Evento contábeis internacionais

O que a Accountex Ensina para os Eventos Contábeis no Brasil?

A Accountex é um evento que acontece em Boston e é referência para o mercado contábil, eu já participei muitas vezes deste evento e vou passar um pouco da visão que tive dele este ano, 2019.

No mercado americano estamos passando por um processo de transformação sob o ponto de vista de eventos.

O evento Accountex acaba sendo um pouco “quadrado”, é um evento tipicamente contábil e que não evoluiu em vários aspectos.

Nele, por exemplo, encontramos um público mais envelhecido de contadores que já estão há muito tempo no mercado e estão buscando melhorias, ampliação de negócio, mudança de mindset e etc.

Evento Accountex referência no mercado contábil realizado em Boston
Anderson Hernandes presente no evento Accountex em Boston

O que acontece é que o evento em si acabou continuando com uma pegada que não traz um nível de modernidade esperado como em outros eventos.

Um dos melhores eventos na minha opinião é o Inbound, pra mim é o melhor evento neste sentido.

São categorias diferentes de eventos e não há como comparar o Inbound e a Accountex de modo literal, mas olhando para o mercado brasileiro vemos que estamos passando por um processo de transformação semelhante.

Nova postura e abordagem

Nós temos eventos referências produzidos pelos órgãos como: CRC,FENACON, CFC, SESCON e etc que estão buscando mudar a sua forma para se adaptar a uma nova realidade.

Uma nova realidade no âmbito dos eventos foi despertada pelas empresas de software que começaram a fazer eventos altamente diferenciados, e isso nos EUA também tem acontecido.

Nós temos eventos de categorias de entrega diferente promovidos pelas empresas do software nos EUA também que trazem muita interação e que evoluíram muito.

Adaptações são necessárias para acompanhar o mercado
A realidade do mercado exige adaptações e interação

As empresa de software conduzem seus eventos com um outro ritmo e isso faz toda a diferença.

Ao olhar para o mercado brasileiro podemos ver essa semelhança.

No mercado americano eu pude notar que de 03 anos até hoje o evento da Accountex teve seu número de participantes reduzido de forma significativa.

Há três ano esse evento contava com aproximadamente 2 mil pessoas e hoje contamos com somente cerca de 400, e era num ritmo completamente diferente.

Sendo assim, o evento está diminuindo o seu número de participantes com o tempo e isso não é diferente do mercado brasileiro, quando o número de participantes de eventos promovidos por entidades têm diminuído. Esse reflexo exige uma nova postura.

Essa nova postura deve ser de diferenciação e de entregar coisas que são mais aplicáveis sob o ponto de vista empreendedor.

O que faria você deixar a sua empresa para um evento ou levar seus profissionais para um evento?

Ele com certeza teria que ter um foco voltado para o empreendedorismo sem isso não faria sentido investir para você ou o seu time participar.

Eventos que agregam valor

Hoje temos empresas de software que promovem eventos como a Conta Azul, que tem o ContaAzul CON que é um evento magnífico e se assemelha muito aos eventos de nível internacional.

Um evento com muita interação com pessoas de dentro e de fora do mercado contábil, traz pessoas que estão performando no mercado levando cases e coisas efetivamente aplicáveis ao mercado, os palestrantes tem algo a agregar e referência de conteúdo para entregar.

Anderson Hernandes palestrando Evento ContaAzul[CON] 2019
Evento ContaAzul [CON] 2019 palestra Anderson Hernandes

E isso faz uma grande diferença.

Na minha percepção no mercado brasileiro ou o mercado de eventos se transforma ou cada vez mais vai ser difícil ter participantes nesses eventos que não se transformaram.

E existe muita oportunidade para que empresas desenvolvam eventos que façam sentido para o mercado brasileiro.

Na Tactus temos uma escola de negócios que já teve mais de 1000 participantes, no total, e isso acaba sendo maior do que eventos promovidos por entidades.

Este dado demonstra a necessidade que o mercado tem de buscar um conhecimento efetivamente diferenciado.

O mercado de evento contábil tem muito o que aprender olhando para os eventos promovidos pelas empresas de software.

Deixe um comentário

  Inscreva-se  
Notificação de
1
Olá! Em que podemos ajudar?
Clique novamente no botão abaixo e fale conosco!
Powered by