Anderson Hernandes ABRIR ESCRITÓRIO CONTÁBIL DO ZERO

ABRIR ESCRITÓRIO CONTÁBIL DO ZERO

Você sabe quais são as principais dificuldades que vai enfrentar quando decidir abrir seu escritório contábil do zero?

Se pensar em começar do zero já não está a par de todas elas. Esse “começar do zero” é somente uma expressão, não é possível começar totalmente do zero, você precisa ter um conhecimento mínimo.

Esse conhecimento inclui no mínimo uma formação acadêmica, para que obtenha o seu CRC (Conselho Regional de Contabilidade), e possa operar de maneira legal.

imagem que represente carteira do CRC
Modelo de carteira profissional CRC

Como comecei minha empresa contábil

Comecei a minha empresa contábil há mais de 20 anos e meu início aconteceu na garagem da casa do meu pai, no bairro Jardim das Orquídeas em São Bernardo do Campo, onde as ruas ainda não eram asfaltadas.

Escritório contábil do Anderson Hernandes
Meu escritório contábil na década de 90

E neste espaço, com menos de 15m², eu comecei a atender os meus primeiros clientes. Durante muito tempo fiz o atendimento naquele pequeno escritório improvisado.

Todas as principais dificuldades que a grande maioria dos empresários contábeis tem hoje ao iniciar o seu negócio, eu também tive há vinte anos. Daquele tempo até hoje, o mercado contábil mudou amplamente e eu acompanhei essas mudanças.

Uma das primeiras mudanças necessárias, por exemplo, foi a nossa marca. No início a minha empresa se chamava “Hernandes Assessoria Contábil” e há mais de uma década chama-se Tactus.

Nós mudamos o nosso negócio para melhor e não aprendi sozinho!

Para que tudo isso fosse possível eu estudei muito e me dediquei aos cursos disponíveis na época. Eu busquei resultados e tive sucesso e quero passar tudo o que aprendi para você.

Riscos do Profissional Contábil

É importante a consciência de que o mercado contábil exige muita responsabilidade, se cometer um erro no controle da empresa do seu cliente terá uma situação que vai colocar em risco o seu registro, a sua atividade, também o seu financeiro, podendo inclusive ter que responder judicialmente por esse erro e perante o próprio conselho de classe, então precisa ter cuidados em relação a isso.

Só que o fato de ter aprendido a parte técnica não é suficiente pra ter sucesso como um empreendedor contábil.

Não é somente a parte técnica que vai determinar seu sucesso como empreendedor, você precisa dominar a gestão da sua empresa, deve saber como captar os seus clientes e como atendê-los.

Conhecimento técnico necessário

O primeiro requisito é o conhecimento da parte técnica, na minha empresa Tactus temos quatro áreas diferentes, cada uma é composta por um grupo de pessoas.

Temos a área contábil e fiscal, no nosso modelo de negócio, essas duas áreas trabalham juntas, a área de Departamento Pessoal e a área de legalização de empresas.

Assim que pegamos um cliente que deseja fazer a abertura da empresa iniciamos o processo interno dele, isso inclui o dia a dia do fechamento desse cliente, a entrega do Livro diário, do Livro Razão, o balanço desse cliente e os impostos que ele tem que pagar, tudo isso é processado dentro dessa área.

As pessoas que trabalham nessa área são profissionais que se especializaram ou já vieram preparados do mercado, conhecem as áreas onde atuam e as necessidades existentes dentro do mercado contábil.
Dentro de uma empresa de contabilidade essas áreas são muito específicas e bem delimitadas, então para que você tenha o seu escritório de contabilidade precisa ter o mínimo de domínio dessas quatro áreas.

Um dos erros mais comuns e recorrentes acontece quando uma empresa contábil que acabou de abrir quer começar atendendo um comércio de grande porte ou começar a uma atividade muito específica que provavelmente tem uma legislação individual aplicada a ela na qual o empresário contábil não tem domínio.

Essas pessoas não entendem porque não tem sucesso, e a resposta é simples: eles não foram preparados pra isso e assim não conseguem ter sucesso.

O primeiro conceito de que deve se apropriar é que a sua formação acadêmica não dará requisitos mínimos para que monte seu escritório, vai precisar buscar essa informação de modo complementar, uma formação prática.

Montar escritório de contabilidade
Sua oportunidade para começar é agora!

Para encontrar essa formação prática, existem algumas alternativas no mercado, uma delas seria trabalhar numa empresa de contabilidade que já está estabilizada.

Pode entrar como um funcionário, onde vai passar por um processo seletivo que vai procurar saber se vai contribuir com algo para o crescimento dessa empresa, não há como trabalhar num grande escritório apenas com o intuito de aprender.

Há muita reclamação sobre oportunidades para quem não tem experiência. Saiba que as oportunidades existem sim, é que hoje nós temos uma entrada anual expressiva de profissionais recém-formados, um processo de seleção rigoroso é necessário para contratação. 

Quando um cliente te procura para contratar os seus serviços, por exemplo, precisa saber como vai negociar com esse cliente, como é que vai lidar com as perguntas e as dúvidas dele, como vai fechar o preço e daí por diante.

Se você olhar pra todo o universo de atividades que envolvem um empreendedor contábil, vai enxergar vários fatores que precisa aprender, não é uma tarefa fácil, mas é possível que monte o seu escritório de contabilidade e tenha sucesso, para isso precisa estar disposto a buscar o seu objetivo.

Acredite: você vai levar vários meses pra estudar e ter o conhecimento mínimo necessário, isso além da sua graduação.

Vamos abordar 7 etapas principais para o seu sucesso no mercado de empreendedorismo contábil.

Acompanhe…

Primeira etapa: Estrutura Técnica

Na primeira etapa é preciso entender qual é a estrutura de conhecimento que você vai precisar  para ter um escritório de contabilidade de sucesso.

O primeiro desafio que vai enfrentar é o de entender claramente que somente o conhecimento que você obteve na sua faculdade não servirá para muita coisa, para atender efetivamente o mercado.

Experiência em escritório de contabilidade

Mesmo que você trabalhe em uma empresa contábil como citado acima, não teria todo conhecimento necessário, pois trabalharia especificamente em uma área e não haveria como trabalhar, por exemplo, na área fiscal, na legalização e na área contábil.

Como um funcionário, você não pode passar alguns meses em cada uma das áreas para que possa adquirir a experiência necessária em cada uma.

Rotina de Empresa Contábil
A rotina do profissional contábil varia de acordo com a sua área de atuação

No mercado atual, se quiser buscar essa oportunidade vai encontrar uma grande dificuldade, isso tem que ficar bem claro pra você.

Existem profissionais que já são oriundos de algumas áreas, por exemplo, o profissional que trabalha na área fiscal e resolve montar um escritório, ele tem um conhecimento na área fiscal, mas não tem o conhecimento nas demais áreas.

Nesse caso, ele vai ter que buscar esse conhecimento complementar em cursos ou fazer uma aliança com profissionais que têm o conhecimento nessas áreas.

Quando começa um escritório e tem uma pessoa junto a você, ou seja, um sócio, fica mais fácil essa divisão de tarefas.

Preparar tecnicamente é um dos grandes desafios para começar o escritório de contabilidade do zero

Imagine que uma das partes dessa sociedade faça o trabalho de abertura de empresas e tudo mais na área de legalização, o outro profissional vai cuidar da área fiscal e contábil e esse mesmo profissional da legalização vai atender as atividades do Departamento Pessoal, como o pró-labore dos sócios.

Se aprender a desenvolver as atividades dentro dessas áreas numa empresa contábil você pode montar o seu escritório de contabilidade. Mas deve reconhecer o seu tipo de conhecimento para trabalhar, se acredita não ter especificações suficientes deve fazer cursos específicos pra melhorar.

Nós oferecemos cursos de capacitação onde os profissionais que trabalham aqui na Tactus Contabilidade são especializados nas áreas que atuam e ensinam tudo na prática.

Não oferecemos cursos para atendimento de empresas do Lucro Real, porque pela nossa experiência de mais de vinte anos no mercado uma pessoa que está iniciando no mercado contábil não tem condições e nem deve se arriscar atendendo uma empresa desse porte, exceto se ela já tiver expertise nesse tipo de tributação.

Deve sempre começar atendendo empresas que têm operações simples, assim como o MEI, o Simples Nacional e empresas prestadoras de serviços.

Depois de prestar um serviço satisfatório a esse tipo de empresa, deve começar a galgar outros conhecimentos específicos, como operações muito complexas, operações de atividades que envolvem muito mais conhecimento, esse não é o tipo de operação pra quem está começando. 

Separando as responsabilidades pelo conhecimento

Considerando que é uma carga grande de estudos existem algumas possibilidades.

Uma delas é começar o seu escritório com um sócio.

Tendo um sócio você pode dividir a aquisição de conhecimento entre os dois, cada um inicialmente vai estudar e se especializar em determinada área.

Com um sócio, uma pessoa pode ficar com a área trabalhista e de legalização que estão correlacionadas e outra com a área fiscal e contábil.

Uma vez me perguntaram quais aspectos eu faria diferente se estivesse começando a minha empresa contábil hoje e uma das minhas respostas foi que começaria com um sócio.

É muito difícil administrar uma empresa contábil sozinho, você precisa ter pessoas engajadas no seu negócio, e essas pessoas normalmente são pessoas que têm uma participação da sociedade.

Então, seja numa startup ou em outro tipo de empresa, tocar o seu negócio sozinho é difícil.

Ao pensar em abrir uma empresa avalie com atenção a possibilidade de ter um sócio.

É claro que existem desafios envolvidos na questão da sociedade, mas ao invés de se prender aos problemas pense que um sócio pode trazer benefícios a sua empresa.

Antes de estabelecer qualquer tipo de sociedade defina as habilidades que cada um vai desenvolver e qual o nível de conhecimento que cada um vai buscar, como acima citado.

Todos estes fatores são passíveis de discussão e é preciso colocar tudo no papel pensando claramente como é que você pode efetivamente fazer para que essas coisas funcionem e para que vocês possam ter sucesso.

É possível fazer uma divisão de conhecimento para que cada um seja responsável por uma área.

Outra opção, caso não tenha um sócio é a possibilidade de começar com um colaborador.

Um funcionário com conhecimentos específicos pode suprir suas necessidades em uma área que não tem tanto conhecimento.

É possível até ter uma parceria de terceirização de parte desta área:  abertura de empresas e alterações, por exemplo, pode ser terceirizada para outra pessoa ou escritório fazer, possibilitando que você se dedique aos aspectos mais relevantes da operação de modo geral.

Tactus Contabilidade sociedade
A Fernanda é nossa Head de Operação e compõe nosso quadro de sócios

Esta primeira etapa tem uma relação muito significativa com as outras. Reparem que mais a frente deste conteúdo você poderá entender como a estrutura de negócio vai se relacionar diretamente com outras etapas.

Outro ponto a se avaliar é a necessidade de suporte técnico. Ele é necessário no momento em que estiver trabalhando com a sua empresa contábil.

É necessário adquirir uma estrutura de conhecimento inicial para que depois tenha uma busca de conhecimento contínuo.

A busca de conhecimento contínuo se dará através de um suporte técnico.

Suporte técnico tributário

Hoje nós temos empresas que dão suporte para a nossa, por exemplo.

Temos uma assinatura mensal com uma empresa e dentro desta assinatura temos tudo o que precisamos e que está relacionado às orientações sobre legislação, base de conhecimento para atividades específicas e etc.

É bem interessante, pois é um conteúdo muito prático e tenho ao mesmo tempo com essa empresa a possibilidade de mandar dúvidas e pedir uma consultoria técnica para que ela responda.

Opção mais utilizada no mercado:

  • Econet

Esta é uma ação necessária para o seu negócio: um suporte técnico que permite que você tenha mais segurança no que vai fazer no seu dia a dia.

A primeira etapa exige possuir um nível de conhecimento inicial, e ele pode ser adquirido através de cursos.

Na Tactus temos uma formação específica, direcionada para te ajudar nos aspectos técnicos necessários e depois damos um nível de suporte para atender as dúvidas que vão no dia a dia dos nossos alunos.

Para qualquer tipo de empresa é essencial fechar esse suporte.

Existem muitas empresas para isso no mercado, para fazer uma boa escolha, avalie o que cada uma oferece e o investimento mensal que terá com essa empresa para depois fechar um contrato.

Pensar no seu suporte técnico é uma tarefa posterior a abertura da sua empresa contábil.

Não é necessário que tenha este suporte enquanto está se preparando, somente depois de adquirir seu conhecimento inicial, precocemente o custo acaba sendo desnecessário.

É claro que algumas pessoas fecham antes, para ter familiaridade no momento em que vão atender ao mercado e podem contar com maior propriedade do seu conhecimento.

Não esqueça! O ciclo de atendimento a um cliente envolve as quatro áreas acima citadas.

Não perca mais tempo! Inicie hoje mesmo a sua aquisição de conhecimento.

Vale a pena lembrar que num primeiro momento a área contábil e fiscal vai gerar mais demanda que a trabalhista e de legalização, pois envolve operações do dia a dia.

A área contábil e fiscal terá uma rotina mensal a seguir e a trabalhista tende a ser mais simples que estas duas áreas.

Segunda etapa: Estrutura do Negócio

Pensando em estrutura de negócio é fundamental que defina logo de início o modelo do seu negócio.

Quais os principais modelos que podemos atuar?

Ainda que existam outros, mostraremos 3 modelos para que tome uma decisão com base no estudo sobre eles.

Modelo tradicional digital

Até a algum tempo atrás, as empresas contábeis eram empresas tradicionais.

E as empresas tradicionais, que ainda existem, tendem a se extinguirem devido a mudança no mercado.

Não é mais possível ter uma empresa totalmente tradicional.

Hoje é indispensável a utilização de ferramentas de automação, relacionamento de forma mais digital com o cliente e etc.

Na prática, já empregamos essa tecnologia no nosso dia a dia, usamos aplicativos para contratar serviços de entrega de comida, por exemplo, quase que diariamente.

E não é mais possível ter uma empresa contábil sem que ela utilize tecnologia.

É claro que não é obrigatório desenvolver um app para sua empresa, é possível simplesmente utilizar o WhatsApp, por exemplo, como ferramenta.

Nossa conversão de clientes pela internet aumentou significativamente depois que disponibilizamos o WhatsApp para atendimento online em nosso site. São dezenas de contatos diários.

Na área operacional e financeiro o WhatsApp está presente no nosso suporte ao cliente.

É preciso entender que se a sua empresa não for minimamente digital ela não terá competitividade dentro do mercado atual.

E pra quem vai iniciar agora é preciso que o seu negócio utilize meios digitais.

Dessa forma você será uma empresa tradicional digital, que utiliza um viés da tecnologia.

Com isso é possível iniciar a sua empresa um passo à frente daqueles que ainda são tradicionais e não utilizam nada do modelo digital, utilizando pura e simplesmente um sistema contábil para fazer as coisas e todo o restante é feito de forma manual.

Como dito acima as empresas tradicionais não vão durar muito tempo, por isso não é possível começar uma empresa sem ter ao menos um pouco do seu serviço de maneira digital.

Modelo de Contabilidade Online

O modelo de serviço online é completamente mais avançado do que o tradicional digital.

No tradicional digital, você ainda recebe o cliente e tem um contato e no online não há interação pessoal física nenhuma. Toda interação é feita de forma online.

Você pode usar ferramentas para isso e para ter um relacionamento mais humanizado com o seu cliente mesmo por meios digitais.

Na contabilidade online não terá o envio e recebimento de documentos de forma física na maioria dos casos.

Mesmo que algumas coisas tenham a obrigatoriedade de assinatura, de modo geral, tudo é feito digitalmente.

Por exemplo: eu e minha coordenadora operacional assinamos com frequência cartas de faturamento dos clientes.

Como isso funciona?

Assinamos a carta de faturamento escaneamos e enviamos para o cliente.

Se tivéssemos uma empresa tradicional este documento depois de assinado seria retirado pelo cliente ou enviaríamos de forma física a eles.

No modelo online esse trâmite não existe e todo nosso processo se torna muito mais prático.

Uma empresa que opta pelo modelo de negócio contábil enfrenta uma situação que é a concorrência com a contabilidade online econômica.

Na contabilidade econômica, algumas empresas contábeis estão se posicionando prestando serviços e cobrando muito pouco.

Neste modelo econômico empresas se posicionam com um preço menor de R$100 reais e na contabilidade online o preço pago pelo serviço supera R$200 reais.

Você acha que R$200 reais é um preço muito baixo?

Depende…

Na Tactus, por exemplo, não praticamos esse preço, nós temos um preço maior e nós estamos posicionados hoje no formato online com aspectos digitais também.

Entenda que há empresas se posicionando tanto no online quanto no online econômico.

As empresas que se posicionam com a contabilidade econômica normalmente tem investidores. Isso porque precisam escalar muito com tecnologia.

Uma dessas empresas de contabilidade online recebeu o aporte de 75 milhões de reais de um fundo de capital de risco norte-americano o Point72 Ventures. Com esse capital a empresa pretende multiplicar sua base de clientes que atualmente é superior a dez mil pequenas empresas.

E esse é o impasse para quem está começando, ter pouco recurso para investir.

Por isso, particularmente não recomendaria pensar na contabilidade econômica no início. Este tipo de empresa demanda muito trabalho de escala.

Se vai começar a sua empresa de contabilidade e quer pensar na possibilidade online, terá que estudar muito para ter sucesso.

Como obter esse tipo de informação específica?

A Tactus tem hoje um curso específico para esse tipo de empresa online e digital, atendendo plenamente as duas categorias.

No nosso curso específico existe uma quantidade significativa de conteúdo mostrando o passo a passo sobre o que você precisa fazer para montar o seu negócio contábil e ter sucesso.

Busque este conhecimento conosco!

Nós temos centenas de clientes que trabalham neste formato online e eu posso te ajudar nesse ponto com esse conteúdo específico.

Modelo de Contabilidade Digital

A empresa digital vai agregar ainda mais elementos.

Esse tipo de empresa pode colocar um sistema de gestão financeira para cliente e pode utilizar um sistema como o ContaAzul.

Na Tactus temos uma parte da nossa carteira que está trabalhando com sistema digital e nós damos a eles o acesso do sistema ContaAzul ajudando o cliente com os processos para que ele possa de fato utilizar o sistema.

Imagem que represente contabilidade digital
O sistema conta azul apresenta diversos benefícios e vantagens para as pequenas empresas

E depois aproveitamos essa informação específica para ter resultado e mais produtividades nas nossas ações.

As empresas digitais conseguem se posicionar com preço mais atraentes, por motivos óbvios, elas praticam o preço mais baixo do que as empresas tradicionais.

Se uma empresa tradicional, para ter lucro, precisa ter um ticket médio de pelo menos R$ 500 reais, nos modelos digitais é possível praticar um ticket médio de R$350 a R$ 400 reais.

Optando por modelos digitais, temos pelo menos 20% de redução na mensalidade comparada a uma empresa tradicional.

E ainda é possível agregar mais valor ao serviço digital oferecendo, por exemplo,  um sistema de gestão financeira para ajudar no processo do cliente.

Inserir imagem que represente quadro com comparativo entre os serviços
Modelos de Empresas de Contabilidade

E na prática, quando esse sistema é dado para o cliente, o empreendedor ganha produtividade no seu escritório.

Dando acesso de um sistema para o seu cliente, você pode se posicionar também de forma digital e atender clientes à distância, pode praticar um patamar de honorários bem mais altos.

É preciso entender como é que você vai fazer isso de fato acontecer.

Ter essa clareza e esse profissionalismo vai ser fundamental desde cedo para que possa ter resultados.

Portanto, a exemplificação de estrutura básica de negócio envolve:

  • Definir se você vai ter uma empresa com sociedade ou não;
  • Definir qual é o modelo de negócio para que você possa tomar outras decisões.

Se você não sabe por qual modelo de negócio vai optar, consequentemente terá dificuldades.

Se quer partir para o modelo online digital busque mais informação pois, esse modelo exige que você invista mais em conhecimento para ter sucesso do que seria necessário investir no modelo tradicional.

Isso porque, no modelo tradicional você tem a possibilidade de crescer, mas terá um crescimento muito menor por causa das possibilidades que ele pode gerar.

Já no modelo online digital a sua potencialidade de ganho é muito maior e consequentemente para avançar precisa investir muito mais nisso.

Será preciso desenvolver todo o mecanismo online digital e buscar informação.

Terceira etapa: Estrutura Tecnológica

Se este conteúdo fosse produzido há cinco anos atrás, ele seria completamente diferente, pois, abordaríamos outra ideia no que envolve estrutura tecnológica.

Hoje as empresas contábeis estão muito mais tecnológicas do que antes.

Por isso uma série de fatores farão grande diferença na continuidade e no sucesso das empresas que estão começando hoje.

Dentro da contabilidade, escolher bem essa questão da estrutura tecnológica é fundamental.

Recentemente publiquei um livro chamado Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis. Ele tem como objetivo ajudar a abrir a mente das pessoas em relação às mudanças que a tecnologia traz para as empresas.

E pensando na questão da tecnologia, o uso de bons equipamentos torna-se fundamental.

O mínimo necessário para iniciar é um computador e uma impressora, que mesmo trabalhando de forma digital será preciso e outro equipamento que se julgue necessário.

De certo modo, este tipo de equipamento está presente na vida de todos, mas caso disponha somente de um equipamento muito fraco, ele vai acabar não atendendo suas necessidades e dificultando sua produtividade.

Caso comece a sua empresa com duas ou três pessoas, talvez precise trabalhar com servidor exclusivo para isso. Não é possível ficar com uma informação em um notebook e todo mundo compartilhar essa mesma informação, é preciso ter um servidor.

Faça boas escolhas que sejam específicas e invista em bons equipamentos, priorize o que vai atender suas necessidades e aumentar sua performance e do seu time.

Na Tactus optamos por comprar somente notebooks e uma tela a mais para cada profissional. Utilizar o notebook junto a tela opcional traz mais produtividade no dia a dia do nosso time.

O notebook permite maior mobilidade e faz mais sentido do que um desktop. Compre um notebook que atenda a você e seu colaborador com velocidade específica para isso.

Equipamentos ruins vão limitar a sua performance.

Definidos os equipamentos, que é um ponto simples, partimos para a questão do software.

Dentro dessa questão nós temos o software contábil.

Pensando nisso, é preciso considerar qual o software mais alinhado com a sua necessidade: as opções no mercado são muitas.

Avalie se o que o sistema está ofertando é o que você vai precisar.

Para a nossa necessidade por exemplo o sistema Contmatic atende perfeitamente.

Robotização na Contabilidade
Tela de Robotização Contábil

Mas, o que é bom para mim pode não ser para você, portanto, pesquise sempre!

Normalmente, o mercado de software está centralizado em algumas empresas e a Contmatic é uma delas.

O único problema é que para quem está iniciando optar por este sistema, pode representar um custo um pouco mais alto e isso talvez impacte no seu processo decisório também.

E de repente tudo aquilo que o sistema oferece, caso ele tenha muitas funcionalidades, pode não ser útil para você.

Avalie todas essas variáveis e busque a melhor alternativa.

Escolhendo seu sistema de contabilidade

Como tomar uma decisão de software sem ter experiência?

Participe dos eventos contábeis existentes no mercado, neles terá contato com as empresas e você poderá conhecer de perto os sistemas.

Se você precisa montar sua empresa de contabilidade, e não pode esperar um evento, entre em contato com duas ou três empresa, solicite informações precisas ou uma demonstração do produto, pois, com maiores informações pode tomar uma melhor decisão.

O que deve ficar claro em relação ao sistema contábil é que ele tem que estar alinhado ao seu negócio e por isso precisa entender claramente qual é o sistema que mais se encaixa no modelo de negócio que você vai operar.

Toda essa análise no primeiro momento pode ser um pouco difícil de entender.

Na Tactus ajudamos a muitos novos empreendedores contábeis dentro do nosso curso de Contabilidade na Prática. Dentro do curso ele contrata uma formação e ainda tem uma consultoria.

E nessa consultoria podemos dar um apoio melhor em relação aos aspectos que ele tem dúvida e dar conselhos um pouco mais personalizados, isso permite que ele tome decisões acertadas.

É importante que saiba: se você fizer a escolha errada do sistema contábil ela vai impactar em todo o resultado do seu negócio.

Num primeiro momento talvez você não consiga enxergar, pois quando começa o seu escritório tem muito com que se preocupar e é comum escolher o sistema errado.

Somente depois de um tempo, você percebe que esse sistema não faz entrega de produtividade que precisa, as ferramentas não te atende, ele demanda muita manutenção ou exige muito do servidor e da máquina utilizada.

São vários aspectos envolvidos que podem impactar diretamente os negócios, por isso se informe e busque todas as orientações práticas para que possa tomar a decisão mais acertada.

Isso porque se o seu sistema não te atender, a troca dele traz alguns problemas, como por exemplo, manter dois sistemas durante um certo período.

Será preciso pagar os dois sistemas durante um tempo, é preciso manter o anterior para buscar informações, imprimir relatórios e gerar obrigações acessórias.

Existe uma série de aspectos negativos, sem contar com o tempo que vai perder para fazer o processo de migração.

Gestão do seu Escritório Contábil

É possível contar também com sistemas de gestão que trazem ganhos no resultado do seu negócio. Na Tactus nós utilizamos o ContaAzul, para a gestão da nossa empresa.

Fazemos toda parte gestão financeira dentro do ContaAzul e a parte referente a cobrança do nosso cliente através do sistema de cobrança Iugu.

O sistema do ContaAzul se comunica com o sistema da Iugu, que é especializado em recorrência, e dentro da plataforma traz ganhos em relação a nossa produtividade.

imagem que represente cobrança do ContaAzul
Modelo de utilização do sistema de cobrança do ContaAzul

Defina se vai adotar um sistema de gestão, mas já posso adiantar que começar um negócio contábil sem o sistema não é uma boa estratégia.

O sistema ContaAzul ainda traz grande vantagem, pois, adotando o sistema e fazendo a sua certificação ele se torna gratuito para você!

A certificação faz grande diferença para uso do sistema e ainda garante a isenção do pagamento de mensalidade!

Pense nisso!

É essencialmente necessário utilizar um sistema de gestão financeira conectado com seu cliente e o ContaAzul traz isso de maneira gratuita.

Basta se tornar um parceiro do ContaAzul.

Ferramentas Auxiliares

Você já sabe quais ferramentas vai utilizar?

É importante considerar as ferramentas que vai utilizar.

Você pode optar por ferramentas de e-mail por exemplo. Na Tactus utilizamos o G Suíte do Google.

gsuite para escritório de contabilidade
O GSuite é muito utilizado para escritórios de contabilidade

Eu considero o preço dessa ferramenta mais interessante para nós e ainda existe muita familiaridade que vai desde o celular, que utilizo até as coisas que nós já utilizamos com vários parceiros com outras ferramentas Google.

As ferramentas do Google também permitem compartilhamento de documentos e que você tenha um driver virtual.

Antes de usarmos o armazenamento em nuvens, nós tínhamos tudo dentro do nosso servidor e com a evolução da tecnologia passamos todos nossos documentos para as nuvens.

Deste modo, a estrutura de pastas de documentos dos nossos clientes estão todas as nuvens e traz grande diferença na produtividade e para a segurança das informações.

Existem ainda outras ferramentas disponíveis para controle de processos, mapas mentais, para a comunicação com alguns clientes e parceiros pontuais. Sendo que o próprio WhatsApp pode ser utilizado para comunicação com clientes e ferramentas de gestão de tarefas são bem interessantes.

Qual a vantagem de um gestor de tarefas?

O nosso gestor de tarefas nos entrega muita coisa interessante em relação ao nosso time.

Mas talvez você não precise de um gestor de tarefas no início e consiga utilizar outras opções no começo da sua empresa contábil.

Mas a medida em que uma empresa performa, as ferramentas de gestão de tarefas para as empresas contábeis tornam-se mais necessárias.

Isso porque as ferramentas já vem com a tecnologia pronta para ajudar nesse processo todo.

Relacionado a sua estrutura tecnológica, basicamente você precisa escolher o seu sistema contábil e o seu sistema de gestão.

Fica a indicação do uso do ContaAzul pelas facilidades e pela a gratuidade que ele oferece.

A ferramenta de e-mail que eu recomendo é o G Suite. Com ela terá um custo mensal pequeno para começar e conforme for crescendo pode adquirir mais licenças para seus colaboradores atenderem os clientes.

Depois dessas definições você pode começar a pensar em outras ferramentas de produtividade.

Onde você pode obter mais informações sobre isso?

Inicialmente é possível obter através do meu novo livro “Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis”.

Este livro é leitura obrigatória para quem quer entender o que está acontecendo no mercado contábil.

imagem que represente o livro disponibilizado para download
Baixe agora mesmo o livro “Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis”

E temos também um curso relativamente rápido, onde pode entender na prática como funciona tudo isso.

Neste curso eu falo sobre diferentes ferramentas e ele vai tomar somente três horas do seu tempo.

Quarta etapa: Estrutura Física

Este ponto é muito importante, pois o local que vai escolher para exercer sua atividade depende muito do modelo de negócio pelo qual vai optar.

Eu tenho alunos que montaram seu escritório em suas casas e privilegiam o atendimento dos clientes à distância.

É possível optar também por coworking, mas veja antes se vai atender este cliente à distância ou se vai atender presencialmente.

E como fica o atendimento presencial?

Para que faça sentido o atendimento presencial é preciso que efetivamente tenha uma entrega de valor correspondente ao honorário que você vai cobrar.

Quando falei dos modelos digitais acima e o contato que nós temos com o cliente, que é sempre pela internet, quis mostrar também o ganho significativo de produtividade e as possibilidades de trabalhar com menor custo.

Agora se optar pelo atendimento presencial, ele se encaixa muito melhor num modelo de negócio com uma entrega de valor maior.

Neste tipo de negócio, você precisa fazer reuniões com o cliente, apresentações de resultados, entrega de relatórios e conversar com os clientes sobre aspectos mais relevantes.

Dificilmente quem está começando parte para o atendimento presencial.

O que acontece é que muitas vezes, ao iniciar uma empresa contábil, o empreendedor quer fazer uma entrega muito maior para os seus clientes iniciais do que a que cobra.

Isso serve como aprendizado, mas depois este atendimento começa a ficar um pouco difícil.

Imagine ter uma carteira de 50 clientes teria que visitar todos 2x por mês, seriam 100 vistas a fazer, isso tomaria muito tempo.

Antes de considerar o seu local, é preciso que tenha claro o que vai fazer.

Outro ponto a ser levado em consideração também é o público que vai atender.

Para nós da Tactus, não é muito relevante a questão do local, o nosso prédio não é luxuoso, e se fossemos considerar uma entrega de valor de luxo caso precisasse receber clientes aqui e este fato fosse relevante o prédio não entregaria o necessário.

Mas eu tenho um custo bem reduzido e isso conta muito no momento de tomar a minha decisão para permanecer onde estou hoje.

Não importa o tamanho do seu negócio contábil, você precisa ter sempre a mentalidade de otimização do seu espaço com melhor aproveitamento e busca por resultados da sua estrutura de negócio.

Nós temos a nossa volta prédios muito maiores e melhores sob o ponto de vista de entrega e tudo mais, mas para o meu cliente e para meu público esse não é um fator relevante, porque meu público não frequenta a empresa.

Não faz sentido ter um custo mais alto se eu tenho uma boa estrutura interna, um prédio com uma edificação mais luxuosa me custaria muito mais.

É preciso pensar claramente qual público vai atender para sincronizar a decisão do local com o público alvo.

E por fim também considere o investimento que vai fazer.

Se partir para um local que custa muito caro inicialmente e começar com um faturamento baixo isso pode influenciar também no seu resultado.

Fora isso se atente sempre a sua previsibilidade de crescimento.

Planeje sua estrutura para o crescimento

Não adianta começar na garagem da sua casa, como eu comecei, se você tem previsão contratar alguém logo nos primeiros meses da sua empresa. O lugar vai ficar pequeno rapidamente e o gasto que terá para preparar aquele lugar não vai valer a pena no seu resultado a longo prazo.

Eu por exemplo comecei na garagem do meu pai, mas aquele espaço comportava dois funcionários além de mim. Trabalhávamos na salinha da minha garagem em três pessoas, e isso me atendeu durante um tempo, isso mostra que a 20 anos atrás a questão da previsibilidade já era importante.

É preciso considerar a previsão de crescimento do seu negócio e muitas vezes é até mais compensador alugar uma sala onde poderá colocar mais profissionais.

E isso se estende até a mobiliário e estrutura. Nós usamos um conceito de startup, ao utilizar um espaço que fiquem pequenos para somente depois partir para outros espaços.

Isso permite melhor aproveitamento e evita gastos desnecessários que comprometam sua performance.

Tomar a decisão certa a respeito da estrutura física é essencial para os resultados.

Ela pode ser preponderante, não somente para aquilo que sua empresa passa de visão do negócio para o mercado, que é a entrega que faz, como também para a estrutura, pois ela também pode se conectar a estratégia de marketing.

Isso pode influenciar toda a questão do resultado financeiro para quem está começando.

Uma estrutura muito cara pode não ser tão interessante para quem está começando a depender do modelo que vai escolher ou do investimento que dispõe.

Quinta etapa: Marketing Contábil

Eu sou especializado em marketing na contabilidade e para quem está começando essa é uma das maiores dificuldades existentes.

E é óbvio se uma empresa não conseguir os seus clientes não terá resultados.

Como estruturar o processo para lançar os seus serviços?

O primeiro passo é escolher qual tipo de atividade e projeto vai definir para realizar o seu marketing contábil digital.

Mesmo que queira ficar somente em um negócio local, deve entender que o seu site é uma vitrine do seu negócio.

Imagine distribuir um cartão para o seu cliente onde seu e-mail tenha o final @gmail.com, isso não faz sentido não é mesmo?

Você precisa ter o seu domínio e efetivamente dentro do seu domínio um site que faça uma entrega mínima.

Pode ser um projeto de site simples, mas deve fazer a venda efetiva do seu serviço. Isso é essencial.

Ferramentas de marketing

Além disso terá que tomar algumas decisões como, por exemplo, adotar o uso de ferramentas ou não.

Existem ferramentas de disparo de e-mail e coleta e com essa ferramenta será possível criar o seu funil de conversão de clientes.

Dentro de um funil de vendas existe:

  • Estratégias para atrair leads para o seu site;
  • Leads para páginas específicas;
  • Coleta de e-mails;
  • Criar um processo de relacionamento;
  • Ter parte desse funil convertido no final.

Mas para chegar a este ponto é preciso ter um negócio efetivamente voltado para internet.

imagem que represente funil de Marketing na contabilidade
Funil de Marketing Contábil

Porque você pode simplesmente estar na internet, o que é obrigatório a todos, ou ter um negócio voltado para a internet e ter a internet como estrutura central de estratégia de marketing.

Este é o caso da Tactus: nós temos uma empresa contábil que se estrutura com a internet.

Aprender o Marketing na Contabilidade

Mas como aprender o que fazer nesse sentido?

Você tem duas opções…

Nós temos um curso que ensina o essencial do marketing digital para que você comece a tocar seu empreendimento.

Neste curso falamos sobre:

  • Blog;
  • Sites;
  • SEO para sites contábeis.

E mostramos no curso uma série de coisas como dicas práticas para que possa entender tudo.

Ou você pode participar da nossa imersão de marketing contábil de dois dias. Nela nós mostramos não somente a parte de marketing digital, mas também do marketing offline.

Nesta imersão, orientamos passo a passo do que você pode fazer, são dois dias de muito conteúdo.

Turma de Imersão em Marketing Contábil
Turma presencial de Imersão em Marketing Contábil

Uma recomendação é: não abra nenhum tipo de negócio, independentemente de ser contábil ou não, sem dominar o marketing online e offline.

Se não dominar o processo de aquisição de clientes não vai chegar a lugar algum e isso limita completamente os seus resultados.

Fique muito atento, pois isso faz grande diferença.

Marketing Contábil fora da Internet

No marketing offline é preciso considerar a rede de networking.

Avalie como chegar aos clientes potenciais, chegar com um simples cartão do seu escritório não vai funcionar.

É preciso criar um processo de networking, isso pode ser feito através de parcerias e quando passa a entender quais as pessoas que podem influenciar a compra de um serviço contábil e se aproximar delas.

A empresa pode oferecer como contrapartida desde a ajuda com algum conteúdo, apresentação ou palestra enfim…

Nós fizemos muitas coisas no passado quando eu investia em marketing offline: eu publiquei livros, manuais práticos de procedimentos, trabalho de assessoria de networking com os próprios clientes e etc.

O marketing é um trabalho que vai demandar tempo e energia.

Conquistar clientes não é fácil e eles não vão cair no seu colo.

Antes de partir para uma estratégia e até de fazer o seu próprio site, mesmo contratando alguém para fazer, é necessário entender o mínimo possível de marketing contábil digital e marketing offline.

Se não dominar estes aspectos, ficará para trás porque é fator preponderante no nosso mercado.

Sexta Etapa: Estrutura Financeira

E porque abordaremos esse assunto somente agora?

Porque é muito importante que você entenda que é necessário decidir uma série de aspectos antes de chegar na sua estrutura financeira.

Para que tenha uma ideia melhor, falaremos um pouco sobre o valor mínimo do aceitável de investimento, e isso não significa que você não começaria com menos, é possível sim.

Mas de certa forma pouco investimento vai implicar numa dificuldade muito maior em transformar o seu negócio começando com menos.

O valor mínimo sugerido de início é relativamente baixo, se pensarmos em negócios empreendedores, pois é de 30 mil reais.

Se acredita que esse valor é exorbitante, não está muito preparado para montar o seu próprio negócio. Um novo empreendimento traz gastos, pois demanda de uma estrutura, um estoque e etc.

Um imóvel para ser utilizado requer reforma e adaptação por exemplo, o que tem que ficar claro para você é que não é fácil ser empreendedor.

Não há como começar uma empresa sem dinheiro algum, será preciso investir

Como investir os 30 mil reais

Para te ajudar com o direcionamento dividimos de forma simples:

Formação técnica – 5 mil

A formação envolve os cursos necessários para se especializar nas rotinas de uma empresa contábil, entender o seu negócio e a gestão dele. Este valor é mais do que suficiente para fazer tudo o que precisa.

Para fazer os cursos de rotinas fiscais, contábeis, o mínimo de marketing e de gestão financeira que darão orientação prática para que comece um negócio, investirá um quinto deste valor total.

E você precisa complementar este conhecimento online com alguma formação presencial. Para isso pode participar de um dos nossos programas e fazer networking com outros colegas.

Nós criamos grupos no WhatsApp com nossos alunos dos eventos presenciais e isso torna possível a troca de sugestões e ideias, e facilita que conheçam o que fazemos na Tactus.

Num curso presencial é possível fazer as perguntas certas e passar dois dias numa imersão que fará grande diferença para você.

E mesmo investindo em tudo isso dentro destes 5 mil, ainda sobrará dinheiro para que faça cursos fora, como o de eSocial e cursos específicos na área tributária.

Com 5 mil você pode hoje fazer muitos cursos para começar.

É claro que ao longo da sua carreira vai investir muito mais, porque o conhecimento não pode parar, mas inicialmente isso é suficiente.

Estrutura física – 8 mil

Considerando que precisa comprar os móveis e realizar adaptações considere uma estrutura mínima.

E se você não quiser gastar com isso, é possível partir para o coworking?

Sim, mas deve considerar ele como gasto fixo.

Hoje você tem a oportunidade de começar com um custo muito baixo com apenas uma sala e alguns equipamentos.

Marketing – 8 mil

Para iniciar o marketing este valor é bom e deve investir uma parte no seu site.

Os nossos projetos de sites para contabilidade começam com um investimento de R$ 900,00, considerando um projeto bem simples, mas que nos atende as regras de conversão e SEO e tem uma entrega de valor de Onepage (uma página apenas) e temos projetos mais elaborados que ultrapassam os três mil reais.

Dos 8 mil reais você não vai investir nem metade disso com o seu site.

No que será investido o restante?

Você pode fazer um projeto intermediário que custa por volta de R$ 2000 reais e ainda vai sobrar valor para investir em propaganda, como Facebook Ads, Google Ads e etc.

Esse tipo de investimento vai gerar leads, gerar possibilidades de solicitação de proposta e para que então comece a converter os seus primeiros clientes.

Depois esse valor continua sendo investido mensalmente e pode ser dividido até para um investimento offline.

Quando começar a converter, deve continuar investindo senão sua conversão vai acabar. Terá que disponibilizar a média de R$ 1500,00 mensais para este tipo de investimento.

E isso se torna possível porque ao trazer mais clientes, acaba pagando esse investimento com sua aquisição de clientes.

Capital de Giro – 9 mil

Vamos considerar que o custo fixo de uma empresa hipotética seja de por exemplo R$3000 reais.

Este é um custo relativamente baixo.

E ele não leva em consideração retiradas, para fazer uma retirada é aconselhável esperar pelo menos os primeiros 12 meses, que é quando a empresa começa a ter um retorno do investimento. Sendo que o ideal seria pensar nisso depois de 18 meses.

Os 9 mil reais do giro dariam a possibilidade, sem adquirir clientes, de sobreviver por três meses.

O que não é muito…

Porém, fazendo todas as etapas anteriores é difícil considerar que nos 3 primeiros meses não vai pegar nenhum cliente, é uma previsão pessimista.

É preciso cometer muitos erros para não adquirir nenhum cliente.

Lembrando que durante 12 meses eu tive apenas 2 clientes que não me pagavam nem um salário mínimo.

E como sobrevivi?

Sobrevivi com o valor que guardei da minha indenização, um valor que eu tinha guardado e parte da venda de um comércio que eu tinha com meu pai.

Imagem que represente carteira profissional com único registro
O único emprego registrado na minha carteira profissional

Foi preciso investir todo o capital que eu tinha para que eu pudesse ter meu escritório.

Negócios são negócios e se quiser ter resultados terá que trabalhar muito em prol disso e investir, como todos os profissionais que têm sucesso no mercado contábil fazem.

E por fim, como funciona o retorno de investimento?

Para isso é bom que considere um prazo de pelo menos 12 meses sem retorno, neste tempo terá um processo de aprendizagem e depois vai colher seus resultados.

Para ter um bom retorno é preciso pensar também no controle dos seus custos.

Faça uma planilha dos seus custos fixos, olhando claramente a sua capacidade financeira face a seu negócio.

Isso funciona para que que você possa de fato atender o mercado e chegar longe.

Feito tudo isso, com certeza terá resultados.

O mercado contábil está cheio de oportunidades e permite que tenha muitos resultados.

Sétima etapa: Estrutura Estratégica

Finalmente chegamos a etapa final e ela vai dar uma ideia do que é esta estrutura estratégica.

Assista a aula 7:

Não basta simplesmente pensar em todos os aspectos que citamos aqui se não criar uma estrutura estratégica.

Essa estrutura é o que vai fazer com que a sua empresa contábil tenha resultados.

A estratégia fará que consiga efetivamente levar o seu escritório e a sua empresa para outros níveis e ter resultados.

Como fazer isso?

Primeiramente considere desenvolver sua capacidade gerencial, caso não possua.

Algumas pessoas tem capacidade nata de gerenciamento e encaram isso de forma muito mais fácil, outros já precisam desenvolver essas habilidades.

Gerenciar o seu dia a dia fará grande diferença.

Ao abrir uma empresa contábil você vai se deparar com inúmeras situações como:

  • Dificuldades com clientes;
  • Mudanças na legislação;
  • Variações de mercado;
  • Problemas cotidianos e outros mais complexos;
  • Situações do seu time;
  • Contratações e demissões;
  • Diferentes clientes;
  • Atividades do marketing;
  • Financeiro;
  • Entre outros.

O que fará diferença é a capacidade de pegar tudo isso e dominar esses assuntos de forma ampla e tomar decisões acertadas.

Mas para chegar nesse nível talvez demore um certo tempo e você precisa se preparar.

Como se preparar?

Faça isso se atentando a tudo aquilo que coloca na sua mente, dentro do seu dia a dia.

Ao invés de perder tempo com conteúdos que não agregam valor, porque não demandar mais tempo com conteúdos que geram mais para a sua mente e que preparam a sua mente?

Durante todo o meu dia eu obtenho conteúdos relevantes para o meu trabalho e para tudo o que faço.

Eu sigo pessoas estratégicas em redes sociais e a todo tempo e considero as dicas delas. E eu faço isso em qualquer oportunidade que eu tenho, no trânsito, na academia e até mesmo no banho.

Isso porque a minha performance está completamente relacionada com aquilo que coloco na minha mente.

Se não alimentar a sua mente será difícil para obter resultados.

Se você não me segue no Instagram e Youtube faça isso agora mesmo!

Código para divulgação de perfil profissional do Anderson Hernandes
Faça parte da minha rede e fique por dentro de todos os conteúdos

Nas minhas redes sociais eu disponibilizo conteúdos relevantes para os meus seguidores com dicas práticas e orientações.

Seguir influenciadores fará grande diferença para começar a criar sua capacidade gerencial. E a medida que começa a montar o seu escritório, precisa desenvolver cada vez mais essa capacidade.

Aprenda tudo o que puder no seu dia a dia.

É preciso também a aprender ter uma visão estratégica, enquanto a capacidade gerencial considera o seu dia a dia e as coisas que acontecem de forma pontual, a visão estratégica é a visão que tem a longo prazo.

Para ter esse tipo de visão, é preciso considerar as tendências de mercado e acompanhar pessoas que estão levando essas tendências.

E eu me coloco novamente a sua disposição para te dar dicas oportunas em relação a isso.

Mas não basta acompanhar, é preciso ser capaz de coletar essa informação, olhar para o seu negócio e conectar as coisas com o seu mercado traçando os seus próximos passos.

Não é possível administrar o seu negócio contábil olhando somente a situação atual do seu negócio. É preciso conectar o que acontece hoje,  com o que vai acontecer no futuro e essas análises de tendências são fundamentais.

É preciso saber olhar a concorrência e avaliar o que ela está fazendo também, isso vai fazer que entenda qual a estratégia da concorrência e permite que você seja melhor.

Existe também o Benchmarking, que é um processo de comparação de práticas, serviços e produtos empresariais e com o tempo se tornou um importante meio de comparação de performance.

Isso permite que compare a performance das empresas referências.

A análise de desempenho dessas empresas pode contribuir com informações mesmo que não seja diretamente.

Os alunos que participam das nossas imersões tem acesso ao que fazemos na Tactus por exemplo e isso faz grande diferença!

Curso de Departamento Comercial
Curso de Departamento Comercial

Mas mesmo quem não vem presencialmente até nossa empresa, pode aprender olhando o que fazemos mesmo limitadamente.

Existem boas empresas que podem servir de canal de referência no mercado e que estão tendo resultados, aprenda com quem tem resultados.

Tenha também uma visão sistêmica do seu negócio e não fique preso somente na operação ou a um ponto dela.

Para tomar uma decisão na Tactus eu preciso olhar o todo, inclusive o que acontece com o cliente em toda a operação dele.

Eu não posso olhar nada somente por um lado, porque deixo de olhar o aproveitamento geral das coisas.

Desenvolva uma visão sistêmica do seu negócio e da relação com o seu cliente.

Com isso poderá prestar até uma consultoria para o seu cliente o que vai valorizar o seu trabalho.

E por fim temos o planejamento, sem ele não chegamos a lugar algum.

É preciso que tenha planejamento das suas ações, no seu dia a dia e daí por diante.

Tenha mapas mentais e roteirize seus compromissos.

Programe e cumpra as suas programações!

Para que seu negócio dê certo é preciso assumir compromissos com você mesmo e cumpri-los.

Sem comprometimento será difícil chegar a algum lugar dentro do seu negócio.

“Quando uma pessoa não tem um norte verdadeiro qualquer lugar serve”

E você precisa nortear e definir onde quer chegar para ter resultados e o planejamento vai realizar isso.

Profissionais que abriram o escritório de contabilidade

Não faltam exemplos de sucesso no mercado de contabilidade.

O Paulo Oliveira por exemplo abriu seu escritório há 1 ano e já tem montou uma carteira de clientes. Conheça mais sobre a história do Paulo [AQUI]

imagem que represente Anderson Hernandes e Paulo Oliveira
Muitos podem se identificar com a história do Paulo

Assim que iniciar o seu escritório, os primeiros clientes começarão a te procurar e você tem uma chance enorme de errar nas primeiras negociações e propostas que fará aos clientes.

Isso aconteceu com o Paulo e também comigo, há muitos anos atrás.

Ser empresário contábil de sucesso envolve um aprendizado contínuo.

Dado esse fato revise sempre o conteúdo que aprendeu, assim consegue entender onde precisa melhorar e vai se ajustando.

A parte técnica segue a mesma linha, quando surgir um cliente fazendo alguma pergunta que você não sabe responder, não se desespere e busque a orientação de profissionais especializados.

Por exemplo, dentro dos nossos cursos online caso você contratou você contará com uma orientação específica, e assim possa orientar o seu cliente.

No seu caminho surgirão empresas que não estará preparado para atender, e não deve atender.

Não pode pegar segmentos de mercado para atender que não tem domínio, não conhece a parte técnica, como o Lucro Real. Leia a história da Lilian da Eficaz Contabilidade [AQUI]

imagem que represente profissional Lilian
Conheça a história muito interessante dessa contadora

Para começar a atender o mercado precisa ter um conhecimento mínimo, e para chegar a empresas desse porte se é que vai chegar, não porque não tem capacidade e sim por outras empresas serem mais rentáveis.

Existe mercado para todos esses segmentos e você precisa se preparar para tudo isso, o esforço que fizer e a determinação que vão vai influenciar realmente onde pode chegar.

Eu e a minha equipe temos uma estrutura para te ajudar!

Temos experiência de mais de 20 anos como empresa contábil, dificilmente encontraremos nos nossos alunos uma situação que a Tactus já não tenha passado antes, de um modo geral pra quem está começando tudo que precisa de bagagem de conhecimento temos disponível.

Comecei meu escritório assim:

imagem que represente Anderson Hernandes trabalhando no seu primeiro escritório contábil
Este sou eu trabalhando quando comecei meu escritório contábil

Você deve saber como usar esse conhecimento, estudar e se empenhar em aprender como se empenhou para que pudesse se formar e se qualificar perante o CRC, obtendo o seu registro como profissional.

Depois desse processo surge outro desafio que é o de ser um empreendedor contábil.

Quer realmente se tornar um empreendedor contábil?

imagem que represente mural da Tactus Contabilidade Online
Confie na empresa que está pronta para te ajudar!

Não se sente preparado ainda pra isso?

Procure por nossos cursos, vamos te dar o suporte necessário pra montar a sua empresa de contabilidade, confie no nosso trabalho.

Utilize o serviço que terá disponível sendo nosso aluno que com certeza, aos poucos, vai aprender os passos necessários e ter um negócio contábil de sucesso.

Aprendizado é o começo

Todo esse conteúdo é apenas o começo do seu aprendizado para ter sucesso como empreendedor contábil, mas vai aprender os aspectos principais da parte Fiscal, Contábil, Trabalhista e Departamento de Pessoal aplicáveis a MEI, Simples Nacional e Lucro Presumido.

Mesmo com esse conteúdo talvez ainda tenha dúvidas complementares e faltará segurança para começar.
Por exemplo, ver o funcionamento na prática de uma empresa contábil.

Por isso temos mais para te ajudar!

O Programa de Gestão de Empresas Contábeis é perfeito para você!
imagem que represente alunos em curso presencial na sede da Tactus
Já capacitamos mais de 4 mil alunos. Não fique de fora!
Nesse programa você terá uma imersão de conteúdo em modelos de negócios contábeis com informações práticas para ter resultados e terá contato direto com a nossa empresa, gerando um aprendizado único para começar seu escritório de contabilidade.  Confira maiores informações [AQUI].
Novos Empreendedores Contábeis
A procura pelos nossos cursos é constante porque nossos alunos sabem que boas oportunidades não podem ficar para trás

Aprender sempre faz parte do nosso jogo!

Venha fazer parte do nosso grupo de novos empreendedores contábeis e aprender com quem tem o maior programa para profissionais contábeis que querem ter sucesso.

Qualquer dúvida que você tenha não hesite em esclarecê-la através do nosso  WhatsApp (11) 9.5286-6769  e retornaremos brevemente no horário comercial.

Venha fazer parte do nosso time de novos empreendedores contábeis.

Conclusão

Todas as etapas que citei anteriormente estão relacionadas:

  1. Estrutura técnica
  2. Estrutura de negócios
  3. Estrutura tecnológica
  4. Estrutura física
  5. Estrutura de marketing
  6. Estrutura financeira
  7. Estrutura estratégica

Você sabe como a relação entre elas pode garantir que você tenha melhores resultados ao montar o seu negócio contábil?

A estrutura técnica, que diz respeito à capacidade técnica do que você tem que executar no mercado, está diretamente relacionada com a sua estrutura de negócios e com a tecnológica.

Por exemplo, caso defina um modelo de negócio que vai atender a grandes empresas, ou de porte médio,  ou de lucro real a sua estrutura de capacidade técnica tem que estar de acordo com a sua estrutura de negócios e quanto maior a empresa que vai atender, mais tipos de ferramentas tecnológicas serão necessárias.

Tudo isso está diretamente relacionado ao aspecto físico do seu negócio. Novamente, ao definir o seu modelo de negócio a escolha da estrutura para atendimento é essencial.

A tecnologia está também relacionada com o aspecto financeiro do seu negócio, isso porque se sua empresa não possuir uma estrutura financeira que suporte seus investimentos em tecnologia, não poderá adotar as ferramentas necessárias para a automação do seu negócio.

E esses dois pontos estão ligados ao seu marketing. Algumas ferramentas de marketing só são possíveis com o emprego de tecnologia.

Imagem que represente Anderson Hernandes com livros de sua autoria
Tecnologia de Empresas Contábeis

O seu marketing está ligado, como todas as estruturas citadas, com o seu financeiro. E isso acontece, pois, quando você pretende buscar uma aquisição de clientes maior através de campanhas, sem alinhar a sua estratégia com o seu financeiro, seus resultados não virão.

E não podemos esquecer que todas as áreas, para que tenham sucesso, dependem da sua estrutura estratégica.

Para que tenha um olhar estratégico sobre o seu negócio é preciso que olhe para todas as etapas de modo individual, mas sem esquecer que estão interligadas!

Cada uma delas depende de análise e planejamento para que não se prejudiquem entre si, e a análise faz parte da sua estratégia. Ter uma boa estratégia permite também, que depois do início do seu negócio faça mudanças para atender as necessidades que o mercado apresentar.

Para que compreenda toda a ligação que as áreas têm entre si, será preciso que você desenvolva sua capacidade técnica para ter resultados.

Como ter resultados no mercado contábil?

Para que tenha resultados neste mercado é preciso contar com quem já tem sucesso e sabe como chegar lá. É preciso se aproximar de pessoas que podem efetivamente te ajudar com todas essas questões de mercado.

Contar com a assessoria de profissionais excelentes vai evitar que cometa erros no início do seu negócio.

Como eu posso efetivamente te ajudar a ter um negócio rentável de sucesso?

  1. Oferecendo formação complementar através de cursos online e presenciais.
  2. Compartilhando a minha própria experiência.
  3. Apresentando, de forma prática, as ações para o início e o gerenciamento do negócio contábil.
  4. Com cursos para áreas específicas, em particular, aquelas ligadas às tecnologias e ao marketing contábil.

Nós contamos com o maior programa formação para empreendedores no Brasil. Já formamos um número significativo de pessoas que montaram empresas contábeis e estão tendo sucesso.

Nossos conteúdos são formulados para que você entenda cada área de forma específica, pois, só assim poderá tomar decisões corretas no início da sua jornada como empreendedor.

Você também pode fazer parte desse grupo de empreendedores de sucesso.

O mercado contábil está repleto de oportunidades e com a formação que disponibilizamos a você é possível atingir os melhores resultados.

O primeiro passo para o sucesso depende apenas de você! O primeiro movimento para empreender com sucesso é você quem dá: nós podemos auxiliá-lo a fazer com qualidade e êxito

Se tiver alguma dúvida de qual dos nossos cursos é mais adequado a você, entre em contato conosco hoje mesmo: eu e meu time teremos o prazer de auxiliá-lo e mostrar em que direção você deve seguir.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
9 meses atrás

I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

1 ano atrás

Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

LAIRTON VIANA RAMOS
2 anos atrás

parabéns pelo conteúdo, muito útil! pretendo abrir meu escritório o mais breve possível.

Meu nome é LAIRTON VIANA
formado em 2020 com aprovação imediata no CRC

FERNANDO ANDRADE DE ALMEIDA
3 anos atrás

TENHO INTERESSE. SOU RECEM FORMADO. PR-077644/O

Admin

Olá, entre em contato com o nosso time através WhatsApp: 11 – 95286-6769.
Agradecemos por acompanhar o nosso conteúdo.

Telesmarques Lourenço Pezzin
3 anos atrás

Queroo muito iniciar meu escritório em 2021, mas não tenho nem um 1/4 de 30 mil para investir.
Indica buscar crédtio, ou começar do zero e ir crescendo de vagar?

LUIZ LIRA DE ANDRADE JUNIOR
6 anos atrás

LIVRO

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

CADASTRE-SE E RECEBA

E-book Marketing Contábil 2.0 e o E-book 41 Técnicas de Negociação para Contadores