MARKETING DE CONTEÚDO PARA ESCRITÓRIO CONTÁBIL: SAIBA COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA PARA O SEU!

MARKETING DE CONTEÚDO PARA ESCRITÓRIO CONTÁBIL: SAIBA COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA PARA O SEU!

 Com diversos negócios no segmento de contabilidade, os empreendedores precisam investir em estratégias para chamar a atenção do público. Nesse sentido, o marketing de conteúdo para escritório contábil é uma excelente opção para aumentar os lucros e fortalecer a base de clientes.

Isso ocorre porque essas ações visam alcançar mais pessoas e possibilitam a fidelização dos usuários e clientes, tanto os novos quanto os antigos, demonstrando a importância de contar com esses serviços.

Independentemente do segmento, os investimentos em marketing são muito importantes para ter sucesso, trazendo potenciais clientes que não seriam alcançados por meio de outras mídias – e de forma tão qualificada.

Deste modo, um escritório de contabilidade que aposta nesta estratégia pode se tornar uma referência no setor, aumentando o número de clientes.

Isto posto, como aplicar o marketing de conteúdo no segmento de contabilidade? Para auxiliar nesse processo, desenvolvemos este artigo com algumas dicas e vantagens do marketing na contabilidade.

inserir imagem que represente pessoa produzindo conteúdo
Conhecer o conceito, formas de aplicação e seus principais benefícios são formas de conseguir implementar a técnica com qualidade e ter resultados promissores

Do mesmo modo, pensar nos conteúdos, na linguagem e como serão distribuídos tais materiais é crucial (bem como tem sido mais aplicado) para fortalecer a sua presença no digital com mais qualidade, visto que é possível direcionar melhor os materiais que serão criados.

O uso das redes sociais, criação de anúncios e outras estratégias do universo digital também são estratégias que ajudam as empresas a conquistar mais pessoas em pouco tempo.

Apesar de todos esses impactos e benefícios, muitas áreas ainda não sabem como inserir o Marketing de Conteúdo na rotina dos negócios para alavancar os resultados. 

Os empreendimentos em contabilidade, por exemplo, não tem tanta familiaridade com o conceito, por isso acabam optando por não utilizá-lo, seja por falta de conhecimento ou por pensar que a persona não está acostumada, ou que será muito caro.

Com os avanços da tecnologia, contudo, as pessoas estão em busca de soluções fáceis e rápidas. Este fato se aplica a diversas áreas, por isso, explorar o marketing de conteúdo na contabilidade pode ser uma excelente maneira de atender aos clientes.

Uma linguagem correta, conteúdos desenvolvidos com criatividade e divulgação nos canais corretos são formas de demonstrar o melhor que o escritório tem a oferecer, gerando interesse no público; e quanto mais informações as pessoas têm, mais confiança terão a respeito dos serviços, aumentando as possibilidades de contratação.

Confira como fazer isso nos tópicos a seguir!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo consiste em uma estratégia voltada para o marketing digital, podendo ser utilizada por empresas de diferentes segmentos, visando atrair clientes através do desenvolvimento de conteúdos relevantes.

Os materiais desenvolvidos podem ter diferentes formatos, conforme a plataforma usada, interesse dos usuários, objetivo do material e melhor resposta nas campanhas, sendo os principais:

  • Artigos;
  • Cases de sucesso;
  • Checklists e planilhas;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Imagens;
  • Posts em blogs e redes sociais;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Webinars.

Estes são apenas alguns exemplos dos formatos utilizados, mas quanto mais criatividade, maiores serão as oportunidades de ter um diferencial para se destacar perante os concorrentes na área de contabilidade e, assim, obter ganhos interessantes.

Com a publicação e promoção dos conteúdos, o tráfego orgânico do site do escritório pode aumentar, gerando mais leads (potenciais clientes) qualificados, capacitando a equipe de vendas que pode fechar contratos com rapidez e assim fortalecer o negócio.

Pensando no segmento de contabilidade, os profissionais podem utilizar o marketing de conteúdo para explorar o seu nicho de mercado, potencializando os lucros do negócio. 

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O marketing de conteúdo permite educar o público-alvo com informações relevantes e soluções interessantes

Para conseguir colocar em prática as estratégias, os profissionais podem criar diversas ações tendo como base o Inbound Marketing.

Benefícios do marketing de conteúdo

Inclusive, neste ponto é crucial destacar os impactos diretos que tais estratégias trazem, e há muitos benefícios que o marketing de conteúdo pode agregar aos negócios, sendo os principais:

  • Aumentar a visibilidade no universo digital;
  • Trazer excelente custo-benefício para os anúncios;
  • Reduzir o custo de aquisição dos clientes;
  • Melhorar o lifetime-value;
  • Impulsionar a geração de leads;
  • Educar o mercado;
  • Potencializar as vendas;
  • Fortalecer o engajamento com a empresa;
  • Gerar o brand awareness (reconhecimento da marca).

Como o Marketing de Conteúdo pode dar certo na área contábil?

O segredo para ter bons resultados com o marketing de conteúdo voltado para a contabilidade é desenvolver conteúdos inteligentes e que tenham potencial de educar o público-alvo.

Esta pode ser uma excelente estratégia para o negócio, já que ajuda a atrair novos clientes. Afinal, os conteúdos ajudam as pessoas a entenderem mais sobre os serviços contábeis do escritório e como estes podem ajudá-los no dia a dia.

Principais ações para implementar o marketing de conteúdo

A seguir algumas dicas específicas para elaborar as estratégias de marketing de conteúdo são formas de conseguir implementá-lo nos negócios e obter excelentes ganhos.

A seguir abordaremos as principais ações para implementar o marketing de conteúdo. Confira!

Faça um planejamento e trace os principais objetivos

Não importa a área, ter um plano de negócios com as principais metas e objetivos é uma maneira do empreendedor se organizar, além de facilitar a elaboração das estratégias de Marketing.

Sobre os objetivos, estes podem ser pensados conforme as necessidades do negócio e adequados ao longo dos processos e conquistas.
Já quando o assunto é marketing, os objetivos podem ser direcionados a aumentar a demanda de orçamentos, gerar mais leads para o site, ter mais visibilidade ou fortalecer a imagem do escritório, por exemplo.

Defina a persona

Decidir a persona (cliente ideal) para o negócio é um detalhe de grande importância para entender melhor o cliente e para desenvolver conteúdos que geram impacto. 

Uma maneira de definir a persona é através de pesquisas de mercado e entrevistas, bem como por meio do diálogo e formulários com os próprios consumidores. 

Assim consegue-se ter informações precisas que ajudam a pensar no público-alvo do negócio e materiais mais preciosos.

Elabore conteúdos especializados e relevantes

Para fortalecer a presença no ambiente digital, os escritórios de contabilidade devem pensar nos conteúdos. 

Esta etapa exige profissionais especializados em marketing, ou mesmo investir na contratação de uma agência de comunicação que possa auxiliar os contadores neste processo.

Um blog com textos e artigos ricos, por exemplo, é uma maneira de se destacar, desenvolvendo um bom marketing de conteúdo para o escritório. Posts com textos que ajudam a solucionar a dúvida que podem surgir a respeito dos assuntos contábeis.

imagem que represente conteúdo explicativo em redes sociais
O conteúdo foi publicado estrategicamente para solucionar uma dor do público

Além do blog, explorar outros formatos para os conteúdos pode ser uma excelente maneira de se destacar e chamar atenção do público.

Site contábil

Criar um site é outro ponto fundamental para que as estratégias de marketing digital funcionem. 

Uma função interessante dos sites é que eles funcionam como um excelente cartão de visitas, transmitindo profissionalismo e credibilidade.

Isto posto, desenvolver um site responsivo e com algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que consiste em mecanismos de otimização de buscas. 

Este método pode ser aplicado nos textos, assim é possível atender às regras dos buscadores e melhorar a divulgação do negócio.

Com o uso de palavras-chave adequadas, por exemplo, o processo de busca dos usuários se torna mais fácil, além de aumentar as possibilidades do cliente encontrar a sua empresa nos resultados que o Google oferece.

Insira o E-mail Marketing na estratégia

Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados às estratégias de e-mail marketing, pois permitem que os escritórios possam nutrir uma boa relação com os clientes atuais e ter uma excelente comunicação com os futuros clientes.

Elaborar e-mails, por exemplo, lembrando os clientes das suas obrigações fiscais e elaborar mensagens com um breve texto explicativo é uma forma de ter bons resultados.

Estas ações aumentam a autoridade na área contábil e podem criar a preferência nas pessoas, que irão escolher e indicar o seu escritório. E-books, por exemplo, podem ser incluídos no e-mail marketing através do envio de mensagens, demonstrando a expertise.
Nos conteúdos, é importante trabalhar bem as CTAs (Call to Action), em português chamada de ação. Isso porque este recurso ajuda a engajar os leads e convertê-los em clientes.

Alimente as redes sociais do escritório

As redes sociais são ótimos canais para o marketing contábil dos escritórios atualmente. 

Com as redes é possível potencializar as estratégias de atração e as vendas. Alguns dos benefícios em utilizar as redes sociais consistem em:

  • É um excelente canal de comunicação;
  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Ajuda na geração de leads;
  • Ótima fonte de tráfego;
  • Possibilita a viralização de conteúdos;
  • Traz maior alcance de público.

Um fator interessante das redes são as suas plataformas Ads, que possibilitam colocar em prática a ideia de investir em anúncios pagos.

As principais plataformas que podem ser utilizadas para a criação das campanhas são o Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e Youtube Ads. 

Estas ferramentas têm custo baixo, algo que permite que os empreendedores invistam com qualidade e respeitando os orçamentos disponíveis em cada momento, além de oferecer diversos formatos para anúncios para aumentar a popularidade do negócio.

Nesse sentido, os principais ganhos que os escritórios podem obter ao investir no marketing de conteúdo são aumento da interação com o escritório, ganho da confiança e preferência do público, melhora a experiência do pós-venda, entre outros ganhos que podem ajudar no sucesso e consolidação do negócio na área contábil.

Portanto, os investimentos em marketing de conteúdo para o segmento de contabilidade são essenciais para conseguir bons resultados, aumentando a prestação de serviços, satisfação dos clientes e credibilidade na área de atuação.

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11 meses atrás

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