Qual é o futuro da contabilidade? A dúvida que você tem é a resposta que está no meu artigo baseado no estudo de mercado que desenvolvi com as principais tendências para o mercado contábil.

O FUTURO DA CONTABILIDADE : PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Será que há como prever o futuro da contabilidade?

Muitas pessoas me abordam e me perguntam sobre o futuro da contabilidade, afinal, é muito comum receber perguntas sobre o cenário contábil principalmente na questão sobre a previsibilidade e principais tendências do universo na contabilidade.

Pensando nisso, separei neste artigo com base em estudos de mercado, reunindo as 6 principais tendências que podem refletir o futuro cenário. Você também tem interesse nesse assunto?

Confira o conteúdo completo que aborda de forma profunda cada tendência, com exemplificação de forma a não deixar dúvidas sobre o assunto.

E por quê tendências? 

Não há como prever o futuro, mas com base em estudos de tendências de mercado, é possível enxergar cenários diferentes e isso é importante entender.

Está pronto(a) para seguir? Vamos nessa!

Tecnologia

Estamos vivendo um processo de aceleração digital e a primeira tendência está relacionada à tecnologia.

Cada vez mais a tecnologia está presente nas empresas contábeis, ao pensar em tecnologia existem diferentes aspectos tecnológicos. A seguir vamos exemplificar cada um deles:

Robotização

Temos o processo de robotização, que permite que atividades repetitivas sejam executadas por um robô.

Trata-se basicamente de uma programação – não é um robô físico – que executa passos repetitivos e você ganha tempo.

imagem que represente robô executando tarefa
Esses passos repetitivos são executados por pessoas quando você não tem um processo robotizado

Existem inúmeras robotizações disponíveis para o mercado, além disso, muitas empresas estão fazendo suas próprias robotizações também.

Isso traz vantagem competitiva, faz com que ganhe tempo, tenha mais produtividade e diminui o custo de mão de obra.

Automatização de processos

Além da robotização temos os processos automatizados.

O processo automatizado ocorre especialmente na nuvem, ele já executa uma função de forma automática, não dependendo de nenhum robô. Ou seja, aquela determinada função já está sendo executada, sem que tenha um processo de interferência.

E esse é um avanço do processo robotizado.

Diferença entre automatização e robotização

Enquanto com a robotização eu preciso deixar algo executando e muitas vezes rodando a noite, dedicando uma máquina exclusiva para processar robotizações, com a automatização não; tudo já está sendo executado.

Isso também traz um ganho significativo e um avanço sobre a própria robotização.

Inteligência artificial

Nós temos um avanço ainda maior que é a inteligência artificial.

A inteligência artificial começa a fazer processos, que dependiam de uma pessoa analisar. Nós temos a inteligência artificial analisando desde processos de auditoria a funções específicas dentro de um sistema.

A inteligência artificial pode, com base no que foi executado anteriormente, criar um processo preditivo e pode dar uma sugestão para o executor, que facilitaria muito o trabalho.

Isso acontece muito no nosso sistema que utilizamos de gestão financeira da ContaAzul, onde temos a inteligência artificial operando em muitas das próprias automações e dos aspectos do dia a dia, facilitando o nosso trabalho.

Isso também está se tornando cada vez mais presente nas empresas contábeis, através desses processos que estão sendo criados dentro de empresas de tecnologia para atender o mercado contábil.

Quando a gente começa a pensar no avanço da tecnologia, ela só vai crescendo a utilização das empresas contábeis, isso gera um impacto positivo nas empresas, mas também negativo no mercado contábil.

Integração de dados

A segunda tendência é a integração de dados.

Os dados estão espalhados em diferentes fontes, isso não é diferente no que acontece no Brasil, nos EUA e em outros países.

Mas, em alguns países, nós temos um avanço nesse processo de integração de dados. Por exemplo: eu tenho o meu sistema contábil e preciso de um dado que está no banco, ao invés de ter que exportar esse dado trazer e importar, é possível ter um processo de conexão, que  pega o dado de forma automatizada.

Isso já acontece, pois temos processos automatizados, neles sistemas pegam dados provenientes da movimentação bancária, o que é equivalente ao extrato e importa para o sistema.

Integração permite maior produtividade

Nós estamos avançando nesse processo de conexão e as coisas estão se tornando cada vez mais práticas, esse processo começa a trazer um avanço significativo sobre a execução dos serviços contábeis.

Vamos ver o avanço do open banking que vai facilitar esse processo e o avanço de sistemas conectados com o governo.

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking acessado em 27/04/2021 às 09:30

Hoje temos sistemas que já entram no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) coletam informações, validam a existência ou qualquer tipo de problema em tirar uma certidão negativa.

imagem de escritório contábil tradicional
Antigamente isso dependeria exclusivamente de um trabalho manual

Imagine centenas de empresas dentro do seu portfólio de clientes e você tendo esse sistema fazendo isso de forma automatizada.

Temos sistemas que validam a parte de entrega de obrigações acessórias, portanto, todo esse processo de conexões é algo que tem transformado também as empresas contábeis.

A transformação ocorre porque traz mais produtividade, garante assertividade na execução do serviço contábil e permite que tenha outros processos de transformação.

Destaque empresas digitais

A terceira tendência são as empresas digitais cada vez mais se destacando, e empresas tradicionais cada vez mais perdendo mercado.

Se tem uma empresa contábil tradicional que:

  • Não evoluiu no aspecto digital e nem considera a possibilidade de  transformação digital;
  • Não se preparou com tecnologia minimamente necessária para uma empresa contábil;
  • Não melhorou os aspectos de relação com o cliente quando falamos sobre o aspecto digital.

Essa é uma empresa contábil parada no tempo, que está ainda afundada nos papéis, administrando arquivos físicos e que tem processos que não são alinhados com as mudanças que temos no mercado.

Tempo de transformação

Essa empresa contábil tradicional vai sim ser engolida pelas empresas contábeis digitais, no sentido que vão perder espaço, perder clientes, produtividade e vão se tornar muito caras no processo de execução quando comparadas com uma contabilidade digital.

imagem que represente funcionários trabalhando na Tactus Contabilidade
Uma empresa contábil digital está muito mais bem preparada, entregando mais recursos para o cliente e ganhando mais espaço

Acorde, antes que seja tarde demais, algumas empresas já estão saindo do mercado em razão disso e eu digo isso porque eu estou à frente do mercado, vendo o que acontece e tenho acesso a informações sobre essas empresas.

Se a sua empresa contábil está nessa situação, obviamente você já está atrasado mas pode transformar ainda.

Funções repetitivas e funções cognitivas

O quarto ponto mexe com o nosso time profissional, ao mesmo tempo que mexe com alguns profissionais da contabilidade que estavam à frente das suas próprias empresas mas que estão executando funções repetitivas para o seu cliente.

O que são atividades cognitivas?

Entenda que as atividades cognitivas são as atividades intelectuais que exigem raciocínio, percepção e compreensão.

Mudança nas funções empresariais

À medida que temos um processo robotizado automatizado ou até a inteligência artificial, qual o efeito que temos em relação às funções?

O efeito que nós temos em relação às funções é que elas passam a deixar de existir e necessitam de um processo de transformação do próprio profissional que executa, consequentemente obriga uma empresa contábil a transformar o seu time e melhorar o seu time para essas funções.

Consciência de transformação profissional

O profissional tem que ter sabedoria de que é preciso se transformar para que ele não perca o seu emprego.

Quando falam que “o robô vai tomar o espaço do profissional contábil”, significa que vai tomar o espaço no sentido que aquelas funções repetitivas não farão sentido se você tem um robô executando.

Neste caso, se você faz funções repetitivas, pode sim ter medo de perder seu emprego.

Escolhas profissionais

Precisamos entender que o profissional contábil tem que se transformar. Se você tem um profissional contábil que não quer se transformar e evoluir, entenda que esse profissional será o mesmo que vai atrapalhar o processo de transformação, se tornando um sabotador da transformação digital na sua empresa contábil.

Muito cuidado com o profissional que não quer se transformar, ele pode contaminar o restante do time.

imagem que represente conversa entre equipe da Tactus Contabilidade
Todos os espaços para diálogo favorecem a comunicação e oportunidade para os colaboradores se sentirem à vontade

A melhor coisa que pode fazer para ele é dar um choque de realidade para esse profissional. Nós já fizemos isso várias vezes na Tactus Contabilidade Digital e profissionais que não evoluíram acabaram perdendo seu espaço dentro da nossa empresa, não dá para ter um profissional que é pouco produtivo o que não é aderente ao processo de tecnologia.

Existe sim espaço para o nosso profissional mas é preciso que eles comecem a executar cada vez mais funções cognitivas e não funções repetitivas.

BPO Financeiro e contabilidade

O quinto aspecto é a integração do BPO  Financeiro com a contabilidade.

Hoje o BPO Financeiro executa o papel auxiliar na contabilidade, mas se voltarmos um pouco ao tempo, e pensarmos um pouco sobre as atividades do departamento pessoal também eram assim.

No passado tínhamos empresas contábeis que não tinham um departamento pessoal e utilizavam esse departamento que estava em outras empresas dedicadas exclusivamente a isso.

Não terceirize a gestão financeira da sua empresa

Hoje é comum que algumas empresas contábeis tenham seus clientes contratando empresas de gestão financeira e trabalhando paralelamente com a empresa contábil.

Só que as informações financeiras disponíveis numa empresa que executa o trabalho de BPO Financeiro são informações que servem para contabilidade e ajudam a dar um ganho na contabilidade.

Cada vez mais, se você não tem uma atividade de gestão financeira na sua empresa contábil, vai perder espaço com a integração dessas informações.

Olhando para o futuro eu vejo que nós teremos o BPO financeiro como sendo o departamento RH. Hoje não dá para pensar em uma empresa de contabilidade sem um departamento pessoal, assim como no futuro não vai dar para pensar numa empresa contábil sem o BPO financeiro.

Lembre-se: quem chega primeiro bebe a água mais limpa.

Quando começa a entregar gestão financeira para o seu cliente, evita que ele saia para outra empresa contábil que entregue isso.

Assim se prepara para algo que vai se tornar em determinado momento uma commodity dentro do mercado contábil, ou seja, um tipo de serviço sem um diferencial competitivo, como é a gestão de departamento pessoal.

Hoje o departamento pessoal é super importante mas não é mais um diferencial, e no futuro o BPO financeiro vai deixar de ser o diferencial (claro que isso pode levar tempo) mas a tendência é que isso aconteça.

imagem que represente Anderson Hernandes compartilhando conhecimento
Se você estiver preparado para executar isso desde já, estará pronto para essa nova tendência de mercado

Comece a aprender minimamente para incluir dentro do seu rol de serviços o BPO Financeiro.

Inclusive, no nosso curso de Contabilidade Digital, temos um módulo destinado para explicar estratégias para se juntar alguém que tenha essa expertise ou se juntar com alguém que atue nesta linha de mercado e como isso é factível dentro do mercado contábil.

Processos de aquisição

A sexta tendência são os processos de aquisição, que estão cada vez mais frequentes dentro do mercado contábil.

O que precisamos pensar?

Precisamos pensar que empresas contábeis que estão performando e tentando ganhar mais espaço, estão se fortalecendo com processo de aquisição.

Isso tem acontecido muito e é o que chamamos de Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português como Fusões e Aquisições e entende-se por empresas que se juntam para formar uma empresa maior, em busca de mais sinergia e diminuição de custos.

Quando você tem energia pode diminuir custos, consegue ter um know-how de uma outra empresa de algumas atividades que você não executa muito bem e ganha com isso.

imagem que represente quadro de sócios atual Tactus Contabilidade
Nós tivemos uma experiência positiva em 2020, com a aquisição de uma empresa contábil de Belo Horizonte

Com essa aquisição, ganhamos capilaridade no estado de Minas Gerais, além da experiência do time. Nós ganhamos com isso e ganhamos sinergia nos negócios porque eliminamos  custos que haviam na outra empresa.

Outro ponto foi que multiplicamos o caixa da empresa.

Comparado ao caixa Inicial e o caixa da empresa, agora ele já se multiplicou em cinco vezes em apenas um ano.

É claro que existe o desafio ao fazer uma fusão, é claro! Mas os benefícios superam os desafios, desde que faça isso de uma forma bem estruturada.

Isso cada vez mais se torna frequente no mercado contábil, muitas empresas estão se fortalecendo com esse processo de fusão.

Fique atento a isso, fusões e aquisições têm crescido dentro do mercado contábil e vão continuar crescendo na minha visão como tendência de mercado.

Aprendizados

Depois de falarmos sobre seis tendências, quero pontuar três aprendizados baseados nessas tendências.

Valuation de empresas

O primeiro aprendizado que quero compartilhar é que você tem que ter um olhar mais voltado para valuation.
Uma empresa contábil que se torna escalável consegue ter um valor de mercado muito maior do que uma empresa contábil que não é escalável.

Uma empresa contábil que tem um crescimento orgânico e lento –  que é natural –  é diferente de uma empresa contábil que está escalando o seu crescimento.

Não dá para comparar o preço de valor de mercado da nossa empresa contábil que tínhamos em 2019 e o que temos agora em 2021.

Passado o ano de 2020, com toda aquisição que fizemos, foram mais de 700 novos clientes. Nós trabalhamos com um ticket médio de uma contabilidade digital, portanto, imagine o que nós trouxemos de ARR (Anual Recurring Revenue)  no nosso negócio.

O que nós trouxemos de ARR em 2020 que nos permitiu sair de 40 profissionais estamos hoje com mais de 70  profissionais na Tactus Contabilidade Digital.

imagem que represente quadro de funcionários Tactus
Isso mostra o quanto crescemos e o quanto nós alavancarmos

Olhe sempre para valuation no seu negócio contábil,  caso a sua empresa contábil pode ser uma das empresas contábeis adquiridas ou uma das empresas contábeis que vão adquirir outras menores, ter esse olhar estratégico é fundamental.

Pense sempre no processo de escalabilidade.

Qual o melhor caminho para escalabilidade, na minha opinião? É um negócio digital.

Se puder aprender como se constrói um negócio contábil digital será fundamental,  por isso que hoje dentro dos nossos treinamentos esse é um dos temas que mais temos demanda, a contabilidade digital junto com treinamento de marketing.

Desenvolvimento humano

No segundo ponto você não pode deixar de olhar para o desenvolvimento humano e muita gente não está olhando para isso.

Acontece que muitos empreendedores não estão treinando seu time e não estão qualificando os profissionais que serão necessários para a empresa contábil do futuro.

Não dá para olhar somente para sua empresa contábil. Hoje é preciso desenvolver as habilidades necessárias no profissional contábil.

Se não desenvolver esse profissional, não vai encontrar esse profissional pronto. Isso porque as universidades não estão desenvolvendo esse profissional, eles sequer sabem as necessidades das habilidades desse profissional do futuro.

Ou seja, temos um grande problema: teremos um profissional necessário e não temos ele no mercado. A quem cabe o processo de desenvolvimento?

Se pensou: as empresas contábeis, acertou!

Quando eu preciso contratar o profissional que tem habilidades de empresa contábil digital, não é uma tarefa fácil.

Depois de algum tempo eu começo a conseguir trazer esse profissional de outras contabilidades. 

Até então eu não tinha essa possibilidade, e mesmo assim eu preciso procurar esse profissional.

imagem que represente profissional trabalhando em ambiente Tactus Contabilidade
São poucos os que trabalham em empresas escaláveis que têm as habilidades necessárias que a minha empresa contábil precisa

Portanto tenho duas escolhas: posso desenvolver ou ficar brigando por esse profissional no mercado.

Você tem que trabalhar esse profissional e preparar os times, ao mesmo tempo que a sua própria empresa, precisa ter um processo de desenvolvimento de evolução contínua.

Empresas altamente produtivas

Não dá mais para olhar para uma empresa que é lenta, que não tem o processo de produtividade apurado,  que não se desenvolve para entregar mais com menos.

Isso é fundamental, você precisa tornar a sua empresa contábil produtiva e ao olhar produtividade olhamos isso para todos os aspectos.

De pequenos pontos para pontos mais relevantes, normalmente a transformações de produtividade ocorrem com a soma de pequenos fatores.

A soma de um monte de pequenas coisas, criam coisas grandiosas, que criam transformações grandiosas no nosso negócio contábil.

Entenda a importância de desenvolver a sua empresa desde pequenos fatores, no que diz respeito à produtividade.

Pense estrategicamente em relação ao seu negócio e isso fará grande diferença para que possa evoluir. E além disso, busque informação que transforme o seu negócio contábil, isso fará uma grande diferença para o seu sucesso.

Considere que todas essas tendências:

  • Tecnologia;
  • Integração de dados;
  • Destaque empresas digitais
  • Funções repetitivas e funções cognitivas;
  • BPO Financeiro e contabilidade
  • Processos de aquisição.

São de grande importância e merecem a sua atenção, se é empreendedor e quer se destacar no futuro da contabilidade.

Fique atento a isso hoje, não deixe para amanhã: esteja sempre a um passo à frente no mercado contábil.

5 2 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores