O Contbank oferece serviços financeiros para Empresas de todo o País, desde sistemas tradicionais até mesmo os sistemas em nuvem. Entenda qual é o papel do contador como um Agente de Negócios e sua importância para o profissional como o protagonista nesse processo.

BANCO DIGITAL PARA CONTADORES ATUAREM COMO CONSULTORES FINANCEIROS

Você sabe o que é o Contbank? É o primeiro banco digital que trabalha de forma especialista em crédito e serviços financeiros para empresas e o mais diferente de tudo: o seu atendimento é feito por contadores de todo o País.

Os principais precursores são Erico Azevedo e Paulo Castro que uniram suas expertises e objetivos para apostar no Contbank.

Eles são empreendedores das áreas de contabilidade e tecnologia, e a fintech vem da observação do mercado contábil deles.

Sempre enxergaram que as pequenas e médias empresas tinham grande dificuldade para adquirir serviços financeiros a custos justos e decidiram mudar esse cenário. Deseja conhecer mais sobre essa modalidade de negócio? Continue acompanhando!

Especialista em crédito e serviços financeiros

O Contbank pode ser visto como algo completamente diferente, esse é um projeto que entra no mercado contábil por um ângulo completamente novo.

Até hoje acompanhamos muitas iniciativas tecnológicas voltadas para esse mercado, porém, de certa forma obrigam o contador a trocar de plataforma para que ele possa usufruir de benefícios.

O Contbank chega com uma proposta inovadora, isso porque independentemente do sistema contábil que você usa, desde que use em nuvem, eles conseguem trabalhar com o sistema.

imagem que represente economia financeira
O foco da empresa é levar produtos e serviços financeiros inteligentes e principalmente crédito justo aos contadores.

A proposta é inteligente porque eles utilizam dados mas com total liberdade para o contador usar a sua estratégia tecnológica, fazem isso com qualquer tipo de sistema.

O papel do contador protagonista

Eles tratam os dados para gerar ofertas inteligentes com uma abordagem única, pois o contador é protagonista e de fato um agente de negócios.

A diferença é que eles agem através de relacionamento entre a comunidade de contadores do Brasil, através de um conhecimento muito específico sobre as peculiaridades das empresas contábeis deste modo, surgem esses profissionais que sugerem soluções financeiras e alternativas muito melhores, otimizando operações e reduzindo custos.

Dentro do Contbank os contadores do Brasil todo podem capitalizar o relacionamento que tem no mercado. Assim, geram receita com o atendimento dos seus clientes contábeis.

Podem oferecer produtos financeiros, gerar insights para a gestão e fidelizar seus clientes.

A principal vantagem para as empresas

Mas afinal, o que motivou as empresas a aderirem a esse serviço? Continue acompanhando o conteúdo que iremos explicar.
Neste caso, o acesso a serviço financeiro de qualidade de maneira descomplicada.

O contador é um agente de negócios atuando como expert de finanças e levando oportunidades melhores aos seus clientes.

Assim como por exemplo na XP Investimentos, onde temos um agente de investimentos, só que no Contbank ele estará focado nas necessidades das empresas, dos sócios e também dos colaboradores, ou seja, toda cadeia de ativação que ele já dá todo suporte, só que agora com uma remuneração com maior agressividade e representatividade.

Esse conceito de agente de negócios veio com a intenção de trazer uma posição de protagonismo para o contador.

imagem que represente encaixe de peças de quebra cabeça
O contador de fato poderia ser uma peça central nos negócios dos seus clientes

O Contbank nasceu de ensaios e conversas com contadores há quase 3 anos.A XP Investimentos acaba sendo uma referência pois acabou popularizando o termo agente de negócios, mas no caso do contador, já existe uma relação com a base de clientes, diferentemente do modelo das entidades mais voltadas para área de investimento.

Nova unidade de negócios para o escritório contábil

O modelo é o mais parecido, mas no caso do Contbank há uma vantagem, pois já existe um relacionamento. 

Muitas vezes os contadores ajudavam as empresas a crescer, mas não tinham o protagonismo de fato, eram meros “indicadores”. Antes a ideia da plataforma era criar um Marketplace, mas um contador deu a ideia de criar um banco.

Uma das premissas existentes no projeto é dar oportunidade para que os contadores participem na sociedade.

As vantagens para os contadores são grandes, além de serem protagonistas no dia a dia das operações do banco e ser remunerado por isso, é aberta a cada rodada de investimento a possibilidade que uma parcela dessa rodada seja destinada em condições de igualdade para os contadores.

O agente de negócios de certa forma disponibiliza aos clientes os serviços que o Contbank oferece, ou seja, o contador é o agente que atua como se fosse uma agência bancária, podendo convidar os clientes que estão com ele e oferecer produtos financeiros associados a essa conta.

Eles enxergam um propósito contábil muito grande por trás da empresa, isso é importante.

O Contbank veio para facilitar, afinal conhece a vida do contador, podendo oferecer uma margem de crédito maior e sabe o que a classe contábil realmente precisa.

Facilidade de acesso ao crédito para pequenas e médias empresas

O serviço mais rentável para o Contbank e para o contador seria o destaque para o acesso ao crédito.

O mercado brasileiro destinado às micro e pequenas empresas totaliza R$ 1 000 000 000 000 (1 trilhão) de reais ao ano e qualquer métrica que você pega nos sistema é concentrada em 5 grandes bancos.

Esses bancos não têm informação e nem interesse em tratar de forma diferente às micro e pequenas empresas, não querem distinguir as que são boas pagadoras e as que não são.

Há um excesso de demanda em relação a oferta de crédito disponível e no entanto existe dinheiro disponível.

O propósito deles é tratar de forma mais adequada às pequenas e médias empresas.

imagem que represente análise de dados
É muito importante gerar agilidade e empoderamento para as empresas e isso é possível através de análises e dados

O contador pode prestar consultoria efetiva, pois ele está empoderado, é preciso promover a saúde financeira levando o remédio certo para a dor certa do seu cliente.

Conheça o Contbank Navigator

Neste momento iremos falar sobre o Contbank Navigator. Ele é uma das aplicações que mais distingue a forma de atuação do Contbank com outras instituições.

Uma vez que o contador consegue sincronizar informações de maneira minimizada, quando o cliente autoriza que ele queira entender como a empresa dele está, é possível conseguir identificar quem ele é no meio daquela massa de dados anonimizados.

Portanto, o contador consegue mostrar para o cliente 12 indicadores para que possa entender e ainda fazer comparativos com nichos semelhantes do mercado que atua.

É possível levantar índices precisos, que não são falhos e além disso, os dados são anônimos, ou seja, eles colhem de forma anônima, pois nasceram já sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tratando os dados das empresas como os das Pessoas Físicas, mas eles conseguem manter a comparabilidade.

Os 14 principais sistemas contábeis eles já sincronizam, priorizando o sincronismo de dados fiscais, porque as notas são muito importantes na questão de crédito.

Eles não dispõem do capital que vai ser ofertado como crédito, trabalhando com parceiros.

A grande sacada é o crédito inteligente, juntando dados com a oferta e chegando com a oferta no tempo certo.

É importante entender que não existe crédito barato, mas sim o crédito justo.

imagem que represente crédito financeiro
O máximo que é possível fazer é qualificar o cliente e sua empresa, para fornecer um crédito justo

Através do Contbank qualquer fonte de recursos pode chegar nesse mercado de maneira mais segura, pois há uma base para análise.

Eles conseguem agilizar os processos de forma geral e a informação do Contbank permite que seja mais competitivo.

A antecipação de recebíveis é um dos meios possíveis, mas, quando um comércio tem uma margem pequena e acaba optando por um desconto de 5% a 8% para adiantar 45 dias, pode tornar sua empresa inviável.

Além do ganho econômico, é óbvio que existe o ganho de produtividade, comercial e estratégico.

Todo o processamento é feito na nuvem de forma super segura.

O contador recebe uma remuneração sob todas as transações originadas, ou seja, ele ganha sempre! A divisão é de metade para o banco e metade para o agente de negócios, descontando os impostos.

Existe interesse mútuo no crescimento.

O Contbank veio com o propósito de agregar valor ao mercado.

Eles querem ficar próximos o quanto mais da contabilidade brasileira e quem chega primeiro bebe água mais limpa, portanto, não perca a oportunidade de fazer parte dessa plataforma e fazer a diferença no mercado.

Estatisticamente é possível dizer quais os fatores explicam o porquê você está melhor ou pior num determinado critério.

De posse disso, o contador consultor pode ser extremamente eficiente.

É importante dizer que não é pago nada por isso, nem o contador nem a empresa, ou seja, todos correntistas têm esse benefício.

Gostaria de saber mais sobre? Acesse o site do Contbank ou então deixe seu comentário para nós e responderemos em breve.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores