Anderson Hernandes TENDÊNCIAS PARA O MERCADO CONTÁBIL EM 2019

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO CONTÁBIL EM 2019

Você sabe quais as tendências do mercado contábil para 2019?

Muita coisa mudou no nosso mercado. Acompanhe o conteúdo abaixo e entenda um pouco mais sobre o tema.

O resumo do mercado contábil em 2019, sob o meu ponto de vista, é que enfrentamos o maior processo de mudança de todos os tempos.

Muita coisa aconteceu nos anos anteriores, mas, em 2018 tivemos acontecimentos que acabaram se acentuando e colaborando com a mudança de cenário.

E muito do que se projetou em 2018 está acontecendo em 2019.

Vamos citar algumas influências diferentes que podem representar essa mudança no mercado.

Tecnologia Contábil

Sob o ponto de vista tecnológico, nunca havíamos presenciado tantas empresas do mercado tecnológico investindo no mercado contábil, foi um ano diferenciado.

Uma dessas empresas é o ContaAzul, que está em processo de lançamento de uma plataforma e vem investindo fortemente no mercado. Além dela existem outras outras empresas que seguem o mesmo caminho.

Muitas startups que não estavam conectadas com o mercado contábil começaram a investir muito nele.

E as empresas que já estavam ligadas ao mercado, em 2019, lançaram novas plataformas e se reinventaram nesse processo, temos um grupo bem forte de empresas se movimentando neste mercado.

Nos últimos anos surgiram muitas empresas contábeis com presença online que criaram conceitos de prestação de serviços contábeis para outro nível e nosso cliente é muito mais informado ou tem acesso a muitas fontes de informação. Isso exige uma mudança na forma com que nos comunicamos e abertura de canais alinhados com nosso público alvo.

Livro Como a Tecnologia está Mudando as Empresas Contábeis

Então, toda a projeção de 2018 relacionada à tecnologia para o mercado contábil começa a acontecer em cadeia no ano de 2019.

A medida que as startups, que não estavam no mercado contábil com produtos específicos, se capitalizaram o cenário mudou muito.

Um coisa é lidar com uma empresa parceira com sistema de gestão financeira ou gestão empresarial.

Outra coisa é um sistema que é feito todo na nuvem e específico para gestão financeira, isso muda o conceito de plataforma existente no mercado.

Grandes benefícios a tecnologia trouxe para a contabilidade
Tecnologia e Contabilidade combinação que promove grandes benefícios

E as empresas de software que trabalham com capital próprio notaram essas empresas, que captaram recursos de investidores, já sentem toda essa revolução.

As empresas mais jovens como ContaAzul e outras que vem trabalhando num modelo de startup, capitalizando e trazendo muito dinheiro para o mercado, investem também no contador promovendo eventos de qualificação profissional.

Contabilidade tempo real

O investimento parrudo dessas empresas proporcionou eventos fantásticos, que foram disruptivos nesse mercado e isso só é possível quando existe muito recurso investido. Eventos de grande porte necessitam de muito investimento.

Sistemas de Gestão

Alguns empreendedores me questionam sobre o custo que essa tecnologia tem para o seu negócio contábil: isso é uma questão de conceito.

Diferente do que algumas pessoas imaginam, o conceito do sistema não é que o contador pague pela licença, e sim o cliente, pois ele vai ter o sistema de gestão financeira para a empresa, portanto, será ele a pagar por isso.

E esse conceito do cliente pagar pelo sistema se justifica pois existem muitos modelos de negócio.

No nosso caso, considerando o modelo de negócio que temos hoje, a Tactus Contabilidade Digital tem uma carteira considerável de clientes que utilizam o ContaAzul como sistema, mas nem todos pagam pelo sistema. Para muitos o sistema é custeado pela Tactus e isso é uma estratégia que utilizamos.

Apenas alguns clientes tem acesso ao sistema, isso porque para trabalhar com a carteira toda no mesmo formato exigiria um investimento muito grande da nossa empresa.

Utilizar sistemas em sua operação reduz custos
A utilização de sistemas reduz a mão de obra e gera economia para o seu negócio

Ao considerar aumentar o número de licenças tenho que validar quanto teremos de produtividade, para adquirir gradativamente mais lotes de licenças para nossos clientes.

E com as empresas de contabilidade digital que podem prover essa mesma tecnologia cobrando outro preço como ficar competitivo no mercado?

Ao olhar para as empresas de contabilidade online, como o Contabilizei, percebemos que eles tem o seu próprio sistema, mas, o sistema deles não entrega o que é possível ter com o sistema de gestão financeira hoje.

É claro que podem haver mudanças no sistemas dele, mas ainda não há novidades.

Mas se eles oferecerem um sistema mais completo não fará mais sentido manter os preços que são praticados hoje, abaixo de R$100,00.

Não faz sentido para as empresas de contabilidade oferecerem muito mais do que oferecem hoje cobrando o mesmo valor.

Considerar adotar esse tipo de sistema para o seu cliente é uma opção, dentre as tantas existente dentro desse mercado, de agregar mais valor ao seu serviço.

Temos também outras possibilidades, que podem ser exploradas dentro deste universo novo.

Curso de Contabilidade Online

No nosso programa de contabilidade online e digital nós validamos com os alunos diferentes possibilidades para atuação no mercado.

A verdade é que esse mercado ainda vai evoluir significativamente.

BPO Financeiro

Empresas contábeis que estão enxergando novas oportunidades estão despontando para o atendimento de BPO financeiro.

Exemplificando, na nossa empresa contábil o serviço de BPO não vai fazer sentido para toda a nossa carteira, mas pode fazer sentido para um percentual considerável dela.

Eu posso olhar hoje uma carteira com mais de 600 clientes, se dentre eles 200 tiverem real interesse no BPO financeiro tenho um número bom para apostar.

Caso consiga trazer esses 200 clientes para o serviço é possível aumentar o ticket médio significativamente ou ter um aumento do número de clientes.

E o produto de BPO financeiro ainda pode ser escalável através de processos associados ao uso da tecnologia.

E muitas vezes na escala ele pode ser mais atrativo que a própria contabilidade.

Lembre-se que a maior parte de tudo sobre o que estou falando ainda está em processo de transformação, e essa transformação ainda levará alguns meses para ser “completa”.

O mercado nunca vai parar de mudar e por isso, precisamos estar alinhados com o que está acontecendo neste processo, o que significa: respirar tecnologia.

Para ter sucesso neste cenário de mudança é preciso constantemente analisar ao mesmo tempo o movimento em todas essas empresas que estão operando e tendo sucesso no mercado e o movimento de ferramentas de automatização que já provaram trazer um ganho de produtividade absurdo.

O mercado contábil está em constante transformação
Acompanhe o processo de transformação do mercado contábil

Você está acompanhando essa mudança de mercado?

Onde está a sua empresa dentro deste processo?

Onde as empresas que não estão vendo tudo isso estarão em 2020?

Quem sai na frente desse processo tem muitas vantagens, mesmo que sendo pioneiro você acabe tendo que ajudar as ferramentas.

Digo ajudar porque os contadores que utilizam a versão teste da ferramentas acabam “ajudando” para que ela fique pronta para o mercado como um todo.

E mesmo nesta situação, testando os novos sistemas, estes contadores já estão num nível de mindset mais elevado quando comparado a quem não está “enxergando” nada disso.

Muitas empresas ainda fazem o uso de sistema que ficaram “parados no tempo” e não consegue sentir muito a mudança, pois, tem uma carteira pequena de clientes ainda e sua operação é pequena, mas ao olhar para uma carteira um pouco maior o sistema faz toda a diferença.

Ainda mais quando trata-se de uma carteira que é escalada através do marketing da internet.

Neste tipo de carteira temos um perfil de cliente muito mais ativo e alinhado à tecnologia do que essas empresas mais antigas.

Marketing Contábil

E em relação ao marketing já houve uma mudança muito grande desde 2014 até hoje. Em 2018 a demanda pelo termo “marketing contábil” cresceu significativamente.

Quando eu lancei o meu primeiro livro eu falava “pra ninguém”, ninguém sabia do que se tratava ou para o que servia o marketing contábil e hoje isso mudou completamente.

Anderson Hernandes lança o primeiro livro Marketing Contábil
Livro Marketing Contábil de Anderson Hernandes

E mudou por várias razões, um dos fatores que influenciou o mercado foi a crise que enfrentamos de 2014 a 2018, muitos contadores perderam as suas carteiras e não conseguiram repor e enxergaram uma necessidade de investir no marketing para obter clientes.

Outro fator, é que o mercado todo mudou e o perfil de compra do nosso cliente também mudou.

Hoje o cliente é muito mais impactado pelas ações de marketing digital do que era há 5 anos.

A situação que temos hoje com uma plataforma como o Instagram influenciando na compra de serviços contábeis era impensável há 2 anos.

Atualmente temos empreendedores contábeis, e a própria Tactus se engloba neste processo, influenciando a compra de serviços contábeis através da plataforma do Instagram, Facebook e Youtube.

E a realidade quando pensando no efeito dessas plataformas e redes sociais é que: a influência delas só vai aumentar.

E em 2019 novos profissionais tem apostado nisso! Um fator que vem sendo diferencial é que hoje o profissional tem um acesso muito maior a aprender como fazer as coisas na prática.

Recebemos nos nossos programa presenciais dezenas de empreendedores em busca de mais conhecimento e produzimos conteúdo constantemente para entregar aos nossos alunos e seguidores, e esse público só aumenta!

O contador durante muito tempo não tinha o papel assumido do “empresário’, aquele que investia em marketing e era mais posicionado como um simples prestador de serviços. Mas em 2019 esse mesmo contador percebeu o seu papel e está em processo de transição.

Alguns empreendedores já se posicionaram há algum tempo nesse papel estratégico e formaram um time de operação, essas empresas tendem a performar melhor pois hoje tem profissionais dedicados, cada um a uma área específica.

Mudanças Estratégicas

Nós fizemos essa mudança em 2018 e trouxemos pessoas do nosso time para um projeto de sociedade reorganizando nosso negócio contábil.

Eu sempre fui muito mais envolvido com a estratégia do que com a operação, mas não há como ser somente estrategista e deixar a operação de lado.

Criamos na Tactus também uma cultura de partnership, onde eu trago os principais colaboradores chaves da empresa para uma sociedade. Passei um bom tempo preparando a empresa para este processo.

Hoje em razão de muitas variáveis enfrentamos também um processo de compra de empresas contábeis, passamos por certa consolidação onde escritórios estão fazendo aquisições enquanto outros escritórios morrendo, pois não acompanharam a tecnologia e marketing.

Mas, a velocidade desse processo de compra não é tão simples assim, pois, ao comprar uma empresa ou fazer algum tipo de fusão existe todo um processo de aculturamento, de preparação de times na unificação: é um processo penoso.

Como começou nosso grande processo de mudança:

Depois de evoluir a sua mente com insights para iniciar um processo de transformação é preciso criar um plano de ação. Há cerca de cinco anos iniciamos um grande projeto de mudança na nossa empresa que não acabou e está longe de acabar, se é que um dia acabará. Mas tudo começou com uma reunião entre os principais profissionais do nosso negócio e diante de números, métricas e tendências de mercado que nos impeliam a mudar.

Livro Como a Tecnologia está Mudando as Empresas Contábeis

E este não é um terreno para todos.

Para as empresas que estão performando no marketing contábil não faz muito sentido um processo de aquisição, mas muitos escritórios hoje compram carteiras.

E empresas que foram investidas também não estão no processo de aquisição e sim de expansão através do marketing. Para o objetivo deles a compra não faria sentido.

O que pode acelerar esse processo de venda de carteira é a situação das empresas que não evoluíram e enxergam essa necessidade latente de passar a carteira ou morrer, pois as carteiras se barateiam muito e acabam atraindo mais compradores. Esse processo de consolidação eu enxergo para 2020 ou 2021.

E assim como grandes empresas contábeis que receberam aportes milionários esse é uma oportunidade existente para escritórios contábeis que conseguem escalar o seu negócio.

Isso porque empresas que conseguem escalar, de modo satisfatório, mostram para o investidor quão longe a carteira delas pode chegar .

A Tactus, por exemplo, abrindo um processo de captação poderia conquistar um aporte, pois tem histórico para mostrar ao investidor seus resultados assim como outras empresas contábeis nessa linha.

O escritório tradicional mesmo que tenha uma carteira significativa, sem o processo de tracionamento acelerado e não tendo encontrado uma máquina de vendas para trazer clientes de maneira acelerada, não tem essa possibilidade.

Mas o escritório que não escala pode ter outras modalidades e até mesmo virar um consultor tendo um valor agregado, não há nada errado com nenhuma das opções: escala ou a consultoria.

Existem muitos produtos hoje que trazem escalas para a empresa, como citado acima o BPO financeiro.

Todo o progresso depende de projetos bem estruturados e precisos.

Trabalhamos na Tactus há mais de 7 anos no nosso canal e ele vem dando resultados muito melhores nos últimos anos, mas é preciso ter claro que construir uma autoridade não é fácil.

É preciso entender as questões estratégicas que envolvem o mercado e o seu negócio.

Portanto o que vejo para o mercado contábil em 2019 é uma transformação muito forte ligada à tecnologia, um aumento significativo do investimento no marketing e principalmente ao conhecimento no marketing contábil.

O processo que enfrentamos hoje fazendo buscas de investimento mostra que investidores anjos começando a olhar muito mais fortemente para o mercado contábil, até mesmo motivados por empresas contábeis que foram investidas e que estão sendo trabalhadas dentro da mídia.

 

No mercado de investimento enquanto não há um “player” que recebe o investimento não há uma valorização para o seu negócio dentro do mesmo segmento.

O investimento cria o valuation da sua empresa com base no que já foi comprado, e isso facilita a ideia de quanto vale o nosso negócio, que é um conceito completamente diferente do existente na compra de carteira.

O valuation sempre foi trabalhado dentro da contabilidade mas o empresário nunca conseguiu de fato enxergar no seu negócio e com essas empresas sendo investidas esse conceito de valuation vem com força maior.

As empresas de contabilidade enfrentam uma nova realidade e fazem parte do processo de criação de um novo mundo , que requer que o contador se atualize.

E como buscar o conhecimento atualizado que o seu negócio contábil precisa?

Venha participar dos nossos programas de imersão em marketing contábil e gestão estratégica de empresas contábeis e conte com a minha ajuda para chegar ao novo patamar de negócio contábil.

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Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Guilherme Pagotto
4 anos atrás

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