Anderson Hernandes SITE CONTÁBIL PARA CONQUISTAR CLIENTES

SITE CONTÁBIL PARA CONQUISTAR CLIENTES

Você que está buscando resultados no marketing contábil digital não pode perder este conteúdo!

Preparamos um conteúdo inédito onde você vai encontrar 5 estratégias diferentes para ter resultados dentro do seu site contábil.

Entenda, de forma simples, como o seu site faz parte de um processo estratégico.

O que podemos observar é que muitas empresas contábeis têm um site, porém, não tem uma estratégia na internet. Se você não sabe a diferença entre ter um site e ter estratégia de site, acompanhe o conteúdo a seguir.

Nosso objetivo é mostrar que você pode ter resultados através de estratégias na internet com seu site. Vamos para a primeira estratégia!

Estrutura do site

Primeiramente, o seu site precisa ter uma estrutura bem preparada para a conversão.

Qual a estrutura de um site preparada para a conversão?

Vamos usar como exemplo uma das páginas do site da Tactus Contabilidade.

imagem que represente página de infoprodutor e afiliado site Tactus
Esse é exemplo de uma página que está segmentada

Essa página é de alta conversão, ela é a terceira mais visitada do nosso site e é uma das páginas que mais gera o processo de conversão.

Geração de leads

Neste caso o tipo de conversão é de quem faz uma levantada de mão para solicitar uma proposta, as pessoas são atraídas por essa página e entram em contato conosco.

A primeira faixa do site é a mais importante, é nela que o lead terá interação imediata e cada detalhe deve ser considerado.

A grande maioria dos leads se concentra nessa primeira fase e nessa parte da tela, ela merece sua atenção para ter resultados.

Nesta página indicamos que somos uma contabilidade especializada – mesmo que eu informe na página inicial, porque fazemos ações direcionadas para páginas específicas.

Não mando toda ação do meu site para a página principal.

Ao fazer uma estratégia segmentada consigo direcionar os meus leads para as páginas específicas.

Ainda analisando este exemplo, temos uma página que atende a dois segmentos digitais (infoprodutores e afiliados) sustentado com uma frase forte para o segmento:

“Mantenha seu negócio digital legalizado e evite problemas com o fisco. Atendemos todas as plataformas digitais do mercado”

Na faixa de baixo, são exibidas de forma alternada as principais plataformas que trabalhamos.

Nós desenhamos a página para entregar valor para as pessoas.

Dentro da sua página um dos pontos mais importantes é ter uma call to action, que neste caso é o botão “Saiba mais”:

Essa CTA deve estar destacada na sua página e queremos deixar como dica: as cores fazem muita diferença no momento de trabalhar com a sua marca.

É importante trabalhar os pontos de fricção para a contratação de um serviço contábil na internet.

As coisas não podem ser muito complicadas, o seu cliente deve ver o processo de forma simples, portanto, considere não sufocar seu cliente coletando muitas informações em um primeiro momento.

Perguntas e respostas

Temos outra coisa importante na nossa página, que é a quebra de objeções.

Nós temos algumas informações que estudamos previamente e deixamos no site como um “perguntas e respostas”. São os questionamentos mais comuns que quebram a objeção inicial do lead.

imagem que represente perguntas e respostas da página de exemplo do site Tactus
Você precisa ter como estratégia algumas páginas estruturadas para a conversão

A segunda página mais visitada no site da Tactus é página de planos e não é por acaso que isso acontece, essa página só perde para a página principal, o que é natural.

Planos

As pessoas vão para a página principal e depois para a página de planos.

São as páginas onde direcionamos melhor o nosso tráfego e isso influencia nos nossos resultados.

E novamente aparece a relevância na construção de uma página, a estrutura conduz um lead a fatores importantes para o processo decisório.

imagem que represente página de planos do site Tactus
Nessa página o cliente pode ter acesso aos valores que pagará ao contratar os serviços na Tactus

O fato de dar opções ao seu cliente está diretamente relacionado ao neuromarketing.

Estudos mostram que ao trabalhar com um processo de decisão com opções ímpar, isso se torna mais fácil para o cliente.

O cenário ideal é ter 3 opções, isso facilita o processo decisório e não conduz a uma situação que é chamada de: excesso de informações para decisão.

Quando o lead se depara com muitas informações e opções de escolha de planos, acaba tendo um processo mais complicado.

Por isso – nós e a maior parte das empresas mais estruturadas que utilizam uma estratégia de marketing no mercado contábil – acabam optando por três opções de planos.

Mas, antes de definir qualquer coisa é preciso entender a forma que vai atender o seu mercado, para saber se faz sentido ofertar a ele três opções de planos ou não.

Você pode atender seu cliente fora dessas opções, abrindo um aspecto mais personalizado de análise para esse cliente.

Formulário

Temos nessa página um formulário, que para nós é muito importante, assim temos uma coleta de dados inicial.

imagem que represente formulário inserido na página do site da Tactus
Quando pensa especificamente na sua página de conversão isso faz uma grande diferença

Sendo assim, a primeira coisa que deve pensar dentro da sua estratégia, é ter uma estrutura de site preparado para a conversão.

Uma estrutura preparada para a conversão conta com uma página de vendas:

  • Persuasiva;
  • Segmentada;
  • Focada em soluções – não em missão ou valor – deve ser algo que faz sentido para seu cliente.

O seu site só vai ser persuasivo com as suas páginas, quando focar na solução e quando mostrar como atende essa solução da melhor maneira possível.

Quando quebra objeções, você também está sendo persuasivo e ajudando as pessoas a entenderem se o que está entregando é o esperado.

Site que não converte

Será que o seu site está realmente preparado para os elementos que eu citei? Você utiliza vídeos em seu site?

Eles são importantes, algumas pessoas são mais aderentes a imagens e vídeos.

Testamos muitas páginas de vendas com vídeos e elas funcionam muito bem.

Nossa estratégia dentro da Tactus Contabilidade sempre foi muito pautada na utilização de vídeos, em mais de 90% dos casos um lead que converteu como cliente, foi impactado por um vídeo no nosso funil.

Produção de conteúdos estratégicos

A próxima estratégia consiste na produção de conteúdo e vamos abordar sobre todos as vertentes desse tema. Confira!

Posicionamento orgânico

Hoje temos muito sites que possuem conteúdos, mas ao analisar esses sites percebemos que não são estratégicos.

Não publique conteúdos sem estratégia, vai gastar energia e comprometer seus resultados.

A Tactus e as empresas contábeis – que estão performando em outro nível na internet – focam na produção de conteúdos estratégicos.

Os conteúdos vão apoiar o seu processo de conversão e serão fundamentais para os resultados.

Uma das estratégias é sempre produzir em busca de posicionamento orgânico e isso é construído basicamente através de conteúdos.

As suas páginas podem posicionar organicamente, mas somente seus conteúdos apoiam as suas páginas.

imagem que represente pessoa escrevendo conteúdo no computador
Se sua intenção é melhorar os resultados no posicionamento orgânico de uma página, deve apostar em conteúdos

É claro que existem muitas situações que farão uma página performar para as primeiras posições do Google, porém essa é uma situação relevante.

Conseguir fazer com que seus conteúdos se posicionem não é fácil. Para ter o seu conteúdo na primeira página do Google, em um termo específico, é extremamente estratégico. 

Quanto mais demanda existir para o termo, mais estratégico terá o seu posicionamento orgânico e melhores resultados tende a ter com o conteúdo.

Existem sim conteúdos que não geram resultados, isso porque as vezes o público-alvo não está alinhado.

Em muitas situações, é melhor ter um tráfego menor de pessoas porém mais assertivo, por isso é importante esse alinhamento.
Ao produzir um conteúdo para posicionamento orgânico precisa pensar estrategicamente e  atender regras de SEO.

Influenciar uma ação

Você pode usar o conteúdo para influenciar o seu lead em um processo de solicitação de proposta, na conversão ou baixar um material.

Para isso você pode preparar um conteúdo com um banner para ação no meio.

A partir dessa ação fará com que as pessoas sejam impactadas com o conteúdo, utilizando-o para uma ação desejada.

É importante que você insira algumas CTA dentro do seu conteúdo.

Essa CTA pode ser um link interno, fazendo com que parte das pessoas que visitam seus conteúdos clique nesses links e traga mais resultados.

Você também pode fazer uma copy.
A copy é uma escrita persuasiva, preparada para esse processo de conversão e para influenciar diretamente essa estratégia.

Se você tem o objetivo de subir o posicionamento orgânico, já deve produzir o conteúdo pensando nisso. O conteúdo da copy deve ser roteirizado, sempre incluir a estratégia de storytelling e coisas que possam ajudar no processo de conversão e a ação.

Fortalecer a sua autoridade

Para produzir um conteúdo que fortaleça sua autoridade, você pode usar um case de sucesso.

Uma das possibilidades é entrevistar o seu cliente e transformar isso num conteúdo com fotos e frases.

imagem que represente número 1 em classificação
Você deve construir o conteúdo para gerar mais autoridade

Outra opção é produzir baseado na sua participação em algum evento relevante, que possa ajudar seus clientes. Neste caso, é possível fazer um resumo da sua experiência e isso gera credibilidade, ajuda seu processo de conversão e traz melhores resultados. Portanto, todo conteúdo deve ter uma estratégia.

Não cometer erros comuns

Quais são esses erros? Se você continua interessado no assunto, continue acompanhando o artigo!

Excesso de informações dentro do seu site

Existem muitos sites, feitos por agências de marketing, com excesso de informações que competem entre si e acabam atrapalhando uma ação específica.

Me deparo diariamente com páginas que não tem objetivos claros.

É fácil perceber que neste caso a empresa não consegue passar o objetivo da página ou do seu  próprio site e ele fica muito confuso.

Isso acontece quando existem muitas Call To Actions diferentes ou quando não há uma narrativa organizada.

Dica: O excesso de cores no site também pode prejudicar, atrapalhando muito e impedindo que sua marca tenha uma identidade visual clara.

Simplificamos muito a versão atual do site da Tactus, no sentido de deixá-lo mais leve.
Existe um processo de evolução nos projetos de webdesign, você precisa trabalhar a questão desse processo de evolução.

Decisão do que entra no blog

Você pessoalmente, como gestor, precisa definir o objetivo do conteúdo.

Como eu disse acima, todo conteúdo da Tactus parte de mim. Mesmo que existam sugestões externas, tenho que validar se determinado conteúdo vai entrar para o blog ou não.

imagem que representa conversa entre duas pessoas
A escolha pelos conteúdos não pode ser terceirizada e deve ser feita pelo gestor

A pessoa que cuida de conteúdo na Tactus sempre está em contato comigo para alinhar os objetivos.

Não use seus afazeres como desculpa para jogar nas mãos de outra pessoa a estratégia do seu negócio.

Você pode ter alguém para ajudar na produção de conteúdo, mas a base e a decisão de postagem devem partir de você, pois depende de uma estratégia.

Contrate alguém para ajudar se necessário, mas nunca terceirize essa decisão. Somente você vai entender o que faz sentido para o seu público.

Além disso, nunca faça plágio de conteúdos! Por mais complicado que possa ser a produção para você, é preferível uma quantidade menor de conteúdo do que um “copia e cola”, portanto, todo conteúdo do seu site deve ser autoral.
Se analisar todos os sites que estão performando no mercado eles têm conteúdos próprios, o conteúdo autoral está preparado para seu objetivo.

Robozinhos de notícias

Colocar um robozinho que fica virando as notícias dentro do seu site é um erro, quando seu lead clica nele, ele acaba mandando-o para fora do seu site. Não faz sentido nenhum!

Existe tanto trabalho envolvido para alguém visitar o nosso site, não seja inocente a ponto de acreditar que isso é estratégico.

imagem que represente pessoa recusando algo
 Não é nada estratégico mandar a pessoa para fora do seu site

É claro que eu posso fazer um link para fora do meu site, se eu fizer uma estratégia de backlink. Isso é comum, mas deve ser sempre baseado em uma estratégia.

Utilizando esses robozinhos você acaba aumento a taxa de rejeição do seu site.

O lead visita e não fica, quando na verdade, a estratégia tem que ser inversa.

Quanto mais páginas ele visitar menor será sua taxa de rejeição, o Google entende que ele permanece dentro desse conteúdo porque é relevante.

O objetivo é fazer com que as pessoas permaneçam no seu site, o Google está monitorando o tempo de permanência e cada minuto conta.

Fuja dessa utilização de robôs.

Site sem automação

Qual o objetivo da automação no seu site?

A automação fará com que existam algumas ações previamente determinadas, baseada no que acontece dentro do site.


Se a pessoa entrou por exemplo na página A e solicitou uma proposta, ela passa por essa automação para solicitar. 

Você pode fazer um processo de autoresponder, onde a pessoa passará uma sequência de conteúdos, podendo criar o lead dentro da sua operação (no caso do seu CRM de vendas) para abrir um processo inicial de comunicação e fazer um fechamento de proposta.

Você consegue mapear de acordo com essas ações e entender a fase dentro do seu funil.

Você acha muito difícil todo esse processo?
Lembre-se: as coisas só são difíceis antes de tornarem fáceis.

imagem que represente pessoa confiante
Em um primeiro momento acaba sendo mais difícil, depois que entende se torna fácil

A parte da automação será feita uma única vez. A empresa que vai fazer ou remodelar o seu site pode deixar isso previamente criado, você terá somente um processo de manutenção simples.

Se quiser ter resultados, terá trabalho.

Definir o seu jogo dentro da contabilidade

Vejo muita gente que não consegue ter um resultado porque não sabe qual o jogo está jogando.

Muitos empreendedores não sabem o que estão buscando na internet.

É comum que fiquem olhando a grama do vizinho – achando-a muito verde – e dizendo para si que nunca vai poder jogar aquele jogo.

Algumas empresas contábeis estão jogando um jogo de alto nível, isso é fato, mas você que está iniciando não vai estar nesse nível.

imagem que represente comparativo entre duas coisas
Não se compare a essas empresas e entendam qual o jogo que você precisa jogar

Você tem que entender em qual nível pode “brigar” e trabalhar a sua estratégia a partir disso.

Será que você pode jogar o mesmo jogo que empresas gigantes no mercado?

Não, você vai jogar o seu jogo.

Sem ter isso claro não vai conseguir fazer uma estratégia. Para ter sucesso precisa entender o que está buscando no mercado.

Quando foca no seu jogo vai entender que a sua estratégia pode ser diferente desses grandes players e ainda sim gerar muitos resultados.

A estratégia da Tactus Contabilidade, por exemplo, não se assemelha a nenhuma desses players “gigantes” no mercado.

Jogamos o jogo que determinamos e estamos focados nos negócios digitais. Dentro desses negócios temos nossa estratégia para ser a maior empresa contábil de negócios digitais do Brasil.

Pergunte-se:

O jogo que vai jogar é de alto nível dentro do seu mercado? Você está disposto a entender os concorrentes do seu nível e fazer melhor? Está disposto a focar no seu melhor e gerar mais resultados?

Sabendo responder isso você tem a base para criar sua estratégia para jogar. E o seu site tem que ser pensado com base nessa estratégia.

Todos os sites das empresas que estão num alto nível são sites que não foram construídos por acaso, existe um processo estratégico por trás de cada um.

Para entender o jogo que quer jogar deve avaliar onde está e qual o tipo de segmento mais preponderante.

Muita gente está começando a contabilidade online e digital agora, e quer jogar um jogo a nível Brasil, não se iluda.

Você não faz ideia do investimento necessário para ser uma empresa que atende a nível Brasil.

Quando você vai para uma estratégia de internet pode jogar um jogo de alto nível, pensando na sua região

Plano de geração de tráfego

Costumo dizer que o site de uma empresa é como uma vitrine de shopping.

Ao ver uma vitrine podemos perceber claramente que existem diferentes shoppings.

Temos o shopping mais focado no público A, B, C e assim por diante.

Essa já é uma estratégia inicial, você precisa ter uma loja que esteja conectada com o shopping.

Não faz sentido uma loja de alto padrão no shopping popular, do mesmo modo que o inverso é verdadeiro.

Dentro de um shopping temos as “ruas” que é onde estão o tráfego de pessoas.

Em algumas ruas do tráfego há mais pessoas e em outras menos. Esse é um conceito complicado de entender.

Algumas lojas não evoluem, porque mesmo o shopping estando cheio, elas não são visitadas, pois não estão bem localizadas.

imagem que represente corredor de shopping bem frequentado
Não basta estar no shopping certo, você tem que escolher a área certa do shopping

Toda essa situação é mesma na internet.
Você escolhe o shopping e a rua, mas precisa saber como construir a sua vitrine.

E é justamente isso que é o seu site, ele é a sua vitrine.

Suas páginas expõem seus produtos, somente uma vitrine bem montada garante que seus leads passem “da porta para dentro”.

Se a vitrine não é atraente e não está conectada com o público ou se está no lugar errado, não está tendo o público certo e não adianta ter uma boa vitrine.

Se não tem uma boa vitrine mas tem o público certo também vai perder resultados na sua loja e no site não é diferente.

Ao construir o seu site precisa pensar que num plano de geração de tráfego.

Esse plano fará você buscar fontes de tráfego, senão terá um site que ninguém visita.

Se ninguém visita seu site, voltamos no ponto 1, pois não preparou o site para que ele tivesse um fluxo de pessoas para fazer a levantada de mão.

imagem que represente que o site é a sua vitrine
Dentro do site da Tactus temos diferentes fontes de tráfego

É necessário trazer diferentes fontes de tráfego para meu site performar, não basta ter um site bonito, porque sem tráfego não trará resultados.

Concorra onde você pode concorrer.

Vocês podem jogar o jogo de vocês, ter um site preparado para ter conversão e ter resultados através da internet.

Você precisa construir seus resultados, estou certo de que considerando as dicas acima terá melhores resultados.

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AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

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