Um grande desafio que os empreendedores contábeis enfrentam é continuar se manter competitivo no mercado e principalmente de se destacar perante a concorrência. Confira no artigo quais aspectos você deve focar e faça a diferença!

COMPETIÇÃO NA CONTABILIDADE

Você é contador e tem notado o seu mercado cada dia mais competitivo?

Isso é completamente normal!

Se você ainda não sabe como lidar com a competição na contabilidade acompanhe esse conteúdo. Com certeza terá acesso a dicas importantes que vão te ajudar muito nesse assunto.

O primeiro passo ao notar que o seu mercado contábil está mais competitivo, é pensar em processos de diferenciação.

Como se diferenciar e ter uma estratégia que permita manter a competitividade?

Percepção do cliente

Quando a gente pensa na questão da competitividade temos que entender que existem alguns aspectos relevantes, um deles é o preço.

A primeira coisa que deve analisar é qual a percepção do seu cliente em relação ao preço e ao valor daquilo que entrega.

Para se diferenciar é preciso pensar numa estratégia de preço. Isso não significa que tenha que ter uma estratégia de preço mais baixo especificamente, mas precisa ter uma estratégia de convencimento do seu cliente, para mostrar que tem valor o seu serviço e que vale o preço praticado.

Como destacar-se no mercado?

Imagine que vai trabalhar com a contabilidade digital, e concorrer diretamente com a contabilidade online de baixo preço.

O que você pode fazer?

Você precisa mostrar para o seu cliente que existe uma grande diferença daquele serviço de contabilidade online – que tem um preço muito baixo – para o serviço – que tem um ticket mais alto.

imagem que represente conversa entre contador e cliente
É indispensável ter sempre uma boa estratégia de convencimento

O cliente tem que entender que na sua empresa ele terá muito mais consultividade, que é o serviço da contabilidade digital. Você mostra o valor do que está entregando e isso justifica o preço mais elevado.

Vamos a outra possibilidade…

Imagine que seu negócio começou a ser impactado por uma concorrência local.

Um colega está sendo muito mais agressivo nas estratégias de marketing e você está começando a sentir isso pois está perdendo clientes etc. O que fazer?

Não adianta ter a mentalidade de “caçador de problemas” e ir reclamar para o CRC, alegando uma concorrência desleal.

Todo mundo que um dia escalou a venda de serviços contábeis e criou uma carteira de clientes bacana passou por isso, reclamar não vai resolver o seu problema.

Você precisa criar estratégias de defesa para a sua empresa, ser um “caçador de soluções”, criando um meio para combater e minimizar o impacto da estratégia desse colega.

A primeira coisa para sair na frente é estudar.

Para ser melhor que seu concorrente você precisa:

  • Entender o que ele está fazendo e ofertando;
  • Como é a oferta dele;
  • Qual o preço real;
  • Quais os atributos ele tem;
  • Como a proposta;
  • Como é pitch de vendas;
  • Que tipo de entrega ele tem.

O empreendedor deve olhar para a empresa e comparar, avaliando o que o seu negócio tem como diferencial, para justificar que o cliente contrate o seu serviço e não o de outro, ou até mesmo para justificar que o cliente permaneça na sua base.

Esse tipo de visão estratégica, realmente faz a diferença.

É importante se conscientizar que tem que fazer alguma coisa e parar de reclamar, porque isso não vai resolver o seu problema.

O que pode resolver o seu problema são ações efetivas para proteger o seu negócio.

Foque nos aspectos que tem controle

A competição existe em qualquer segmento, não dá para se apegar ao fato de que é uma profissão regulamentada, que existe um código de ética, que existe o conceito de classe contábil e acreditar que isso cria uma barreira competitiva.

As empresas de contabilidade online não estão para brincadeira, são empresas investidas que tem realmente dinheiro disponível e conseguem fazer as coisas acontecerem.

imagem que repreente pessoa buscando informações sobre o mercado
Precisamos entender o que está acontecendo à nossa volta, estudar o mercado e o impacto competitivo que temos

Passou da hora de mudar o nosso mindset para pensar estrategicamente sempre.

Eu sei que essa mudança de pensamento estratégico não acontece da noite para o dia.

Para mudar você precisa consumir conteúdos de valor, fazer bons cursos de preparação e se qualificar.

Você precisa ter uma visão geral e precisa do seu negócio, baseado nisso poderá tomar decisões. Mas, não dá para ficar parado reclamando.

Nós nunca ficamos parados, por isso a Tactus Contabilidade consegue ser competitiva, mesmo com tanta gente no mercado.

A Tactus sofre todo tipo de competição: competição de valor, de oferta de serviço, de gente denegrindo nossa oferta de serviço e muito mais.

Nós não ficamos parados, vamos para cima da concorrência e mostramos que o nosso serviço tem mais valor.

Não é da minha natureza ficar reclamando, mesmo nas piores situações, eu sempre tive em mente que pensar estrategicamente no meu negócio é o caminho para superar qualquer obstáculo.

Pense estrategicamente no seu negócio também para conseguir vencer a competitividade.

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