IMERSÃO DE GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS PARA EMPRESAS CONTÁBEIS

O mundo empresarial no geral está mudando e essas mudanças afetam diretamente o mercado de contabilidade.

As empresas contábeis têm uma nova maneira de gerir pessoas e gerir processos, para ter mais resultados.

Neste conteúdo vou te mostrar como aprender a criar um modelo de gestão de pessoas e como gerir processos, de uma forma mais eficiente e como transformar a sua empresa contábil.

O antigo processo de gestão

Nos anos antecedentes a 2014, a nossa empresa tinha um formato de gestão de pessoas e processos completamente diferente.

Sob o ponto de vista de gestão de pessoas, estávamos muito mais focados em monitorar o que as pessoas faziam. 

 imagem que represente chefe autoritário
O descumprimento das regras, implica no desligamento do colaborador

Estávamos preocupados se as pessoas estavam trabalhando ou não, ou se estavam se dispersando com o uso de redes sociais, para nós isso era inadmissível.

Para ter ideia, na época, uma das nossas exigências era que os colaboradores trabalhassem de uniforme.

Criamos um modelo de gestão de pessoas baseado em regras, com uma estrutura muito rígida, com muita cobrança e seriedade.

Não que você não precise ser sério em relação às suas entregas com a sua empresa contábil, nós trabalhamos com coisas que exigem muita responsabilidade, mas isso é muito diferente de ter um ambiente hostil, onde as pessoas se sentem oprimidas e era exatamente assim que a nossa empresa contábil era.

A evolução dos últimos anos

A nossa empresa em 2014 atuava exatamente como ainda atua grande parte das empresas contábeis, as empresas contábeis têm uma visão completamente diferente da nova visão de recursos humanos.

Passamos por um processo de transformação nos últimos anos, mais precisamente, a partir de 2015 começamos a remodelar o nosso negócio.

Quando a Tactus chegou a 2015 tinha perdido mais de 70% do time, perdemos pessoas que tinham performance alta, mas que se desligaram da nossa empresa por diferentes razões. Muitas delas foram para grandes empresas contábeis, pois essas empresas ofereciam muito mais, sob o ponto de vista de recursos humanos, de benefícios e de divisão de resultados.

E nós vivemos uma situação onde a nossa empresa ficou extremamente fragilizada.

imagem que represente homem de meia-idade pensativo
Foi nesse momento que comecei a ter contato com um outro universo de empresas, e percebi que era a hora de mudar

Comecei a ter contato com empresas startups e a ver que as empresas de tecnologia tinham uma pegada completamente diferente, eu olhava para essas empresas de perto, comecei a estar presente dentro delas vendo o time e a alegria com que trabalhavam.

Neste mundo tive contato com o conceito de propósito e o engajamento das equipes, a entrega de resultados e eu percebi que o resultado não está diretamente relacionado a um ambiente hostil onde você oprime o seu time, a um ambiente de extrema cobrança, mas a um ambiente onde você dá as diretrizes para o seu time e deixa que eles trabalhem.

O gestor deve direcionar e orientar o time, mas eles devem ter condições de fazer as suas entregas.

Colocando em prática um novo modelo de gestão

Baseado nisso, comecei a repensar o meu modelo de gestão de pessoas, com a ajuda da Fernanda, nós começamos a instituir um novo modelo de gestão de pessoas, além disso a entender a força de uma cultura organizacional. Assunto que hoje ainda é um grande tabu dentro das empresas contábeis.

Toda organização tem uma cultura, só que nós temos culturas organizacionais que ajudam o processo de gestão de pessoas e resultados e culturas que acabam atrapalhando.

imagem que represente duas pessoas lado a lado - uma com roupa normal e outra de social
Até que ponto a visão tradicionalista reflete no desempenho dos funcionários?

Ocorre, que a visão tradicionalista da contabilidade nos “condiciona” a sermos também tradicionalistas nos tratos com os nossos profissionais, e essa visão nos impede de aceitar algumas coisas que temos na Tactus hoje.

Um exemplo simples: nossos profissionais trabalham de bermuda, ou com a roupa que quiserem.

Isso parece um absurdo para você?

Para nós é completamente normal, essa quebra de paradigma só ajudou a nossa empresa.

Ter liberdade para usar a roupa que quiser indicar mudança em relação a cultura de uma empresa?

Não é simples assim, mas indica que nós temos liberdade, vivemos uma realidade onde as pessoas não são julgadas pela forma que se vestem, mas são efetivamente avaliadas por aquilo que entregam.

imagem que represente grupo de pessoas pensativas, debatendo algum assunto
A cultura da sua empresa diz muito sobre o que você acredita e o comportamento dos colaboradores

Só que nesse processo de mudança, para chegar a essa liberdade, existem várias fases, e é justamente isso que você precisa entender.

Não adianta chegar na sua empresa, depois de ler este conteúdo e dizer: “a partir de hoje todo mundo pode vir trabalhar com a roupa que quiser”.

Com certeza seu time vai achar essa atitude estranha, ainda mais da noite para o dia. A cultura de uma empresa não se trata da roupa, mas de um conceito que a envolve, existem muitos fatores por trás disso tudo que fazem uma empresa contábil ter uma gestão de pessoas diferenciada.

E nesse processo de evolução começamos a mudar cada ponto da nossa empresa e analisar:

  • O que entregamos para nossos profissionais;
  • Nosso processo de monitoramento;
  • Como criamos processos de análises de resultados;
  • Quais são as métricas que fazem sentido para uma empresa contábil avaliar em relação às entregas dos seus profissionais;
  • Como executar um casamento das habilidades que o profissional tem e o trabalho técnico que ele exerce dentro de uma empresa contábil.

E nós fizemos diversas perguntas, como:

  • Como tudo isso pode ser alinhado sob o ponto de vista hierárquico, como é reestruturar a parte hierárquica da sua empresa?
  • O que efetivamente motiva os seus profissionais?
  • Será que a satisfação do time é ligada somente a fatores relacionados ao dinheiro?
  • Quais outros fatores que servem de base motivacional para os seus profissionais?

São inúmeras coisas que a partir do momento que você consegue entender, reescrever uma nova metodologia da gestão de pessoas, acaba evoluindo passo a passo dentro da sua empresa.

O contexto da organização

Junto com a gestão de pessoas temos outra frente, que anda simultaneamente a essas entregas, que é a gestão de processos.

E quando olhamos para a gestão de processos, observamos que nos últimos anos tivemos uma enxurrada de possibilidades tecnológicas e isso nos permite produzir muito mais.

Só que isoladamente você não vai produzir mais pura e simplesmente pensando só em processos, existem aspectos que são relevantes nisso tudo.

Que é o tripé que envolve: a gestão de pessoas, de processos e a tecnologia que você utiliza.

Somente olhando para esses três aspectos será possível criar uma empresa contábil que vai entregar muito mais resultado para o seu negócio, que vai estar muito mais alinhada com a nova modalidade de empresas que temos na atualidade.

Essa realidade é pequena no Brasil, mas essas empresas que optaram por essa mudança, estão voando alto.

Transformação com conhecimento

Hoje, para cada vaga que abrimos na Tactus temos mais de 200 candidatos, isso ocorre porque nós criamos um processo de atração de talentos e não só isso, mas também um processo de retenção de talentos.

imagem que represente viagem do Anderson e a Fernanda no Vale do Silício
Recentemente eu e a Fernanda estivemos no Vale do Silício, e lá tivemos a oportunidade de visitar grandes empresas como Facebook e LinkedIn

Nós passamos por mentoria dentro dessas empresas, falamos com essas pessoas e entendemos uma nova forma que o Vale do Silício trouxe para o mercado.

Foi muito bom participar de um negócio como esse, pois conseguimos entender que a Tactus está no caminho certo.

Depois dessa imersão, tivemos muito mais subsídios também para evoluir outras coisas dentro da nossa gestão de pessoas.

Além disso, todo o conhecimento que adquirimos nos últimos anos foi fazendo as coisas na prática, testando, validando, instituindo uma nova cultura, modificando completamente nossa empresa contábil a ponto de que nossa empresa contábil hoje não se assemelha em nada ao que já foi um dia.

 

imagem que represente equipe Tactus
Nós transformamos a nossa empresa contábil

Você também quer transformar a sua empresa contábil

Se quer ter uma empresa muito mais produtiva é essencial que:

  • Mude a sua forma de lidar com as pessoas;
  • Aprenda quais as melhores ferramentas para aplicar imediatamente na sua empresa para que possa gerar novos resultados;
  • Saiba como ter uma avaliação coerente com os resultados que as pessoas entregam;
  • Como manter o seu time engajado e entregar mais para o seu cliente;
  • Tornar seu time e seus processos mais produtivos e eficazes.

Como você pode aprender?

Eu e a Fernanda criamos uma imersão em gestão de pessoas e processos.

Reunimos todo o nosso aprendizado dos últimos anos, tudo aquilo que aplicamos na Tactus e tudo o que aprendemos no convívio com outras empresas.

Também reunimos o aprendizado técnico e prático de inúmeros cursos, inclusive compartilhamos a experiência que tivemos recentemente estando no Vale do Silício, criamos uma imersão prática baseada nas melhores empresas do mundo.

No nosso curso presencial de 2 dias, você vai mergulhar nesses assuntos e mostraremos na prática como transformar a sua empresa.

E se já começou um processo de transformação, vamos te direcionar para o caminho certo.

Além disso, mostraremos como fazer para a sua empresa ser mais produtiva e ter pessoas engajadas com a sua marca e com o seu cliente, ter admiradores reais dentro do seu negócio.

Nesse curso vamos te ensinar o passo a passo e como aplicar as soluções na sua empresa contábil.

Vamos falar sobre gestão de pessoas, gestão de processos e como criar times campeões.

Paralelo a isso, vamos te mostrar como instituímos o nosso programa de partnership.

imagem que represente os sócios e o chefe juntos
Um programa de partnership é um programa onde eu trouxe 3 pessoas do meu time para serem sócios do nosso negócio

Mas, para trazer essas pessoas para serem sócios do negócio, nós criamos uma série de regras baseadas em regras aplicáveis ao mundo startup.

Quando você quer atrair uma pessoa, quando você tem alguém que tem uma qualificação diferenciada e quer efetivamente reter essa pessoa na sua organização, através desse tipo de programa, você pode dar uma nova oportunidade onde o colaborador se desliga de uma função CLT e passa fazer parte do quadro de sócios.

Mas, como fazer isso na prática?

Como conduzir esse processo, como avaliar efetivamente quem vale a pena fazer parte de um programa de partnership você vai aprender conosco!

Existem inúmeras variáveis estratégicas e documentais que devem ser consideradas, nesse programa de imersão vou compartilhar com você esses dados na prática.

Você sairá do nosso programa habilitado para aplicar isso dentro do seu negócio, capacitado para fazer uma análise da sua realidade e entendendo qual o melhor momento e os benefícios.

Tudo isso que vai encontrar no nosso programa de gestão de pessoas.

Além disso terá a oportunidade de conhecer a nossa estrutura e fazer a visitação na empresa.

Este é um programa completo que possibilita que a sua empresa chegue a outros níveis.

Gerir pessoas é fundamental, as empresas contábeis que estão investindo no processo de gestão de pessoas estão tendo resultados diferenciados.

Você até pode tentar aprender tudo sozinho, o que vai demandar muito tempo, investimento e risco ou pegar um atalho conosco mudando muito mais rápido e tendo resultados para seu negócio.

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp chat