para contadores.

Primeiramente, o que você precisa saber é que existe muita coisa dentro do Instagram relacionada a aspectos técnicos que fazem a diferença.  

Para usar a rede social e ter resultados, é importante que você entenda passo a passo do processo, para poder aplicar de fato na sua empresa.

Estratégia de marketing

Ao pensar em estratégia de marketing contábil, temos muita informação cheia de detalhes e são esses detalhes que fazem a diferença.

O primeiro aspecto que vamos abordar é uma das principais dúvidas que os empreendedores têm ao começar: 

  • Se usar o Instagram para gerar negócios para minha empresa contábil, o que eu tenho que levar em consideração?
  • Vou utilizar a minha conta empresarial ou a minha conta pessoal?

É importante levar em consideração que sob o ponto de vista de engajamento e ao observar as marcas, de modo geral, vai notar que as contas pessoais têm mais engajamento do que as contas de marca.

Esse engajamento acontece, porque as pessoas se conectam mais com pessoas.

imagem que represente AH gravando storie
Ao optar pela utilização do seu Instagram pessoal atrelado a sua marca você tem mais facilidade de gerar engajamento

E para fazer isso deve considerar algumas coisas importantes.

Usando a sua conta pessoal, você tem que levar ela a um outro nível, deve considerar que a partir desse momento, você é um influenciador da sua marca empresarial.

Você é um influenciador da marca do seu escritório, suas postagens e tudo aquilo o que faz no seu Instagram pessoal tem que refletir essa visão.

É comum cometer alguns erros em relação a essa estratégia ao utilizar uma marca pessoal em uma marca empresarial.

Para que você entenda melhor, vamos falar mais sobre cada uma delas:

Marca empresarial

Se você optar em fazer a estratégia da sua marca com o Instagram empresarial, deve ter muito cuidado com o nível de postagens.

Cada uma das suas postagens deve gerar algum tipo de conexão, e esse é um dos maiores erros enfrentados, a falta de conexão nas postagens de marca.

Se não houver nenhuma pessoalidade nas suas postagens, neste caso, você ou alguém não aparecer nas postagens, e decidir publicar apenas frases ou resumos não interessantes das notícias, não terá o mínimo engajamento ou interesse do seu público.

É importante que entenda que para gerar conexão com seu público, precisa considerar como vai trabalhar isso. Se pararmos para analisar, muitas marcas empresariais, vamos nos deparar com um processo total de desconexão.

A recomendação que eu quero deixar para você é: se você for utilizar a marca do seu escritório, trabalhe a sua marca empresarial, mas dê uma cara para ela.

Essa cara pode ser você, seu sócio, ou um profissional que tenha condições de fazer isso… o fato é que precisa ter uma cara!

Sem um rosto, o seu Instagram se torna algo muito enfadonho e não gera um processo de conexão.

Marca pessoal

De modo geral, a performance da marca empresarial tende a ser menor do que a performance da marca pessoal.

A utilização da marca pessoal é muito efetiva, muitos dos nossos mentorandos conseguem ter um resultado melhor utilizando uma conta pessoal com objetivos profissionais no Instagram. O que você deve considerar quando faz essa opção é ser mais seletivo com a suas postagens.

O Instagram permite você ter três tipos de conta:
Conta Pessoal, Conta de Criador de Conteúdo e Conta comercial
Pessoalmente utilizo a conta comercial que abre métricas que necessito e permite fazer as campanhas importantes das postagens estratégicas

Anderson Hernandes

Usando essa conta, você pode manter algumas postagens na sua marca empresarial, mas tem que entender que os resultados principais serão gerados através da sua marca pessoal.

É sempre importante pensar no tipo de postagem que você faz no seu Instagram pessoal, como ele promove a sua marca. Se postar algo que seja desconectado, vai gerar um processo de desvendar a sua marca.

Vale a pena pensar estrategicamente como conduzir isso.

Você vai entender ao longo deste conteúdo como pensa seu público e definir melhor as estratégias de publicações para gerar mais engajamento e assim por diante.

Explorar funções do app

O segundo aspecto que tem que considerar é que para que tenha relevância no Instagram, precisa utilizar tudo aquilo que o aplicativo disponibiliza. Não adianta pensar que se fizer somente publicações no feed terá resultado ou alguma relevância. Você precisa fazer tudo: feed, stories e IGTV.

imagem que represente feed AH
O seu Instagram pessoal tem que refletir um aspecto profissional

No Feed, você deve apostar desde publicação de fotos ou até mesmo o que chamamos de carrossel de fotos, quando há duas ou mais mídias reunidas na mesma publicação.

Além disso, o aplicativo permite publicação de vídeos de até 1 minuto de duração, ou em caso de vídeos que superem esse tempo de duração, devem ser publicados no IGTV com uma réplica prévia no seu Feed.

Faça também postagem de stories diários e relevantes, além disso, é permitido que você faça transmissões ao vivo, como as lives, mas é interessante apostar principalmente em vídeos.

Portanto, se você tem uma dificuldade em lidar com os vídeos e em fazer apresentações, precisa treinar isso. Adivinha o melhor lugar para treinar e trabalhar isso? Exatamente nos Stories! Continue lendo o artigo.

Stories

Através de publicações nos stories, você começa a criar um pouco mais de conexão com você mesmo, afinal, antes de trabalhar qualquer relação externa, você precisa estabelecer uma relação consigo mesmo.

Antes de desempenhar uma relação com o seu público, é preciso se aceitar e vencer a dificuldade que tem de aceitação da sua imagem frente a um vídeo.

Para trabalhar comunicação com seu público, deve estar sempre seguro, pois, o retorno para determinadas interações é muito pequeno ou até inexistente.

Durante uma live, ou algo assim, você não sabe exatamente como está o retorno das pessoas, se elas estão gostando ou se interessando, por isso é essencial trabalhar a segurança.

Ao fazer um vídeo para o IGTV ou um Stories você não tem esse feedback, ao postar a impressão é que está fazendo isso para “ninguém”.

O que você precisa considerar para que isso não seja um problema, é que no momento em que conseguir falar para uma câmera e materializar que você está falando de fato para uma pessoa – como se você estivesse vendo uma pessoa do outro lado – significa que você criou de fato um tipo de familiaridade com a câmera, e isso ninguém pode tirar de você.

imagem que represente pessoa insegura, tímida para gravar vídeos
E você, tem dificuldade de trabalhar a questão da autoaceitação e de lidar com vídeos?

Você só vai criar esse tipo de familiaridade com a câmera, se expondo a essa situação! 

Se não se expor para adquirir essa desenvoltura, dificilmente irá conseguir “atacar” a parte de vídeos no Instagram.

Esse é efetivamente um dos aspectos mais importantes para trabalhar dentro da geração de conteúdo: gerar engajamento e crescimento no seu Instagram.

Se observamos, a grande maioria das pessoas tem essa dificuldade, a autoaceitação é difícil e precisamos de prática para pegar o traquejo de falar com a câmera. Para conseguir se colocar nessa situação e conseguir evoluir, indico justamente que aposte nos Stories.

Gerenciamento de publicações

Num primeiro momento, você pode começar a postar coisas sobre seu escritório, seu trabalho e pode contar como foi seu dia. Com o tempo, vai entender que tipo de conexão tem com o seu público. Você não pode de modo algum, deixar de explorar os vídeos.

Pode ser que para você seus vídeos nunca fiquem bons o suficiente. É muito difícil para qualquer um aceitar a sua imagem, isso porque a percepção que você tem de você é diferente da percepção que o público tem.

É comum que nunca tenha aquela sensação de que você falou uma coisa muito boa, você sempre terá a sensação de que poderia ter sido melhor, isso é natural! Além disso, nós temos dificuldade de lidar com a nossa própria voz, com a forma como gesticulamos e a forma como trabalhamos a comunicação visual dentro do vídeo.

É importante considerar que tão importante quanto o que você fala, é como coloca a comunicação visual no seu vídeo.

De modo geral, você precisa parar de se criticar tanto, busque essa aceitação e procure entender que ao passo que for evoluindo, é natural se cobrar mais. Mas, em um primeiro momento, não adianta se cobrar tanto o tempo todo.

Tudo faz parte de um processo de evolução, se você achar que não existe um processo de evolução na produção de vídeos, veja a evolução da produção de vídeo no canal pessoal de alguém como o meu.

Nós, por exemplo evoluímos muito, não há nem como comparar os vídeos de 5 anos atrás com os que produzimos hoje. Atualmente temos o domínio e tudo é resultado de muita exposição e treino.

Não se esqueça: se não trabalhar vídeo, o seu Instagram não vai performar.

Você precisa trabalhar o seu Instagram por inteiro, assim o algoritmo perceberá que você tem relevância de produção de conteúdos e de postagens.

Outro fator importante é trabalhar uma cadência no mínimo diária. A cadência que eu recomendo é a de três blocos diários nos stories, para que você possa atingir seu público em três momentos distintos.

Considere que se os Stories ficam 24 horas no ar, você não precisa fazer vídeo em todos os blocos. Sugiro que pode alternar os conteúdos, postar um tipo de texto, compartilhar alguma informação, uma notícia fazendo um comentário, com isso você faz postagens diferentes.

É importante que você faça também que o público interaja com você, isso é possível quando coloca a abertura para perguntas, uma caixa comentários ou algum tipo de enquete, qualquer coisa que faça com que as pessoas interajam.

Quanto mais interação, mais resultados terá com relação ao seu conteúdo

A vida dentro das redes sociais é coordenada por algoritmos.

Os algoritmos são programados para analisar fatores relevantes e determinantes de como as pessoas reagem e se comportam. Existe uma sequência de fatores considerados relevantes e você pode ter acesso analisando algumas métricas em relação ao seu Instagram.

No seu Instagram você tem informações como:

Conteúdo

Atividade

Público 

Vamos entender os fatores que temos… 

Conteúdo

Na aba de conteúdo você pode fazer diferentes análises, como por exemplo:

  • Como seu conteúdo performou em cliques;
  • Como seu conteúdo performou e o seu engajamento sob o ponto de vista de envio desse conteúdo para uma outra pessoa;
  • Como ele performou em comentários.

Além disso, tem uma série de informações que trazem noção clara do que mais faz sentido para o seu público.

Importante: Usando a sua conta pessoal você deve convertê-la para uma conta empresarial no Instagram. Somente na sua conta empresarial consegue abrir as métricas.

É preciso diariamente se debruçar no seu Instagram. Realizo uma análise do meu com frequência, sempre vejo o que estou postando e o que está gerando melhores resultados. Se eu posto um conteúdo, estou objetivando que esse conteúdo tenha algum tipo de encaminhamento, é importante um objetivo de postagem.

Qualquer postagem deve ter um objetivo!

À medida que você tem confiança e à medida que você trabalha a sua conta dentro da sua estratégia, você sabe o que vai ter que postar.

Com o tempo, você cria uma sequência de postagem. No meu caso, por exemplo, acabo tendo mais coisas para postar do que “conta disponível”, porque eu não posso publicar tanta coisa o tempo todo.

Se eu postar muita coisa, uma postagem compete com a outra, você precisa dar um tempo para que essa postagem mature com o seu público.

Outra informação importante em relação ao engajamento: se no minuto seguinte de uma postagem você tiver um fluxo de engajamento muito bacana, o algoritmo enxerga que essa postagem é mais relevante e ele vai distribuir organicamente essa postagem.

Você consegue fazer com que a sua postagem tenha mais alcance, chegue para mais pessoas, porque essa postagem tem algum tipo de engajamento bacana.

Ao fazer uma publicação você deve pensar em tudo: na foto, legenda, headline e em tudo. 

imagem que represente pessoa pensativa
Procure sempre postar algo que desperte a curiosidade das pessoas e que faça sentido

Usando sua conta para ser influenciador da sua marca você não pode postar somente aquilo que você tem vontade, a postagem deve ter sempre sentido e alguma conexão com seu público.

É claro que você pode postar coisas de ordem pessoal, mesmo sendo um influenciador, mas você precisa ser mais cauteloso com o que você posta. Para que as pessoas se engajem com a sua mensagem, elas precisam se conectar com você, em relação a que tipo de pessoa que você é.

Quando se torna uma pessoa pública, deve evitar emitir opiniões muito específicas ou polêmicas. Se começar a expor opiniões que não são uma crença comum ou de algo que tem muitos vieses específicos, que nem todo mundo se conecta, acaba se desconectando do seu público.

Você precisa ter cuidado com determinadas exposições que podem ser desnecessárias. Isso não significa que você não vai postar aquilo que tem vontade, pode postar, mas precisa entender que tudo aquilo que faz tem sempre uma contrapartida. Tome muito cuidado para não passar uma imagem fora da realidade.

Essa exposição faz uma diferença significativa. É legal compartilhar com as pessoas até os seus momentos que não são bons, isso gera identificação e faz uma grande diferença no processo de conexão.

As pessoas se sentem mais confortáveis em saber que você também é “humano” e tem problemas como todos. Na nossa experiência, o conteúdo que mais gera resultado não é necessariamente o conteúdo profissional.

imagem que represente likes
Saber utilizar essas estratégias de trabalhar o seu pessoal misturado com o seu profissional gera conexão com seu público

E aí você vai inserindo conteúdos para ajudar o público a contextualizar.

Empreendedor contábil

Se você é um empreendedor contábil, por exemplo, e tem uma história de superação, se começou a sua empresa contábil do zero ou se as coisas que já deram errado na sua empresa, quando conta isso para o seu público as pessoas se identificam mais.

Se passar a imagem que o tempo todo na sua vida tudo é lindo e maravilhoso, com certeza é uma realidade montada, e as pessoas não vão se conectar.

Geralmente as pessoas querem muito comprar a questão do sucesso palpável, por isso, elas vão se conectar muito mais com você ao mostrar para elas uma realidade mais próxima.

As pessoas compram o que vai contribuir para o sucesso delas, você precisa levar um tipo de conteúdo que realmente ajude as pessoas a chegar do ponto A para o ponto B.  Ofereça algo que ajuda as pessoas a terem resultados. Pense fortemente na importância do conteúdo que as pessoas vão consumir. O seu público deve ter vontade de consumir o seu conteúdo, com interesse em voltar e consumir sempre.

Para isso, é preciso se reinventar quase que diariamente, é fácil para que o público enjoe de um conteúdo, trabalhe sempre a questão da novidade.

As pessoas ter que procurar você buscando alguma coisa diferente. Você não pode fazer o papel de repórter na sua na sua rede social, lembre-se disso. Publique notícias se quiser, mais algo que tenha sentido, afinal, a pura notícia seu público encontra ligando a TV.

Diferença entre tipos de contas

Por que eu tenho a conta da Tactus e a conta Anderson Hernandes?

Cada uma é direcionada a um público distinto.

A conta Anderson Hernandes é direcionada para o mercado contábil, focada em fazer um trabalho para este público e a conta da Tactus é focada em fazer um trabalho para os nossos clientes.

Usamos as duas para não misturar as estações e ficar falando coisas para públicos distintos, estando focado nas duas contas, essa separação estratégica de conteúdo traz mais engajamento dos públicos específicos.

Ponto importante: tenha muito cuidado com esses robôs que ficam seguindo as pessoas fazendo interações automáticas, isso pode bloquear a sua conta. No Instagram o algoritmo não quer algo que seja simulado, a melhor coisa que você pode fazer é de fato gerar tudo organicamente.

Atividade

Nas métricas você tem informações relativas ao conteúdo, atividade e público.

A atividade contempla quantas pessoas você alcançou, ou seja, quantas pessoas viram aquela publicação e você tem as impressões, que representam  quantas vezes uma única postagem passou no feed. Ainda que a pessoa não clique na publicação, ainda que a pessoa não dê uma curtida, o fato de passar no feed faz você ser lembrado, é importante considerar essas informações.

A partir de métrica, você cruza dias e horários que mais tem resultado, conseguindo enxergar onde as pessoas mais interagem, bem como os clicks do site.

Vamos responder questões a seguir:

  • Qual a importância de considerar isso?
  • Você precisa avaliar o nível de engajamento que você gerou?
  • Como gerar um nível de engajamento?

Os níveis de engajamento sobem através de compartilhamento, quando alguém salva a sua publicação, comenta e dá likes. Quando alguém compartilha alguma coisa que você postou, isso gera para o algoritmo algo muito interessante. Ele entende que se alguém está compartilhando, é porque é relevante e compartilha com mais gente.

Quando alguém salva aquela publicação, significa também que é importante, ao salvar significa que você quer rever aquilo num segundo momento. Quando você incentiva as pessoas a salvarem, você gera um nível de engajamento muito bacana, isso faz com que a sua publicação apareça em maiores proporções dentro do feed das pessoas.

imagem que represente pessoa mexendo no celular e sorrindo
Dentro de qualquer rede social, se alguém comentar algo, responda sempre com prontidão. Nunca deixe um canal sem resposta!

Na Tactus, por exemplo, nós temos uma pessoa que tem como uma das suas atribuições responder os comentários e muitas vezes eu mesmo respondo.

Dentro das ferramentas você também consegue ver quantas pessoas começaram ou deixaram de seguir, além de informações mais específicas, como a localização dessas pessoas, analisar faixa etária, o gênero e os melhores horários.

Tudo isso você consegue ver na aba de público.

Dúvidas Gerais

A seguir vamos responder às principais dúvidas que as pessoas têm sobre o Instagram e estratégias de negócios. Continue lendo! 

Por que isso é importante?

Ao saber os horários de mais engajamento, você pode focar em conteúdos estratégicos nesses horários. Se postar nesses horários, essas publicações têm uma tendência de ter mais relevância, será quando seu público verá mais as suas publicações nesses momentos.

Como chamar a atenção para o produto?

Sendo um produto contábil, normalmente o caminho não é levar as pessoas diretamente ao produto, você deve induzir as pessoas através do seu conteúdo, fazer com que acreditem que o seu produto faz sentido para elas.

Você deve gerar um processo onde as pessoas se sentem atraídas por aquilo que você posta, consequentemente as pessoas vão buscar especificamente a questão de seus produtos.

Como aumentar meus seguidores e torná-los clientes?

Você não precisa ter uma legião de seguidores para que tenha clientes ou resultados. Até contas acima de 1.000 seguidores já conseguem ter resultados. Posso afirmar isso efetivamente, aconteceu na Tactus no passado e acontece também com os meus mentorandos.

Você consegue ter resultados mesmo em contas menores, basta que tenha lá as pessoas certas.

Quanto mais seguidores você tem, menor será o seu alcance proporcional. Considere que vai perdendo entregabilidade, quando vai crescendo na questão das suas contas.

Fazer uma live para um determinado segmento funciona?

Funciona, o que você precisa considerar é que terá uma audiência maior se você abrir conteúdos que atendem um pouco mais o interesse.

Novo recurso das lives no Instagram:
Fique atento que agora as suas lives podem ser compartilhadas no IGTV e não ficam apenas 24hs no ar.
Esse recurso é estratégico e vai permitir um melhor aproveitamento dos conteúdos. Capriche nas suas lives!

Anderson Hernandes

É melhor trabalhar sempre com um roteiro?

O roteiro para trabalhar com vídeos é muito importante, pense sempre no storytelling e naquilo que vai publicar, porém, considero que no primeiro momento, não é o fator mais relevante.

Se no início tentar roteirizar tudo que for falar, isso vai te inibir e não vai conseguir falar, consequentemente você vai ter problemas em conseguir começar as suas postagens.

Comece a postar de modo mais natural, com o tempo ajuste o rumo das suas postagens, você vai aprimorando suas publicações inclusive na questão de roteiro.

Quantidade ou qualidade?

As duas coisas são importantes!

Não adianta publicar um monte de conteúdo sem sentido nenhum em quantidade.

Mas também não adianta publicar um único conteúdo bom uma vez por semana, porque você também não vai ter resultado. Trabalhe tanto a cadência quanto a qualidade das publicações.

Postar diariamente ajuda?

Sim, o algoritmo leva em consideração a questão da cadência, como já dissemos.

Além disso, você precisa entender que o crescimento do seu Instagram é um trabalho que vai levar tempo. Não existe atalho para isso.

Público

Claro que você consegue fazer com que esse crescimento seja mais rápido, mas não vão cair seguidores na sua cabeça, as coisas não vão acontecer “por acaso”.

As pessoas vão seguir o perfil porque acreditam que vai agregar valor, porque ela se conecta com aquilo que você fala. Entenda que as pessoas não têm tempo a perder ouvindo historinha, se eu não tivesse nada relevante eu não chamaria as pessoas de uma live de uma hora, por exemplo.

Preciso me preocupar muito com a qualidade do que eu estou postando, preciso me preocupar muito com a questão do tempo das pessoas.

O conteúdo que você posta, que ajuda efetivamente as pessoas, faz com que as pessoas se engajem mais, sua conta cresce e seus resultados aparecem.

A conquista de clientes não deve ser o seu objetivo primário, ao fazer um trabalho dentro do Instagram, o seu objetivo primário deve ser gerar valor para as pessoas. Quando você entrega conteúdo, a venda vem de forma automática no segundo momento.

Uma parcela das pessoas que consomem seu conteúdo gratuito, se ele gerou o valor para elas, vão consumir um conteúdo pago, vão comprar um produto ou se tornar clientes. Mesmo as pessoas que não se tornarem clientes, podem indicar o seu conteúdo para alguma pessoa que efetivamente se tornará cliente, ele pode virar um influenciador do seu serviço.

Você precisa entender que o Instagram deve ser trabalhado diariamente, você precisa olhar a longo prazo, pois não terá resultado da noite por dia.

Entenda uma coisa: definitivamente o Instagram é uma ferramenta complementar ao seu site. Ele não substitui seu site!
É importante que entenda como fazer o SEO do site de contabilidade.

Esse é um terreno alugado, o Facebook é dono do Instagram e pode simplesmente acabar com a conta da noite para o dia.

Se a sua vida profissional girar em torno do Instagram como canal de resultado, de uma hora para outra simplesmente pode ver o seu negócio ruir, pois você construirá um prédio num terreno alugado.

Nenhuma rede social deve deter todo seu potencial de trabalho, a única coisa propriamente sua é o seu site! Além disso, você consegue fazer com que as pessoas se conectem com um conteúdo maior que você pode colocar no seu site.

O Instagram é uma opção paralela, que você faz para gerar engajamento e condições de ter resultado. Todo e qualquer negócio deve ter um site, faz sentido para todos os tipos e tamanhos de negócio. Use sim o Instagram como ferramentas, siga as dicas acima e tenha melhores resultados.

O que achou do nosso conteúdo? Deixe um comentário para nós!


Se desejar continuar buscando conhecimento, clique aqui.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cristina Nascimento
3 anos atrás

Conteúdo maravilhoso! Obrigada Anderson!!!

Admin

Nós que agradecemos por acompanhar nossos conteúdos!
Abraços!

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores